TEOLOGIA EM FOCO: O QUE É LIMBO

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

O QUE É LIMBO

 


Limbo e religião

Na religião católica, o limbo consiste em um lugar para onde iam as crianças que morriam sem terem sido batizadas. De acordo com uma antiga doutrina da Igreja católica estas crianças não iam para o céu porque não possuíam graça batismal, mas também não iam para o Inferno porque não tinham pecado pessoal.

O conceito de limbo só surgiu a partir do século XIII, sendo que antes disso, algumas figuras da Igreja Católica, como Santo Agostinho afirmavam que tais crianças iam para o inferno. Na Idade Média, a expressão limbus infantum se referia às crianças, enquanto a limbus patrum era referente aos santos que tinham nascido antes de Cristo.

O dogma da Igreja Católica diz que o batismo é necessário para a salvação, seja batismo de água, de sangue ou de desejo.

Portanto, o limbo foi abolido em 2007. Atualmente, a igreja católica tem uma posição semelhante a denominações evangélicas, que afirmam que as crianças que morrem antes de chegarem à idade da razão vão para o Céu.

Ao escrever à Igreja em Corinto, o apóstolo Paulo exortou os crentes a não irem além do que está escrito (1ª a Coríntios 4.6). Paulo fez essa admoestação para que os crentes tivessem paz uns com os outros.

Pois João disse: “Todo aquele que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus...” (2ª Jo 9-11). Guardando-nos limpo de participar de algum “Mal Eclesiástico” – coisas que não é de acordo com a Palavra de Deus (desordem religiosa).

A carta de 2 João tem como tema principal o combate aos falsos mestres que estavam contaminando a igreja de Cristo. João adverte aos leitores sobre esses enganadores que se usam do evangelho para propagar falsos ensinos.

Quando a nossa fé é guiada pela Palavra de Deus, então ela se assemelha à dos demais irmãos, gerando unidade. Quando a fé de alguém é fruto de sua “espiritualidade”, então ela pode divergir da Bíblia, criando divisões no corpo de Cristo.

Conservar-se nos limites das Sagradas Escrituras é atitude prudente, e resulta em segurança e estabilidade para a fé.

Em Maio de 2007, o programa de televisão “Fantástico” da Rede Globo, veiculou a notícia de que o Papa Bento XVI RECONHECEU O ERRO da Igreja ao ensinar, durante muitos anos, que a criança que morresse sem o batismo iria para o Limbo – o lugar de tormento purgatório das crianças.

Importante que a Igreja Romana recolheu mais um erro doutrinário. Contudo, o sofrimento gerado às mães que, ao longo dos anos, viram seus filhos morrerem sem batismo, crendo que iam para o Limbo, teria sido poupado se a igreja tivesse atentado para a instrução: “não ir ALÉM do que está escrito!”.

Ao longo dos anos a Igreja Romana vem criando dogmas e tradições sem base bíblica, levando as pessoas acreditarem mais na tradição criada pelos homens no que a Verdade do Evangelho.

Existem religiões que já pregaram racismos, outras que já mudaram suas doutrinas diversas vezes ao longo dos anos, tudo por querer ensinar o que não estava escrito na Bíblia que é a Palavra de Deus.

Alguns falam que a Bíblia é ultrapassada e acreditam em homens (fábulas ou modismo) e depois de anos esses homens voltam atrás do que ensinaram para os seus doutrinados.

Deus fala na Bíblia, o tempo passa, mas a minha palavra NUNCA PASSARÁ.

A Bíblia nunca estará ultrapassada.

Nunca deixem se iludir que você é ultrapassado por seguir ou tentar seguir as palavras da Bíblia, porque esse é o caminho da verdade e infelizmente as pessoas acreditam em homens que vão além do que está escrito na Bíblia com doutrinas falhas e contraditórias e ainda falam que foram reveladas por Deus.

Por isso, nesse tempo de efervescência da espiritualidade, é bom sempre conferir coisas espirituais com espirituais (1ª Co 2.13).

E isso, não apenas em relação aos outros, mas a nós mesmos; COMO DIZ A ESCRITURA: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia” (1ª Co 10.12).

Pr. Elias Ribas

Dr. Em Teologia

Assembleia de Deus

Blumenau -SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário