“Sucedeu que, em outro sábado, entrou ele na
sinagoga e ensinava. Ora, achava-se ali um homem cuja mão direita estava
ressequida. Os escribas e os fariseus observavam-no, procurando ver se ele
faria uma cura no sábado, a fim de acharem de que o acusar. Mas ele,
conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão ressequida: Levanta-te e
vem para o meio; e ele, levantando-se, permaneceu de pé. Então, disse Jesus a
eles: Que vos parece? É lícito, no sábado, fazer o bem ou o mal? Salvar a vida
ou deixá-la perecer? E, fitando todos ao redor, disse ao homem: Estende a mão.
Ele assim o fez, e a mão lhe foi restaurada. Mas eles se encheram de furor e
discutiam entre si quanto ao que fariam a Jesus.¶ Naqueles dias, retirou-se
para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando
amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos
quais deu também o nome de apóstolos: Simão, a quem acrescentou o nome de
Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé;
Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas
Iscariotes, que se tornou traidor. E, descendo com eles, parou numa planura
onde se encontravam muitos discípulos seus e grande multidão do povo, de toda a
Judéia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidom, que vieram para o ouvirem
e serem curados de suas enfermidades; também os atormentados por espíritos
imundos eram curados.19 E todos da multidão procuravam tocá-lo, porque dele
saía poder; e curava todos” (Lc 6.6-19).
Mais um sábado, e mais uma
vez os religiosos tentam acusar Jesus de transgredir a Lei, mas agora são eles
os transgressores. No sábado anterior Jesus havia revelado sua Pessoa, o
verdadeiro Davi e Messias de Israel, e sua posição de Senhor do sábado. Agora
ele irá demonstrar seu poder de curar um homem com a mão direita atrofiada. Tal
é o estado de Israel, com a mão tão mirrada que já não é capaz de fazer o bem
ou exercer misericórdia.
Os membros do clero estão
curiosos para ver se Jesus irá curar o enfermo no sábado, e Lucas revela aqui
mais um atributo divino de Jesus: ele é capaz de ler os pensamentos dos
fariseus e atende a curiosidade deles. Ele pede ao enfermo que se levante e
venha para o meio da sinagoga onde todos possam vê-lo. Então Jesus pergunta aos
fariseus e mestres da Lei: “O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal,
salvar a vida ou destruí-la?” (v. 9).
Ninguém se arrisca a
responder. Se disserem que é permitido fazer o bem no sábado, então nada impede
que o homem seja curado. Se disserem que fazer o mal ou tirar a vida de alguém
seria transgredir o mandamento, estarão condenando a si mesmos, pois estão
tramando como entregarão Jesus à morte.
“Estenda a mão”, ordena
Jesus, e a mão do homem é restaurada. Mas, ao invés de palavras de louvor e
gratidão, os religiosos ficam ainda mais furiosos e passam a conspirar contra
Jesus, transgredindo assim eles próprios o sábado.
É significativo Lucas
dizer que Jesus subiu ao monte para orar e passou a noite em oração. Ele
convida seus discípulos a estarem naquele lugar elevado, e é ali que escolhe os
que serão seus apóstolos, homens que o seguirão e depois serão responsáveis
pelo alicerce da igreja. Judas Iscariotes, o traidor, seria mais tarde
substituído por Matias, que igualmente viu a Jesus e sua ressurreição. Paulo é
o décimo terceiro apóstolo, nascido fora de época e chamado por Jesus já
ressuscitado no céu.
Para ser um apóstolo era
necessário ter visto o Senhor, ter sido escolhido por ele, e ser testemunha de
sua ressurreição. Muitos não viram o Senhor, não foram escolhidos por Ele e nem
testemunharam Sua ressurreição. Mas os apóstolos não eram os únicos discípulos,
pois vemos que eles descem do monte em direção à planície, onde estão muitos de
seus discípulos e uma grande multidão em busca de seus ensinamentos e cura para
suas doenças. A prova de que Jesus é Deus está em seu poder ilimitado. Lucas
escreve que “dele saía poder que curava a todos” (v. 19).
-Mas como pode uma pessoa profanar o sábado e ao mesmo tempo fazer o
bem? A lei do sábado diz que nenhum trabalho deve ser feito.
Uma coisa é fazer o bem só com a cabeça, outra coisa é fazer o bem com o
coração. Veja essa questão: um bombeiro ou policial, médico ou enfermeiro por
exemplo, que trabalham no sábado, eles estão salvando vidas! Então eles são profanos por fazer o bem ao próximo?
"E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mt 22.35-40).
A lei de Cristo é uma referencia ao “novo mandamento” (Jo 13.34; 1ª Jo 4.21) de amar uns aos outros. Esta lei abrande todo o fruto do Espírito (Gl 5.22-23) e cumpre todo o dever do homem para com Deus e os homens (cf. Gl 5.14).Uma vez que Deus é amor, a lição mais importante que ele quer que você aprenda na terra é como amar. É quando amamos que somos mais parecidos com ele, de modo que o amor é o fundamento de todos os mandamentos que ele nos deu: Toda a lei pode ser resumida neste único mandamento: “Ame aos outros como você ama a si mesmo”.
A nossa fé
está baseada na lei de Cristo, que representa a graça de Deus em favor do homem
caído, garantindo a nossa salvação. As leis e as cerimônias do Antigo
Testamento, não foram capazes de salvar ninguém, conforme o Concílio Apostólico
em At 15.11: “Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como
também aqueles o foram”.
Para afirmar
aos gentios sobre a lei de Cristo, Paulo diz:
“Aos sem lei,
como se eu mesmo fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei
de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei” (1ª Co 9.21).
“Se
guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu
tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço” (Jo
15.10).
“Agora,
pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é
o amor” (1ª Co 13.13).
“Nisto
conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo
13.35).
“E
o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como
ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse amor” (2ª Jo 1.6).
Podemos
concluir que o amor é o maior mandamento. Contudo devemos entender que Jesus
deixou implícito no Seu evangelho muitas ordenanças. Mas o maior dom é o amor.
Elias Ribas
Graça e paz Pr Elias Ribas!
ResponderExcluirA palavra sábado vem da palavra hebraica shabbath, que significa dia de descanso, intervalo, deixar de esforçar-se; e esse dia ocorre após seis dias de trabalho. É no sétimo dia que descansamos.
Qual é o seu dia de descanso?
Se trocarmos a palavra sábado por descanso, ficará extremamente fácil a compreensão dos textos referentes a este assunto.
Ps.: Ao menos para mim facilitou bastante esta definição e/ou tradução da palavra.