TEXTO
ÁUREO
“E porei o meu tabernáculo no meio de
vós, e a minha alma de vós não se enfadará.” (Lv 26.11).
VERDADE
PRÁTICA
A verdadeira adoração a Deus compreende,
necessariamente, o nosso serviço voluntário, santo e amoroso ao seu Reino.
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Levítico
27.28-34:
“Todavia, nenhuma coisa consagrada, que alguém consagrar ao SENHOR de tudo o
que tem, de homem, ou de animal, ou do campo da sua possessão, se venderá nem
resgatará; toda a coisa consagrada será santíssima ao SENHOR. 29 Toda a coisa
consagrada que for consagrada do homem, não será resgatada; certamente morrerá.
30 Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores,
são do SENHOR; santas são ao SENHOR. 31 Porém, se alguém das suas dízimas
resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. 32 No tocante
a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o
dízimo será santo ao SENHOR. 33 Não se investigará entre o bom e o mau, nem o
trocará; mas, se de alguma maneira o trocar, tanto um como o outro será santo;
não serão resgatados. 34 Estes são os mandamentos que o SENHOR ordenou a
Moisés, para os filhos de Israel, no monte Sinai.
OBJETIVO
GERAL
Mostrar que a verdadeira adoração a Deus
compreende o nosso serviço voluntário, santo e amoroso ao seu Reino.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo l refere-se ao tópico l com os seus respectivos subtópicos.
I. Apontar a canonicidade, o género
Literário, autoria e data do livro de Levítico;
II. Explicar a razão do Livro de
Levítico;
III. Compreender que o livro de Levítico
era o manual do sacerdote.
DIVISÃO
DO LIVRO DE LEVÍTICO
1ª
PARTE:
Como nos aproximamos do Altíssimo (1-10), através de sacrifícios (1-7) e por
meio do sacerdócio (8-10).
2ª
PARTE:
Como alcançamos a santidade (11-27), por intermédio da higiene (1-16) e da
santificação (1-27).
O comentarista é o pastor Claudionor de
Andrade — escritor, conferencista e Consultor Doutrinário e Teológico da Casa
Publicadora das Assembleias de Deus.
Que a cada lição possamos adorar a Jesus
Cristo, por seu sacrifício perfeito que fez de nós reis e sacerdotes para Deus
(Ap 1.6).
INTRODUÇÃO.
Estudaremos,
a partir de agora, o livro de Levítico, cujo tema pode ser resumido nesta
simples, mas atual ordenança divina:"... portanto vós vos santificareis, e
sereis santos, porque eu sou santo" (Lv 11.44). À primeira vista, esse
livro da Bíblia Sagrada parece enfadonho e até desnecessário. Todavia, ele é
imprescindível para compreendermos a essência do culto divino no Antigo
Testamento. Nas Lições por virem, constataremos que ainda temos muito a
aprender com a congregação israelita no deserto do Sinai.
Estudemos, pois, com diligência e
cuidado. Oremos e empenhemo-nos por aplicar cada lição ao nosso viver.
Finalmente, não nos esqueçamos de que o Senhor continua a exigir de seus filhos
uma vida santa, pura e consagrada ao seu Reino.
PONTO
CENTRAL
A verdadeira adoração a Deus é
evidenciada mediante o serviço voluntário, santo e amoroso ao Reino.
I.
SOBRE O LIVRO DE LEVÍTICO
Para compreendermos o Livro de Levítico,
temos de considerar, inicialmente, quatro coisas muito importantes: sua canonicidade,
gênero literário, autoria e data.
1.
Canonicidade.
O Levítico, bem como os demais livros do
Pentateuco, foi reconhecido, desde o princípio, como a Palavra de Deus, e posto
"perante o Senhor", junto à Arca da Aliança, no Tabernáculo (Dt 31.26).
Em várias passagens, ele é chamado, juntamente com outros livros do Pentateuco,
de "Livro do Senhor", ou "Livro da Lei" (Is 34.16; 2 Rs
22.8). Portanto, o Levítico tem de ser considerado, à semelhança dos demais
Livros da Bíblia Sagrada, como a Palavra inspirada, inerrante e completa de
Deus.
2.
Gênero literário.
Em virtude de seu género literário, o
livro de Levítico pode ser considerado o manual do culto divino do Antigo
Testamento (Lv 23). Ele pode ser visto também como o estatuto da purificação
nacional, social e pessoal do povo hebreu (Lv 17.1-7).
3.
Autoria.
Moisés é o autor humano de Levítico e
dos demais livros que compõem o Pentateuco - os cinco primeiros livros da
Bíblia. Por toda a obra, observamos a interação entre os autores divino e
humano: Deus e Moisés (Lv 1.1; 5.14; 8.1; 15.1; 21.1; 27.1).
4.
Data.
De acordo com a cronologia bíblica, a
saída de Israel do Egito ocorreu no ano 1445 a.C. Um ano mais tarde, Moisés
levantou o Tabernáculo no deserto (ÊX 40.17). Foi exatamente nesse ponto que o
profeta e legislador, inspirado pelo Espírito Santo, passou a registrarás
normas do culto hebreu (Lv 1.1).
II.
A RAZÃO DO LIVRO
O livro de Levítico foi escrito tendo em
vista estes objetivos: purificar Israel das abominações do Egito, preservá-lo
das iniquidades de Canaã e transformá-lo num povo santo, obreiro e adorador.
1.
Purificar Israel das abominações do Egito.
Além de arrancar Israel do Egito, a
Moisés coube também uma missão ainda mais difícil: arrancar o Egito de Israel.
Embora já livres da servidão de Faraó, os israelitas não se livraram de
imediato das abominações egípcias, haja vista o Lamentável episódio do bezerro
de ouro (Êx 32.1-10).
Para arrancar Israel do Egito bastou um
dia; para arrancar o Egito de Israel, quarenta anos não foram suficientes (Nm
14.33,34). Por esse motivo, o livro de Levítico fez-se necessário e urgente. O
Senhor, detalhada e didaticamente, ensinou aos israelitas a diferençar o puro
do impuro (Lv 10.10; 15.31; 20.25). Sem esse recurso didático, os hebreus
jamais seriam reconhecidos como nação sacerdotal, profética e real (Êx 19.6).
2.
Preservar Israel das iniquidades de Canaã.
Ao deixarem o Egito, um país
notoriamente idólatra, os filhos de Israel peregrinaram durante quarenta anos
pelo deserto, para receber, por herança, uma terra habitada por nações ainda
mais idólatras e abomináveis (Lv 18.3). Por esse motivo, as recomendações divinas
eram tão enérgicas (Dt 18.9).
Sem os estatutos, leis e regras do livro
de Levítico, os israelitas corriam o risco de perder as suas características
como povo exclusivo de Deus.
3.
Transformar Israel num povo santo, adorador e obreiro.
A Moisés cabia também educar os filhos
de Israel, a fim de transformá-los num povo santo, adorador e obreiro (Lv
11.45). Sem a educação minuciosa e eficiente proporcionada pelo Livro de
Levítico, os israelitas jamais teriam cumprido a missão que o Senhor lhes
designara por intermédio de Abraão: ser uma bênção a todas as famílias da Terra
(Gn 12.1-3; Dt 14.2). Afinal, Israel teria de portar-se como nação messiânica,
pois tinha como missão principal, embora inconsciente, revelar Jesus Cristo ao
mundo (Jo 4.22).
SÍNTESE
DO TÓPICO II
As razões principais pelas quais o livro
de Levítico foi escrito são: purificar Israel das abominações do Egito, preservá-lo
das iniquidades de Canaã e transformá-lo num povo santo.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
“Levítico é o âmago do Pentateuco! Uma
das principais funções dos cinco primeiros livros da Bíblia é dar uma
identidade ao povo de Deus. Na essência dessa identidade está Levítico; no
centro do livro está a santidade. Não é um mero Livro de regras, frio e
tedioso. Em vez disso, a fonte de santidade é o Deus vivo, o Deus de Abraão,
Isaque e Jacó; o Deus que derrotou os egípcios e dividiu as águas; o Deus cuja
presença habita no Tabernáculo. Levítico ensina o povo de Deus como viver em
segurança na presença de um Deus santo” (Panorama da Bíblia, 1.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2010, p. 26).
III.
O MANUAL DO SACERDOTE
O livro de Levítico foi entregue mui
particularmente aos filhos de Levi, objetivando orientá-los quanto às
atividades cultuais, santificadoras e intercessoras.
1.
Atividades cultuais.
Os levitas tinham como atribuição
exclusiva zelar pela santidade, perfeição e beleza do culto do Deus de Israel
(Nm 3.12). E, para que todas as coisas saíssem de acordo com as recomendações
divinas, obrigavam-se eles a observar rigorosamente as ordenações do Levítico.
Seu ofício deveria refletir a glória de Deus (Lv 9.1-6). Por esse motivo, tudo
neles tinha de estar de acordo com as prescrições do Senhor: ordenação, pureza
moral, espiritual e física (Lv 8.1-36; 10.8-11).
2.
Atividades santificadoras.
A reivindicação mais urgente e
importante do Livro de Levi é a santificação de Israel como herança particular
do Senhor: "Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor,
vosso Deus" (Lv 20.7). Os sacerdotes, por conseguinte, deveriam, em primeiro
lugar, cuidar de sua própria santificação para terem condições de zelar pela
santidade de todo o povo (Lv 16.1-11). Recomendação semelhante faz o apóstolo
Paulo aos obreiros de Cristo (1ª Tm 4.16).
3.
Atividades intercessoras.
A principal atividade do sacerdote era,
sem dúvida, fazer a intermediação entre o pecador arrependido e o Deus Santo,
Único e Verdadeiro (Lv 9.7), haja vista o gesto de Arão quando da apostasia de
Core e seu bando. Naquele momento, o povo de Israel esteve prestes a ser
destruído, mas o gesto do sumo sacerdote tornou a nação propícia a Deus (Nm
16.46).
Hoje, em virtude do sacrifício de
Cristo, não mais necessitamos de intermediários humanos para nos achegarmos a
Deus (1ª Jo 4.10). Jesus é o nosso sublime e perfeito Sumo Sacerdote (Hb
7.26,27). Todavia, a santidade continua a ser exigida daqueles que oram e
intercedem; que o façam “levantando mãos santas” (1ª Tm 2.1,8).
SÍNTESE
DO TÓPICO III
O livro de Levítico era um manual para
os sacerdotes.
SUBSÍDIO
BÍBLICO-TEOLÓGICO
Ordenação: O ato histórico separa para
sempre o sacerdócio dos outros israelitas. Mesmo após o tempo de Jesus, somente
quem podia provar sua descendência de Arão por completos registros genealógicos
era permitido atuar no sacerdócio. E à mulher do sacerdote era exigido ser uma
israelita de sangue puro, de urna família sem qualquer tipo de imperfeição.
Hoje, cada crente é um sacerdote, um membro adotado da família de Deus (1ª Pe
2.5).
Orelha e polegar, dedo do pé: Alguns têm
sugerido que tocar essas partes do corpo com sangue simboliza a necessidade dos
sacerdotes de estarem sempre prontos para ouvir a voz de Deus, sempre prontos a
segui-lo.
Parte da cerimônia de ordenação envolvia
restringir Arão e seus filhos à câmara do Tabernáculo por sete dias. O ato
simbolizava separar os sacerdotes do restante do povo, e separá-los para Deus.
Porém, isso sugere ainda mais: Somente aqueles que vivem diariamente na
verdadeira presença de Deus podem servir ao Senhor efetivamente. Precisamos
permanecer junto a Ele, se desejamos ter um ministério junto aos outros
(RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a
Apocalipse capítulo por capítulo. 9.ed, Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 80).
CONCLUSÃO.
A principal lição que extraímos do livro
de Levítico é que o Deus santo requer duas coisas básicas de cada um de seus
filhos: que nos separemos do mundo e que nos dediquemos, em pureza e santidade,
ao seu serviço. Este é o nosso culto racional (Rm 12.1-3).
PARA
REFLETIR
A respeito de “Levítico, Adoração e
Serviço ao Senhor”, responda:
• Como podemos resumir o tema do livro
de Levítico?
O tema pode ser resumido nesta simples, mas
enérgica ordenança divina: “... portanto vós vos santificareis, e sereis santos,
porque eu sou santo” (Lv 11.44).
• Quem é o seu autor e quando foi
escrito?
Moisés. Moisés teria escrito Levítico,
aproximadamente, entre 1446 a.C. (uma possível data do êxodo) e 1406 a.C. (ano
da morte de Moisés).
• Por que o Levítico foi escrito?
O livro de Levítico foi escrito, tendo
em vista estes objetivos: purificar Israel das abominações do Egito,
preservá-lo das iniquidades de Canaã e transformá-lo num povo santo, obreiro e
adorador.
• Quais as atividades do sacerdote?
Atividades culturais, santificadoras e
intercessoras. Mas, a principal atividade do sacerdote era, sem dúvida, fazer a
intermediação entre o pecador arrependido e o Deus Santo, Único e Verdadeiro
(Lv 9.7).
• Hoje, quem é o nosso Sumo Sacerdote?
Jesus é o nosso sublime e perfeito sumo
sacerdote (Hb 7.26,27).
Fonte: Marcadores: Adultos – CPAD,
Lições Bíblicas 3° Trimestre de 2018, Louvor e Adoração
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