TEOLOGIA EM FOCO: OS DONS NA BÍBLIA

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

OS DONS NA BÍBLIA

 


I. O SIGNIFICADO DA PALAVRA DOM 

A palavra dom no grego dõron significa uma dádiva, um presente que nos é dado por Deus. Dõrea, presente grátis, charisma. Os dons de Deus, ou doações aos crentes mediante o Espírito Santo para edificação das Igrejas (Rm 12.6; 1ª Co 1.7; 12.4, 9, 28, 30, 31; 1ª Tm 4.14; 1ª Pe 4.10), para que ela proclame o Evangelho de Jesus a toda criatura. Além de auxiliar o Corpo de Cristo no exercício da Grande Comissão, os dons divinos subsidiam os santos para que cheguem à unidade da fé (Ef 4.12,13).

A palavra usada para dons, pela primeira vez, contrasta compneumaúkon de 1ª Coríntios 12.1. Charismata se refere a dons da graça de Deus em cada cristão, por meio dos quais Deus pode fortalecer Seu povo. Diversidade aparece nos versículos 4 ,5 e 6 sob a forma da mesma palavra grega. Os dons, são as capacidades miraculosas que o Espírito dá aos filhos de Deus (Rm 12.3-8; 1ª Pe 4.10). A diversidades de dons para diversos serviços, mas o Espírito é o mesmo (v.4), o Senhor é o mesmo (v. 5), mas Deus é o mesmo que opera todas as coisas; diversidade de membros (1ª Co 12.20), mas o corpo é o mesmo. 

II. NO ANTIGO TESTAMENTO 

O Dicionário Bíblico Wycliffe mostra que há várias palavras hebraicas que significam “dádiva”. A origem dessas palavras está na raiz hebraica nathan, que significa “dar”. Por isso, podemos afirmar que no Antigo Testamento há vislumbres dos dons divinos concedidos a pessoas peculiares como reis, sacerdotes, profetas e outros. Todavia, os dons divinos não estavam acessíveis ao povo de Deus da Antiga Aliança como observamos no regime da Nova Aliança. 

III. NO NOVO TESTAMENTO 

1. O significado da palavra dom. No Novo Testamento a palavra “dom” aparece com diferentes significados, que se relacionam ao verbo grego didomi. Este verbo representa o sentido ativo da palavra “dar” em Filipenses 4.15. Na Nova Aliança, os dons de Deus estão disponíveis para que a Igreja, em nome de Jesus, promova a libertação dos cativos, ministre a cura aos doentes e proclame a salvação do homem para a glória de Deus. O Novo Testamento também deixa claro que todos os crentes têm acesso direto a Deus através de Cristo Jesus e, por isso, podem receber os dons do Espírito.

Os dons espirituais são atuais e estão disponíveis para quaisquer crentes — crianças, adolescentes, jovens, adultos ou idosos — serem instrumentos de Deus dispostos a expandir o Seu Reino e edificar a Igreja de Cristo no mundo.

Não há fórmulas mágicas para se receber um dom espiritual. Pela sua infinita e amorosa graça, Deus concede a cada crente lavado e remido pelo sangue de Jesus a oportunidade de ser instrumento disponível para o mundo e a Igreja de Cristo.

Para ser um portador dos dons, de acordo com a Bíblia, precisamos rogar ao Pai dons da sua parte. Aguardar essas promessas em oração, leitura da Palavra, entoando louvores a Deus. O nosso relacionamento com o Pai precisa ser aperfeiçoado, pois quando nos aproximamos d’Ele, Ele se aproxima de nós. 

IV. TERMOS BÍBLICOS DESIGNADORES DOS DONS 

“Ora, os dons são diversos...” (1º Co 12-4). Os dons espirituais podem ser classificados como: 

1. Dons de serviço ou da graça (charismata). Falam da graça subsequente de Deus em todos os tempos e aspectos da salvação (1ª Co 12.4; Rm 12.6). São os dons dados a Igreja, ao corpo de Cristo, não a denominação, não exclusivamente à pessoa, mas ao corpo e para edificação da mesma (Ef 4.11-15). São vocações, inclinação, dons natos. São meios de cada personalidade e de cada temperamento. 

2. Dons ministeriais (diakoniai). Correspondem aos dons de serviços ou ministérios práticos. São ministrações sobrenaturais do Espírito através dos membros da igreja como um corpo (1ª Co 12.5,12-27). 

3. Dons espirituais (pneumatikos) ou Manifestações (phanerōsis). O termo refere-se às manifestações sobrenaturais da parte do Espírito Santo por meio dos dons (1ª Co 12.7; 14.1).

Talentos e dons espirituais fazem parte da capacitação de Deus para que você realize todas as tarefas que lhe forem atribuídas com excelência.

Os dons são recebidos para serem usados na vida da igreja. “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” (1ª Pedro 4.10).

Pr. Elias ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário