LEITURA
BÍBLICA
Efésios
1.3,4, 9-14
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com
todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, 4 - Como também
nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e
irrepreensíveis diante dele em amor, 9 - Descobrindo-nos o mistério da sua
vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, 10 - de tornar a
congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos,
tanto as que estão nos céus como as que estão na terra. 11 - Nele, digo, em
quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o
propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, 12
- Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos
em Cristo; 13 - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da
verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes
selados com o Espírito Santo da promessa; 14 - 0 qual é o penhor da nossa
herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.”
INTRODUÇÃO
Nesta lição, veremos a definição da
palavra “bênção”; pontuaremos as bênçãos de Deus ministradas por meio da
santíssima Trindade destacando cada uma das pessoas; mostraremos que Deus
planejou de antemão conceder bênçãos espirituais aos seus servos e que essas
bênçãos revelam a grandeza, a excelência e a perfeição do projeto divino.
I. A
NOVA POSIÇÃO EM CRISTO
No passado estávamos perdidos e condenados
à morte eterna, mas por sua infinita graça, Deus nos outorgou em Cristo o
privilégio da salvação.
1. A
verdadeira adoração. Após
expor os versículos de abertura da Epístola (1.1-2), o apóstolo Paulo apresenta
uma sequência de texto que se caracteriza pela verdadeira adoração e bondade
ativa de Deus (1.3-14). Ele começa pela frase “Bendito o Deus e Pai de nosso
Senhor Jesus Cristo” (v. 3), onde “bendito” significa “digno de louvor”. O
apóstolo dá sequência até o versículo 14 por meio de um maravilhoso tributo ao
Eterno e suas muitas bênçãos concedidas aos homens. Nesse trecho bíblico
trata-se de um hino teológico de gratidão, caracterizado pela repetição do
seguinte refrão: “Para louvor e glória da sua graça” (v. 6) ou “para louvor da
sua glória” (vv. 12,14). Aquele ao qual devemos adorar está identificado na
expressão “Deus e Pai de Jesus Cristo”, uma clara referência à Santíssima
Trindade com ênfase na natureza divina de Jesus, seu Filho.
2.
As bênçãos espirituais. Obviamente que as bênçãos espirituais não são materiais,
mas provenientes dos “lugares celestiais”, isto é, do reino espiritual. Essas
bênçãos são mencionadas na longa passagem de Efésios (1.3-14), tais como: Deus
nos elegeu para sermos santos (1.4); predestinou-nos para sermos filhos (1.5);
nos fez agradáveis para si (1.6); remiu-nos por meio do sangue de Cristo (1.7);
acolheu-nos por sua vontade redentora (1.8-12); revelou-nos a Palavra da
verdade (1.13a); selou-nos com o Espírito Santo da promessa (1.13b); ainda
garantiu a validade da promessa (1.14). Tais bênçãos provêm de Deus, que
planejou a redenção; do Filho, que a realizou; e do Espirito Santo, que a
garante. Essas bênçãos nos conduzem a exclamar como Paulo: “Bendito Seja Deus!”
3. A
nova condição.
A expressão “em Cristo” significa que somos abençoados com toda bênção
espiritual, a partir de Sua pessoa e obra realizada no calvário (Jo 1.3; Hb
5.9; 9.12); relaciona-se ainda com a nossa experiência de conversão a Ele (2ª
Co 5.17). Essa nova vida é conferida somente para quem está “em Cristo”, isto
é, o oposto da antiga vida “em Adão” escravizada pelo pecado (Rm 5.11-15).
Desse modo, não andamos mais em trevas, mas como filhos da luz (Rm 5.8).
Portanto, nossa nova posição é caracterizada pela salvação “em Cristo” e, por
isso, desfrutamos de todos os benefícios advindos dessa redenção.
II.
DEFINIÇÃO DA PALAVRA BÊNÇÃO
A
Doxologia. “[Do
gr. doxa, glória + logia, palavra] Manifestação de louvor e
enaltecimento a Deus através de expressões de exaltamentos (Deus seja louvado!
Aleluia!) e hinos. A doxologia não pode vir desassociada da verdadeira
adoração. Ela exige adoração” (Dicionário de Teologia, CPAD, p. 152).
A palavra “benção” segundo o dicionarista
Houaiss significa: “graça concedida por Deus” (2001, p. 432). Teologicamente
benção significa: “todo e qualquer bem dispensado por Deus ao homem” (ANDRADE,
2006, p. 81 – acréscimo nosso). A palavra grega é “eulogia” que significa: “benefício, graça divina”. No capítulo 1 de
Efésios Paulo destacou a fonte das bênçãos: “Deus pai”; a natureza das bênçãos:
“bênçãos espirituais”; e, por fim, a esfera das bênçãos: “nos lugares
celestiais”. Matthew Henry (2008, p. 578) alerta que: “deveríamos aprender a
reconhecer as coisas espirituais e celestiais como as coisas principais, as
bênçãos espirituais e celestiais como as melhores bênçãos”.
III.
AS BÊNÇÃOS DE DEUS MINISTRADAS POR MEIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE
O crente é apresentado como o recipiente
de toda sorte de bênção espiritual (Ef 1.3). O Pai decidiu redimir as pessoas
para si próprio (Ef 1.3-6); o Filho, pelo preço de sua morte sacrificial,
também é o Redentor, e aqu’Ele através do qual a Igreja é a escolhida (Ef
1.7-12), e o Espírito Santo aplica a presença viva e a obra de Cristo à Igreja
e à experiência humana (Ef 1.13-14) (ARRINGTON, 2003, p. 1197). Todas as três
Pessoas da Santíssima Trindade participam desta provisão de bênçãos
espirituais.
1. O
Pai, a fonte das bênçãos. Paulo iniciou a epístola aos Efésios reconhecendo e
louvando o Pai como a fonte de todas as bênçãos:
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor
Jesus Cristo, o qual nos abençoou...” (Ef 1.3). Bendito é, em grego, “eulogetos”, que é palavra composta de
“eu”, que significa “bem”, e “logetos”,
que significa “falar”. Literalmente, o grego transmite a ideia de “falar bem”
ou “elogiar” (BEACON, 2006, p. 119).
O apóstolo bendiz ao Pai porque Ele nos
bendisse: “o qual nos abençoou” (Ef 1.3-b); e, isto Ele fez “para louvor e
glória da sua graça” (Ef 1.6). Tiago nos diz que: “toda a boa dádiva e todo o
dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem
sombra de variação” (Tg 1.17).
2. O
Filho Jesus, o agente e a condição das bênçãos. As bênçãos
decorrentes da salvação, são condicionais, ou seja, elas são pertencentes
aqueles que estão em Cristo: “Bendito o Deus e Pai [...] o qual nos abençoou
com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Ef 1.3).
A palavra expressão “em Cristo” aparece
aproximadamente 30 vezes na epístola inteira, e as expressões relacionadas - “Nele”,
“em quem” e “no qual” - ocorrem 11 vezes (Ef 1.1,3,4,5,6,7,9,10,12 e 13). Esses
dois vocábulos “em Cristo” aparecem 164 vezes nas epístolas paulinas. Isso
significa que é exclusivamente em conexão com Cristo que somos abençoados com
todas as bênçãos espirituais. Em termos gerais, revela que nenhuma dessas
maravilhosas dádivas seria possível sem Cristo (BAPTISTA, 2020, p. 25).
3. O
Espírito, o aplicador das bênçãos. O Pai a planejou a salvação, o Filho a
providenciou e o Espírito Santo a aplicou. É a terceira pessoa da Trindade quem
nos leva a nos apropriarmos dessas bênçãos, sendo o selo, a garantia de que
somos sua propriedade (Ef 1.13); e, o penhor da nossa herança (Ef 1.14).
IV.
AS BÊNÇÃOS QUE OBTIVEMOS DO PAI
1.
Ele nos elegeu (Ef 1.3,4). A primeira coisa que Paulo destacou como bênção, é que
o Pai nos elegeu (Ef 1.3). A expressão grega que aparece é “eklegomai” que significa: “selecionar,
escolher, escolher para si mesmo”. É bom dizer que essa escolha foi baseada na
presciência divina, atributo que lhe dá condições de antever as coisas antes
que aconteçam. Deus viu aqueles que, mediante a pregação evangélica, receberiam
a Cristo como Salvador e a estes Ele elegeu: “Eleitos segundo a presciência de
Deus...” (1ª Pd 1.2). Confira ainda: (Rm 8.29). Certo teólogo disse: “a eleição
ou escolha de Deus não é arbitrária, de forma que alguns sejam destinados à
salvação e outros à perdição, sem levar em conta a disposição de cada
indivíduo. O âmbito da salvação é a todos os homens, como a Bíblia copiosamente
declara (Jo 3.16; Rm 10.13). Os eleitos são constituídos, não por decreto
absoluto, mas por aceitação das condições do chamado de Deus, as quais são
arrependimento (Mt 4.17; 9.13; Lc 24.47; At 2.38; 3.19; 8.22) e da fé (Mc
16.16; Rm 10.9; Ef 2.8)” (BEACON, 2006, p. 121).
É bom destacar também que o apóstolo deixou
claro que esta eleição foi:
(a) Coletiva, não individual. “nos
elegeu”.
(b) Condicional: “nos elegeu nele” (em
Cristo).
(c) Proposital. “para que fôssemos santos
e irrepreensíveis diante dele em caridade” (Ef 1.4-b).
2.
Ele nos adotou (Ef 1.5). Em Efésios 1.4,5 está escrito que fomos predestinados
por Deus para adoção de filhos “e nos predestinou para filhos de adoção por
Jesus Cristo […]”. A palavra grega traduzida para “adoção” é “huiothesia” é uma palavra composta
formada de “huios” que significa:
“filho”, e “thesis” que por sua vez é
“posição ou colocar” (Rm 8.15,23; 9.4, Gl 4.5; Ef 1.5). Portanto, seu sentido
primário é: “colocar como filho”, “dar a alguém a posição de filho”. Os
principais textos que tratam dos crentes como filhos de Deus são (Ef 1.5; Gl
4.4,5; Rm 8.15-17; Jo 1.12; 2ª Co 6. 18; Rm 8.15; 23; Gl 4.6; Hb 12.6; Hb 6.12;
1ª Pe 1.3,4; Hb 1.14). Como consequência dessa filiação, o crente passa a ter
todos os direitos e privilégios de filho: “E, se nós somos filhos, somos, logo,
herdeiros também, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo…” (Rm 8.17).
O
status de filhos traz-nos alguns privilégios, a saber:
(a) Tratar a Deus como Pai nas nossas
orações e de receber o perdão de nossos pecados (Mt 6.9).
(b) Ter o testemunho do Espírito acerca da
nossa salvação, o qual clama “Aba, Pai”, dando-nos o testemunho de que somos
filhos de Deus (Rm 8.15,16),
(c) Sermos amados por ele, enquanto
ignorados pelo mundo (1ª Jo 3.1).
(d) Ter o privilégio de sermos guiados
pelo Espírito Santo (Rm 8.14).
(e) Gozamos do cuidado do Pai (Mt 6.32) e
da liberdade de lhe pedir o suprimento das nossas necessidades (Mt 7.11).
(f) Podemos lhe pedir o Espírito Santo (Lc
11.13) e gozarmos do direito a ter uma herança nos céus (G1 4.7; 1ª Pd 1.4).
3.
Ele nos fez agradáveis (Ef 1.6). O pecado nos tornou inimigos de Deus (Rm
5.10), pois estávamos fazendo o que agradava a nossa carne e desagradava a
Deus, sendo assim por natureza filhos da ira (Ef 2.3). No entanto, ao
recebermos Cristo, como nosso Salvador, Ele nos tornou agradáveis a Deus, por
Sua graça maravilhosa: “Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez
agradáveis a si no Amado” (Ef 1.6).
V. AS BÊNÇÃOS QUE OBTIVEMOS DO FILHO
Ainda no capítulo primeiro da epístola aos
Efésios, Paulo elencou as bênçãos que recebemos por meio do Filho de Deus,
Jesus Cristo. Vejamos:
1.
Ele nos redimiu (Ef 1.7-a). Paulo diz que Jesus nos redimiu (Ef 1.7-a). Aqui, a
palavra-chave é redenção no grego “apolytrosis”.
E o substantivo do verbo “apolytroo”,
que no grego clássico significa “libertar por meio de resgate”. Era termo usado
para falar de “comprar de volta um escravo ou cativo, libertá-lo mediante o
pagamento de um resgate” (BEACON, p. 124).
1.1.
Paulo diz que Cristo nos resgatou com o preço de sangue (Ef 1.7). Outras passagens
paulinas também enfatizam a questão do custo (1ª Co 6.20; 7.23; 1ª Tm 2.6),
coisa que o próprio Jesus afirmou (Mt 20.28). Os fariseus fizeram a observação
de que nenhum homem pode perdoar pecados a não ser Deus (Mc 2.7). O fato do
Senhor Jesus Cristo perdoar é evidência de que é Deus (Mc 2.10).
2.
Ele nos congregou (Ef 1.10). Paulo afirmou que Cristo veio “congregar”
em si todas as coisas (Ef 1.10). A palavra grega “anakephalaiõsasthai” que significa: “fazer convergir”, e era usada
no sentido de juntar várias coisas e apresentá-las como sendo uma só (FOULKES,
2011, p. 45).
Devido ao pecado, vieram ao mundo desordem
e desintegração intermináveis; mas ao final, todas as coisas serão restauradas
à sua função original e à sua unidade pelo fato de terem sido trazidas à
obediência a Cristo (Cl 1.20). A expressão “todas as coisas” inclui “tanto as
que estão nos céus como as que estão na terra” (Cl 1.16-19) e devem ser
reunidas em Cristo.
VI.
AS BÊNÇÃOS QUE OBTIVEMOS DO ESPÍRITO SANTO
Nessa última estrofe da doxologia de Efésios, o Espírito Santo
pelo menos recebe duas designações: “um selo e uma garantia” (Ef 1.13,14).
1. O
Espírito Santo como um selo (Ef 1.13). Os que recebem o Espírito Santo são
identificados por Deus como pertencentes a Cristo. Esses crentes são “selados”
como propriedade particular de Cristo no momento da conversão (Ef 1.13; 4.30).
Acerca do selo, convém afirmar que:
1.1.
O selo fala de um direito de posse. Deus nos selou com o seu Espírito porque
agora somos seus (1ª Co 6.19).
1.2.
O selo fala de segurança e proteção. O selo romano sobre a tumba de Jesus era
a garantia de que ele não seria violado (Mt 27.62-66). Assim o crente pertence
a Deus (1ª Co 6.19).
1.3.
O selo fala de autenticidade. Fomos selados com o Espírito Santo (Ef
4.30), como propriedade de Deus (Rm 8.9).
2. O
Espírito é o penhor (Ef 1.14). O penhor era o primeiro pagamento
efetuado na aquisição de uma propriedade. Paulo usou em suas epístolas a
linguagem de que o Espírito Santo nos foi dado como penhor (2 Co 1.22; 5.5; Ef
1.14), deixando claro que o Senhor deu-nos o Espírito Santo, como garantia de
que somos sua propriedade exclusiva.
CONCLUSÃO
Vimos nesta lição que Deus planejou de
antemão conceder bênçãos espirituais aos seus servos. Essas bênçãos revelam a
grandeza, a excelência e a perfeição do projeto divino. O plano de salvação
arquitetado pelo nosso Criador é algo incomensurável. Em Cristo, Ele estava
reconciliando o mundo consigo mesmo. Essa é uma doutrina gloriosa que revela o
imenso amor de Deus. Em Cristo, fomos eleitos para desfrutar desse maravilhoso
plano.
FONTE
DE PESQUISA
1. A IGREJA ELEITA: redimida pelo sangue
de Cristo e selada com o Espírito Santo da promessa SEGUNDO TRIMESTRE DE 2020.
CPAD Rio de Janeiro RJ
2. ANDRADE, Claudionor de. Dicionário
Teológico. CPAD.
3. GILBERTO, Antônio, et al. Teologia
Sistemática Pentecostal. CPAD.
4. HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua
Portuguesa. OBJETIVA.
5. STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo
Pentecostal. CPAD.
COMENTARISTA: DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA
BAPTISTA
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