TEOLOGIA EM FOCO: OS FILHOS DE JACÓ E AS TRIBOS DE ISRAEL

sábado, 21 de agosto de 2021

OS FILHOS DE JACÓ E AS TRIBOS DE ISRAEL

 


I. OS FILHOS DE JACÓ E AS TRIBOS DE ISRAEL

Os nomes dos filhos de Jacó foram baseados primariamente nos sons das palavras ou frases e não no significado literal direto.

1. Os filhos de Jacó nasceram de quatro mulheres diferentes. Duas delas eram esposas oficiais do patriarca: Lia e Raquel. As outras duas eram servas de suas duas esposas. Conforme um costume que havia naquele tempo na Mesopotâmia, uma esposa podia oferecer a seu marido sua serva pessoal com o objetivo de gerar um filho que legalmente seria considerado seu.

Embora Lia fosse a esposa desprezada, foi ela quem deu a Jacó a maior parte de seus filhos. Os filhos de Jacó com Lia foram: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom e Diná, a única filha de Jacó (Gn 29.31-35; 30.17-20; 34.1).

2. Os filhos de Bila. Raquel era estéril, e durante muito tempo sofreu o drama de não poder ser mãe. Na ansiedade de poder dar filhos a seu marido, Raquel pediu que Jacó se deitasse com Bila, sua serva pessoal. Dessa forma, os filhos de Jacó nascidos através de Bila seriam considerados seus filhos legais. Foi assim que nasceram Dã e Neftali (Gn 30.1-8).

3. Os filhos de Zilpa. Nesse tempo Lia já tinha parado de gerar filhos de Jacó. Então vendo o que Raquel havia feito, ela também ofereceu a Jacó sua serva pessoa, Zilpa. Então os filhos de Jacó nascidos através de Zilpa foram Gade e Aser (Gn 30.9-13). Mas depois disso Lia novamente voltou a engravidar, e assim nasceram Issacar, Zebulom e Diná (Gn 30.17-21).

4. Os filhos de Raquel. Finalmente Raquel conseguiu engravidar. A Bíblia diz que Deus se lembrou de Raquel, ouviu sua oração e abriu sua madre. Então Raquel deu à luz a José, o mesmo que mais tarde se tornou governador do Egito (Gn 30.22-25).

Todos esses filhos de Jacó nasceram enquanto Jacó ainda estava morando em Padã-Harã, nas terras de Labão. Mas Jacó resolveu voltar à terra de seus pais em Canaã. Nesse tempo Raquel engravidou mais uma vez. Ela teve um parto difícil e acabou não sobrevivendo ao dar à luz a Benjamim (Gn 35.16-21).

Queremos lembrar os nomes dos 12 filhos de Jacó, porque deles descendeu toda a nação de Israel. De fato, as 12 tribos de Israel levam os nomes de 10 filhos de Jacó e de dois filhos de José. Isaque viveu ainda muito depois do nascimento desses meninos, e deve ter ficado feliz com tantos netos. Mas vejamos o que aconteceu com sua neta Diná.

Sobre as outras filhas de Jacó, nada sabemos; nem mesmo seus nomes (cf. Gn 37.35; 46.7). Isso é natural, pois a narrativa bíblica prioriza o registro daquelas pessoas que tiveram alguma relevância para a história que estava sendo contada.

II. OS NOMES DOS FILHOS DE JACÓ E O SIGNIFICADO DOS NOMES

A rivalidade das esposas de Jacó fica evidente na ocasião do nascimento de cada um dos filhos do patriarca. O nome que cada um deles recebeu teve a ver com o drama e a disputa entre as duas mulheres. Vejamos:

1. Rúben, filho de Lia. “O Senhor atendeu à minha aflição. Por isso, agora me amará meu marido” (Gn 29.32). O verbo olhar é creditado para o testemunho de Léia. A esperança de seu marido ter o verdadeiro amor por ela não foi concretizada.

2. Simeão, filho de Lia. “Soube o Senhor que era preterida e me deu mais este” (Gn 29.33).

3. Levi filho, de Lia. “Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos” (Gn 29.34).

4. Judá, filho de Lia. “Esta vez louvarei o Senhor” (Gn 29.35).

4.5. Dã, filho de Bila, serva de Raquel. “Deus me julgou, e também me ouviu a voz, e me deu um filho” (Gn 30.6).

5. Naftali, filho e Bila, serva de Raquel. “Com grandes lutas tenho competido com minha irmã e logrei prevalecer” (Gn 30.8).

6. Gade, filho de Zilpa, serva de Lia. “Afortunada!” (Gn 30.11).

7. Aser, filho de Zilpa, serva de Lia. “É a minha felicidade! Porque as filhas me terão por venturosa” (Gn 30.13).

8. Issacar, filho de Lia. “Deus me recompensou, porque dei a minha serva a meu marido” (Gn 30.18).

9. Zebulom, filho de Lia. “Deus me concedeu excelente dote; desta vez permanecerá comigo meu marido, porque lhe dei seis filhos” (Gn 30.20).

10. José, filho de Raquel. “Deus me tirou o meu vexame… Dê-me o Senhor ainda outro filho” (Gn 30.23,24).

11. Benjamim. O nome Benjamim deriva do hebraico Benyamin, junção das palavras ben que significa “filho”, e yamin, que significa “filho da felicidade”, “filho da mão direita”, “o bem-amado”.

III. OS FILHOS DE JACÓ E AS TRIBOS DE ISRAEL

É muito importante saber sobre os filhos de Jacó para uma melhor compreensão da história bíblica. Os filhos de Jacó deram origem às tribos que formaram a nação de Israel. Dez, dos doze filhos de Jacó, deram nomes a tribos: Rúben, Simeão, Judá, Dã, Neftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom e Benjamim.

Levi e José tiveram um tratamento diferente. A tribo de Levi não participou da divisão territorial da Terra Prometida; mas foi separada para o serviço do Senhor. Por isso que todos os sacerdotes e levitas pertenciam a essa tribo que não foi contada entre as doze.

O capítulo 30 do livro de Gênesis descreve José foi o décimo primeiro filho de Jacó, e o primeiro com sua esposa que mais amava, Raquel.

O nome “José” vem do hebraico Yosep e significa “que Ele (Deus) acrescente (filhos)”, ou “possa Ele acrescentar”. Tal significado fica esclarecido em Gênesis 30.24. Popularmente, José, filho de Jacó, ficou conhecido como “José do Egito”. É claro que essa designação se dá por conta do modo com que Deus o exaltou entre os egípcios.

Quanto a José, ele acabou recebendo uma porção dobrada da bênção patriarcal e seus dois filhos tornaram-se líderes tribais. Assim, Manassés e Efraim, filhos de José e netos de Jacó, completaram as doze tribos de Israel.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC


Nenhum comentário:

Postar um comentário