TEOLOGIA EM FOCO: O SIGNIFICADO DO TERMO "DEUS"

quinta-feira, 28 de maio de 2020

O SIGNIFICADO DO TERMO "DEUS"



I. O SIGNIFICADO DO TERMO DEUS

Cada idioma possui suas regras gramaticais e particularidades. E para que sejamos capazes de entender o sentido, significado e aplicação da palavra Elohim, precisamos conhecer algumas dessas regras.

1. Significados de Elohim. Diferentemente do português o hebraico possui uma regra gramatical chamada “plural majestático”. Veja o que isso significa:

Elohim é plural, entretanto o plural em Hebraico Bíblico não apenas é usado para se referir a QUANTIDADE, mas é utilizado para passar a ideia de QUALIDADE.

Outro ponto que vale destacar, é que o Hebraico Bíblico não tem uma forma particular, e tão abrangente de formar o GRAU SUPERLATIVO, que “ocorre quando a qualidade de um ser é intensificada em relação a um conjunto de seres. (Fonte: A Cruz Hebraica).

Noutras palavras, quando a palavra Elohim aparece em referência ao Soberano Senhor (Gn 1.26), ela está indicando exatamente o que está escrito em Deuteronômio 6.4: “Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus (Elohim – transliteração minha), é o único Senhor”.

Isto é, quando aplicada ao Pai de Jesus Cristo, a palavra está no sentido de Deus absoluto, indicando qualidade. “O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor”.

1.1. O uso e significado da palavra Deus conforme usada nas Escrituras Sagradas.
A. Elohim - Deuses. Elohim é uma palavra hebraica que normalmente significa “Deus”. No entanto, seu significado dependerá do contexto, especialmente por ser uma forma plural, que também pode indicar “deuses”, “anjos” ou “homens poderosos”. A palavra Elohim pode assumir diferentes significados dependendo do contexto em que é empregada no Antigo Testamento. Assim como Eloah, a origem exata da palavra Elohim é incerta. Seu sentido principal nas Escrituras significa o único e verdadeiro Deus de Israel (Gn 1.1; 3.5; Dt 4.35,39; Jr 10.10).

Além desse significado principal, essa mesma palavra também é utilizada para se referir as divindades das nações pagãs vizinhas de Israel. Nesse caso, seu significado deve ser entendido como sendo “deuses” ou “deusas”. Um exemplo desse tipo de uso da palavra Elohim, é quando ela é aplicada ao deus dos amonitas, Quemos (Jz 11.24) e a deusa dos sidônios, Astorote (1º Rs 11.5).

A palavra Elohim também pode ser aplicada para designar homens poderosos, por exemplo, “juízes” (Êx 21.6; 22.8). Em algumas passagens seu significado exato é bem difícil de ser determinado, como em Gênesis 6.1.

A palavra Deus no hebraico Elohim não é como muitos dizem. A palavra Elohim equivalente a palavra Deus ou deus, em português. E não se refere apenas ao Ser Supremo, ou seja, não é especifica mas assume um caráter de um substantivo comum na Bíblia.

A palavra Elohim em hebraico é o equivalente de Theós em grego. Tenha em mente que o V.T foi escrito em hebraico e o N.T foi escrito em grego).

B. EI (Deus). É um termo hebraico que tem estes sentidos: Altíssimo, Ser primeiro, Ser dominador, Ser forte, Ser poderoso. Este nome revela Deus como o Senhor forte e poderoso (Gn 14.18-22; S1 24.8). Geralmente este termo é usado em certas combinações como: El-Elyon, o Deus Altíssimo, vem de um verbo que significa subir, ser elevado. Este nome revela Deus como o Altíssimo; o Deus que é exaltado sobre tudo o que se chama deus ou deuses (Gn 14.18-20; Sl 18.13; Dn 4.17), El-Olam, o Deus Eterno (Gn 21.33).

C) Adonai. Significa literalmente “Senhor”, vem de um verbo hebraico que tem o sentido de julgar e governar. Portanto, este nome mostra Deus como o Senhor que julga e governa, a quem tudo está sujeito e com quem o homem se relaciona como servo. Ele exige o serviço e a lealdade do seu povo; este nome no Novo Testamento aplica-se ao Cristo glorificado (Êx 23.17; Sl 110.1).

D) Yahweh. Significa Yavé, Javé ou Jeová (traduzido na versão de Almeida como Senhor). Este nome revela Deus como o Deus da graça, e tem sua origem no verbo Ser e inclui os três tempos desse verbo: passado, presente e futuro. Portanto, este nome significa que Deus era, que é e que há de ser. Em outras palavras, o Imutável. Deus. O nome Jeová ou Javé combinado com algumas formas verbais ou substantivos, forma vários nomes compostos, como:

Yahweh Jiré, o Senhor proverá (Gn 22.14).
Yahweh Nissi, o Senhor é minha bandeira (Êx 17.15).
Yahweh Ra'ah, o Senhor é meu pastor (Sl 23.1).
Jeová-Rafá, o Senhor que te sara (Êx 15.26).
Yahweh Samá, o Senhor está ali (Ez 48.35; Ap 21.3, 22).
Yahweh Elion, o Senhor Altíssimo (Sl 97.9).
Yahweh Shalom, o Senhor nossa paz (Jz 6.24).
Yahweh Mikadiskim, o Senhor que vos santifica (Êx 31.13).
Yahweh Tsidkenu, o Senhor nossa justiça (Jr 23.6).
Yahweh Sabaot, o Senhor dos Exércitos (Is 37.16; 1º Sm 1.3).

O Senhor dos Exércitos é Deus como o Rei da glória, cercado de hostes angelicais, governa o céu e a terra no interesse do Seu povo e recebe glória de todas as criaturas.

E) Theos. O Novo Testamento tem os equivalentes gregos dos nomes do Velho Testamento. Para El, Elohim e Elyom temos no Novo Testamento Theos, que é dos nomes aplicados a Deus o mais comum (Lc 1.32-35; At 7.48; 16.17).

F) Kurios. O nome Yahweh algumas vezes é substituído por “O Alfa e o Ômega” (Ap 1.8); “que é, que era, e que há de vir” (Ap 1.4); “o princípio e o fim” (Ap 1.8); “o primeiro e o último” (Ap 1.17). Este nome designa Deus como o Poderoso, Senhor, o Possuidor, o Governador que tem poder e autoridade. É usado não somente com referência a Deus, mas também a Cristo.

G) Pater (Pai). Usa -se tanto no Velho como no Novo Testamento para designar a relação especial da primeira pessoa da Trindade com todos os crentes como Seus filhos no sentido íntimo da salvação (Dt 32.6; Is 64.8; Jr 31.9; 1ª Co 8.6; Hb 12.9).

2. O único Deus. Há muitas declarações nas Escrituras da posição de Deus como o único Criador. O homem pode manipular coisas e inventar e fabricar itens, mas Deus, e só Deus, criou o Universo do nada. “Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora” (Ne 9.6). “A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? - Diz o Santo. Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? ... Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento” (Is 40.25-26ª e 28).

A Bíblia nos ensina que só há um Deus, fora ele existe os falsos deuses que se dizem ser deuses mas que não são e não possuem o Poder, a Grandeza e a Majestade que o verdadeiro Deus possui, As características para uma pessoa ser considerada divina são: Onisciência (ter todo o conhecimento, do passado, presente e futuro), Onipresença (estar presente em todo lugar ao mesmo tempo) e Onipotência (possuir todo o poder) e ainda a Eternidade (nunca ter tido princípio nem terá fim. Portanto a minha bíblia não diz que existe vários tipos de Deuses, um fraco, um mediano e um forte, só existe um Deus e nada mais. Infinidade e perfeição absolutas são possíveis a um só. Dois seres semelhantes não podiam existir, pois um limitaria o outro.

Dt 4.35, 39 “A ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus; nenhum outro há senão ele. 39 - “Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o Senhor é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há.”

Dt 6.4 “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.” (Out. referências: Dt 32.39; 2ª 7.22; Is 44.6-8, 24; Is 45.5-6, 14, 18, 21-22; 46.9; Os 13.14; Mc 10.18; Mc 12.32; Jo 17.3; Rm 3.30; Rm 16.27; 1ª Co 8.6; Gl 3.20; Ef 4.4.; 1ª Tm 1.17; 1ª Tm 2.5; Tg 2.19; Jd 1.25;).

3. Os Judeus acreditavam que existiam vários deuses legítimos. Os Judeus ou Israelitas foram o povo pactuado de Jeová (YHVH) e como tal reconheciam que o termo “Deus/ deus” não era uma palavra específica para designar o Deus Todo Poderoso. Por exemplo, Moises foi chamado de “Deus/deus” em Êxodo 7.1.

4. Quem chamou Moisés de “Elohim” (Deus)? Como podemos ver no texto, foi o próprio Jeová Deus que considerou Moisés um deus. Não foi do ponto de vista de Faraó ou outros, mas o próprio Deus Todo Poderoso o tornou “poderoso” em ações e palavras, o que fez dele “um deus”.

Devido a posição e poderes a ele delegados pelo Deus Todo Poderoso, Moisés foi considerado um “deus”. É bom relembrar que este detalhe de mencionarmos a palavra “Deus” com letras maiúsculas ou minúsculas é irrelevante para a nossa avaliação do ponto de vista filológico visto que em hebraico antigo e grego coiné não se fazia diferenciação entre letras maiúsculas ou minúsculas. Portanto, se Moisés foi chamado de “deus” em hebraico em Êxodo 7.1, isso implicava que ele possuía poderes ao seu dispor que o colocava em posição elevada em relação a seus contemporâneos.
Êxodos 7.1 “Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por deus (Elohim: אֱלֹהִים) sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.”

Por receber poder Divino e autoridade de Yahweh, Moisés foi chamado de “deus” (hebraico: Elohim).”

Em harmonia com isso o Salmo 8.5 chama os anjos poderosos de “deuses” ao usar a palavra hebraica Elohim. (Obs. muitas versões usam a Palavra “Deus” ou “deuses”, no hebraico ocorre a palavra Elohim, se alguma versão optou por verter “anjos” ela está parafraseando igual fez a LXX citada por Paulo).

A palavra Elohim segundo a definição do respeitado Brown Driver Briggs Léxico Hebraico – Inglês podem ser usados para: 1. Aos homens; governantes, juízes, e autoridades eclesiástica como representantes divinos em lugares sagrados como por ex. Moises. 2. Deuses estranhos – ídolos. 3. Anjos. 4. E ao Eterno o Único Deus verdadeiro.

O Salmo 82.1 se refere a Juízes humanos e os chama de “deuses”. Lemos que: “Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.” O Salmo 82.6 prossegue na mesma linha… “Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.”

Estes e outros inúmeros textos evidenciam que a palavra hebraica “Elohim” “Deus” ou “deuses” é aplicada pelos Judeus primitivos tanto em escritos da Bíblia Sagrada como também em escritos extra bíblicos como se referindo a homens ídolos e a anjos.

“Ao lermos o Salmo 8.5 na LXX (Septuaginta, uma versão do V.T traduzida para o Grego), veremos que esta verteu a palavra hebraica Elohim (deuses) por angelos ou anjos.

Poderá consultar a Concordância Exaustiva de Strong e ver por si mesmo que a palavra Elohim que aparece neste versículo é aplicada a magistrados, anjos, e outros além do Deus Todo Poderoso Jeová. De fato, o nome Yahweh identifica o ser Supremo e Aquele que é chamado de “O Único Deus Verdadeiro” em João 17.3. [Concordância Exaustiva de Strong - https://biblehub.com/hebrew/430.htm - Acesso dia 27/05/2020].

“O Único Deus Verdadeiro” em João 17.3. Na discussão do mestre Jesus com os fariseus registrada em João 8.39, Jesus ouviu os líderes religiosos dizerem: “Nosso pai é Abraão.” Poucos versículos depois (v. 41) os mesmos fariseus disseram:  “Não nascemos de fornicação; temos um só Pai, que é Deus.” Portanto eles disseram que tinham somente um pai. Isso excluía Abraão de ser chamado de “Pai” por estes? Não! De modo similar, Jesus chama Seu Pai de “O Único Deus Verdadeiro”, contudo isso não exclui outros de serem chamados de “deuses” sem que estes sejam deuses falsos.

Muitos teólogos e apologistas modernos negam a existência de outros chamados “deuses”. Ou dizem que tais “deuses” só podem ser “deuses falsos” uma vez que a Bíblia diz que existe apenas um “Único Deus Verdadeiro”. Contudo, os primitivos judeus usavam a palavra “Deus” (Hebraico: Elohim; Grego: Theós) para se referirem a tudo o que possui poder ou exerce poder sobre outros ou alguma criatura com poderes concedidos por Yahweh e, o Ser Supremo, identificado nas Escrituras pelo tetragrama (YHVH). Os Judeus não viam nisso uma contradição. As passagens que cito aqui neste artigo possuem declarações explícitas, onde certos deuses são considerados deuses legítimos devido ao poder concedido pelo Deus Todo Poderoso.

Jesus ao chamar Seu Pai de “o Único Deus verdadeiro” não estava excluindo que existem outros “deuses”. Temos que tomar cuidado e evitar formar teologia a partir de uma declaração que não seja globalmente bíblica. Ou seja, que não seja baseada em “Toda a Escritura”. Por exemplo, os fariseus disseram, numa discussão com Cristo, que “temos um só pai, Deus” (Jo 8.41). Pouco antes haviam falado que “Nosso pai é Abraão” (Jo 8.39). Significa que declarações exclusivas nem sempre são literalmente assim. Se considerarmos as palavras ao pé da letra chegaremos a conclusão de que Abraão era Deus e que Deus era Abraão, visto que os fariseus chamaram a ambos de “pai”. E pior ainda, disseram que não tinham nenhum outro pai a não ser Deus.

5. O único Deus, em oposição a todos os deuses falsos. Jo 17.3-5 “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”

O que é dito aqui está em oposição aos ídolos, não ao próprio Jesus, que, em 1ª João 5.20, é chamado de “o verdadeiro Deus e a vida eterna”.

Conheçam a Ti. O conhecimento vivo e experimental de Deus conduz à vida eterna e é essencial para o desenvolvimento do caráter cristão (ver Jo 17.17). [CBASD, vol. 5, p. 1170].

Glorificação é manifestação. Jesus nos diz que já nos deu a Glória que recebeu do Pai. Ele veio para revelar o Pai a nós e Ele o fez. O alvo de Deus era essa revelação, manifestação, glorificação.

Teu nome (v. 6). Isto é, o caráter. Jesus é a revelação pessoal do caráter do Pai. (Ver Jo 1.14, 18). CBASD, vol. 5, p. 1170].

Eles reconhecem (v. 7). Isto é, de acordo com o grego, “eles vieram a conhecer e estão atentos”. Os judeus O acusaram de ser blasfemo e impostor, por afirmar que Deus era Seu Pai, mas os discípulos foram convencidos de Sua verdadeira origem e identidade. [CBASD, vol. 5, p. 1170].

6. A diferença entre o Verdadeiro Deus e falsos deuses. Já vimos que a palavra Elohim, pode ser usada ao Eterno e Criador, como a deuses que recebem o poder do Supremo Deus, mas também existem os falsos deuses criados pela mente humana para serem adorados como diz o apóstolo Paulo em sua carta: “Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” (1ª Co 8.5-6).

Os gentios adoravam muitos deuses; o cristão adora um – o Deus vivo e verdadeiro; os judeus, os deístas, os muçulmanos, os budistas ETC., professam reconhecer um Deus, sem nenhum sacrifício expiatório e mediador; o verdadeiro cristão se aproxima dele através do grande mediador (Jesus Cristo), igual ao Pai, que por nós se encarnou e morreu para nos reconciliar com Deus.

A Bíblia às vezes se refere a deuses com “d” minúsculo, geralmente se trata de ídolos, as vezes demônios (que não são deuses e sim anjos caídos) por trás de imagens, satanás é chamado de deus desse século, certa religião aproveita essa passagem pra dizer que satanás é um deus, isso não quer dizer que ele tenha uma natureza dívida, afinal se contradiria com as passagens acima, deus desse século que dizer que ele tem domínio sobre as pessoas que praticam iniquidade e consequentemente o adoram com práticas pecaminosas, fora que se satanás fosse de fato um deus porque ele seria apenas o deus desse século? Porque não do outro? Agora vamos ver alguns versículos que explicam a questão dos deuses com “d” minúsculo que a bíblia menciona inclusive satanás.

Sl 115.2-9 “Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus? 3 Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. 4 - Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. 5 - Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não veem. 6 - Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. 7 - Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. 8 - A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. 9 - Israel, confia em Jeová; ele é o seu auxílio e o seu escudo.

Is 37.19 “E lançaram no fogo os seus deuses; porque deuses não eram, senão obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.”

Is 42.8 “Eu sou Jeová; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.

Is 42.17 “Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.”

Jr 16.20 “Porventura fará um homem deuses para si, que contudo não são deuses?”
Concluo que a palavra hebraica Elohim, possui diversos significados na Bíblia. Pode ser usada para descrever divindades pagãs, anjos, pessoas ou cargos importantes e até mesmo o Senhor Deus, Soberano de toda a Terra.

Não devemos estranhar isso, pois é algo que está diretamente ligado as características e regras gramaticais hebraicas, que são diferentes do português.

Sobretudo, o que devemos guardar é o fato de que quando aplicada ao nosso Deus, o sentido da palavra é qualitativo. Significando que não há Deus como o nosso Deus.

II. OS TERMOS USADOS PARA O TETRAGRAMA

Yahweh é o nome próprio de Deus Pai no antigo Testamento, escrito pelas quatro consoantes YHWH - o tetragrama. A escrita hebraica foi usada durante todo o período do Antigo Testamento sem as vogais. Elas nada mais são do que sinais gráficos diacríticos, criados pelos rabinos entre os séculos 5 e 9 a.C., e que são colocados sobre, sob e no meio de cada consoante. Até hoje, esses sinais ajudam muito na leitura de qualquer texto hebraico; todavia, quem já conhece a língua não precisa mais deles.

Segundo a Bíblia Deus disse que seu nome é Yahweh, adaptado em português: A Bíblia Almeida Corrigida traduziu para “'Eu sou aquele que sou”. Porém mais tarde por medo de pronuncia-lo em vão passaram a dizer a palavra Hebraica Adonai (Senhor), por isso os Judeus não pronunciam o nome de Deus que é Yahweh.

Êxodo 3.14 revela que “Elohim” é o que tem existência própria, ou seja, existe por si mesmo. É o imutável, o que causa todas as coisas, é auto existente, aquele que é, que era e o que há de vir, o Eterno. Até hoje, os judeus religiosos preferem chamar Deus de “O Eterno ou “Elohim”, como se encontra na edição de 1988 da Bíblia na Linguagem de Hoje e na edição da Sêfer da Bíblia Hebraica em lugar do tetragrama. Aqui, DEUS explicou a Moisés o significado do nome Yahweh.

Desde o patriarca Abraão até ao período do reino dividido, era costume invocar a Iavé mediante o uso do seu nome (Gn 12.8; 13.4; 21.33; 1 Rs 18.24). Era necessário conhecer o nome para que se pudesse estabelecer um relacionamento de comunhão. Veja que Jacó perguntou ao anjo com quem lutava o seu nome (Gn 32.29). Manoá, o pai de Sansão, fez a mesma pergunta com o propósito de estabelecer um relacionamento espiritual (Jz 13.11- 17). Com Moisés, não foi diferente: “Então, disse Moisés a DEUS: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O DEUS de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse DEUS a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E DEUS disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o DEUS de vossos pais, o DEUS de Abraão, o DEUS de Isaque e o DEUS de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração (Êx 3.13-15).

Yahweh estabeleceu um memorial ao seu nome, anunciado aqui, mas concretizado por ocasião da promulgação da lei, quando foi oficializado o concerto do Sinai (Êx 20.24). Aqui está a base do tetragrama YHWH. No texto hebraico, encontramos a frase ’ehyeh asher 'ehyeh; “EU SOU O QUE SOU”. A substituição do “y” de ‘ehyeh pelo w do tetragrama vem de hãwãh, forma arcaica e sinônimo de hãyâh, “ser, estar, existir, tornar-se, acontecer”, cuja primeira pessoa do imperfeito é ‘ehweh, e cuja terceira pessoa é YHWEH.

Na poesia hebraica, usa-se com frequência a forma reduzida Yah. “Já é o seu nome; exultai diante dele” (Sl 68.4, TB). Isso pode explicar a presença da letra “a” no nome Yahweh. Parece provável que a pronúncia original tenha sido YaHWeH, tanto por causa da forma verbal correspondente, o imperfeito de hãwãh, arcaicamente escrito Yahweh, como de representações mais recentes desse nome em grego pelas palavras iaoue e iabe" (HAR- RIS; ARCHER, JR.; WALTKE, 1998, p. 346).

A partir de 300 a.C. o nome Adonai passou gradualmente a ser mais usado que o tetragrama até que o nome Iavé tornou-se completamente impronunciável pelos judeus. Para evitar a vulgarização do nome e para que a forma não fosse tomada em vão, eles pronunciavam por reverência ’ãdhonãy cada vez que encontravam o tetragrama no texto sagrado, na leitura da sinagoga. Na Idade Média, os rabinos inseriram no tetragrama as vogais de adhonay (HARRIS; ARCHER, JR.; WALTKE, 1998, p. 347).

Mas os judeus ainda hoje pronunciam “Adonai” para lembrar na leitura bíblica na sinagoga que esse nome é inefável. Esse enxerto no tetragrama resultou no nome híbrido YEHOWAH, que a partir de 1520 os reformadores difundiram como “Jeová”. A forma híbrida “Jeová” não é bíblica, mas foi assim que o nome passou para a cultura ocidental; aos poucos, contudo, esse nome vem sendo substituído pela forma Iavé ou Javé.

Os nomes Adonai e Javé são tão sagrados para os judeus que eles evitam pronunciá-los na rua ou no cotidiano. O segundo nem mesmo nas sinagogas é pronunciado, e no dia a dia eles chamam DEUS de há-shêm, “o Nome” (Lv 24.11, TB; 2ª Sm 6.2).

Nos manuscritos da Septuaginta, encontramos kyrios, “dono, senhor, o Senhor” (BALZ & SCHNEIDER, 2001, vol. I, p. 2437), no lugar de ’ãdõnãy e yhvh. Alguns fragmentos gregos de origem judaica apresentam o tetragrama, mas outros usam kyrios. Isso não é novidade. Jerônimo (347-420) “conhece a prática de, em manuscritos gregos, inserir o nome de DEUS (Yahweh) com caracteres hebraicos” (WÜRTHWEIN, 2013, p. 262). A Septuaginta, como tradução, foi submetida a revisões e recensões e, por isso, até hoje ninguém sabe qual foi exatamente o texto original ou o que foi alterado no transcorrer dos séculos. Uns afirmam que o nome kyrios é original: “Assim, no contexto de uma revisão arcaizante e hebraizante, o tetragrama parece ter sido inserido na tradução antiga no lugar de Kyrios” (op. cit., p. 262). Mas, para outros, é de origem cristã ou teria vindo dos judeus. O certo é que ambos foram usados desde a origem da tradução. [Esequias Soares. Os Dez Mandamentos. Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança. Editora CPAD. pg. 55-58.].

O nome hebraico de DEUS também aparece com as formas abreviadas de Yah (Êx 15:2, etc; em português, «Já») e Yahu ou Yeho. Estas duas últimas formas aparecem em inscrições hebraicas e assírias, e também nos papiros escritos em aramaico. Mas o nome abreviado original parece ter sido Yaw, que tem sido identificado com um dos nomes divinos pagãos encontrados nos documentos de Eras Shamra (vide), provenientes do norte da Fenícia, do século XV A.C.

Uma nova ênfase e significado foram dados através de Moisés (Êx 3.15,16; 6.3,6; cp. Gn 12.8), além do que foi compreendido por Abraão quando ele construiu seu altar entre Betel e Ai (Gn 12.8). Yahweh foi revelado como um nome intensamente pessoal. Foi indicado, ortograficamente, pelo tetragrama YHWH e as transliterações correntes fornecem vogais variadas. Assim, o nome Yahweh estava inseparavelmente ligado à consciência de Israel e estava inevitavelmente envolvido no relacionamento único da Aliança de Israel com a Deidade. Vital para isso foi o fato de que Yahweh havia tomado a iniciativa, e havia entrado visível e inconfundivelmente nos afazeres da nação de Israel.
Também é importante observar que o nome veio a ter tanta importância que os escribas evitavam pronunciá-lo. O uso escriba envolvia circunlóquios e também o uso de nomes alternativos. Isto testemunha não apenas da importância do nome como base para o sentimento de nacionalidade, mas também do respeito que as pessoas sentiam pela fonte sobrenatural de sua história.

O discernimento do AT é que Yahweh tomou a iniciativa de restaurar o vínculo do conhecimento que existia entre DEUS e o homem caído, um vínculo que foi quebrado na queda. E foi através da sua revelação a Israel sob o nome de Yahweh ou Jeová que a história da salvação se desdobrou e tomou-se visível. O desvendamento da natureza de DEUS pela entrega deste nome a Israel foi de um significado supremo para todo o sistema bíblico. [MERRILL C. TENNEY. Enciclopédia da Bíblia. Editora Cultura Cristã. Vol. 2. pg. 124-125].

III. O SIGNIFICADO “EU SOU O QUE SOU

EU SOU O nome que DEUS deu a si mesmo quando encarrego Moisés de libertar os israelitas do Egito (Êx 3.14). DEUS é o único Ser independente, inteiramente auto subsistente no Universo. Tudo o que existe depende dele (Gn 1.1; cf. Cl 1.17; Hb 1.3,10). Ele não precisa de ninguém ou de nada, visto que Ele possui em si mesmo todos os relacionamentos possíveis - o Eu-ele ou o sujeito-objeto, o Eu-vocês ou o encontro pessoal, e o nós-você ou o relacionamento social. Tudo o que existe foi criado por Ele para sua própria glória. CRISTO declarou ser Ele mesmo o grande “EU SOU”. Em João 8 Ele afirma que diz a verdade, e apoia isto declarando que está dizendo o que ouviu (v. 26), viu (v. 38), e foi ensinado pelo Pai (v. 28), e pode corroborar com Ele em qualquer momento (v. 29). Ele conclui seu argumento usando a expressão “Eu Sou” (v. 58). Quando Ele disse: “Antes que Abraão existisse, Eu Sou”, os judeus perceberam que isto era uma reivindicação de divindade, particularmente porque Ele estava retornando ao “Eu Sou” do v. 24. “Se não crerdes que eu sou [a palavra 'Ele' não consta no texto grego], morrereis nos vossos pecados”. Foi por isso que eles pegaram em pedras para o matar. Eles perceberam que Ele estava identificando-se com o “EU SOU O QUE SOU” de Êxodo 3.14. Theodor Zahn encontrou expressões similares de “Eu Sou” em João 4.26; 9.9; 18.5; Mateus 14.27; Marcos 13.6; 14.62; Lucas 22.70; 24.39. Greijdanus objetou que nestas outras passagens um atributo é dado ou sugerido. No entanto, ao menos em Mateus 14.27, quando CRISTO veio até os discípulos andando sobre as águas agitadas pela tempestade, Ele se anunciou dizendo: “Sou eu” (Gr. ego eimi). [PFEIFFER .Charles F. Dicionário Bíblico Wycliffe. Editora CPAD. pg. 708-709].

Êxodo 3.14 “Eu sou o que sou”. O Targum de Jonathan interpreta aqui: “Eu sou Aquele que é e que será”. O que é indiscutível é que esse nome está alicerçado sobre o verbo ser (no hebraico, hayah). Mas o texto hebraico comporta mais de uma interpretação. Alguns dizem: “Eu sou porque sou”, dando a entender a vida independente ou necessária de DEUS, em contraste com a vida de todos os seres criados, que é derivada e dependente. Ou então DEUS é exatamente o que Ele é, o Poder Supremo, Imutável. Naturalmente, o tetragrama dos hebreus, YHWH (Yahweh), vem da mesma raiz. Assim, o nome deste versículo seria uma espécie de manipulação dessa raiz. Esse nome indicaria o Ser Eterno e pessoal de DEUS, além de Sua atuação e presença no mundo. Talvez a manipulação daquela raiz tivesse tido o propósito de ficar ambígua, visto que o nome Yahweh, por si mesmo, inspira admiração e espanto. Cf. Apo. 1.4,8; 4.8; 11.17.

Atributos ou condições de DEUS, implícitos nesse nome: auto existência; eternidade; imutabilidade; constância; fidelidade. No templo de Apoio, em Delfos, foi encontrada uma inscrição que dizia: eimi (no grego, “eu sou”). O trecho de João 8.58 alude ao presente texto, e isso refere-se à eternidade do Logo e à Sua união com DEUS Pai. “Eu sou... e além de mim não há DEUS” (Isa 44.6). Temos aí uma declaração contrária ao politeísmo, o que provavelmente também está entendido no Eu Sou do presente texto. Seja como for, o Novo Nome de DEUS indicava uma nova revelação. O projeto de DEUS estava por trás dessa nova revelação. [CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 315].

DEUS prontamente lhe dá instruções completas a esse respeito. DEUS agora seria conhecido por dois nomes:
Um nome que denota o que Ele é em si mesmo (v. 14): Eu sou o que sou. Isto explica o seu nome Yahweh, e significa:

1. Que DEUS é auto existente. Ele tem a sua existência em si mesmo, e não depende de ninguém. O maior e melhor homem do mundo deve dizer: “Pela graça de DEUS, sou o que sou”. Mas DEUS diz de uma forma absoluta - pois Ele é mais do que qualquer criatura, homem ou anjo, e só Ele pode dizer - “Eu sou o que sou”. Sendo auto existente, só Ele pode ser autossuficiente, e, portanto, todo-suficiente, a fonte inesgotável de vida e alegria.

2. Que DEUS é eterno e imutável, e sempre o mesmo, ontem, hoje e eternamente; Ele pode ser aquilo que quiser ser. Ele é, Ele era, e Ele há de vir. (Ap 1.8).

3. Que não podemos, investigando, descobri-lo. Este é um nome que censura todas as indagações ousadas e curiosas a respeito de DEUS, e na verdade diz: Não pergunte o meu nome, visto que é segredo, Juízes 13.18; Provérbios 30.4. Perguntamos o que DEUS é? E suficiente para nós sabermos que Ele é o que é, o que Ele sempre foi, e sempre será. Quão pouco é o que temos ouvido dele! Jó 26.14. (4) Que Ele é fiel e verdadeiro em todas as suas promessas, imutável em sua palavra assim como em sua natureza, e não um homem que mente. Que Israel saiba disso: EU SOU me enviou a vós. [HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento Gênesis a Deuteronômio. Editora CPAD. pg. 235].

Pr. Elias Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário