TEOLOGIA EM FOCO: OBREIRO APROVADO

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

OBREIRO APROVADO

 


2ª Tm 2.15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneje bem a palavra da verdade”. 

Introdução. O Senhor nos chamou e nos chama ainda nos dias de hoje para fazer a sua obra e anunciar o Evangelho para todas as pessoas que ainda não foram alcançadas pelo Seu amor. Nesta carta a Timóteo, o apóstolo Paulo recomenda que o obreiro se apresente aprovado, sem motivo para se envergonhar, e que se dedique ao estudo da palavra. Manejar bem a palavra de Deus faz toda a diferença, é o plantar a semente certa, deixar o terreno arado para plantar a palavra da verdade no coração das pessoas (cf. Jo 17.17). E assim com a convicção de que dará bons frutos. 

O apóstolo Paulo admoesta, ao irmão Timóteo apresentar-se a Deus: como um obreiro aprovado e que não tenha do que se envergonhar. E que manje bem, ou seja, que tenha destreza na Palavra da verdade. 

I. CONTEXTO HISTÓRICO 

1. Ocasião. Paulo escreveu em sua 4ª viagem missionária, 64 - 68 d. C.- Paulo escreveu da prisão. - Ele foi abandonado por muitos. 

2. Público original. Para Timóteo, seu amigo que pastoreia em Éfeso. Os ensinamentos do evangelho de sua primeira carta estavam sendo distorcidos. 

3. Propósito. Incentivar o jovem pastor a se manter firme no evangelho e em seu ministério em todos os demais aspectos. Incentivar o jovem pastor Timóteo a visitar Paulo em sua prisão domiciliar em Roma, trazendo algumas coisas consigo. 

II. O CHAMADO DO OBREIRO 

1. O significado da palavra obreiro. 1ª Coríntios 4.1 “Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus.

Obreiro do grego ergates, trabalhador, obreiro; operário; aquele que trabalha por salário. A palavraobreiro” quer dizeroperário” significa trabalhador. Aquele que trabalha em uma arte ou ofício!

Tem até insetos que trabalham! Formigas, cupins, e a conhecida abelha operária. É por isso que obreiros são trabalhadores da Obra de Deus. 

2. Em primeiro lugar somos chamados a salvação. Mt 11.27 “Vinde a mim, todos os que estias cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviareis. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, por que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu fardo é suave, e o meu fardo é leve”. 

3. Em segundo lugar somos chamados para ser pescadores de almas. Mateus 4.18 “E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.”

Mt 4.19 Jesus chamando seus discípulos disse: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”. 

Jesus tinha uma missão preciosa no momento desse chamado, era justamente de escolher homens que fossem capazes de após a sua morte continuar pregando o evangelho da salvação. Com essa missão, ele chamou cada um de forma diferente, mas todos para o mesmo propósito.

O mesmo chamado existe hoje em dia nas nossas vidas, a todos os momentos, Cristo está dizendo: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. Este chamado é tão grandioso que se estende até nós nos dias de hoje.

Jesus busca as pessoas para acompanha-lo e trabalhar com Ele, ou seja, compartilha a sua missão com a humanidade, isso revela seu desejo de comunhão conosco. 

4. Jesus chama, ensina e capacita Seus discípulos. Lucas 8.9,10 “E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? 9- E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam.”

As parábolas de Jesus podiam ocultar e revelar verdades. Suas narrações alegóricas transmitiam ensinamentos recentes — mistérios — acerca do Reino de Deus. Ele ensinava separadamente. Só Seus discípulos tinham o privilégio de aprenderem as verdades das parábolas. Para outros ouvintes, as narrações serviam como julgamentos que ocultavam a verdade, como a referência de Isaías 6.9 indica. De vez em quando, uma parábola era compreendida por um estranho, mas não era aceita. Deste modo, ela ainda funcionava como uma mensagem de julgamento (Lc 20.9-19). 

III. PROCURA-TE APRESENTAR 

1. O significado das Palavra procura e apresenta. A palavra procura no grego spoudazo significa: “apressar-se; esforçar-se, empenhar-se, ser diligente; ou empenhar-se por algo; desejar ansiosamente”.

A palavra apresentar no grego paristemi ou prolongada paristano; colocar ao lado ou próximo a; apresentar ou mostrar; apresentar uma pessoa para outra ver e questionar; aproximar; permanecer, permanecer perto ou junto, estar a mão, estar presente; deixar \a mão; estar ao lado para ajudar, socorrer; estar presente. 

2. Procure ser um trabalhador . “...como obreiro que não tem de que se envergonhar...”.

A palavra envergonhar no grego anepaischuntos: Que não tem motivo para envergonhar-se; de boa índole; boa reputação; exemplo dos fiéis.

- Irrepreensível. (Não seja caloteiro, mal pagador).

- Que pratique a justiça de Deus.

- Seja um homem da verdade.

- Seja o exemplo dos fiéis. 1ª Timóteo 4.12 “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.”

3. Que não se envolva com os negócios desta vida. 2ª Tm 2.3-4 “Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer aquele que o arregimentou”. 

Mas Deus exige aperfeiçoamento para ser pescadores de homens, pois somos um soldado em batalha contra as hostes infernais. E sem preparo perdermos a guerra.

Quando Paulo disse ao seu discípulo Timóteo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado” (2ª Tm 2.15a), significa “procura estar sempre disponível pra Deus”. Nenhuma ocupação terrena pode privar-nos desta disponibilidade (2ª Tm 2.4). 

4. Procure adquirir conhecimento. Crescer em graça e conhecimento.

Lc 2.40 “Crescia o menino e se fortalecia enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”.

Crescia. Esta descrição afirma a perfeita humanidade de Jesus. [Bíblia Shedd]. Embora Jesus fosse Deus, Seu desenvolvimento mental acompanhou seu corpo, e “a graça de Deus”, o favor divino, repousou manifesta e crescentemente n’Ele.

2ª Pe 3.18 “Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo”. 

IV. APROVADO 

A palavra aprovado no grego dokimos, aprovado, agradável, aceitável. A prova é um teste, aqui é o resultado, se formos aprovados, bem-aventurados somos. 

Quando passamos no teste, somos aprovados: 

1. Procure ter a aprovação de Deus. “Procura apresentar-te a Deus aprovado.” (2ª Tm 2.15a).

O obreiro que se envolve na seara do mestre deve ter qualificação Divina e também uma característica ser um trabalhador aprovado.

At 2.22Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis”.

Aprovado por Deus. “Certos homens buscam o aplauso e recompensa deste mundo vulgo; quanto a ti mesmo e ao teu ministério; aprovados diante de Deus”. Aliás, não há nada mais eficaz para testar o insensato amor à ostentação do que recordar que é a Deus que teremos de prestar contas.” 

2. Procure ter a aprovação dos homens. Rm 14.18Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens”.

1ª Coríntios 4.1 “Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. 

3. A recompensa. Tg 1.12Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”. 

V. QUE MANEJES BEM A PALAVRA DE DEUS.

Todo bom obreiro deve maneja bem a palavra da verdade. Uma das exigências para ser um obreiro aprovado é conhecer bem o livro de Deus e o Deus do livro. Manejar bem a palavra da verdade é uma virtude de quem ler, medita e estuda a palavra de Deus. Nenhum de nós seremos bem sucedidos como obreiros do Senhor, se não nos dedicarmos ao estudo constante e exaustivo das Sagradas Escrituras. 

1. O significado do termo. A expressão “manejar bem” no original, vem do verbo grego orthotoméo que significa: “Cortar reto” ou “fazer o corte correto”. Assim como o agricultor ARA a terra em linha reta. O carpinteiro CORTA a madeira em Linha reta. Bem como um pedreiro CONSTRÓI a parede em linha reta. Assim também o obreiro do Senhor deve “fazer o corte correto, sem tortuosidade na palavra”.

Manejar no grego é o mesmo que ter habilidade, saber cortar, cortar em linha reta sem distorção, ter destreza (Paulo compara o obreiro com um soldado romano em uma luta). Paulo aqui fala do conhecimento que o obreiro precisa ter da Palavra de Deus. 

Um obreiro, pastor, pregador ou mestre que se propõe a usar a Bíblia como sua ferramenta de trabalho, precisa saber fazê-lo corretamente. Nada de corte errado, nada de interpretações fora do contexto, nada de achismo (interpretação própria), criando heresias absurdas. Nesse tempo de grande apostasia, modismo e engano, é mais que necessário que saibamos usar corretamente a palavra de Deus, com sabedoria, sem adulterá-la. Amém! 

Ser um exemplo na fé significa que confiamos no Senhor e em Sua palavra. Significa que possuímos e nutrimos as crenças que vão guiar nossos pensamentos e nossas ações. Nossa fé no Senhor Jesus Cristo e em nosso Pai Celestial vai influenciar tudo o que fizermos. . 

2. Porque preciso manejar bem a Palavra de Deus. 

2.1. Para entender os provérbios, as parábolas, enigmas e os mistérios de Deus, para ter temor e prudência:

Pv 1.2-8 “Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entender as palavras da prudência; 3 Para se receber a instrução do entendido, a justiça, o juízo e a equidade; 4 Para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso; 5 Para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o instruído adquirir sábios conselhos; 6 para entender provérbios e sua interpretações. 

2.2. Para conhecer o verdadeiro caminho. Pv 15.24 “Para o sábio o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está embaixo”.

A Bíblia é uma bússola. Mostra o caminho da vida e também o caminho da morte. 

VI. COMO POSSO MANEJER BEM A PALAVRA DE DEUS? 

1. Examinado as Escrituras. Jo 5.39 “Examinais, as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

Examinando as escrituras vamos conhecer Jesus e Ele tem a Palavra de vida eterna, Ele é a vida eterna: esta é a razão. 

2. Com tudo que tenho. Pv 4.4 “O princípio da sabedoria é: Adquira sabedoria: sim, com tudo o que possuis, adquira o entendimento”.

Pv 23.23 “Compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento”.

Comprar é o mesmo que investir no conhecimento da Palavra de Deus. 

3 Estudando. Pv 22.17 “Inclina o teu ouvido, e ouve as palavras do sábio, e aplica o teu coração à minha ciência (conhecimento).

Pv 23.12 “Aplica o coração ao ensino e os ouvidos às palavras do conhecimento”. 

VII. PARA QUE PRECISO MANEJAR BEM A PALAVRA DE DEUS 

1. Para cumprir o ide de Jesus. Mt 28.19-20 “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Ensinado-os a guardar a todas coisas que vos tenho ordenado...”.

Pv 23.24 “...quem gerar um sábio nele se alegrará”. 

2. É uma ordenança divina. Dt 6.1.9 “Estes, pois, são os mandamentos, os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR, teu Deus, se te ensinassem, para que os cumprisses na terra a que passas para a possuir; 2 para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados. 3 Ouve, pois, ó Israel, e atenta em os cumprires, para que bem te suceda, e muito te multipliques na terra que mana leite e mel, como te disse o SENHOR, Deus de teus pais. 4 Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. 5 Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. 6 Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; 7 tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. 8 Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. 9 E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.

Oséias 6.3 “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.

Os 6.6 “Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos”. 

3. Para ser feliz. Pv 3.13 “Feliz é o homem que acha sabedoria e adquire conhecimento”. 

4. Para ter vida eterna e saúde. Pv 4.20-22 Salomão diz que vida e saúde para o corpo quem atenta os seus ouvidos aos ensinamentos do Senhor.

5. O coração do sábio ensina a sua boca. Provérbios 16.23 “O coração do sábio instrui a sua boca, e aumenta o ensino dos seus lábios.” 

6. O ensino é uma fonte de bem. Pv 16.20 “O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no SENHOR, esse é feliz”. 

7. O ensino traz faz-nos ser prudente. Pv 16.21 “O sábio de coração é chamado prudente, e a doçura no falar aumenta o saber”. 

8. Ó ensino é u fonte de vida. Pv 22.22 “O entendimento, para aqueles que o possuem, é fonte de vida; mas, para o insensato, a sua estultícia lhe é castigo”. 

9. Para ter temor. Pv 1.7 “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”. 

VIII. O DEVER PARA COM A PALAVRA

 1. A Excelência da sabedoria. Pv 2.1-7 “Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, 2 para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, 3 e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, 4 se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, 5 então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus. 6 Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. 7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade”. 

2. Guarda no teu coração a Palavra. Pv 7.1-4 “Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. 2 Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. 3 Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração. 4 Dize à Sabedoria: Tu és minha irmã; e ao Entendimento chama teu parente”.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

Um comentário:

  1. Parabéns Pr Elias por abençoa nossa vidas com a santa e autentica palavra de Deus através deste Blog , que Deus continue te abençoando grandemente

    ResponderExcluir