TEOLOGIA EM FOCO: DEUS CONTROLA O UNIVERSO

quarta-feira, 3 de março de 2021

DEUS CONTROLA O UNIVERSO



 Já que Deus criou o universo, Ele tem o direito e poder para controlar e fazer o que ele achar melhor com ele.

 I. O UNIVERSO PERTENCE A DEUS PORQUE ELE O FEZ

 1. A criação prova o direito de Deus de controlar o universo. Salmo 24.1-2 “A Terra e todos que vivem nela pertencem a Deus porque ele a fundou e estabeleceu.”

 Do Senhor é a terra. O salmista adora Deus como o Soberano sobre tudo aquilo que criou. Estas palavras também preparam a questão — se Deus é Senhor de tudo, quem pode abordá-lo? — levantada nos versículos 3-5. Aqueles que nele habitam. O reinado de Deus estende-se a todos, até mesmo àqueles que não reconhecem Seu poder. Afundou sobre os mares. Tomando emprestado os termos de Gênesis 1, em que Deus ordena à terra seca emergir das profundezas das águas (Gn 1.2,9), Davi descreve o controle contínuo de Deus sobre as águas.

Salmo 89.11-12 “Os céus, a Terra e toda a sua plenitude são seus porque o Senhor os fundou e os criou.”

Já que Deus fez o universo e o universo pertence a Ele, conclui-se que seu poder deve controlá-lo.

 II. JÁ QUE CRIOU O UNIVERSO, DEUS REINA SOBRE ELE COMO SENHOR

 Isaías 29.16 “O barro não tem direito de criticar a maneira que o oleiro o fez. Então nós não temos o direito de negar nem criticar nosso Criador. Ele nos fez, então tem o direito de fazer de nós o que ele quer que sejamos. Tem que nos submeter à vontade do criador.” (45.9,10; 64.8; Rm 9.20-24.

Atos 17.24 “Deus, que fez o mundo e tudo que nele há, é o Senhor (Soberano) do céu e da Terra. Ele domina porque ele o criou.

Colossenses 1.15-18 “E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. 16- O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 17- Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 18- E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.”

Assim como Jesus fez a igreja e tem primazia sobre ela (versículo 18), Ele tem primazia sobre sua criação. Foi feita por Ele (pelo seu poder) e para ele (para servir seus propósitos).” (Outra ref. Hb 2.10).

1ª Pedro 4.19 “Nós encomendamos as nossas almas na prática do bem, porque ele é o Criador.”

Romanos 1.25 “É um erro fundamental “servir” a criatura no lugar do Criador. Servir aqui significa obedecê-lo como Deus (veja versículos 20-35 e o contexto).

 Por que devemos temer a Deus e guardar seus mandamentos. “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.” (Eclesiastes 12.13)? Porque ele nos criou para esse propósito. Como nosso Criador, Ele tem todo direito de exigir nosso serviço. Como Suas criaturas, somos obrigados a darmos qualquer serviço que Ele requerer. Até entendemos a criação, nós não temos entendimento nem mesmo do propósito ou razão da nossa existência! (ref. Dt 32.5-6; Rm 11.36; 1ª Cr 16.26,36; Sl 96.2-10; 100.2-3; Jr 27.5; 5.22; Êx 4.11; 20.9-11; 31.16-17; Nm 16.22; Is 51.12-13]).

 III. ELE TEM O PODER DE NOS PUNIR OU RECOMPENSAR, CONFORME O NOSSO PROCEDIMENTO

 Gênesis 6.6-7; 7.4 “Deus decidiu destruir os homens, pois eles tinham se corrompidos tanto que Deus se arrependeu de ter os criados. Já que Deus fez o homem, quando o homem falhou em servir o propósito pelo qual foi criado, Deus teve o direito de destruir o que ele criou.”

Isaías 27.11 “Alguns se tornaram tão corruptos que Deus que os fez não se compadecerá deles, e aquele que os formou não lhes perdoará. Deus é o criador. Ele pode castigar aqueles que não o aceitam.”

 Muitas pessoas negam que Deus tem o direito de punir ou destruir a humanidade por causa do pecado. “Não acredito num Deus que faria aquilo.” Sinceramente se você acredita nisso ou não, isso irá mudar a realidade de tudo? Se Deus realmente nos criou, ele tem o poder de fazer conosco o que ele quiser, independente do que queremos ou do que acreditamos.

 A criação é um fato simples da história. Logo, se Deus nos criou, ele tem o direito e o poder de nos recompensar ou nos destruir. Se ele fosse um tirano, não teria nada no mundo que poderíamos fazer para mudar isso. Devemos glorificá-lo todos os dias pois ele não é apenas nosso Criador, mas ele é um Deus de misericórdia e paciência!

 Se o Deus da Bíblia não nos criou, então porque ele teria o direito de nos controlar? Por que em vez disso não descobrimos quem nos fez o que ele diz?

 Qualquer teoria que deprecia ou debilita a doutrina bíblica da criação nisso debilita nossa fé no poder de Deus para mandar nas nossas vidas. Isso enfraquece ou destrói nosso entendimento de nossa obrigação para servi-lo.

 Entender a doutrina da criação é fundamental até para entender o propósito da nossa existência. Quem pode dizer que isso não é de importância essencial para os cristãos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário