TEOLOGIA EM FOCO: O QUE A PALAVRA DE DEUS NOS TRAZ

domingo, 16 de janeiro de 2022

O QUE A PALAVRA DE DEUS NOS TRAZ

 


Uma coisa que você deve saber durante a sua vida cristã, é que a Palavra de Deus lhe dará vida. Isso lhe trará sentido para a vida e revigoração para vivê-la. Dessa forma, quanto mais você ler as escrituras, estudar, ouvir e meditar, mais a vida e sabedoria para vivê-la você receberá. 

Há uma necessidade eminente do ensino da Palavra de Deus em nossos dias, muitos estão doentes e cansados porque certos líderes espirituais abandonaram o ensino, ou seja, deixaram de alimentar as ovelhas do Senhor. 

A ovelha é um animal bastante ingênuo, ela não sabe discernir a erva boa para comer da erva venenosa, por isso o pastor tem que ir na frente preparar a pastagem com cuidado, retirando aquelas que podem envenená-la. 

Uma ovelha come capim, o capim precisa estar novo, precisa estar fresquinho, precisa estar bom. Ela não come qualquer coisa, ela depende do pastor para se alimentar. Assim é o rebanho do aprisco do Senhor Jesus, precisa de alimento fresquinho e de água limpa e pura, mas só existe uma fonte, a Palavra. Uma fonte não pode jorrar água suja ou limpa. A Palavra só tem água limpa. 

VEJAMOS O QUE A PALAVRA DE DEUS NOS TRAZ 

1. Libertação. Sl 119.170 “Chegue a minha petição á tua presença; livra-me segundo a tua palavra”. Jo 8.32, 36 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 

2. Fé. Rm 10.17 “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”. 

3. Purificação. Jo 15.3 “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”. 

4. Santificação. Jo 17.17 “Santifica –os na verdade; a tua palavra é a verdade”. 

5. Saúde. Sl 107.20 “Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal”. 

6. Instrução. Gl 6.6 “Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que instrui”.

2ª Pe 3.18 “Crescei na graça e no conhecimento”. 

7. A Palavra nos orienta o Caminho certo. Is 30.21 “Quando se desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele”. 

8. A Palavra nos Regeneração. Jo 3.5 “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. 

9. A Palavra nos traz crescimento espiritual. 1ª Pe 2.2 “Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação”. 

10. A Palavra nos traz vida eterna. Jo 5.39 “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. 

11. A Palavra nos traz avivamento. Jo 6.63 “... as palavras que vos tenho falado são espírito e vida”. 

12. A Palavra nos traz edificação. At 20.32 “Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder pra vos edificar e dar herança entre todos, os que são santificados”. 

CONCLUSÃO.

Muitos cristãos estão desanimados e sem disposição para buscar ao Senhor. No tempo de Esdras o povo também estava desanimado e conformado com o sofrimento. Precisamos um animar o outro como Esdras que animou todo o povo (Esdras 6.22) e até o rei.

Como crentes precisamos retornar à Palavra como prioridade em nossa igreja e vida pessoal. Alguns crentes não querem aprender a Bíblia por que já acham que sabem o que precisam. Outros que sabem não têm compromisso de testemunho de vida para cumprir o que a Bíblia diz. Também faltam pessoas para ensinar a Palavra do Senhor.

Quando temos um coração disposto para Deus somos capazes de contagiar as pessoas com a mesma alegria e disposição de aprender, cumprir e ensinar a palavra de Deus.

Assim como o alimento físico pode gerar vida ou destruição em nosso corpo, o alimento da alma e do espírito também define o nosso resultado. Jesus disse que quem se alimenta d’Ele, por Ele vive. Jesus é o pão vivo que desceu do céu.

Por isso, a Palavra de Deus deve ter a primazia na nossa vida! Um espaço no nosso interior precisa ser preenchido, com as coisas do lá do alto, pois só há vida em Jesus!

Jesus o pão vivo Ele é a Palavra (Jo 1.1-3). A Palavra é alimento espiritual, por isso Jesus disse a satanás quando foi tentado no deserto: “... Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” (Mt 4.4).

Por isso o apostolo Paulo prescreveu a seu filho na fé dizendo: Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” (2ª Tm 4.2).

O líder espiritual deve-se pregar a Palavra de Deus, e não as ideias dos homens. Somente a Palavra de Deus é suficiente para corrigir, repreender, e exortar pessoas para salvação (veja 2ª Tm 3.16-17).

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário