Quarenta e oito cidades destinadas para
os levitas, por Moisés e Josué (Nm 35.1-8; Js 21). A tribo de Levi não recebeu
qualquer parte da terra de Canaã como herança (Nm 18.20-24; 26.62; Dt 10.9;
18.1,2; Js 18.7). Para compensá-los por isso, eles recebiam os dízimos dos
israelitas para seu sustento (Nm 18.21), e quarenta e oito cidades lhes foram
destinadas, da herança das outras tribos. Dessas cidades os sacerdotes
receberam treze (Js 21.4) e seis eram cidades de refúgio, para as quais os
homens que acidentalmente matassem alguém podiam ir em busca de proteção (Nm
35. 9-34; Dt 4.41-43).
As cidades dos levitas foram
estabelecidas tomando-se quatro cidades de cada uma das doze tribos. O
propósito aparente de assim dispersar os levitas por toda a terra era capacitá-los,
como representantes oficiais da fé hebraica, a instruir o povo, em toda a
terra, na lei e no culto a Yahweh. A descrição das medidas das cidades e das
pastagens a elas ligadas, como em Números 35.4,5, é difícil de compreender e
tem dado margem a inúmeras interpretações diferentes.
Os
levitas não eram os únicos proprietários ou ocupantes dessas cidades.
Era-lhes simplesmente permitido viver
nelas e usar os campos para pastagem do seu gado. Essas cidades não deixaram de
pertencer às tribos onde estavam localizadas. Os levitas podiam vender suas
casas, mas podiam remi-las a qualquer tempo e, se não fossem capazes disso, as
casas automaticamente retomavam a eles no ano do Jubileu. Seus campos, porém,
não podiam ser vendidos (Lv 25.32ss.).
Os
levitas não moravam apenas nas suas cidades.
Parecem ter sido consideradas, pelo
menos em alguns aspectos, como pertencentes às tribos onde residiam, mesmo que
não fosse uma cidade levítica; daí a afirmação em Juízes 17.7: “Havia um moço
em Belém de Judá, da tribo de Judá, que era levita, e se demorava ali”. Assim
também Elcana, pai de Samuel, que indubitavelmente era levita, é chamado de
efraimita (1º Sm 1.1). Os levitas nunca são considerados como uma décima
terceira tribo.
Essas cidades foram destinadas aos
levitas por antecipação, para ser ocupadas por eles somente até o ponto em que
eles as requisitassem e os israelitas as possuíssem. Não parece que os levitas
tenham chegado em todas elas, ou mesmo na maioria delas, por que algumas nem
pertenciam a Israel até muito depois do tempo de Moisés e Josué. Primeiro livro
de Crônicas 6.54-81 também dá uma lista de cidades levíticas, mas essa é menor
que a lista de Josué, e há mudanças de nomes, talvez porque tenha havido uma
mudança para uma nova cidade devido à inadequabilidade da anterior, ou porque
algumas das mais antigas não mais estivessem em uso. As cidades levíticas,
mencionadas na história judaica após o tempo de Josué, são Bete-Semes (1º Sm
6.13-15), Jatir (1º Sm 30.27) e Anatote (1º Rs 2.26; Jr. 1.1; 32).
Fonte: Enciclopédia da Bíblia © 2008
Editora Cultura Cristã. VOLUME TRÊS: H—L
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