TEOLOGIA EM FOCO: TRÊS GRANDES VERDADES PARA A VIDA DE UM OBREIRO

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

TRÊS GRANDES VERDADES PARA A VIDA DE UM OBREIRO

 


Esdras 7.10 “Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos”. 

Introdução. Esdras era um sacerdote do Senhor, um escriba das Palavras e mandamentos do Senhor Deus. Esdras viveu no período do cativeiro da Babilônia e teve o privilégio de voltar com os Judeus para Jerusalém. Neste versículo ele nos deixa grandes ensinos o qual vamos meditar e tirar três grandes verdades, para a vida de um obreiro. 

I. BUSCOU A LEI DO SENHOR 

O povo de Deus ficou no cativeiro 70 anos, e Esdras sabia que o povo havia pendura as harpas nos salgueiros e que haviam esquecido a Palavra do Senhor. Precisava alguém para avivar e alertar o povo. Esdras o sacerdote de Deus busca a Lei do Senhor para ensinar o povo.

Através deste gesto de Esdras, aprendemos que o genuíno ensino da Palavra de Deus, é produto do mais alto esforço. O fato de Esdras ter disposto ou inclinado o coração para buscar a Lei do Senhor, parece sugerir que Esdras teve de fazer um esforço maior que habitualmente fazia, para extrair da Lei do Senhor o máximo de ensino para si e também para seu povo. 

1. Esdras dispôs seu coração. Disposição significa “ter à sua disposição”. Mesmo os mais perfeitos espíritos terão necessidade de dispor de muito tempo e atenção.

Quem se dispõe a colocar Deus em primeiro lugar e no centro de tudo decidirá e fará somente aquilo que é da Sua vontade, seja na igreja ou no trabalho, no namoro e no casamento. O alvo diário não será os próprios interesses, mas sempre os de Deus.

O exemplo de Esdras revela o caráter de quem aplica o coração a examinar as Escrituras. Todo aquele que dedica, diariamente, um tempo de qualidade em comunhão com Deus, através da oração e do estudo da Bíblia, recebe do alto o vigor espiritual necessário para enfrentar as mais adversas situações. Entretanto, há uma porção adicional separada aos que se dedicam a compartilhar as boas-novas. Sua vida torna-se mais nobre e mais bela, como está escrito: “Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” (Rm.10.15). 

2. Não basta somente buscar, mas ler e estudar todos os dias. Is 34.16 Não “Buscai no livro do Senhor e lede...” O estudo da Palavra do Senhor é uma ordem imperativa do Senhor, é um mandamento. Jesus mesmo diz em Jo 5.39 “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. 

3. Buscar e meditar. Sl 119.97 “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia”. Esdras estava ocupado trabalhando na reconstrução do Templo, poderia dizer que já estava fazendo algo para Deus e não se dedicar a buscar a Palavra do Senhor. Mas Esdras mais ainda se dedicou à Palavra de Deus por que seria seu sustento para a sua Missão. Ele tinha “prazer na lei do Senhor” (Salmo 1.2) e nela meditava “de dia e de noite”.

4. São bem-aventurados. Sl 119.2 diz: Bem-aventurado os que guardam as prescrições e o buscam de todo o coração”.

Quando o homem recebe a Cristo, sua natureza é mudada. Ele pode dizer: “Segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus”.

O homem interior é o novo homem, que entende e aceita as coisas do Espírito. Este novo homem sente prazer na Lei, sente prazer em obedecer a Deus, mesmo que isso lhe custe algum esforço, dedicação e abrir mão de alguns desejos naturais e corruptos.

Buscar de todo o coração é buscar com todas as forças, com tudo que há dentro do nosso ser, com todo nosso homem interior.

Se não amamos a Lei de Deus, se não estamos tendo gozo em servir ao Senhor com certeza há algo de errado acontecendo em nossa vida, pois o salvo deve se alegrar em fazer a vontade do seu Salvador. 

II. CUMPRIU A LEI DO SENHOR 

Esdras não somente dispôs seu coração a buscar, mas a cumprir os mandamentos. Cumprir significa obedecer, seguir corretamente sem desvio de doutrina.

O sucesso do ensinador e pregador da Palavra do Senhor, não depende simplesmente do fato de ele pregar a Palavra de Deus. Ele precisa primeiro permitir que a Palavra faça parte da sua própria vida.

Em evangelho segundo João 1.14 A Bíblia diz que o Verbo (a Palavra de Deus) se fez carne em Cristo, ou seja, Jesus foi à própria Palavra de Deus encarnada. Assim deve acontecer com o pregador divinamente constituído por Deus. A Palavra de Deus deve ser não só o seu tema, mas a sua fala, mas antes de tudo a sua própria vida. 

1. O cristão deve guardar em seu coração. Sl 119.2, 4, 9, 11, 17 “Bem-aventurado os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração”. 4- Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos á risca”. 9- “De que maneira poderá o jovem guardar puro seu caminho? Observando-o segundo a tua Palavra”. 11- “Guardo as tuas Palavras no meu coração, para não pecar contra ti”. Vv. 17 “Sê generoso para com o teu servo, para que eu viva e observe a tua Palavra”. 18- Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua Lei”. 

2. Praticar a Palavra. Tg 1.22 “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.

Rm 2.13 “Porque os simples ouvidores da Lei não justos diante de Deus, mas os que praticam a Lei hão de ser justificados”. 

3. Observar de continuo a Palavra do Senhor. Sl 119.44 “Assim, observarei de contínuo a tua Lei, para todo sempre”. Sl 37.31 “No coração, tem ele (o justo) a Lei do seu Deus”.

Observar significa obedecerei constantemente a Palavra, para todo o sempre, ou seja, enquanto estivermos vivendo nesta terra devemos obedecer todos os dias. 

4. Observar para desviar-se do mal. Sl 119.101 “De todo o mau caminho desvio os pés, para observar a tua Palavra”. 

5. Aplicar na família. No cântico de Moisés em Dt 32.46 “Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei”.

Pv 3.1-3 “Filho meu, não te esqueça da minha Lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desampare a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tabua do teu coração”. 

6. São sábios Sl 119.98 “Tu, pelos teus mandamentos, me fazem mais sábios que meus inimigos, pois estão sempre comigo”. 

Não pela sabedoria humana, mas a sabedoria divina. 1ª Coríntios 2.4 “E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder.” 

III. ENSINOU A LEI DO SENHOR 

Havendo buscado a Lei do Senhor, Esdras se dispôs não só a cumpri-la, mas também em ensina-la. É importante pedirmos que Deus levante novos Esdras para ensinar a Santa Palavra do Senhor e que ensine sem distorção.

Existem ensinadores hoje que estão ensinando qualquer coisa, menos a Palavra de Deus. Ensinam teologia da prosperidade, teologia com filosofia, com dogmas e com tradições.

A ênfase do ensino cristão deve estar não na diligência com que se deve ensinar, mas sobre o ensino que ele contém. 

1. O ensino da Palavra é um mandamento. Deus ordenou ao povo dizendo: “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre vossos olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantado-vos. Escrevei-as nos umbrais de vossa casa e nas vossas portas. Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a vossos pais” (Dt 11.18-19); (outra ref. Dt 6.6-9). 

Dt 5.31 “Tu, porém, fica-te aqui comigo, e eu te direi todos os mandamentos, e estatutos, e juízos que tu lhes há de ensinar que cumpram na terra que eu lhes darei para possuí-la”. 

2. O ensino traz temor. Dt 4.10 “Não te esqueça do dia em que estivestes perante o Senhor, teu Deus, em Horebe, quando o Senhor me disse: Reúne este povo, e os farei ouvir as minhas palavras, a fim de que aprenda a temer-me todos os dias que na terra viver e as ensinarás a seus filhos”.

Provérbios 1.7 “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.”

Provérbios 9.10 “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.” 

3. Jesus nos enviou a ensinar. Mt 28.19-20 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ensinado”. 

4. A Igreja do primeiro século cumpriu está ordenança. At 5.42 “E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo”.

At 17.10-12 “E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se para a sinagoga dos judeus. Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os Tessalônica; pois, receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato, assim. Como isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens”.

At 18.24 “Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um homem judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Era ele instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João”. 

45 Como entenderão se não tem quem ensine? At 8.31 O Eunuco respondeu para Felipe: “Como poderei entender, se alguém não me explicar?”

Rm 10.14-15 Como, porém, invocarão aquele que não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?” 

Conclusão. O ensino de Esdras deve ser o nosso referencial. Ele buscou a Palavra, cumpriu a Palavra e ensinou a Palavra.

A fé vem pelo ouvir e sem fé é impossível agradar a Deus. Portanto, busque o conhecimento da Palavra, cumpra seus mandamentos e ensine a outros que não conhecem a verdade.

Pr. Elias Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário