I.
INTRODUÇÃO
Lembra que Deus é Senhor,
criador de todas as coisas; soberano sobre a criação, por esta razão Ele quer
que tenhamos entendimento a respeito do sábado.
A palavra sábado no
hebraico shabbath significa intervalo é derivado de uma raiz primitiva que
significa: cessar, repousar, ou estar imóvel, parar, desistir, descansar; no
verbo (Qal) guardar ou observar o sábado. Descansar no hb. shabbathown -
observância do sábado, sabatismo. Sabatismo do latim sabbatismus – rigorosa
observância do sábado como dia de culto e de descanso. Entre os adeptos dos
sabatismo incluem-se os judeus e os adventistas do sétimo dia. Para os judeus
era um concerto perpétuo (Êx 31.12-18).
II.
O TEMPO DE
DEUS E O TEMPO DO HOMEM
“No princípio,
criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia
trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.
Disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa; e fez
separação entre a luz e as trevas. Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite.
Houve tarde e manhã, o primeiro dia (Gn 1.1-5).
O TEMPO DOS
HOMENS. O tempo dos homens é aquele
expresso pela palavra grega cronos:
o tempo do calendário, do relógio, tempo que costuma nortear a nossa vida.
O TEMPO DE DEUS. Esse tempo tão diferente do nosso, expresso pelo
vocábulo kairós.
POR QUE DEUS PRECISOU DE 7 DIAS PARA CRIAR O MUNDO?
Ele não
poderia criar tudo em milésimos de segundos (mais rápido do que um piscar de
olhos)? E os dias da Criação, foram dias normais de 24 horas ou um período
maior?
Quando
Jeová criou a terra não foi no tempo literal como o sabatismo ensina. No Salmo 90 está escrito: “Porque
mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que passou, e como uma vigília
da noite”. E 2ª Pedro 3.8: “Amados, não ignoreis uma coisa: UM DIA PARA O
SENHOR É COMO MIL ANOS E MIL ANOS COMO UM DIA”.
Não
havia sol e nem lua, e o universo estava sob tempo de Jeová (cronos) e não do
homem.
Em
segundo lugar o capítulo primeiro de Gênesis trata-se da criação do universo,
ou seja de toda a criação de Jeová.
O
homem foi a última coisa que Jeová criou: Em Gn 1.27-28 diz: “Criou Deus, pois,
o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E
Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e
sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo
animal que rasteja pela terra”.
Então
Jeová abençoou sua criação. Abençoar é diferente de guardar o sétimo dia.
No capítulo 2 de Gênesis a Bíblia começa a narrar à
história do homem:
“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo
o seu exército. 2 E, havendo Deus
terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a
sua obra que tinha feito. 3 E abençoou
Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que,
como Criador, fizera (Gn 2.1-3).
Por que a
Bíblia diz que Deus descansou no 7.º dia? Como o Todo-Poderoso foi se cansar? Jeová cansa? De maneira nenhuma Ele é Espírito e o profeta
Isaías 40.28 diz: “Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram
falar disso? O SENHOR é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se
cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria”. Jesus disse
certa vez: “Meu Pai trabalha até agora e Eu trabalho também” (João 5.17). O 7.º
dia é chamado na Bíblia de SÁBADO DO ENHOR (Êxodo 20.10) e é frequentemente
citado no Antigo Testamento. No Novo Testamento o dia mais citado não é o
Sábado, mas a 2.ª VINDA DE CRISTO, chamada pelos profetas de “O DIA DO SENHOR”.
Será que o Sábado tem alguma relação com o Retorno de Cristo?
E, havendo Jeová
terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a
sua obra que tinha feito. 3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque
nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.
Não encontramos em Gênesis que os patriarcas guardavam
o sábado. O sábado foi guardado no Éden, pelos patriarcas? A onde está
escrito?
Pr. Elias Ribas
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