TEOLOGIA EM FOCO: QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO?

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO?

 

Ezequiel 7.6 “Vem o fim, o fim vem, despertou-se contra ti; eis que vem.”

I. O QUE É O FIM DOS TEMPOS?

O fim dos tempos refere-se aos eventos que antecedem à segunda vinda de Jesus Cristo. E nós vemos que toda a Bíblia é escrita em torno do Senhor Jesus, o verdadeiro Messias e seu reinado. Sabemos que Deus revelou aos profetas do Velho Testamento os adventos tanto da primeira quanto da segunda vinda de Jesus Cristo e os finais dos tempos.

Há ainda outras expressões ao longo da Bíblia que também fazem menção a este mesmo período, por exemplo:

O fim - Mateus 24.14 “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”.

Últimos tempos – Judas 18 “Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores, que procuram gratificar seus próprios desejos irreverentes, que andariam segundo as suas ímpias concupiscências”.

O tempo do fim - Daniel 12.9 “E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até o tempo do fim”.

Última hora – 1ª João 2.18 “Filhinhos, é já a última hora, o fim desta era; e, como ouvistes que vem o anticristo, aquele que se oporá a Cristo disfarçando-se de Cristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora (o fim)”.

A última hora mencionada por João é todo o período entre a primeira vinda de Cristo e o seu retorno. O prefixo “anti” aqui significa “oposto” a Cristo.

Os anticristos são mencionados por João como um anúncio da chegada do Anticristo. Os anticristos que o precedem são todos aqueles que se opõem à verdade, pregando o contrário de Cristo, distorcendo Suas palavras, mesmo estando no meio dos que se dizem cristãos. Todo aquele que prega heresias é um anticristo (2.19; 2ª Jo 7).

Há ainda, inúmeras outras referências dentro da Palavra de Deus acerca deste mesmo período. Só a carta de João denota aqueles que simulam e se opõe a Cristo (cf. 2ª Ts 2).

I. QUANDO SERÁ O FIM DO MUNDO? O QUE ISTO SIGNIFICA?

Há uma questão que está causando enorme constrangimento para muitos estudiosos sinceros da Palavra de Deus. Até quando conviverão juntos o joio e o trigo, ou seja, os bons e os ruins? (Mat 13.24-30).

Para a maioria dos cristãos, os justos serão separados dos ímpios na volta de nosso Senhor Jesus Cristo. No entanto, de acordo com as Sagradas Escrituras, a existência do joio e do trigo em nosso planeta estender-se-á até o “FIM DO MUNDO”, termo este utilizado em algumas versões bíblicas. Em outras versões é mencionado “CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS” ou “FIM DESTA ERA”.

O termo “fim do mundo” não significa a destruição literal da Terra ou do universo, mas apenas o fim da presente era do pecado e da morte. A parábola do joio e do trigo nos traz esta preciosa informação:

Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. (Mat 13.40-42).

O mesmo fato é relatado na parábola que trata sobre a rede lançada ao mar:

“Igualmente, o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécie de peixes. E, quando cheia, puxaram-na para a praia; e, sentando-se, puseram os bons em cestos; os ruins, porém, lançaram fora. ASSIM SERÁ NO FIM DO MUNDO; sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e lança-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.” Mateus 13:47-50.

II. AO RETORNAR, O MESSIAS ESTABELECERÁ O SEU REINO NA TERRA

Ele reinará durante mil anos e com Ele reinarão todos aqueles que foram por ele comprados com o seu sangue, de toda a tribo, língua, povo e nação (Ap 5.9-10; 14.1-5; 20.4). Durante o milênio não haverá intercessor, pois o Messias estará governando na qualidade de Rei e Ele “julgará com justiça os pobres, e decidirá com equidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio.” (Is 11.4).

No reinado milenar de Cristo existirão nações que continuarão procriando e povoando a Terra, identificadas pela Palavra de Deus como sendo SOBREVIVENTES da grande batalha do Armagedom: “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.” (Joel 2.31-32). Estas nações serão regidas com vara de ferro pelo próprio Messias (ver Apocalipse 19-15) e por aqueles que participarão da primeira ressurreição (ver Apocalipse 2.26-27). Pessoas boas e más farão parte do reinado milenar de Cristo, por uma razão muito lógica: o pecado e a morte continuarão existindo (ver Isaías 65.20). Satanás estará preso e será lançado no abismo para que não mais engane estas nações.

No final do milênio Satanás será solto da sua prisão por um pouco de tempo e sairá a enganar as nações que ainda não tinham sido provadas por ele, para ajuntá-las para a batalha contra a Jerusalém terrestre. Todos os enganados por Satanás serão destruídos pelo fogo que descerá do Céu (ver Apocalipse 20.3; 7-9). Esta é apenas uma parte do joio que será destruída. Por que se diz que uma parte apenas do joio estará sendo destruída? Porque até então todos os ímpios mortos ainda não foram ressuscitados e nem julgados, pois as palavras proféticas dizem claramente que “os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram.” (Ap 20.5). De acordo com este texto e tomando-se como base todo o seu contexto, entende-se que, além dos ímpios mortos, parte dos justos mortos que não participaram da primeira ressurreição serão finalmente ressuscitados para serem julgados no juízo final.

Prova-se através estas citações bíblicas que o FIM DA ERA DO PECADO E DA MORTE não se dará no momento da volta de Cristo, mas no final do milênio. Até lá o joio e o trigo estarão presentes. De acordo com a Palavra de Deus, o FIM DESTA ERA ocorrerá no final do milênio, quando definitivamente a morte será destruída (ver Ap 2014).

Cristo reinará até que sejam postos debaixo de seus pés todos os inimigos e o último inimigo a ser destruído será a morte. O apóstolo Paulo apresenta mais detalhes a esse respeito:

“ENTÃO VIRÁ O FIM quando ele (Cristo) entregar o reino a Deus, o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. Pois é necessário que ele (Cristo) reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.” (1ª Co 15.24-26).

Assim, o reinado de Cristo se estenderá por mil anos (ver Apocalipse 20.4 e 6). É o tempo necessário para regenerar o planeta Terra e no seu final destruir todos os inimigos, inclusive a morte (ver Ap 20.7-15).

Nesta ocasião todos os ímpios mortos e parte dos justos mortos que não participaram da primeira ressurreição, serão ressuscitados para serem julgados. Diz a Palavra de Deus que “todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.” (Ap 20.1).

Ao se completarem os mil anos, com o fim da era do pecado e da morte, Cristo entregará o reino a Deus, o Pai. Apenas sob esta exclusiva condição, ou seja, somente após o planeta Terra ser totalmente regenerado, não mais existindo o pecado e a morte, é que a Santa Cidade, a Nova Jerusalém descerá do Céu.

Eis uma das mais estupendas mensagens encontradas nas Escrituras Sagradas, que descreve a nova fase a ser vivida pelos remidos:

Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. ...Aquele que vencer herdará estas coisas; e Eu serei Seu Deus, e ele será Meu filho.” (Ap 21.3, 4 e7).

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau SC

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário