TEOLOGIA EM FOCO: QUEM FOI O HOMEM QUE SUBTITUIU MOISÉS?

sexta-feira, 18 de junho de 2021

QUEM FOI O HOMEM QUE SUBTITUIU MOISÉS?

 


INTRODUÇÃO. O Eterno sempre usou o homem para anunciar a salvação, para conduzir o Seu povo ao Seu propósito e Ele escolhe os homens para este trabalho. Homens que tenham passado pela Sua escola e que sejam aptos e aprovados para conduzir o Seu povo.

Este homem foi Josué. Ele tinha:

Experiência, santidade, coragem e sabedoria.

Josué foi o homem escolhido para substituir Moisés e conduzir o povo.

Josué serviu Moisés 40 anos no deserto.

I. QUEM ERA JOSUÉ

1. O significado do nome de Josué. O nome Josué, no hebraico, Yehōshuāh (Nm 13.16), é composto pela abreviação do nome divino (YAHWEH) e pelo vocábulo “salvação”. Literalmente significa “Salvação de YAHWEH”, ou “YAHWEH é Salvador”. O nome “Josué”, no Antigo Testamento, corresponde a “Iēsous”, “Jesus”, em o Novo Testamento (At 7.45). Daí a razão pela qual Clyde Francisco, afirma que "assim como o primeiro Jesus conquistou a terra da mão do inimigo, o segundo Jesus conquistou vitoriosamente o céu, pela vitória sobre o pecado”.

Josué era chamado originalmente de Oséias (Nm 13.8; Dt 32.44), entretanto, seu nome fora mudado por Moisés em Cades (Nm 13.16). Oséias significa “salvação”, todavia, seguindo a prática hebreia e semítica de mudar o nome a fim de ratificar a mudança de posição ou destino, Moisés, influenciado pelo Espírito de Deus, muda o nome do primogênito da tribo de Efraim para Yehōshuāh. Com a mudança do nome, altera-se também a função e a responsabilidade do indivíduo diante do Senhor e do povo israelita.

1. Servo de Moisés. Êx 24.1 “Levantou-se Moisés com Josué, seu servidor, e, subindo Moisés ao monte de Deus”.

Josué era seu ministro ou servo, e seria uma satisfação para ele tê-lo como companheiro durante os seis dias em que permaneceu no monte antes que Deus o chamasse. Josué deveria ser seu sucessor e, portanto, foi honrado diante do povo e, portanto, foi preparado sendo treinado em comunhão com Deus.

2. Não tinha experiência. Êx 32.16-19 “As tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas. Ouvindo Josué a voz do povo que gritava, disse a Moisés: Há alarido de guerra no arraial, respondeu-lhe Moisés: Não é alarido dos vencedores nem alarido dos vencidos, mas alarido dos que cantam é o que ouço. Logo que se aproximou do arraial, viu ele o bezerro e a danças; então, ascendendo-se a ira, arrojou das mãos as tábuas e quebrou-as ao pé do monte”.

Após 40 dias no monte, Moisés e Josué descem do monte, Moisés traz consigo as tabuas escrita com os 10 mandamento escrita pelo próprio Deus. Ao descer ouvem a voz do povo que gritava. Porem Josué disse a Moisés: Há alarido de guerra no arraial...”

Moisés respondeu: “Não é alarido dos vencedores nem alarido dos vencidos, mas alarido dos que cantam é o que ouço...”

“Logo que se aproximou do arraial, viu ele o bezerro e a danças; então, ascendendo-se a ira, arrojou das mãos as tábuas e quebrou-as ao pé do monte”.

Josué era ainda novo para discernir o que estava acontecendo, e entendeu que era alarido de guerra, mas Moisés já tinha grandes experiências com Deus, portanto discerniu que o alarido não era de vencedores e nem de vencidos, ou seja, algo estranho estava acontecendo no meio do arraial, e ao aproximar viu a loucura que o povo estava cometendo, em adorar um bezerro de ouro (deus do Egito). Assim podemos ver que Josué precisou caminhar 40 anos ao lado de Seu líder para aprender com seu mestre.

II. A CHAMADA DE JOUÉ

Dt 31.27 “Ordenou o Senhor a Josué, filho de Num, e disse: Sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que sob juramento, lhes prometi; e eu serei contigo”.

Josué foi um grande companheiro de Moisés, durante a travessia do deserto.

O que nos revela a história deste companheiro inseparável de Moisés, é o Resultado que ela trará para sua vida. O Chamado de Josué é apenas uma prévia do resultado das escolhas que deus costuma fazer.

1. Deus manda Moisés Fazer à apresentação legal de Josué ao povo... (Dt 31.7).

2. Depois da apresentação solene, Josué será conduzido à tenda da Revelação (v. 14). Ver-se nisso todo um preparo advindo de Deus para a vida do futuro substituto de Moisés.

III. TINHA A COMPANHIADA DO PRÍNCIPE DOS EXÉRCITOS

Js 5.13-15 “Estando Josué ao pé de Jericó, levantou os olhos e olhou; eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada nua; chegou-se Josué a ele e disse-lhe: És tu dos nossos ou dos nossos adversários? Respondeu ele: Não; sou príncipe do exército do Senhor e acabo de chegar. Então Josué se prostrou com o rosto em terra, e o adorou, e disse-lhe: Que diz senhor ao seu servo. Respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça as sandálias dos pés, porque o lugar em que está é santo. E fez Josué assim”.

“Josué, viu um homem que estava diante dele, o qual tinha uma espada nua em sua mão”. É evidente pela tensão do contexto que isso não era uma mera visão, mas uma aparência real; que surpreendeu, mas não assustou, o corajoso líder.

O homem que Josué viu e que se identificou como “Príncipe do exército do Senhor”, era o próprio Deus mesmo (Js 6.2), na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Seria uma teofania (cf. Êx 14.19).

“....prostrando-se sobre seu rosto em terra o adorou...”. A adoração por Josué dessa forma absoluta de prostração demonstra os sentimentos de profunda reverência com que a linguagem e o porte majestoso do estranho o inspiraram. O caráter real dessa personagem foi revelado ao aceitar a homenagem de adoração (cf. At 10.25-26; Ap 19.10).

“Tira teus calçados”. Vemos com tudo isso que o que santifica as coisas deste mundo, são os nossos pés. Não os pés carnais, mas o nosso caminhar como filhos de Deus sobre a terra, pois a presença de Deus está em nós, somos templo do Espírito Santo e assim por onde andamos temos que expressar o amor de Deus, levar o reino de Deus e acima de tudo buscarmos a santificação, termos reverência à presença do Senhor em nossa vida.

IV. CORAJE

Dt 31.23 “E ordenou a Josué, filho de Num e disse: Esforça-te e anima-te, porque tu meterás os filhos de Israel na terra que lhes jurei: e eu serei contigo.

Js 1.6-9 “Esforça-te e tenha bom animo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão somente esforça-te e tem mui bom animo... Não te mandei eu? Esforça e tem bom animo; não pasme, nem te espantes, porque o Senhor, é contigo, por onde quer que andares”.

Seja forte e corajoso foi a declaração de encorajamento que Josué escutou do próprio Deus. Ao dizer que Josué devia ser forte e corajoso, Deus estava animando e fortalecendo o líder hebreu que havia recebido a responsabilidade de conduzir o povo de Israel na conquista da Terra Prometida.

Esse encorajamento é tão importante e emblemático que Deus o repete três vezes seguidas a Josué (Josué 1:6-9). De fato, essas palavras certamente foram muito significativas a Josué. Deus lhe falou que ele deveria ser forte e corajoso num momento decisivo de sua vida.

V. SABEDORIA

Dt 34.9 “E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim, os filhos de Israel lhe deram ouvido e fizeram como o Senhor ordenará a Moisés.”

Moisés impôs sobre ele as mãos. A imposição de mãos simbolizava a transferência de poderes ou qualidade de um indivíduo para outro (cf. Lv 16.21; Gn 48.14; At 6:6; 9.17; 1ª Tm 4.14). [Comentário Bíblia Shedd].

Quando Moisés lhe impôs as mãos, este líder relativamente jovem ficou cheio do espírito de sabedoria. Esse “espírito de sabedoria” incluía habilidade da administração civil e liderança militar. Já havia ter provado ter fé forte, coragem e dedicação ao dever. CBASD, vol. 1, p. 1185.

10-12 Não se levantou profeta igual a Moisés até Cristo, que é o Grande Profeta predito por Moisés, cf 18.15-18 [Comentário Bíblia Shedd].

Provérbios 1.7 “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.”

Para isso, ele diz que o primeiro e mais importante passo é: temer ao Senhor. Do temor a Deus flui toda a sabedoria ministrada pelo Espírito Santo.

De acordo com o sábio, os tolos o rejeitam, mas o prudente não. Você e eu podemos observar pessoas extremamente inteligentes e excepcionais no que fazem, mas ao rejeitar o conhecimento de Deus, elas mostram quem realmente são: tolas!

3.1. Sem sabedoria do Espírito o homem não consegue fazer a obra de Deus.

Quem não tem peça a Deus Tg 1.5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe á concedida”.

CONCLUSÃO. Moisés quando estava pastoreado o rebanho do seu sogro teve um encontro com El Schaday o Deus todo poderoso. Quando a salsa queimava Deus mandou que Moisés tirasse a sandálias de seus pés pois o lugar que estava pisando era santo.

Quando Josué teve o encontro com o príncipe dos exércitos, da mesma forma Ele mandou que Josué tirasse as sandálias.

As sandálias representam aquilo que impede a comunhão com Deus. É um obstáculo para o crente ter uma viva comunhão com o Senhor.

Eu te convido a tirar as sandálias de teus pés e fazer um propósito com Deus para que Ele possa te usar, te abençoar. Ele quer te usar poderosamente na Sua obra tira o obstáculo.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário