TEOLOGIA EM FOCO: AS CHAMADAS DE DEUS PARA O HOMEM

segunda-feira, 15 de março de 2021

AS CHAMADAS DE DEUS PARA O HOMEM



Introdução O pecado afastou o homem do Seu criador por isso Deus enviou o Seu Filho Jesus Cristo para salvação de toda a humanidade. Para que o homem se salve é necessário que ele se aproxime do Senhor, pois O Senhor Deus em todos os tempos tem chamado o homem e continua chamando para a salvação. Neste estudo veremos as chamadas de Deus para a humanidade.

I. VINDE OS CANSADOS

Mt 11.28-30 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 2- Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossas almas. 30- Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

Jesus vendo que Seu povo levava um fardo pesado, imposto pelos fariseus, as exigências da Lei Mosaica que era composta de 613 mandamentos, o qual era impossível ao homem cumprir e além do mais as tradições para serem salvos. Então Jesus ofereceu o Seu fardo, que é leve e agradável de carregar.

1. Que é o jugo de Jesus. Em contraste com as minuciosas obrigações do legalismo dos fariseus, o jugo de Cristo é suave.

1ª João 5.3 “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são pesados”.

2. Quais são os mandamentos deste jugo Cristo. Amar a Deus acima de tudo, é o grande mandamento, e o segundo semelhante a este é: Amar o teu próximo como a ti mesmo. Crer na pessoa de Jesus como Messias, Filho de Deus, Salvador e nosso Redentor; não jurar pelos céus e a terra (Mt 5.34-35); Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo (Mt 19.17-18). O jugo do Senhor (mandamentos) não é pesado, mas é suave e leve de carregar.

3. Jesus ainda continua chamando os cansados: “Vinde a Mim” todos que estais cansados:

A. O convite de Jesus é para todos.

B. O convite é para vir a Deus através de pessoa Jo 14.6.

C. O convite é para os aflitos.

D. O convite oferece alívio à alma.

E. O convite é para rejeitar o jugo cruel do mundo, e do pecado.

F. O convite é para você deixar suas tradições e dogmas de sua religiosidade, deixar suas penitências (que são os sacrifícios que você coloca para herdar a salvação), para receber o fardo suave de Cristo. O cristão tem que fazer sacrifício para ganhar almas e não para ser salvo, Jesus já carregou por nós toda sentença da Lei e todas as penitências, Ele cumpriu e cravou na cruz do Calvário.

O convite oferece descanso espiritual num Mestre verdadeiramente misericordioso.

IV. VINDE PARA SER LIMPO

Is 1.18 diz: “Vinde então, e argui-me, diz o Senhor: Ainda que vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”.

Isaías diz que Deus está disposto a purificar e perdoar os pecados aqueles que ouvem e seguem sua voz. Deus é gracioso e perdoador, porém o povo pecador deve escolher entre obediência e o juízo.

No sermão da montanha Jesus diz: “Bem aventura os limpos de coração, porque eles verão a Deus”.

Limpos no gr. Katharos, sem mancha, limpo, imaculado, puro. O pecado macula e corrompe, mas o sangue de Jesus tira as manchas.

III. VINDE Á FESTA DO EVENGELHO

Lc 14.17-24 “Na hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, pois tudo já está preparado. 18- Não obstante, todos, começaram a escusar-se. Disse o primeiro: um campo e preciso ir vê-lo; rogo-te que me tenhas por escusado”. 19- Outro disse: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te que me tenha por acusado. 20- O outro disse: casei-me e, por isso não posso ir. 21- E, voltando aquele servo, anunciou essas coisas ao seu senhor. Então, o pai de família, indignado disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze aqui os pobres, os aleijados, e os mancos e os cegos. 22 E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste, e ainda há lugar. 23- Respondeu-lhe o Senhor: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga a todos a entrar, para que fique cheia a minha casa. 24- Porque nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia”.

Israel tinha aceitado o convite de Deus para o reino feito pelos profetas. A chegada de Jesus sinaliza a chegada do Reino, mas em sua rejeição dele, a nação está rejeitando a oferta da graça de Deus. Entretanto, o objetivo de Deus não será impedido, e então ele enviará seu gracioso convite aos gentios, (v. 21b – Disse o Senhor: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze aqui os pobres, os aleijados, e os mancos e os cegos).

A grande ceia do Senhor ensina que:

1. Deus honra os homens com Seu convite; é uma afronta desprezá-lo.

2. O Evangelho é de graça, tudo já está preparado.

3. Os homens procuram eximir-se da responsabilidade de comparecer à ceia, porque:

A. Preferem ver as coisas terrenas, e recusam as espirituais.

B. Preferem trabalhar, a receberem de graça (Ef 2.8,9).

C. Preferem buscar um casamento no mundo, e rejeitam as bodas do céu.

4. Rejeitar o convite é uma decisão que perdura toda a eternidade.

5. O desejo de Deus é que se encha esta casa.

As desculpas dos escusados são falsas, rejeitar a festa do Rei para ver um campo ou experimentar uma junta de bois, notamos que uma vez que ninguém compra sem ver e o recém-casado devia levar sua esposa a esta festa.

V. VINDE PARA GANHAR ALMAS

Mt 4.19 está escrito: E disse-lhes: “Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”.

A chamada dos quatros discípulos: André, Tiago, Pedro e João, aqui são convidados a seguir a Cristo dedicando-se ao discipulado (gr. Mathetes. Aquele que está sendo ensinado);

Eles já haviam encontrado Jesus (ver Jo 1.40-42), mas agora deixaram suas ocupações seculares para segui-lo.

1. Primeiro Jesus chama para a salvação.

2. Jesus para ser discípulo.

3. Para ser ministro do evangelho.

Jamais Jesus envia alguém sem primeiro passar pela sua escola.

IV. VINDE PARA UMA BOA PORÇÃO

Is 55.1-3 “Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei! Vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2- Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o produto do trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleita com a gordura. 3- Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá. Convosco farei uma aliança perpetua, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi”.

O convite dirige-se a todos os necessitados, de todos os tipos, sem limitação de raça ou de povo; Deus distribui a Sua misericórdia à medida que aceita pela fé. É dom gratuito a todos os que reconhecem suas necessidade, e se arrependem.

Deus sabe que o povo de Israel iria correndo todos os dias para comprar seu alimento, mas Deus quer mostrar que a comida espiritual quem vem de Deus, gratuitamente, é em tudo superior, só entra no gozo dos finos manjares quem come! Só recebe os bens da graça de Deus aquele que os aceita com fé verdadeira e sincera.

1. Vinde às águas - Jesus é a água da vida, em Jo 7.37-38 diz: “No último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se de pé, e clamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38- Quem crê em Mim, como diz as Escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva”.

No último dia da festa dos Tabernáculos, dia sagrado como sábado, e todos os dias da festa um jarro de ouro com água do tanque de Siloé era derramado como libação sobre o altar do sacrifício matinal. E Jesus já declarava que Ele cumpria o significado do milagre na Rocha de Meribá. Quando o povo de Israel murmurava com Moisés e Arão no deserto porque não tinham água, Moisés se apresentou ao Senhor na porta da congregação e a glória do Senhor lhes apareceu. E o Senhor disse a Moisés: Toma o bordão, junta o povo, tu e Arão, e diante dele falai à rocha, e dará a sua água; assim lhes tirareis água da rocha e dareis a beber a todos (Nm 20.1-13).

Porém, Moisés procedeu de maneira errada diante do povo.

1) Teve mau humor diante do povo em chamar de rebelde.

2) Devia falar a rocha, porém ele feriu duas vezes a rocha.

Quero te convidar a vir a esta Rocha e falar com ela, pois a Rocha é Jesus e dela sairá água pura para matar a tua sede.

2. Jesus é a única fonte de águas. Jo 4.14 Jesus diz: “Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte que jorra para a vida eterna”.

Cristo é a fonte de vida a jorrar naqueles que vêm a Ele e creem nele.

3. A chamada é Universal. Ap 22.17 “O Espírito e a noiva dizem: vem. Quem ouve diga: vem. Quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida”.

Este é o apelo a Salvação: O Espírito e a Noiva dizem vem.

Uma palavra de salvação está sendo anunciada a toda a humanidade, aqueles que ouvem e aceitam esta palavra vivem a experiência em saber de que Jesus está vivo e tem uma eternidade preparada.

Quem tem sede de salvação venha.

Os que têm sede de justiça dizem: venham.

Os humildes que conhecem que não têm nenhum mérito para receber a salvação venham!

4. Este rio sai do trono de Deus. (Ez 47.1-12).

O convite do Senhor para entrar nesse rio é para todos os que querem ser abençoados. Não fique com as águas pelos artelhos, nem pelos joelhos, mas entre nesse rio, nade nesse rio. As águas deste rio são purificadoras, águas da vida eterna. Esse rio há de ser uma bênção sem par para todos que entrarem nele. Serão sarados todos os males espirituais, sociais, familiares e corporais. É justamente isto que o rio está fazendo, curando, fertilizando, embelezando.

Este rio é Jesus e pode ser comparado ao sangue de Jesus derramado na cruz do Calvário para remissão de nossos pecados. O sangue de Jesus nos purifica e limpa de todo o pecado. Amem!

V. VINDE PARA ORAÇÃO

1ª Tessalonicenses 5.17 “Orai sem cessar.”

Efésios 6.18 “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos.”

Marcos 13.33 “Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo.”

Precisamos estar alertas, “vigiando em todo tempo”, porque estamos numa luta sem trégua! Mas conforta-nos saber que não estamos sozinhos.

Deus, além de estar conosco “todos os dias”, Ele também nos dá a defesa necessária: uma armadura completa, composta por: cinturão da verdade, couraça da Justiça, sapatos da disposição para pregar o evangelho, escudo da fé, capacete da salvação e espada do Espírito.

VI. CHAMADOS PARA SERVIR

Êxodo 8.1 “Depois disse o SENHOR a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o SENHOR: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.”

João 13.14-17 “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. 15- Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 16- Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. 17- Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.”

Se o seu superior, que era Senhor e Mestre (professor), estava pronto a realizar esta tarefa para eles, é claro que deviam fazê-lo uns pelos outros. Humildade não é abnegação essencialmente, mas desinteresse próprio em serviço dos outros.

Jesus deixou-nos o exemplo. Isto exclui qualquer pensamento de que o lava-pés seja uma ordenança. As Escrituras silenciam sobre a prática, salvo na qualidade de um serviço ministrado por causa do amor na questão da hospitalidade (1ª Tm 5.10).

A atitude de Jesus em lavar os pés de seus discípulos, por exemplo, é algo que todo cristão deve ter nítido em sua mente. Sendo Senhor e Deus, Ele se curva diante de seus discípulos como servo deles e lava seus pés marcados pelo tempo, pela poeira e pelo esforço.

Em breve, aqueles pés o representariam todo o mundo, e o Mestre faz questão de dizer o quanto nos ama através dessa atitude.

VII. CHAMADOS PARA ADORAR

1. O Que Significa a Palavra Adoração? O dicionário Aurélio define adoração como culto a uma divindade; culto, reverência e veneração. O mesmo dicionário define o verbo adorar como render culto a (divindade); reverenciar, venerar (Dicionário Aurélio). As palavras que definem adoração, no Velho Testamento, significam ajoelhar-se, prostrar-se (#7812, Strongs), como em Êx 20.5. As palavras que definem adoração, no Novo Testamento, significam beijar a mão de alguém, para mostrar reverência; ajoelhar ou prostrar-se para mostrar culto ou submissão, respeito ou súplica (#4352, Strongs), como em Mt 4.10 e Jo 4.24. Adoração então é uma atitude de extremo respeito, inclusive ao divino, que se expressa com ações singulares de reverência e culto.

2. O salmista Davi convida a todos a adorar. Salmos 95.6,7 “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou. 7- Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz.”

Davi sentiu imenso prazer em adorar ao Senhor, e se dedicou ao trabalho de incentivar, organizar e conduzir o culto a Deus em Israel. Salmo 95 é uma chamada à adoração com um contraste interessante. Ou abrimos os corações para dar ao Criador sua devida honra, ou endurecemos os corações e viramos as costas para ele.

3. Adorar em espírito e em verdade. João 4.22-24 “Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. 23- Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. 24- Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”

3.1. Adorar em espírito e em verdade é adorar a Deus de todo coração, com a ajuda do Espírito Santo. A verdadeira adoração vem do coração, ou seja, envolve o Espírito Santo e o espírito do homem, não de fatores externos como o lugar, a cerimônia ou palavras repetidas. Adorar em espírito e em verdade é adorar com sinceridade e fé.

3.2. Adorar é mostrar amor, respeito e dedicação a Deus. Rituais como ir à igreja e cantar louvores ajudam a expressar essa adoração mas só têm valor quando são fruto do desejo do coração de adorar a Deus. Deus não se agrada de rituais sem sinceridade (Salmos 51.16-17). Adorar em verdade é adorar por querer adorar a Deus, por tudo que Ele é e tudo que Ele faz.

3.3. Adorar em espírito é adoração viva. O espírito é aquilo que nos liga a Deus e nos dá vida. A verdadeira adoração vem da comunhão com Deus. Podemos ter essa comunhão através do Espírito Santo, que mora dentro de cada pessoa salva (Atos 2.38).

VIII. CHAMADOS PARA EVANGELIZAR

Marcos 16.15,16 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16- Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”

“Ide por todo o mundo...” A todos os países debaixo do céu; e pregar o evangelho a toda criatura – isto é, a toda a humanidade, a todo ser humano, seja judeu ou gentio, pois nosso Senhor fala sem qualquer limitação ou restrição. Isso era o que Jesus queria ver realizado, se queremos realizar a Sua obra, teremos de entender o evangelho e ser capazes de explicá-lo aos perdidos. Este é o momento de introduzir as lições sobre o caminho da salvação.

IX. CHAMADOS PARA TESTEMUNHAR

Atos 1.8 “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”

No dia de Pentecostes a promessa de Atos 1.8 se cumpriu. A igreja foi batizada e revestida do poder do Espírito Santo. Entretanto, o poder do Espírito para a igreja não tem, como nunca teve, um fim em si mesmo.

O poder do Espírito tinha como finalidade primordial capacitar os crentes para dar testemunho de Cristo. No Novo Testamento os dons ou manifestações do Espírito (línguas, curas, profecias, etc.) foram dados com o único objetivo de que a igreja testemunhasse de Jesus ao redor do mundo. (2). Nada do que a igreja recebe do Espírito tem nela um fim em si mesmo. “Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas…”, disse Jesus (At 1.8).

X. CHAMADOS PARA FAZER A VONTADE DO PAI

João 4.34 “Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.”

1. A vontade do Pai é amar a Deus acima de tudo. “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22.37-39).

2. A vontade do Pai é que o crente guarde Sua Palavra. “Se alguém Me amar, guardará a Minha palavra; e Meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada. Quem não Me ama, não guarda as Minhas palavras” (João 14.23-24).

3. A vontade do Pai é ele permaneça na Sua palavra. “Se vós permanecerdes na Minha palavra, verdadeiramente sois Meus discípulos” (João 8.31).

4. Somente quem faz a vontade do Pai entrará no Seu Reino. “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus. Muitos Me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? e em Teu nome não expulsamos demônios? e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7.21-23).

Conclusão. Deus tem desejo que todos venham a Ele para serem abençoados. Deixe tuas tristezas tuas magoas tuas queixas e entre nesse rio nade nesse rio. A chama para todos os seres humanos é para fazer parte do Seu reino.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau Sc


Nenhum comentário:

Postar um comentário