TEOLOGIA EM FOCO: O CHAMADO DE DEUS PARA O MINISTÉRIO

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

O CHAMADO DE DEUS PARA O MINISTÉRIO

 


Chamado e vocação são aptidões que conduzem o indivíduo em direção ao seu trabalho, a sua proposta de vida. O mais elevado de todos os chamados é o chamado para ser um ministro do evangelho de Jesus Cristo. Nada pode ser mais sublime, nada produz mais contentamento e realização. 

I. OS CHAMADOS DE DEUS 

1. Chamado Geral. “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”. Mt 11.28 Chamado Específico: ...Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens... Mt 4.19

Quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador, recebemos um chamado de Deus para cumprir uma obra especifica, vamos analisar 3 aspectos desse chamado, baseados na experiência de Neemias.

II. HISTÓRIAS DE CHAMADOS 

• Noé – Gn 6

• Abraão – Gn 12

• Moises – Ex 3 e 4

• Gideão – Jz 6

• Isaias – Is 6

• Jeremias – Jr 1

• Jonas – Jn 1

• Samuel – 1º Sm 3

• Davi – 1º Sm 16

• Paulo – At 9 

III. CARACTERÍSTICAS DO CHAMADO 

1. Dez características do chamado pastoral.

As características do chamado, são muito importantes para o ministério pastoral e se inserem na estrutura do fruto do Espírito na vida de um cristão: 

• Um amor profundo e preocupação pelas pessoas e pelas almas. 

• Um amor evidente e pessoal por Jesus. 

• Uma personalidade cordial, com a qual as pessoas se sintam bem. 

• Uma capacidade ímpar para compreender e explicar a Palavra de Deus. 

• Uma capacidade de se envolver emocionalmente com as pessoas, tanto em público quanto em privado. 

• Um comunicador capaz de se fazer entender. 

• Uma consciência autêntica e honesta quanto ao seu coração e quebrantamento pessoal.

• Um espírito manso e humilde. 

• Uma posse evidente de sabedoria e discernimento para enfrentar a vida e lutas. 

• Uma forte capacidade de empatia em relação a uma pessoa que sofre. 

Pastores, busquem estas características nos futuros pastores de suas igrejas e considerem o seu próprio caráter à luz dessas qualidades. 

2. O chamado de Deus é pessoal e intransferível. Chamado ministerial, é uma convocação divina a uma pessoa para que esta trabalhe com dedicação, realizando as obras do reino de Deus aqui na terra. 

O chamado de Neemias. Neemias fazia parte da geração de descendentes daqueles que foram levados para a Babilônia pelo rei Nabucodonosor. Após a queda do Império Babilônico diante do Medo-Persa. Neemias era copeiro do rei persa Artaxerxes I na corte persa, quando ele teve o conhecimento da em grande miséria e desprezo em que se encontrava o seu povo e a sua cidade natal (Neemias 1.3). Foi nesse momento que ele se deu conta de que o problema do povo era também o seu, o coração de Neemias se entristeceu e ele orou ao Senhor, incluindo a si mesmo e a sua família dentre os que tinham pecado contra o Senhor Deus. Mas não se limitou ao reconhecimento, ele agiu, não ficou inerte, fez alguma coisa, saiu de sua zona de conforto e decidiu pedir ajuda ao rei para cumprir seu chamado. O chamado poderia ser feito para qualquer judeu... Mas porque Deus chamou justamente Neemias? Ele se encontrava no palácio, tinha intimidade com o rei e este o poderia ajudar em sua missão, prover os recursos e meios necessários para realização da sua obra, podemos ver isto no capitulo dois de Neemias

aparece na narrativa bíblica com notoriedade. 

3. O chamado é específico. Hebreus 5.4 “Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão.” 

O escritor aos hebreus cita o exemplo de Arão, dizendo que ninguém tem o direito de entrar neste ofício, a menos que tenha as qualificações que Deus prescreveu. Havia leis fixas e definidas em relação à sucessão no cargo de sumo sacerdote e às qualificações daquele que deveria ocupar o cargo.

Ninguém pense que a chamada dos ministros atuais são pura ilusão ou imaginação deles para a peculiar obra de ensino e direção da igreja. 

IV. NOMES DADOS AOS MINISTROS NO NOVO TESTAMENTO 

1. Embaixadores em nome de Cristo. 2ª Coríntios 5.20 “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” 

Um embaixador só passa a existir depois do chamado do governo que ele representa, e se tentar fazer isto sem o devido chamado ficará no ridículo. 

2. Dispenseiros dos mistérios de Cristo. 1ª Coríntios 4.1 “Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.” 

Um dispenseiro é alguém que toma conta da propriedade de alguém, e se quiser tomar conta da propriedade de alguém sem a devida chamada desagradará a dono da mesma (1ª Co 4.1). 

V. DEUS APERFEIÇOA O MINISTÉRIO QUE COMEÇOU EM VOCÊ 

Filipenses 1.6 “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” 

Deus não desistiu de Abraão quando este duvidou do Seu chamado, e não desistiu de Moisés, que não apenas duvidou, bem como resistiu insistentemente ao Seu chamado. Porém, mesmo em meio as dúvidas interiores, Deus continuou insistindo com Moisés. 

Ele que se sentia o menos apto para a missão, recebe de Deus autoridade, poder para realizar milagres e através da promessa para tocar sua boca gaga, Deus lhe deu o dom da profecia: “Eu estarei em tua boca e te ensinarei o que hás de falar” (Ex 4,12). Mesmo assim, Moisés resistiu ao chamado e Deus lhe deu o irmão Aarão, para falar em seu lugar: “Eu estarei na tua boca e na boca de teu irmão!” (Ex 4, 15). É incrível o mistério da eleição de cada um. Ninguém responde no meu lugar, cada um é único para Deus, e Ele com sua misericórdia e paciência nunca desiste de nós! 

VI. CHAMADO E OBEDIÊNCIA 

João 8.31 “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos.” 

• O Chamado de Deus não é para qualquer coisa. Também, não adianta ir para onde Deus mandou, fazendo aquilo que Ele não mandou. À Igreja foi dada uma mensagem; substituí-la, alterá-la, suprimi-la ou aumentá-la é ser desobediente a Deus e desonesto com os homens. 

• Não vá APENAS para onde você gosta, mas para onde Deus lhe mandou. 

• Não pregue o que lhe agrada ou agrada aos homens, mas o que DEUS determinou. 

VI. PARA QUÊ DEUS TE CHAMOU 

1ª Co 7.24 “Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.” 

Ef 4.11 “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.”“O ensino, juntamente com o evangelismo, faz parte da original Grande Comissão de Cristo à sua igreja (Mt 28.20). Tanto os apóstolos como os profetas eram mestres, e nenhum pastor pode ser um verdadeiro pastor se não for apto para ensinar (1ª Tm 3.2,11). É interessante destacar que a frase “pastores e mestres” em Efésios 4.11 no original grego não consta o artigo “e”, razão pela qual alguns supõem que isso salienta uma única “categoria” – pastores e mestres seriam aspectos da mesma função. Inferimos que o pastor também deve ser mestre, pois boa parte do seu trabalho é o ensino. Todavia, é interessante destacar que embora todo pastor seja um mestre, nem todo mestre é um pastor (2ª Tm 2.24)” (CHAMPLIN, 2005, p. 601). 

VII. PASSOS DO CHAMADO 

• Escolhe.

• Chama.

• Confirma.

• Prepara / Capacitação.

• Envia / Atuação.

• Respalda / Sustenta O melhor lugar para se estar é no centro da vontade de Deus. 

CONCLUSÃO.

João 4.35,36 “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa. 36- E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o” que ceifa, ambos se regozijem. 

“Eles são brancos.” Os grãos, quando maduros, passam de verde para amarelo ou claro, indicando que é hora de colher. Então, aqui estavam as indicações de que o evangelho era eficaz e que a colheita deveria ser colhida. 

“Quatro meses e …”. O tempo comum desde a semeadura até a colheita, na Judéia, era de “quatro meses”. O significado desta passagem pode ser assim expresso: “O lavrador, quando semeia sua semente, é obrigado a esperar um período considerável antes de produzir uma colheita. Ele é encorajado a semear; ele espera frutas; seu trabalho é aliviado por essa expectativa; mas não é “imediato” – é remoto. Mas não é assim com a minha pregação. A semente já brotou. Pouca era a sementeira antes de produzir uma colheita abundante. O evangelho foi pregado a uma mulher e veja quantos samaritanos também o ouvem. Portanto, há mais incentivo para trabalhar neste campo do que o agricultor tem que semear seus grãos.

Pr. Elias Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário