TEOLOGIA EM FOCO: A DESCULPA DE UM VOCACIONADO

segunda-feira, 7 de junho de 2021

A DESCULPA DE UM VOCACIONADO

 


Êxodo 3.10-18 “Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. 11- Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? 12- E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. 13- Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14- E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. 15- E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.16- Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito. 17- Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel. 18- E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus.”

Êxodo 4.1, 10-16 “Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. 11- Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. 12- E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? 13- Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. 12- Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar. 14- Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. 15- E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. 16- E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.”

INTRODUÇÃO

Quando Deus se compadece dos aflitos, e promete sua intervenção, é o próprio homem que recebe uma comissão sobrenatural para ser o instrumento nas mãos de Deus.


I. Quem sou eu (3.11).

Moisés levantando a primeira desculpa de uma série de objeções. O ser humano sempre deve reconhecer sua impossibilidade de fazer a obra de Deus. Moises é escolhido para ser um instrumento nas mãos do Eterno, portanto ele deve agir na vontade e confiar no Seu poder.

1. Moisés se sentia inferior. Ele pensou que Deus havia escolhido errada.

2. Não sou ninguém importante.

2.1. Não possuo qualidades.

2.2. Não tenho muitos dons.

2.3. Ninguém me conhece.

2.4. Não sirvo para nada.

3. Você é alguém criado por Deus.

3.1. Deus planejou cada detalhe seu.

3.2. Deus não se enganou ao criá-lo.

3.3. Aos olhos e para os propósitos de Deus és perfeito.

4. Alguém amado por Deus.

4.1. Deus lhe ama tanto que deu seu Filho por ti.

4.2. Cada detalhe de sua vida conta com Seu cuidado.

4.3. Quando você diz que não é ninguém fere o coração do Pai que te considera especial.

5. Alguém escolhido por Deus.

5.1. Não é que não houvesse ninguém é que ele escolheu você.

5.2. Não é seu irmão, seu amigo, é você Davi tinha seis irmãos e era o menor deles, mas foi exatamente quem Deus escolheu.

5.3. Não é que não houvesse outros, até melhores, ele escolheu você.

6. A resposta de Deus. “Eu serei contigo” (v. 12).


II. Quem me enviou (v. 13)

“Então disse Moisés a Deus: eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: o Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: qual é o seu nome? que lhes direi? e disse Deus a Moisés: [אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה; ehyeh asher ehyeh] eu sou o que sou. disse mais: assim dirás aos filhos de Israel: eu sou me enviou a vós.” (Êxodo 3.13-14).

Em resposta, DEUS se revela à Moisés com o nome de: אֶֽהְיֶ֖ה אֲשֶׁ֣ר אֶֽהְיֶ֑ה (Eh’yeh asher eh’yeh), literalmente “EU serei o que serei”.

As edições mais atuais da Bíblia não trazem mais o Êxodo 3.14 “Ehyeh Asher Ehyeh”, com a tradução estática “Eu Sou o Que Sou”, mas passam a registrar esta frase como ela está no seu original hebraico, “Eu Serei o que Serei”, implicando que o nosso relacionamento e as nossas definições de quem é Deus, estão abertos para constante mudança.

Na verdade, não se trata de um nome próprio, mas se trata do verbo ‘ser’ ou ‘estar’ em hebraico, לִהְיוֹת (Lih’yot) nos três tempos verbais: Futuro, presente e passado, ao mesmo tempo, dá o nome transliterado YAHWEH que indica a natureza e imutável de Deus.

Disse Deus ainda a Moisés: assim dirás aos filhos de Israel: o Senhor, o Deus de vossos pais...” (v. 15).

“Quando os nomes do SENHOR ou DEUS se escreve em letra maiúscula, é uma transliteração da palavra hebraica YAHWEH que vem do verbo “ser” e mostra que Deus é Eterno e imutável.” [Comentário Dr. SHEDD].

1. Moisés sentiu falta de intimidade.

2. Não conhecia Deus o suficiente para descrevê-lo.

3. Quem me enviou.

3.1. Não foram seus pais.

3.2. Não foi sua igreja.

3.3. Não foi sua denominação.

3.4. Não foi uma agência missionária.

4. Foi Deus.

4.1. Não importa o que os outros digam ou pensem.

4.2. Não importa se os outros reconhecem ou não.

4.3. Se Deus envia devemos ir.

4.4. Precisamos fazer a vontade de Deus.

4.5. É a Ele quem prestaremos contas.

4.6. Deus é maior que seu pai, sua mãe, a obra missionária é maior que seu pastor, sua denominação.

5. A resposta de Deus. Sou o que que Sou. Eu Sou tudo o que você precisa.


III. Não crerão em mim (4.1).

Tão arraigado no coração humano é a incredulidade, que até no momento de receber uma visão de Deus, surgem as dúvidas.

1. Moisés preocupou-se com a reação que o povo teria para com ele.

2. A resposta de Deus. Mostre os Meus sinais que eles ouvirão.

3. A missão é anunciar o evangelho.

3.1. Convencer é tarefa do Espírito Santo.

3.2. Crer ou não crer é responsabilidade pessoal de quem ouve.

4. Sinais e prodígios acompanharão o missionário

Marcos 16.20 “E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém”.

4.1. Curas milagrosas.

4.2. Expulsão de demônios.

4.3. Poder para interferir sobre as forças da natureza.

4.4. Muitas maravilhas são operadas.


IV. Não sei falar - NÃO SOU UM BOM ORADOR (4.10).

Moises quis culpar a Deus por sua falta de dons, em vez de aceitar sua vocação e avançar com uma atitude vitoriosa. Cada cristão vocacionado deve confiar que Deus lhe dará tudo o que é necessário (Rm 8.32).

1. Moisés lamentou suas fragilidades.

2. A resposta de Deus: Que fez tua boca?

3. Quando Deus chama, ele capacita.

3.1. Dá palavras certas.

3.2. Concede unção.

3.3. Concede oportunidades.

4. O que fazer.

4.1. Ler a Bíblia, estudar, meditar – encha-se da Palavra.

4.2. Busque ao Senhor.

  • Ore
  • Jejue.
  • Consagre-se.

4.3. Faça, se possível, um curso teológico – vá para o seminário.

4.4. Abra sua boca e fale.


V. Não tenho idade

Toda a condição humana está dentro do alcance dos planos de Deus, não se tratando de circunstância inesperada, ou seja, sem previsão nem planejamento. Moisés tem de aprender que o EL SHADAY acompanha sua missão.

1. Moisés julgou-se incapaz.

2. Sou muito jovem.

2.1. O amanhã não nos pertence.

2.2. Nunca se é jovem demais para fazer a obra de Deus.

3. Sou muito velho.

3.1. Nunca é tarde demais para se fazer a obra de Deus – Moisés tinha 80 anos

3.2. Deus não está preocupado com sua idade – ele pode renová-lo.

3.3. Muitos aposentados podem ser muito úteis a serviço do reino.

4. Moisés deixou Deus irado. Ok Moisés vou deixar que Arão vá com você. Mesmo assim, VOCÊ irá conduzi-lo.

A recusa ao final lembra a reação de Jonas que também provocou a ira de Deus. Contudo, ao invés de punição, outro sinal da graça divina é dado. Aarão já está a caminho para encontrar Moisés para apoiá-lo e encorajá-lo. A descrição da ira divina não tem nada em comum com a ira irracional humana, mas destaca a graça divina (como é visível na sobrevivência miraculosa de Jonas na barriga do peixe.

Conclusão. Depois de todas as desculpas, Moisés finalmente fez o que Deus pediu. E o livramento aconteceu.

Deus não aceita desculpas. Você tem como opções obedecer ou desobedecer. Desculpas não convencem a Deus. Não importa o que os outros façam ou pensem, quais seus talentos ou dons ou mesmo sua idade. Deus lhe chama e quer usá-lo. Aceite o chamado. Diga sim incondicional e irrestritamente.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

Um comentário: