Rm 14.1 ORA, quanto
ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.
▬☻ Aqui Paulo ensina que não devemos querer
achar a razão, porque, se alguém está ENFERMO NA Fé, deve-se recebê-lo, não
querendo aplicar a Lei, mas aplicar a Graça, porque a Graça que É pela fé.
☻ Rm 14.2 Porque um crê que de tudo se pode
comer, e outro, que é fraco, come legumes.
▬☻ Aqui Paulo esclarece que, os que estão
enfermo na fé, acham que seja pecado comer carne.
▬☻ "e outro, QUE É FRACO, come
legumes". Paulo fala que os enfermos na fé, acham que comer carne seja
pecado.
☻ Rm 14.3 O que come não despreze o que não
come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
▬☻ Os cristãos sabem respeitar os que se sentem
na necessidade de só comerem legumes.
▬☻ Mas os fracos que acham que comer carne seja
pecado, e por isso só comem legumes; esses sim que se acham no direito de
criticar os que comem carne, embora também comamos legumes.
▬☻ Paulo mostra que os comedores só de legumes, e
que não comem carne; que são os criticadores, acusando de estarem pecado os que
comem carne.
▬☻ Daí Paula está dizendo que os comedores de
legumes segundo a Lei, são os ENFERMOS NA FÉ
Rm 14.4 Quem és tu,
que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas
estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
▬☻ Aqui Paulo fala contra os que comem legumes,
se justificando na Lei, que por estarem ENFERMOS NA Fé, julgam o servo alheio.
▬☻ Paulo esclarece que esses ENFERMOS NA Fé, tem
que aprender que não é o comer carne, e nem somente comer legumes que estejam
na Graça de Deus, porque É Deus quem fortifica a todos, independentemente dos
artigos da Lei, falando contra os que se acham certos em citarem a Lei para
julgarem os que estão na Graça.
☻ Rm 14.5 Um faz diferença entre dia e dia, mas
outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua
própria mente.
▬☻ Aqui Paulo fala que o considerar um dia ou
outro, não é questão de mandamento, mas sim de VOLUNTARIEDADE DE Fé.
▬☻ Paulo esclarece que NINGUÉM deve se
considerar debaixo da LEI DE TER QUE GUARDAR UM DIA EM 7.
▬☻ Ora, se um Cristão quer consagrar ao Senhor
um, dói, três dias na semana, conforme o sentimento do seu coração na
SENSIBILIDADE da GRAÇA DE DEUS, não pode ser criticado, pois NÃO O FAZ POR
QUESTÕES DE MANDAMENTO DE TER QUE GUARDAR, mas com CONVICÇÃO e SEGURO de que
está reconhecendo o SENHORIO DE CRISTO.
Rm 14.6 Aquele que
faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor
o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não
come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.
▬☻ Conforme está explicado quanto ao verso 5;
Paulo fala do sentido da SENSIBILIDADE ESPIRITUAL DE FÉ e não SOB RIGOR DA UMA
LEI, que OBRIGAVA GUARDAR UM DIA EM 7.
▬☻ Quem passa seus DIAS aqui, sabe-se que há os
que não são gratos a Deus pelos DIAS que vivem, não reconhecendo que suas idas
foram dadas por Deus.
▬☻ Há os verdadeiros cristãos adoradores do
Senhor, que EM TODOS OS DIAS agradecem a Deus por mais um DIA, sabendo
discernir, não pela Lei, mas pela Fé, que a Vida que vivemos foi dada por Deus
o o DIA que vivemos, também foi dado por Deus.
▬☻ Portanto devemos consagrar TODOS OS DIAS AO
SENHOR, e não somente um em 7, sob a obrigatoriedade da Lei do Velho Conserto.
▬☻ AGORA QUANTO A QUESTÃO DO COMER:
▬☻ Paulo esclarece que devemos comer com
discernimento e de consciência limpa, sem o sentido do não coma isso ou aquilo,
pois essas coisas são requisitos da LEI.
▬☻ Ora, que comamos carne, ou não, devemos dar
graças ao Senhor e este ensino Deus nos Deu na revelação que deu a Pedro quanto
à sua visão do lençol, para que Pedro deixasse de considerar IMUNDO o QUE DEUS
PURIFICOU.
▬☻ Há os que não comem carne por questões de
legalismo tão somente, e ainda criticam os que comem carne, ou seja, como Paulo
bem afirmou: SÃO OS ENFERMOS NA Fé.
Paulo não usava o
expediente de armações doutrinárias; como faziam os legalistas do Velho
Conserto da época de Paulo; os legalistas do Velho Conserto do Adventismo do
Sétimo Dia, o fazem nos dias de hoje.
☻ Para justificarem guarda de sábados no NOVO
CONSERTO, deturpam Cl 2.16,17, como tenta deturpar Rm 14.4,6, como provado
aqui.
☻ Ou seja, para justificarem que seja pecado
comer carne, inclusive de porco fazem falcatruas doutrinárias, de que Paulo
estaria se referindo a dias de festas e não do quotidiano.
☻ Só que no Torah havia permissão de comer
carne, tanto das dos dias de festas, quanto fora dos dias de festas:
☻ Enquanto que, há ordem de NÃO COMER CARNE,
assim como a ORIENTAÇÃO para COMER CARNE.
☻ Jr 7.21 - Assim diz o
Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos
vossos sacrifícios, e comei carne.
☻ Dt 12.20 - Quando o Senhor teu Deus dilatar os
teus termos, como te disse, e disseres: Comerei carne; porquanto a tua alma tem
desejo de comer carne; conforme a todo o desejo da tua alma, comerás carne.
☻ Dt 12.15 - Porém, conforme a todo o desejo da
tua alma, matarás e comerás carne, dentro das tuas portas, segundo a bênção do
Senhor teu Deus, que te dá em todas as tuas portas; o imundo e o limpo dela
comerá, como do corço e do veado;
▬☻ Não era proibido comer carne limpa ou imunda.
☻ Sabemos que há casos que não se podia comer
carne, nem limpa e nem imunda; e assim vemos que o Adventismo do Sétimo Dia
DESCONTEXTUALIZA a Palavra de Deus, optando em seu dogma decisões segundo o
entendimento humano, que são as tradições carnais.
☻ Não há na Bíblia nenhum ordem de COMER ou NÃO
COMER legumes e vegetais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário