TEOLOGIA EM FOCO: QUAIS OS REQUISITOS PARA SER UM HOMEM DE DEUS

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

QUAIS OS REQUISITOS PARA SER UM HOMEM DE DEUS

 


ESBOÇO PARA SERMÃO

Ez 22.30 “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei”. 

Introdução. Ezequiel significa Deus forte. O livro de Ezequiel registra a atividade de um profeta durante o exílio da Babilônia no 597 a.C. Sua mensagem foi dirigida para seus companheiros de exílio, e igualmente ao povo hebreu que ainda se encontrava na Palestina.

Nos tempos do profeta Ezequiel o povo de Israel encontrava-se desviado dos caminhos do Senhor. A nação estava fracassada, e então Deus olha para Israel e não encontra ninguém que pudesse tapar a brecha do muro, ou seja, alguém que pudesse interceder por Israel. Ainda hoje Deus procura aqueles que se disponha para fazer sua obra. Mas quais os requisitos para um homem ser usado nas mãos de Deus.

Ezequiel enfrentou uma tarefa difícil, porque o povo estava em uma rebelião contra Deus. No antigo Israel, os atalaias ficavam posicionados nas torres ou muros para alertar as pessoas sobre o perigo e sobre a aproximação de mensageiros. 

A palavra Profetas no hebr. Nabi do gr. profhetes; é aquele que fala por alguém; porta voz, atalaia. No antigo Testamento, a pessoa era devidamente vocacionada e autorizada por Deus para falar por Deus e em lugar de Deus (Ez 2.1-10). O profeta era um mestre incontestável quando sob inspiração do Espírito Santo. Porta-voz oficial da divindade, sua missão era preservar o conhecimento divino e manifestar a vontade do único e Verdadeiro Deus. 

A Bíblia diz que Deus procura os fies da terra”. Mas porque Ele procura? Para ser um porta voz, um mensageiro de Seu evangelho a este mundo. Os anjos tinham anseio por este ministério, mas Deus deixou preferiu que Sua mensagem fosse transmitida através de homens comprometido com Seu reino. 

I. TER BOM TESTEMUNHO 

1ª Tm 4.12 “Ninguém despreze a tua mocidade. Mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato (procedimento), no amor, no espírito, na fé e na pureza”.

1ª Pe 2.12 “O vosso procedimento entre os gentios seja correto, para que, naquilo em que falam mal de vós como de malfeitores, observando as nossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação”.

Tt 2.7 “Em tudo te dá exemplo de boas obras. Na doutrina mostra integridade, reverência”.

Fl 2.14-15 “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas. 15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”.

Rm 13.13 “Andemos honestamente, como Em pleno dia: não em orgias e bebedices, nem em desonestidade, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne no tocante suas concupiscências”.

  • Um homem de caráter irrepreensível e correto.
  • Luz do mundo e sal da terra.

II. DEVE SER SANTO 

Lv 11.44 “Eu sou o Senhor, vosso Deus, portanto, vós vos consagrais e sereis santos, porque eu sou santo...”

1ª Pe 1.15-16 “Mas como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 16 – Porque está escrito; sede santos, como eu sou santo”.

2ª Rs 4.8-9 “Certo dia, passou Elizeu por Suném, portanto onde se achava uma mulher rica, a qual o constrangeu a comer pão. Daí, todas as vezes que passava por lá, entrava para comer. 9 Ela disse a seu marido; Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus”.

O mundo deve ver que somos santos de Deus. Separado do pecado e do mundo. 

III. UM HOMEM DE DEUS 

1. A viúva de Serepta. 1º Rs 17.24 “Então, a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a Palavra do Senhor na tua boca é verdade”. 

2. Um homem de Deus.

Fala segundo a Palavra de Deus.

Fala segundo a verdade. Não há mentira, engano no seu falar.

Ele fala segundo a vontade de Deus. 

IV. VIVER AQUILO QUE PREGA 

1ª Co 9.27 “Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”.

Esdras 7.10 “Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos”. 

Três coisa que Esdras fez:

1. Disposto o coração para buscar a Lei do Senhor.

2. ...e para cumprir...

3. ....e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos... 

V. UM HOMEM DE PROPÓSITO FIRME 

1º Rs 17.1 “Então Elias, o tisbita, que habitava em Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, em cuja presença estou, que nestes anos não haverá orvalho nem chuva, senão segundo a minha palavra”.

  • O profeta Elias demonstrou um propósito firme quando enfrentou os profetas de baal.
  • Deus precisa homens de propósito firmes e de coragem, pra pregar o Evangelho e para enfrentar as heresias que estão sendo pregadas pelos falsos profetas.
  • Deus precisa homens distintos de fé, de oração e jejum.

VI. HOMEM DE PROVISÃO 

2ª Rs 4.1 “Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Elizeu, dizendo: Meu marido teu servo morreu; e tu sabes que ele temia o Senhor. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos. Elizeu lhe perguntou: Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tens nada em casa senão uma botija de azeite. Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os seus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas. Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas: põe à parte a que tiver cheia. Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia. Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou”.

  • O profeta Elizeu era um homem de provisão.
  • Deus ainda procura homens e mulheres de provisão. Alguém que se coloque na brecha do murro. 

VII. HOMEM QUE TENHA MENTALIDADE DE SERVO 

1. João batista disse que: “virá um que eu não sou digno de desatar as sandálias de seus pés”.

2. João também disse: Importa que eu diminua e Ele cresça.

3. Jesus deu exemplo de servo quando estava neste mundo, lavando os pés dos seus discípulos.

A Bíblia diz é melhor obedecer que sacrificar. 

VIII. UM HOMEM DE AÇÃO E SEM AMBIÇÃO 

1. A jovem israelita testifica da sua fé ao General Naamã.

2º Reis 5.3 “E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra”.

E esta pequena semente, encontrou terreno fértil no coração do general Naamã, que ao ouvir a mensagem da jovem israelita, imediatamente creu no Senhor. Aquela jovem ajudou a construir a paz. 

2. Naamã vai a Elizeu.

E ele se apressa em conseguir uma carta de recomendação do seu rei, ao rei de Israel. Ainda que tais cartas fossem comuns no antigo oriente, as frequentes razias e investidas de Ben-Hadade contra o norte de Israel, fizeram o rei suspeitar que era um disfarce de Naamã para mais um ataque.

Mas o profeta Eliseu, guiado por Deus, pede ao rei que conceda o salvo conduto diplomático que Naamã precisava. Sabiamente, Eliseu era conhecedor que a paz não poderia ser mantida somente através de espadas e carros de combate.

2º Rs 5.8 “Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel”.

2.1. Naamã parte em uma viagem de aproximadamente 138 km de Damasco a Dotã. Ele, depois de tanto esforço, esperava que Eliseu o recebesse e fizesse algum tipo de ritual mágico, algum tipo de oração forte, quem sabe um passe espiritual que o purificasse da sua lepra.

2º Reis 5.9-16, 20-26Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. 10- Então este lhe mandou um mensageiro, a dizer-lhe: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne tornará a ti, e ficarás purificado.11- Naamã, porém, indignado, retirou-se, dizendo: Eis que pensava eu: Certamente ele sairá a ter comigo, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, passará a sua mão sobre o lugar, e curará o leproso. 12- Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? não poderia eu lavar-me neles, e ficar purificado? Assim se voltou e se retirou com indignação.13- Os seus servos, porém, chegaram-se a ele e lhe falaram, dizendo: Meu pai, se o profeta te houvesse indicado alguma coisa difícil, porventura não a terias cumprido? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. 14- Desceu ele, pois, e mergulhou-se no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne dum menino, e ficou purificado. 15- Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que do teu servo recebas um presente. 16- Ele, porém, respondeu: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não o receberei. Naamã instou com ele para que o tomasse; mas ele recusou.

V. 20- Quando Naamã já ia a uma pequena distância, Geazi, moço de Eliseu, o homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da mão dele coisa alguma do que trazia; vive o Senhor, que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. 21- Foi pois, Geazi em alcance de Naamã. Este, vendo que alguém corria atrás dele, saltou do carro a encontrá-lo, e perguntou: Vai tudo bem? 22- Respondeu ele: Tudo vai bem. Meu senhor me enviou a dizer-te: Eis que agora mesmo vieram a mim dois mancebos dos filhos dos profetas da região montanhosa de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupa. 23- Disse Naamã: Sê servido de tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupa, e pô-los sobre dois dos seus moços, os quais os levaram adiante de Geazi. 24- Tendo ele chegado ao outeiro, tomou-os das mãos deles e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e eles se foram. 25- Mas ele entrou e pôs-se diante de seu amo. Então lhe perguntou Eliseu: Donde vens, Geazi? Respondeu ele: Teu servo não foi a parte alguma. 26- Eliseu porém, lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro ao teu encontro? Era isto ocasião para receberes prata e roupa, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? 27- Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então Geazi saiu da presença dele leproso, branco como a neve.” 

1. Ação. A ordem do profeta para Naamã era: Vai e banhe sete vezes no rio Jordão. 

2. Ambição. Quando Naamã ofereceu riquezas para o profeta Elizeu ele disse que não precisavas.

1ª Tm 6.11 “Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.”

3. Tem pregador que só prega por uma determinada quantia de dinheiro.

Elizeu quando foi chamado para o trabalho do Senhor vendeu todo o material que lavrava, matou os bois e fez uma festa.

Abraão renunciou tudo. Deixou sua parentela, sua terra, deixou tudo para cumprir a ordem de Deus. E Deus fez um homem rico e poderoso.

O Senhor Jesus dia na Sua Palavra: A Bíblia diz: “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mateus 25.23). “Mais bem-aventurado é dar que receber.” (Atos 20.35). 

IX. APTO PARA O ENSINO 

1ª Tm 3.1-2 “Esta afirmação é digna de confiança: Se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, moderado, sensato, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar”.

2ª Timóteo 2.24E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor”. 

1. Definição. A palavra ENSINAR no original grego é DIDAKTIKOS”, que significa: ministrar, transmitir conhecimentos, instruir, lecionar., e Ensinar no hb. é hanak que significa “treinar”. 

A palavra ensino é uma das 175 palavras usadas somente nas Epístolas Pastorais em todo o Novo Testamento. Dos supervisores se esperava que fossem mestres, conforme se vê em 1ª Timóteo 5.17 e Tito 1.9. Não parece aqui que Paulo está se referindo ao “dom de ensinar”. O Novo Testamento registra que este dom foi dado exclusivamente a algumas pessoas (Efésios 4.11; 1ª Coríntios 12.28), ao passo que estar “apto para ensinar” é uma qualidade que todos os homens e mulheres podem desenvolver, para atingirem a maturidade. 

Conclusão. Deus ainda hoje procura homens e mulheres para tapar a brecha do muro, no sentido figurado é fazer a obra de Deus. Mas tem que ter santidade, ter um bom testemunho, ser correto, viver aquilo que prega, ser um homem de provisão e de fé, e que tenha ação na sua vida e sem ambição e que sejam submissos.

Pr. Elias Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário