TEOLOGIA EM FOCO: O SONHO DE JACÓ EM BETEL

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

O SONHO DE JACÓ EM BETEL

 


Gênesis 28.10-22 “Jacó partiu de Berseba e foi para Harã. 11- Chegando a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto. Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se. 12- E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13- Ao lado dele estava o Senhor, que lhe disse: “Eu sou o Senhor, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado. 14- Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência. 15- Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi. 16- Quando Jacó acordou do sono, disse: Sem dúvida o Senhor está neste lugar, mas eu não sabia! 17- Teve medo e disse: “Temível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos céus. 18- Na manhã seguinte, Jacó pegou a pedra que tinha usado como travesseiro, colocou-a de pé como coluna e derramou óleo sobre o seu topo. 19- E deu o nome de Betel àquele lugar, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz. 20- Então Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, 21- e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. 22- E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo.”

INTRODUÇÃO. Durante a viagem, numa noite, Deus se revela a Jacó em sonho (Gn 28.12-16). A promessa feita a Abraão e Isaque agora é proferida por Deus a Jacó. Da mesma forma que agiu com seus antepassados, isto é, estabelecendo uma aliança, Deus assim procedeu com Jacó (Gn 28.13-15). Mesmo na Mesopotâmia Deus estará com ele, pois é por meio de Jacó que Deus vai cumprir as Suas promessas.

O significado dessa visão tinha aplicações práticas para Jacó, pois confirmava a presença protetora e abençoadora de Deus em sua vida. Mas a visão da escada de Jacó também possui um significado mais profundo que aponta para Cristo.

I. QUANDO OCORREU A VISÃO DA ESCADA DE JACÓ?

A Escada de Jacob (em hebraico: Sulam Yaakov סולם יעקב) refere-se à escada mencionada no texto em estudo. Jacó teve a visão da escada durante uma noite enquanto seguia para Padã-Harã (Gênesis 28). Isso aconteceu logo depois do episódio em que ele enganou seu pai, Isaque, e recebeu a bênção patriarcal em lugar de seu irmão Esaú. Esaú ficou enfurecido pelo que Jacó havia feito, e se comprometeu a matá-lo assim que seu pai morresse. Nesse contexto Jacó foi enviado à casa de seu tio Labão em Padã-Harã até que o ódio de seu irmão passasse (Gn 27).

Enquanto seguia pelo caminho de Berseba para Harã, ele parou num determinado lugar para passar a noite. Então viu em sonhos uma escada, cujos pés repousavam sobre a terra, e cujo topo chegava aos céus; e os anjos de Deus subindo e descendo por esta escada. Viu também o Senhor firmado no cimo da escada e chamou este lugar de Betel que significa “Casa de El”.

Deus está neste lugar. Quando Jacob acordou, ele estava cheio de gratidão, e consagrou o local como a casa de Deus. Ali ele pegou uma das pedras do local e a pôs por sua cabeceira. Essa era uma prática comum naquela época. Inclusive, é provável que a pedra tenha servido mais como proteção para sua cabeça do que como travesseiro. Foi enquanto dormia que Jacó teve a visão da escada.

O impacto da presença de Deus foi tão grande na vida de Jacó que ele ergueu uma coluna e fez um voto. Ainda hoje, Deus quer se relacionar com o ser humano. Devemos desejar ardentemente que Ele seja o nosso alicerce durante a jornada da vida. Não há como prosseguir se o Senhor não for o nosso Deus “Gn 28.21). Mesmo que os dias sejam escuros, Ele é a nossa luz (Sl 119.105).

II. O CONTEÚDO DO SONHO DE JACÓ

As palavras do Senhor para Jacó foram realmente significativas. Ele disse: “Eu sou o SENHOR, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência. A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, e para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até que eu cumpra aquilo que tenho lhe falado” (Gn 28.13-15).

Então na sua fuga, originada pela sua fraqueza e seus erros, ou seja, na confissão da incapacidade de Jacó, Deus renova a sua aliança que havia feito com Abraão e Isaque.

Quando acordou do sono ainda de madrugada, Jacó reconheceu que havia recebido a visita do próprio Deus. Isso explica sua declaração: “Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não sabia. E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus” (Gn 28.16,17).

Logo em seguida, Jacó pegou a pedra que tinha apoiado sua cabeça durante a noite e a colocou como uma coluna e a consagrou. Nesse ponto o texto bíblico esclarece a localização em que Jacó estava.

Jacó fez uma oferta ao Senhor, quando derramou azeite sobre a pedra e também fez um voto a Ele, veja: “Então Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo.” (Gn 28.20-22). Pronto, estava pactuada a aliança entre Deus e Jacó.

III. O SIGNIFICADO DA ESCADA DE JACÓ

1. Em Jacó Deus começa a revelar seus planos de graça e misericórdia. Assim tendo Jacó andado cerca de 100 km, na altura de Betel, a caminho da casa de seu tio Labão, irmão de sua mãe, dorme sobre uma pedra.

E ele tem um sonho da visão de uma escada, onde os anjos desciam e subiam, do céu a terra.

2. Esta visão é futurística e profética. A escada de Jacó, que fazia a ligação entre a terra e o céu era um símbolo de Jesus Cristo:

“E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”. (Jo 1.51).

3. Jesus é a escada que faz a ligação entre o céu e a terra. A escada de Jacó representava uma ponte que liga a terra ao céu.

3.1. Jesus é o único Caminho. Respondeu Jesus: João 14.6 “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”

3.2. Jesus é o único intermediador entre Deus e os homens. 1ª Tm 2.25 O apóstolo Paulo diz: “Porque há um só Deus, e um só mediador, entre Deus e os homens.”

3.3. Jesus é a porta. João 10.7, 9 “Então Jesus afirmou de novo: Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas. 9- Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.”

Ao afirmar ser a porta, Jesus estava querendo dizer que é a via de acesso e a Deus Pai e oportunidade de salvação. Repare que, nesse sentido, ele não diz ser uma porta, ou uma das portas. Sua afirmação é exclusivista: “Eu sou a porta; Eu sou o único acesso a Deus”.

3.4. Jesus é a Pedra. A pedra que Jacó usou tipifica Jesus.

A. Jesus é o fundamento da Igreja. Ef 2.20 “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a Pedra Angular”.

B. Jesus é a pedra vaticinada pelo profeta Isaias. Is 28.16 “Portanto assim diz o Senhor Deus: Vede, assentai em Sião uma pedra, uma já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não será confundido.”

C. Pedra que os construtores rejeitaram. Lucas 20.17 “Mas ele, olhando para eles, disse: Que é isto, pois, que está escrito? A pedra, que os edificadores reprovaram, essa foi feita cabeça da esquina.”

D. Jesus é pedra angular. Lucas, o médico amado, registrou um discurso do apóstolo Pedro em que é demonstrado que Jesus é a pedra angular:

“Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (At 4.11 -12).

E. Jesus Cristo é a nossa Rocha. Romanos 9.33 “Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma ROCHA de escândalo.”

4. Os anjos subiam e desciam. Hebreus 1.14 “Os anjos não são, todos eles, espíritos ministradores enviados para servir aqueles que hão de herdar a salvação?”

Seres angélicos apareceram na escada no sonho de Jacó, subindo e descendo entre o céu e a terra. Criaturas divinas criadas por Deus, anjos servem como mensageiros e agentes da vontade de Deus. Sua atividade simbolizava receber ordens de Deus no céu, ir à terra para realizá-las e depois retornar ao céu para relatar e receber novas ordens. Eles não agem por conta própria.

Por toda a Bíblia, os anjos transmitem instruções aos humanos e os ajudam a cumprir suas missões. Salmos 34.7 “O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra.”

Até mesmo Jesus foi ministrado por anjos, seguindo Sua tentação no deserto e sua agonia no Getsêmani. O sonho de Jacó era um raro vislumbre nos bastidores do mundo invisível e uma promessa do apoio de Deus.

Podemos orar aos anjos? A Bíblia bem clara que não deve orar aos anjos, pois são criaturas e não divindades. A oração é um ato de adoração. E, assim como os anjos rejeitam a nossa adoração (Ap 22.8-9), eles também rejeitariam as nossas orações. Oferecer o nosso culto ou oração para outra pessoa além de Deus é idolatria.

Existem também várias razões práticas e teológicas pelas quais orar aos anjos é errado. O próprio Cristo nunca orou a mais ninguém senão ao Pai. Quando questionado por Seus discípulos para lhes ensinar a orar, Ele os instruiu: “Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus...” (Mt 6.9; Lc 11.2).

Portanto a oração deve ser ao Pai e em nome de Jesus. Nos evangelhos o mestre Jesus nos ensina dizendo: “Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome... (Mc 16.17,18). Em outra ocasião em João 14.13, quando o próprio Cristo diz aos crentes que tudo o que pedirmos em Seu nome será realizado porque Ele pede diretamente ao Pai. E em João 16.23 o mestre Jesus continua dizendo: “Eu lhes asseguro que meu Pai lhes dará tudo o que pedirem em meu nome.

Jesus entendeu que a adoração pertence exclusivamente a Deus. Quando tentado pelo diabo, Jesus recusou a ceder, dizendo: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” (Mt 4.10).

Oferecer uma oração aos anjos é antibíblica, pois nenhum um anjo ou qualquer outro ser criado é jamais retratado como um intercessor junto ao Pai. Somente o Filho e o Espírito Santo (Rm 8.26), podem interceder diante do trono do Pai.

IV. GRANDE DIFERENÇA ENTRE A ESCADA DA VISÃO DE JACÓ E A TORRE DE BABEL

A visão da escada de Jacó nos ensina que a menos que Deus queira, o homem não pode ter acesso ao céu. Por contraste, aquela visão nos lembra outra história bíblica. Depois do dilúvio, os homens começaram a construir uma torre cujo objetivo era tocar o céu (Gn 11.1-9).

Mas há uma grande diferença entre a torre de Babel e a escada da visão de Jacó. A torre partia da terra para o céu, mas a escada que Jacó viu partia do céu para a terra. A expressão hebraica nesse texto significa literalmente que a escada estava “direcionada para a terra”. Seu alicerce era celestial, não terreno.

Nenhum empreendimento humano pode ligar a terra ao céu. A comunhão entre o céu e a terra é estabelecida somente por uma iniciativa divina. Curiosamente a palavra Babel vem de uma raiz que significa: “confusão de vozes ou de línguas”, “desordem”, “tumulto”, “algazarra”; Mas o contato divino que seus rebeldes construtores buscaram, acabou dando lugar ao juízo de Deus sobre eles. Muitos anos depois, por iniciativa de Deus, Jacó pôde contemplar a “porta dos céus”. Somente pela graça de Deus é que pode haver contato entre o céu e a terra.

CONCLUSÃO.

Os sonhos eram uma maneira pela qual Deus se comunicava com os personagens da Bíblia para revelar informações e dar orientação. Hoje Deus fala principalmente através de Sua Palavra escrita, a Bíblia.

Em vez de tentar interpretar as circunstâncias, podemos agir de acordo com os princípios claros das Escrituras para nos ajudar a tomar decisões. Obediência a Deus deve ser nossa prioridade.

A visão da escada em Gênesis é uma profecia a respeito do Senhor JESUS Cristo. Jacó viu no sonho Jesus que é a porta da salvação (Jo 10.9). Jesus é Deus Conosco, por isso, Paulo afirma em 2ª Co 5.19 “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo”. Quem vê Jesus, vê o Pai, porque o Criador veio a este mundo em carne.

A “escada” perfeita é Jesus Cristo, que foi Deus vindo à terra para salvar a humanidade. Jesus se refere a si mesmo como esta escada.

Nenhuma “religião” nos conduz ao Pai. O apóstolo Paulo deixa claro que somos feitos justos através da morte e ressurreição de Cristo e não através de nossos próprios esforços. Você está tentando subir ao céu em uma “escada” de suas próprias boas obras, tradições, dogmas e comportamento, ou está tomando a “escada” do plano de salvação de Deus, através de Seu Filho Jesus Cristo?

A escada que é Jesus Cristo, ainda está posto sobre a terra para levar-nos ao Pai. Outro caminho é atalho, somente “Jesus é o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (Jo 14.6).

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau -SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário