I. O SIGNIFICADO DA ETERNIDADE DE CRISTO
1. Jesus sempre existiu, eternamente. A eternidade e a
preexistência andam sempre unidas, apesar de Ário ter afirmado a preexistência
de Cristo e negado sua eternidade, ponto de vista defendido atualmente pelas
Testemunhas de Jeová.
A palavra Pai da
Eternidade referindo-se a Jesus (Is 9.6), mostra-nos que Ele é Eterno. A
palavra Eterno no hebraico ["עלמּ" `olam], está relacionado a duas dimensões: “mundo físico e também ao
tempo eterno.
Esta única palavra
aparece na Bíblia, com variações, não menos que 437 vezes. Na língua hebraica,
`olam (עלמּ) representa tanto a
dimensão física quanto a dimensão do tempo - relacionando-se, especificamente,
com sua propriedade “ilimitada”. Assim, `olam
(עלמּ) significa, simplesmente, “mundo físico” (tudo o que existe), mas também
fala de “tempo”, “eternidade” (relacionado ao tempo sem limites), ou o tempo
decorrido desde o início dos tempos até a eternidade.
A palavra `olam (עלמּ) é derivada da raiz "עלמּ"
`alam, que significa ocultar,
esconder, ser escondido, ser ocultado, ser secreto. Na língua hebraica, essa
raiz é origem de muitas palavras, todas com um senso comum: ser escondido,
ocultado. Exemplos incluem "העלם" healem
(esquecimento, desaparecimento), "תעלמה" ta`alummah (mistério, segredo), "להעלים" le-halim (esconder) e "להתעלם"
le-hitalem (ignorar, agir como se
algo é inexistente).
Olhando o sentido
da palavra no seu significado mais concreto como era utilizado nos primórdios
pelo povo hebreu, `olam (עלמּ)
significa “além do horizonte”, apontando para algo distante e escondido, tanto
físico quanto temporal, por isso a relação de `olam (עלמּ) com sua raiz `alam
(עלמּ).
Você pode então
justificadamente perguntar: Qual é a conexão entre “mundo” e “ocultação”? A
resposta está escondida no clamor do profeta Isaías a Deus: “Verdadeiramente,
Tu és Deus que Se oculta (se esconde, misterioso), ó Deus de Israel, ó
Salvador.” (Is 45.15).
O tema do Deus
oculto é repetido inúmeras vezes na Bíblia. Por exemplo, quando Moisés pede a
Deus “Mostre-me a Tua glória” (Êx 33.18), a resposta que ele recebe é:
“Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar
junto a mim; aqui te porás sobre a penha. E acontecerá que, quando a minha
glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão,
até que eu haja passado. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas
costas; mas a minha face não se verá.” (Êx 33.21-23).
A tradição judaica
interpreta isso implicando que a presença de Deus pode ser evidenciada pelas
coisas que já ocorreram no passado (“Tu Me verás pelas costas”), entretanto, a
própria existência de Deus está escondida dos olhos. Isso é muitas vezes
comparado com o fato de que se pode ver o corpo humano, em suas várias
manifestações, mas não a alma e o espírito que reside dentro de cada um. Da
mesma forma como no Tabernáculo de Moisés no deserto, onde o Pátio (que
simboliza o corpo) poderia ser visto abertamente, mas o Lugar Santo (que
representa a alma) e o Lugar Santíssimo (que representa o espírito), ficavam
escondidos pelas várias coberturas e os véus do Santuário. Por isso o autor de
Hebreus escreve que o caminho ao SENHOR foi por meio da destruição do véu (a
cobertura que simboliza a carne ... nesse caso a carne de Jesus que escondia a
Sua natureza divina) que esconde o Santuário: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez
para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho
que Ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela Sua carne.” (Hb 10.20).
O sentido e o uso
da palavra `olam (עלמּ) agora se torna
claro: o mundo inteiro é uma manifestação do oculto de Deus. Deus está no
mundo, mas o mundo inteiro é também um testemunho do Deus que se esconde (Is
45.15) e isso para que o homem sempre tenha que fazer uso da fé, porque ... “...
sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se
aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que O
buscam.” (Hb 11.16).
O significado na
palavra hebraica para “mundo” e “eternidade” agora torna-se óbvio: em uma única
palavra, `olam (עלמּ), está descrito
toda a criação que envolve o mundo físico e o tempo, percebidos na física
moderna pela relação espaço-tempo que rege o universo, mas que também fala do
Criador de todas as coisas e que Se esconde, que se oculta para que o homem
possa fazer uso de seu poder de escolha e busque ou não ter um relacionamento
com aqu’Ele que o criou (Elohim Bara).
Este nome é traduzido
em nossas Bíblias como “Deus Eterno”, embora pudesse ser traduzido como “Deus
dos séculos ou gerações.” EL-OLAM é
encontrado pela primeira vez em gênesis 21.33. EL-OLAM nos mostra que Deus é o Deus do tempo, tudo o que acontece
está sob o controle de Deus. Ao longo da história da humanidade EL-OLAM tem se manifestado e revelado o
seu propósito ao homem, sua máxima revelação e manifestação se encontra na
pessoa de Seu Filho Jesus Cristo: “Deus falou muitas vezes e de muitos modos
anteriormente aos nossos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos tem
falado pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual
também fez o universo.” (Hb 1.1-2). Jesus Cristo tem atributos eternos. Ele é o
mesmo ontem, hoje e eternamente (Hb 13.8). Ele obteve para nós a redenção
eterna (Hb 9.12).
1. A importância da doutrina da eternidade de Cristo. Se a eternidade do
Verbo é negada, então:
·
A
Bíblia não é a verdade.
·
Cristo
não possui divindade absoluta.
·
Ele
mentiu.
2. As evidências da eternidade de Cristo.
2.1. A essência de Cristo. Cristo é da mesma
essência de Deus. “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa
imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder,
havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à
destra da majestade nas alturas.” (Hb 1.3).
2.2. Os profetas. Os profetas anunciaram a
eternidade de Cristo. “ “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o
principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso,
Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Is 9.6).
O cristianismo
sempre entendeu que Deus é eterno (Rm 16.26). A eternidade, como característica
do ser divino, trata da relação de Deus com o tempo.
Para melhor compreendermos a doutrina da
criação faz-se necessário analisarmos os três conceitos que os gregos antigos
tinham para tempo: kronos, kairós e Aion.
A. O tempo kronos: refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, tempo do
calendário, do relógio, tempo que costuma nortear a vida terrena, é o tempo dos
homens.
B. O tempo kairós: É
uma antiga palavra grega que significa a um
momento indeterminado no tempo, em que algo especial acontece, o tempo da
oportunidade. É usada também em teologia para descrever a forma
qualitativa do tempo, o “tempo de Deus”, enquanto chronos é de natureza quantitativa, o “tempo dos homens”.
C. O tempo Aeon: já era um tempo sagrado e eterno, sem uma medida precisa, um
tempo da criatividade onde as horas não passam cronologicamente, também
associado ao movimento circular dos astros, e que na teologia moderna
corresponderia ao tempo de Deus.
Quando
Yahweh criou a terra não foi no tempo literal, mas o tempo kronos.
No Salmo
90 está escrito: “Porque mil anos aos teus olhos são como o dia de ontem que
passou, e como uma vigília da noite”. O apóstolo Pedro em sua carta diz:
“Amados, não ignoreis uma coisa: “um dia para o senhor é como mil anos e mil
anos como um dia” (2ª Pedro 3.8).
Todavia, não havia sol e nem lua, e o universo estava sob tempo
de Jeová (Aeon) e não do homem. Em
“seis dias” em tempo remotos e sem haver ninguém presente para relatar o
processo da operação.
Como resultado,
toma-se a eternidade divina como significando que Deus é totalmente e completamente
desvinculado e alheio a qualquer realidade temporal ou histórica. As
consequências de uma ideia como essa permeiam e condicionam toda a concepção
clássica da natureza e dos atos divinos.
“Porque assim diz
o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e
santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para
vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.” (Is
57.15). “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti
me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos,
desde os dias da eternidade.” (Mq 5.2).
2.3. Jesus declara que existia antes de Abraão. “Disse-lhes
Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. Então
pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo,
passando pelo meio deles, e assim se retirou.” (Jo 8.58-59).
Cristo afirmou Sua existência eterna. Porém, os judeus
perguntam: “Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?” Indicando claramente
que o homem Jesus não tinha idade suficiente para fazer esta declaração, mas o
Filho de Deus existia eternamente, o que equivalia a declarar-se Deus e, por
isso, quiseram apedrejá-lo (Jo 8.56-59).
Eu sou. Jesus não
estava dizendo que viveu antes de Abraão; Ele estava dizendo que era eterno,
que era o próprio Deus (Êx 3.14). Nessa hora, os líderes judeus entenderam que
Jesus estava dizendo que era Deus, e por isso pegaram em pedras para
apedrejá-lo por blasfêmia (Lv 24.16).
2.4. A declaração de João. O evangelista João
claramente afirmou a eternidade do verbo Jo
1.1 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era
Deus.”
2.5. A declaração do apóstolo Paulo. 1ª Timóteo 1.15-17: “Esta é uma palavra
fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar
os pecadores, dos quais eu sou o principal. 16 - Mas por isso alcancei
misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda
a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida
eterna. 17 - Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio,
seja honra e glória para todo o sempre. Amém.”
Rei eterno (v. 17). O rei da eternidade (Is 9.6). Uma
frase frequente com os hebreus. Quão indescritivelmente doce é o pensamento da
eternidade para os crentes!
Esta atribuição de
louvor é oferecida a Deus em vista da misericórdia que Ele havia demonstrado a
tão grande pecador. Além do mais, Deus se revelou como Salvador de uma maneira
específica e pessoal, isto é, em Jesus Cristo o Filho de Deus. Em Sua sabedoria
e decreto soberano, Deus fez de Cristo o único caminho pelo qual podemos
conhecê-lo como Salvador. Ele não salva à parte de Jesus Cristo. Dessa forma,
Jesus é a única esperança para a humanidade. Os não cristãos não têm nenhuma
base para pensar que eles serão declarados justos diante do trono de Deus, ou
para pensar que algo bom acontecerá a eles após a morte. Eles enganam a si
mesmos quando se apegam aos seus falsos deuses e superstições, incluindo sua
ciência e filosofia, e aqueles que confiam em suas boas obras não conseguirão
nada melhor
Para o duplo testemunho
que acabou de ser apresentado, a doxologia de louvor vem como o clímax e a
fonte da profunda adoração e gratidão de Paulo. Deus Pai não foi mencionado no
contexto, portanto esta doxologia dirigida a Deus possivelmente pode ser aceita
como dirigida a Cristo ou ao Deus Triúno.
Pr. Elias Ribas
Assembléia de Deus Blumenau SC
Não tenho qualquer dúvida sobre a eternidade de Cristo, e até dos anjos e do espírito humano, quando se vê O Poder Manifesto em Jesus sobre todas as coisas naturais e sobrenaturais submissas ao Seu Domínio na Terra, a relação de Sua Vida antes da Criação da qual participou com Sua Ressurreição,e a natureza da morte como algo definido na materialidade, logo após a rebelião dos anjos e do homem, para aqueles que assumiram o corpo físico. Satanás e seus anjos rebeldes serão eternos, conforme lhes está destinado na Bíblia, assim como o espírito do homem, fora do corpo material pela morte deste. Seus espíritos terão a eternidade que escolheram: no lago de fogo para Lúcifer e seus anjos, assim como para seus seguidores humanos, após a morte física.
ResponderExcluirO mesmo acontecerá com Jesus quando ascendendo aos céus, levou consigo todos os remidos no Espírito, para a eternidade, entregando-os ao Pai, como oferta por todas as conquistas sobrenaturais no natural.
Resumindo: todo espírito é eterno, com destino a ser definido pelo Supremo Juiz, o Messias.
Todo corpo possui um espírito mas, somente após a morte física, o espírito assume sua eternidade, também conforme o julgamento final. Poderá estar à direita para a Libertação Total da Materialidade, ou à esquerda, para condenação total de sua espiritualidade a ser aprisionada.
Bom dia na Paz do Senhor Jesus. Excelente Estudo.
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