TEOLOGIA EM FOCO: A FÉ PARA SALVAÇÃO

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A FÉ PARA SALVAÇÃO



“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).

No versículo deste tema, Jesus faz uma referência sobre Sua Igreja, quando diz: “Minha Igreja”. No mundo existem centenas de igrejas, mas, qual é a Igreja verdadeira entre todas que existem no mundo? Existe uma interrogação, mas vamos mostrar através deste estudo à síntese da verdadeira igreja. 

I. É A IGREJA BÍBLICA

1. Edificada pela Palavra de Deus.
2. É fiel e guarda a Palavra do Senhor.
3. É expositora unicamente da mensagem bíblica.

Em Jo 5.39 Jesus diz: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas mesmas que testificam de mim”.

A igreja verdadeira é aquela que prega seus ensinos e doutrinas dentro da Palavra de Deus e desvio.

II. É A IGREJA COMPRADA COM SANGUE
No evangelho de Mt 26.28 Jesus diz: “Isto é meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados”. Em 1ª Pe 1.18-19 diz: “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro que foste resgatado da vossa vã maneira de viver, a qual por tradição recebeste dos vossos pais. Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha”. Ap 7.14 “São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro”. Ap 12.11 “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida”.

A.    O sangue de Jesus foi o mais alto preço pago por alguém.
B.     Ela é santa porque foi purificada com sangue de Cristo. Em 1ª Jo 1.7 diz: “Mas se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”.
C.     A verdadeira Igreja foi resgatada para ser de Cristo.
III. É A IGREJA QUE LOUVA A CRISTO
Louvor é o mesmo que elogiar; dirigir louvores; gabar; exaltar; enaltecer; bendizer; glorificar.

A.     Todos devem louvar: Sl 67.3 “Louvem-te ó Deus, os povos; louvem-te os povos todos”.
B.     Com Cânticos: Sl 9.11 “Cantai louvores ao Senhor, que habita em Sião; anunciai entre os povos os seus efeitos”. Sl 147.1 “Louvai ao Senhor, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus; isto é agradável; decoroso é o louvor”. Sl 22.25-26 “De Ti vem o tema do meu louvor na grande congregação; pagarei os meus votos perante os que o temem. 26 Os pobres comerão e se fartarão; louvarão ao Senhor os que o buscam. Viva para sempre o vosso coração”.
C.     Com instrumentos musicais: Sl 33.2 “Louvai ao senhor com a harpa; cantai a ele com saltério de dez cordas”. Sl 150.3-6 “Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com saltério e a harpa. 4 Louvai-o com adufes e a flauta, louvai-o com instrumentos de cordas e órgãos 5 Louvai-o com címbalos sonoros altissonantes. 6 Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor”.
D.     Sempre: Hb 13.15 “Portanto, oferecemos sempre por meio dele a Deus sacrifícios de louvor que é o fruto de lábios que confessam o seu nome”. 
E.     Arma poderosa: 2ª Cr 20.22 “Quando começaram a cantar e dar louvores ao Senhor, o Senhor pôs emboscadas contra os homens de Amon, de Moabe, e do monte Seir, que tinham vindo contra Judá, e foram desbaratados”.
F.      O louvor é parte fundamental da Igreja viva.
G.     O louvor expressa gratidão e alegria ao Senhor e criador de tudo e de todos.
H.     Adora só a Deus em Espírito e em verdade.
IV. É A IGREJA CRISTOCÊNTRICA
A.      Cristo é a cabeça e chefe único da igreja: Ef 1.22 Paulo diz: “E sujeitou todas coisas debaixo dos seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da Igreja”.
B.       Cristo é quem faz as obras na Igreja: Mc 16.16 Jesus diz: “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; 17 Pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem às mãos sobre os enfermos, eles ficarão curados”.

No evangelho de Mt 28.19 Jesus diz: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra”. A autoridade está no precioso nome de Jesus. Existem igrejas que a autoridade está no nome de Pedro, de Paulo, de Maria, de João, e outros. Mas a igreja verdadeira é cristocêntrica.

C.       Cristo é seu único caminho: Em Jo 14.6 Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”.
D.      Cristo é a única porta: Em Jo 10:9 Jesus diz: “Eu Sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo”.
E.       Cristo é o único mediador: Na carta a 1ª Tm 2.5 Paulo diz: “Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”.
F.        Cristo é o único advogado: 1ª Jo 2.1 diz: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia alguém pecar, temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, justo”.
 V. A VERDADEIRA IGREJA AGUARDA A VOLTA DE JESUS CRISTO
Cristo está edificando a Igreja e voltará para busca-la. Em Jo 14.2-3 Jesus diz: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”.
1.      A igreja verdadeira espera Cristo evangelizando o mundo.
2.      Espera a Cristo aperfeiçoando os irmãos.
3.      Espera a Cristo sendo o sal e a luz da terra. 
4.      Espera a Cristo convicta que Ele virá.

Conclusão: Não estou falando de uma placa de igreja, estou falando da verdadeira igreja que vai morar no céu com Deus.
Se você amigo leitor quiser fazer parte desta Igreja, eu te convido a receber a Cristo como único meio de salvação e cumprir a Sua Palavra.

Um comentário:

  1. A religião verdadeira sem mácula, para com Deus Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se da corrupção do mundo Tiago 1-27.

    ResponderExcluir