João 13.14,15 “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.”
I. O SIGNIFICA DO TERMO SERVIÇO
A palavra do hebraico moderno para serviço é שֵׁרוּת (sherút); Servir é לְשָׁרֵת (lesharêt). No grego a palavra serviço é δουλος (doulos) que vem da palavra δεω (deo) que significada “atar um laço, prender, atar, prender com cadeias, lançar em cadeias.” A palavra δουλος (doulos), então, significa “escravo, servo, homem de condição servil, (metáf.), alguém que se rende à vontade de outro; aqueles cujo serviço é aceito por Cristo para estender e avançar a sua causa entre os homens. Assim, δουλος (doulos) é a palavra comum para escravo, alguém que está permanentemente em servidão, em sujeição a um mestre.
A segunda palavra para serviço é διακονος (diáconos) também pode designar um escravo ou um homem livre, denota um empregado visto em relação ao seu trabalho.
A terceira palavra para serviço é οικετης (oiketes) designa um escravo, algumas vezes sendo praticamente equivalente a δουλος (doulos). Geralmente, no entanto, como a etimologia do termo indica, significa um escravo como um membro da família, não enfatizando a ideia servil, mas antes a relação que deveria tender a suavizar a severidade de sua condição.
A quarta palavra para serviço é υπηρετης (huperetes) significa literalmente um
remador inferior, e era usado para descrever um remador comum numa galera de
guerra. É então usado, como no N.T., para indicar qualquer homem, não um
escravo, que servia numa posição subordinada, sob um superior.
Essa palavra serviço no latim servitium, significa: “escravidão, servidão”, de servus, “escravo”, possivelmente de origem etrusca. Esta gerou também o substantivo “servo”, o adjetivo “servil” e o verbo “servir”.
Quem
presta serviços é um “servidor”. Todo servo no trabalho do Senhor é
pequeno, humilde, seja qual for a sua posição. Só o Eterno é infinitamente
grande. Se alguém pensa que é grande, não é nada diante d’Ele!
O verdadeiro servo de Deus não tem vontade própria; seu prazer e realização estão em fazer a vontade do Senhor, por amor, gratidão e privilégio.
II. A SERIEDADE DO SERVIÇO CRISTÃO
O serviço cristão é uma das formas mais eficazes de testemunho da Igreja. O serviço tem que ter motivação correta. Coração, motivação e intenção.
O serviço pode ser potencializado ou corrompido dependendo do teu coração.
1. Definição
de coração.
“Coração” (hebraico לֵב léb; grego
καρδία kardia, no latin cordis que
significa “coração e ocorre aproximadamente 1000 vezes, muitas vezes disfarçado
de tradução, e o alcance do significado é imenso.
O coração é o centro do intelecto. O coração é o centro das emoções. Por fim, o coração é o centro da vontade humana. Jeremias 29.13 “Quando duas pessoas concordam é porque seus corações estão juntos ou unidos.”
2.
Coração. Deus,
em sua infinita sabedoria e soberania, decidiu usar homens e mulheres para a
execução de seus planos. Se examinarmos a Bíblia, vamos encontrar Deus usando
vidas para cumprir Seus eternos propósitos, tanto antes de Cristo, com o povo
de Israel, quanto depois d’Ele, com a Igreja.
Quando Jesus estava executando Seu ministério, tinha como objetivo deixar uma organização que desse continuidade à obra de Deus na terra, e esta organização é a Igreja.
“Também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela.” (Mt 16.18). Jesus disse: “edificarei a minha igreja”. A Igreja é o instrumento de Deus para a realização dessa obra missionária, e responsabiliza-se pela seleção, treinamento e envio de missionários.
1.2.
O serviço precisa estar conectado com o coração. Por exemplo,
“concordar” é palavra formada do latim con + cordis, isto é, com
coração.
“Discordar”, por outro lado, é o oposto.
Vem do latim dis (separar) + cordis (coração). Quem discorda,
portanto, afasta-se do coração do outro. “E buscar-me-eis, e me achareis,
quando me buscardes com todo o vosso coração.” (Jr 29.12,13).
Quando invocamos ao Senhor e O buscamos de todo coração Deus, Ele nos ouve, atende nossos pedidos, perdoa nossos pecados, nos recebe como filhos, nos dá a vida eterna. Ao nos entregar totalmente, temos um encontro real com Ele, passamos a ter intimidade com o Pai, intimidade que transforma nossa vida, restaura as feridas, traz luz onde havia escuridão, e alegria no lugar de tristeza. Se você ainda não foi impactado pelo amor de Deus, entregue-se totalmente a Ele, busque-o com todo seu coração, deseje ter intimidade com o Pai, e certamente sua vida será cheia da graça e do amor de Deus.
1.3. O serviço pode ser corrompido por causa do coração. Salmos 24.3-5 “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? 4- Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. 5- Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação. 6- Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.”
Após entender que Deus é o dono de toda a
criação, Davi percebe um problema: o monte do Senhor é Jerusalém, onde se
encontrava o templo. Ele cria que Deus estava no templo, por isso estar no
templo era estar na presença do próprio Deus. Deus é santo. O lugar onde Deus
está é santo. Sendo santo ele pergunta: “Quem poderá permanecer no seu santo
lugar?”
Davi entende que para prestar qualquer serviço diante do El Shaday (louvor, adoração), devem ser limpos de mãos e puros de coração. “Assim é a geração dos que o buscam, dos que buscam a tua presença…” (v. 6). Aqueles que buscam o Senhor são os que foram purificados, regenerados e salvos pela graça e, somente pela graça.
2. Motivação. Atos 8.13-22 “E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. 14- Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. 15- Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo.16- (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). 17- Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. 18- E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, 19- dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. 20- Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. 21- Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. 22- Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração.”
“E creu até o próprio Simão”. Convencido do poder sobrenatural exercido por Felipe, Simão creu intelectualmente, mas a motivação de seu coração estava erada.
“Os apóstolos [...] enviaram Pedro e João” (v. 14). Jesus tinha dado as chaves (poder) do reino (Mt 16.19) a Pedro. Ele era aquele que Deus usaria para abrir as portas dos corações dos judeus (cap. 2), dos samaritanos (cap. 8) e dos gentios (cap. 10).
“Então, lhes impuseram as mãos” (v. 17a). Uma prática comum na Igreja primitiva (At 13.1-3; 1ª Tm 4.14). Nesse caso, a imposição de mãos está claramente relacionada à oração para o que aos samaritanos recebessem o Espírito Santo.
“E Simão, vendo que pela imposição das mãos [...] era dado o Espírito Santo” (v. 18). Simão não queria o Espírito Santo como um dom espiritual que selaria seu batismo, mas para usar o poder e dominar os outros. Queria o poder exterior sem passar pela mudança interna que justifica o dom. É possível que tivesse a intenção de ganhar dinheiro com a habilidade de conceder o Espírito Santo a outros a seu bel-prazer.
“Dai-me
também a mim esse poder” (v. 13). Dai-me também a mim esse poder, para que
aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.
Simão confundiu o trabalho de Deus com suas práticas mágicas. O fato de outros terem pago pelos segredos da sua magia motivou Simão a pensar que esse era o melhor modo para se aproximar de Pedro. Porém, ele logo aprendeu sobre o grave que estava cometendo.
“Ofereceu-lhes dinheiro” (v. 17 b). Daí vem o termo simonia (Simão), para denotar o comércio de coisas sagradas, principalmente a compra de serviços eclesiásticos. A ambição espiritual aqui se mostra a chave para o caráter deste homem miserável.
“Teu dinheiro seja contigo para perdição” (v. 20a). Isto é, “Amaldiçoado seja tu e o teu dinheiro contigo”. É a linguagem do horror e indignação mesclados, não muito diferente da repreensão do próprio Pedro por parte do Senhor (Mt 16.23).
3. Simão ficou motivado, mas o coração não era reto. “...porque o teu coração não é reto diante de Deus” (v. 21). Esta é a fidelidade de um ministro de Cristo a alguém que engana a si mesmo de uma maneira terrível.
4.
Intenção.
A palavra intenção no hebraico é כוונה Kavanáh,I
vem de כיוון Kivun, que significa direção
ou direcionamento para onde se quer atingir. Vem também da expressão Lekaven (לכוון), que significa mirar, ou
mais precisamente apontar para alguma direção.
Na tradição judaica, o conceito de intenção se resume em um termo único, kavaná. Literalmente, esta palavra significa “direção”. Apenas focando as nossas palavras na direção correta, para um objetivo exaltado, enchemos a nossa oração de intenção e significado. É muito fácil fazer isso! A maneira de adquirir esta direção é ter uma compreensão profunda das palavras que recitamos.
4.1.
Simão tinha a mesma intenção, mas a motivação errada. “Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura
te seja perdoado o pensamento do teu coração” (v. 22).
“Arrependa-se…
ore…”.
Simão pensou que pudesse comprar o poder do Espírito Santo, mas Pedro o
repreendeu severamente. O único caminho para receber o poder de Deus está em
fazer o que Pedro aconselhou Simão a fazer: afastar-se do pecado, pedir perdão
a Deus e ser cheio do seu Espírito. Nenhum bem e nenhuma quantia em dinheiro
pode comprar a salvação, o perdão dos pecados ou o poder de Deus. Estes são
obtidos somente pelo arrependimento e pela fé em Cristo como Salvador.
O sistema de Simão não olha o coração, mas o sistema de Pedro olha a intenção do coração, e para o Senhor o que importa é o coração. Judas quando andava com Jesus tinha a mesma intenção, mas o coração não era reto. Motivação incorreta, avareza. Não muito diferente nos dias hodiernos, onde grande parte das lideranças cristãs estão com a motivação erada, assim como Geazi, servo de Eliseu.
4.2.
O Senhor Deus se agradou primeiro do coração de Abe e depois de sua oferta. Gênesis 4.4,5 “E
Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e
atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. 5- Mas para Caim e para a sua
oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.”
Gênesis 4 diz que num certo tempo os dois irmãos trouxeram ofertas ao Senhor. Sendo lavrador, Caim trouxe sua oferta do fruto da terra. Já Abel trouxe sua oferta das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Isso significa que ele ofereceu ao Senhor o primeiro e o melhor entre o seu rebanho.
O texto bíblico revela que Deus se agradou
de Abel e de sua oferta. Sim, Deus se agradou não apenas da oferta, mas também
do próprio adorador. Na verdade, não há como separar o verdadeiro adorador de
sua adoração ao Senhor. Sobre isso o escritor de Hebreus escreve que pela fé,
Abel ofereceu maior sacrifício do que Caim e obteve testemunho de que era justo
(Hb 11.4).
Mas Caim não fez nada disso. Caim achou que poderia se aproximar de Deus sem fé e de qualquer maneira. Jamais ele teria sucesso, pois sem fé é impossível agradar a Deus (H 11.6).
5. O
Senhor conhece o coração de todos. Jeremias 17.10 “Eu, o Senhor, esquadrinho
o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e
segundo o fruto das suas ações.”
No discurso de Pedro em Atos 1.24, o Senhor é
chamado “o conhecedor do coração”. O coração do homem pode estar tão oculto que
homem algum poderia discernir, mas Deus, que é Criador deles, e Ele conhece
todos os pensamentos, conselhos e propósitos deles, e o bem ou ruim que está
neles: Somente “o Senhor sonda os corações” (Pv 21.2). O Senhor além de tudo,
analise nossas motivações, se estamos ou não no caminho certo, se a nossa será
ou não, benção.
Senhor, tu me
sondas e me conheces. O Salmos 139.23,24, o salmista declara que “Deus conhece
o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.” O Deus sabe mais sobre
sua vida do que ele próprio. Ele reconhece que o conhecimento de Deus vai ao
mais profundo de seu ser, onde nem mesmo ele é capaz de ir. A partir do verso
2, o salmista fala sobre como Deus conhece cada momento do seu cotidiano. Mas o
salmista vai ainda mais além. Ele declara que Deus percebe de longe os seus
pensamentos.
O grande sábio Salomão nos orienta que
acima de todas as coisas “...que se devem guardar, devemos guardar o nosso
coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv 4.23).
Os nossos atos vêm sempre do coração, é o que determina as atitudes e o comportamento, pois é do coração que procedem fontes do bem e do mal conforme o ensino do Metres Jesus: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Lc 6.45).
Quando temos um coração com a intenção
certa, perseveramos. Há uma diferença entre os que servem e não servem. A forma
de falar e de se portar é diferente. Quando estamos cheios da Palavra, nossa
reação é a Palavra, nenhuma notícia negativa irá interferir nisso.
Os fariseus adoravam o Eterno com a intenções de seus corações erradas: “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” (Mt 15.8,9). Eles são fiéis nas formas de adoração; rigorosos nas observâncias cerimoniais, e cumprem a lei externamente; mas Deus requer o coração, e que eles não o tenham rendido.
6.
Deus só recebe dos corações que se movem voluntariamente. Êxodo 25.1,2 “Então
falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma
oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele
tomareis a minha oferta alçada.”
“...de todo o homem cujo coração se mover
voluntariamente...” Dar de si passa pelo coração (com um coração motivado e
voluntariamente) e pelo entendimento.
Fruto é eterno e o resultado terreno.
7.
Servir no latim é servitium, que
significa condição de escravo, jugo e obediência.
O que você tem dado ao Senhor, o que você quer entregar ou que Ele te pediu para entregar?
7.1.
Renúncia é o que Deus pede de ti. Mateus 16.24,25 “Então disse Jesus aos
seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome
sobre si a sua cruz, e siga-me; 25- Porque aquele que quiser salvar a sua vida,
perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.”
Se alguém deseja
ser seguidor de Jesus Cristo, ele deve de uma vez por todas renunciar a si
mesmo (suas vontades, seus interesses, suas inclinações) e unir-se com Cristo
na cruz. Jesus ao tomar a cruz não procurou fazer a Sua vontade, mas fez a
vontade do Pai. Assim também ocorre com Seus discípulos, não procuram viver
para fazer suas próprias vontades, mas vivem para fazer a vontade do Pai.
Alguém segue a Cristo colocando sua confiança nele, mesmo que seja confrontado, perseguido, humilhado, mesmo que tenha que renunciar a si mesmo. Só aquele que se prontifica e se dispõe a viver assim é que pode verdadeiramente ser discípulo de Cristo. Porém aquele que deseja ser um discípulo de Jesus, mas não atende ao chamado para a cruz, procurando preservar sua vida (seus amigos, familiares, emprego, estudo, conforto etc.) este perdê-la-á. Pode perder no momento presente e o mais grave, pode perder pela eternidade. Mas quem perder sua vida por amor de Jesus achá-la-á.
7.2. O exemplo do jovem rico (Mt 19.16-23). Quando o moço, depois de dizer a Jesus que estava guardando os mandamentos, perguntou o que ainda lhe estava faltando, Jesus lhe disse: “...Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me” (v. 21). Todavia, a Palavra de Deus nos informa que ele “...ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades” (v. 22). Ele cumpria os mandamentos, mas não conseguiu se entregar completamente. Pela letra da lei ele se considerava irrepreensível e talvez até justo diante de Deus, no entanto, seu coração estava preso nos seus bens matérias.
7.3.
Cumprir é um rito e entregar é o que Deus quer. Salmos 37.5 “Entrega
o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.” O prazer é estar perto do
mestre, a vida eterna, isso é um galardão eterno.
“Entrega o teu caminho ao Senhor”. A palavra “entrega” (גול gal), traduz no original um verbo empregado pelo salmista que literalmente significa “rolar”, no sentido de se ver livre de um peso. Então isso significa que a palavra “entrega” aqui, basicamente quer dizer “deixe seu fardo”. Isso significa transferir todas as suas preocupações para Deus. Esse é o conselho dado pelo salmista ao conectar a confiança no Senhor com a certeza da providência divina.
8.
Obediência é o canal do servo. Colossenses 3.22,23 “Vós, servos,
obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na
aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração,
temendo a Deus. 23- E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao
Senhor, e não aos homens.”
Nos textos relacionados podemos tirar algumas
aplicações espirituais importantes para nossas vidas:
A primeira aplicação está relacionada a
qual deve ser a nossa motivação em servir pessoas ou até mesmo em obedecer
nossos líderes?
Às vezes é importante que perguntemos a
nós mesmos, porque estamos fazendo o que fazemos. Todo cristão deveria
questionar a si mesmo acerca do que o motiva a ser líder do louvor, do Dept. de
homens, ou de qualquer ministério na Igreja local.
Eu mesmo costumo fazer esta pergunta,
quando estou enfrentando lutas que podem me desmotivar a continuar avançando no
serviço do reino.
Em colossenses 3:23 Paulo nos lembra que
nossa grande motivação em tudo que fazemos é agradar ao Senhor. Ele diz: “….tudo
quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para
homens….”.
A base de todas as ações que nós,
cristãos, devemos tomar deve estar enraizada no que Colossenses 3.23 determina.
Tudo o que fazemos deve ser para a sua glória, para exaltar o seu nome e para o
crescimento do seu reino. E isso não serve somente para a área espiritual, mas
inclui a nossa responsabilidade como cidadão, como chefe, como empregado, em
todas as esferas do nosso posicionamento na sociedade.
Paulo nos recomenda a servir ao Senhor de
todo coração, porque era assim que ele o servia. Havia no coração de Paulo um
imenso sentimento de gratidão ao Senhor, que o havia alcançado com sua graça, e
mudado toda a sua vida. Esta gratidão ao Senhor levava o apóstolo a querer
retribuir ao Senhor, servindo-o de todo coração.
Se você reparar atentamente no que a Bíblia diz, está muito claro que ‘TUDO’ o que fizerdes se refere a exatamente tudo o que nos propomos a ser, dizer, pensar e fazer! Isso significa que nós não podemos ter áreas nas quais nós nos entregamos pela metade. O conselho é: “em tudo o que fizerdes, façam de todo coração”. Isso inclui o nosso trabalho, nossos estudos, nosso tempo com nossa família, nossa vida de oração, nossa forma de servir o próximo e amar nossos inimigos.
IV. DEUS BUSCA HOMENS DE CORAÇÃO REGENERADOS
1.
Precisamos gerar uma consciência de como está nosso coração. Ezequiel 36.25,26 “Então aspergirei
água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de
todos os vossos ídolos vos purificarei. 26- E dar-vos-ei um coração novo, e porei
dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e
vos darei um coração de carne.”
O Senhor diz que há pessoas com um coração
de pedra, endurecido como pedra para a compreensão da verdade e do amor de
Deus. Mas aqueles que abraçar Jesus como Salvador e Senhor receberá uma nova
marca no coração, isto é, alguém atendeu a Ele e desejou obedecer.
Quando nos tornamos cristãos, nascemos de novo, ou seja, o Senhor transforma o nosso coração duro e nos dá um novo coração, um coração mais suave. Então nossos corações estão dispostos a não apenas ouvir Palavra de Deus, mas obedecê-la.
V. VOCÊ SERVE A QUEM?
1.
Devemos servir não de maneira fingida, mas com sinceridade. Ef 6.6-7, “Não
servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo,
fazendo, de coração, a vontade de Deus; 7 servindo de boa vontade, como ao
Senhor e não como a homens.”
De acordo com este texto, nosso servir deve obedecer a duas prerrogativas:
1.1.
Não devemos servir apenas na aparência. Existem muitos filhos de Deus que
aparentemente se apresentam como servos, porém interiormente se mostram “senhores”,
uma vez que suas atitudes denunciam que eles não são submissos a Deus.
Servos e senhores devem servir fielmente a Cristo, mesmo quando ninguém está observando, porém, Deus vê tudo o que fazemos e um dia iremos lhe prestar conta de nossos atos.
1.2.
Devemos servir de coração, fazendo a vontade de Deus. Aqui está a
excelência do verdadeiro servir, que é uma disposição que vem de dentro, do
coração. E ainda, segundo a vontade de Deus. O verdadeiro servo procura agradar
ao Senhor a quem presta serviço, e não tem como pretensão agradar a si mesmo,
ou aos homens.
O apóstolo Paulo vai diz que devemos fazer
a vontade de Deus que é invisível, mas sempre presente Senhor: a melhor
garantia para o seu fiel serviço ao seu mestre terreno quando presente e
ausente e de todo coração.
Geazi era um exemplo negativo, um homem muito diferente na presença de seu mestre do que ele era em sua ausência (2º Rs 5.1-18).
2. Como para o Senhor. Colossenses 3.22-25 “Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. 23- E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, 24- Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. 25- Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.”
O ensino do apóstolo Paulo é para os escravos cristãos. Talvez a questão dos escravos e dos senhores pareça ultrapassada e inaplicável à sociedade moderna, mas, se considerada pela segunda vez, há princípios importantes nesta passagem. Ainda que a escravidão não possa ser oficialmente aceita ou praticada hoje, a admoestação para que o indivíduo se dedique ao seu senhor como se estivesse trabalhando para Deus, e não para pessoas, aplica-se aos empregados. Independentemente de o senhor ser ou não um cristão, deveriam cultivar a obediência não como um peso decorrente de pressão externa, mas uma disposição movida pelo amor a Deus. Isso faz toda a diferença no servir. Essa atitude deveria ocorrer principalmente na ausência do seu senhor. A melhor maneira de agradar alguém é ser fiel mesmo quando não se é observado.
A dedicação no trabalho e a fidelidade demonstrada ao seu senhor deveria ter como motivação a pessoa de Jesus Cristo que é honrado por Seus servos quando estes vivem na integridade a nova vida. Sendo justo, Deus não se esquece daqueles que por amor ao Seu Nome dão o bom testemunho esperado de um filho. Recompensa-os com bênçãos espirituais e materiais no presente e pôr fim a vida eterna com Deus no porvir (1º Sm 2.30b; Hb 6.10). O cristão na condição de subordinado no ambiente de trabalho busca a excelência no que faz. Essa atitude representa sua forma pessoal de adorar, louvar e servir a Deus.
O
galardão da herança.
A forte motivação para servir bem a alguém é encontrada no futuro galardão que
Jesus concede àqueles que são fiéis nesse serviço. Normalmente, pensamos que
recebemos recompensas eternas graças a práticas espirituais como leitura
bíblica, oração ou evangelismo. Aqui, Paulo afirma que todo trabalho feito para
a honra de Cristo trará uma recompensa eterna.
Quer concordemos ou não, a verdade é que a
lei da semeadura e colheita perpassa nossas ações, seja para bem ou mal. Isso
ocorre porque Deus é responsável pelo que ouve e vê e o Seu caráter O impele
para exercer a justiça, o juízo ou a misericórdia (Mt 12.35 -37; Lc 12.2-3; Gl
6.7-8).
Há um princípio que rege a vida: o que fazemos revela o que somos e o que somos está vinculado ao que cremos.
3.
Como Jesus, devemos estar dispostos a servir. 1ª Pe 4.10 “Servi uns aos outros,
cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça
de Deus”.
A palavra “servir” neste texto é “diakonew” – diakoneo, que quer dizer “ministrar”, “auxiliar”, “servir como provedor de determinada necessidade”. Isto significa “ministrar (servir) ao Senhor em favor de outros”.
Não foi para ser servido que Jesus veio ao mundo, mas para servir e dar sua a vida (Mc 10.45). Ele mostrou com seu exemplo como deveria agir aqueles que o seguiam e chamavam de Mestre.
Deus nos chamou para servi-lo e não para sermos servidos. O bom soldado chamado por Cristo não se embaraça com as coisas desta vida (2ª Tm 2.3-5). O servo é aquele que trabalha na obra de Deus, não importa em qual função: pastoreio, evangelização, ensino, pregação, benevolência, visitação, etc., e todos são servos; servos de Cristo e da igreja.
Temos dons naturais que Deus nos concedeu como seres humanos e concedeu e nos concede também dons espirituais à medida que o buscamos e nos colocamos em Suas mãos. Devemos usar nossos dons para honrar e glorificar a Deus e para beneficiar a igreja e os irmãos em Cristo.
Como despenseiros, ou seja, mordomos da casa de Deus (corpo de Cristo); temos a responsabilidade de cuidar e guardar as coisas pertencentes ao nosso Senhor; e isto inclui serviço. A graça de Deus é demonstrada de inúmeras formas em nossas vidas e uma delas é servir a Ele e ao nosso próximo. Esta é uma grande honra!
VI. O OBJETIVO DO SERVIÇO CRISTÃO
1.
Cultuar ao Pai. A
palavra “culto” deriva do Latim, cultu,
e significa adoração ou homenagem a Deus. Etimologicamente, o termo latino cultu envolve a raiz colo, colere, que indica “honrar”, “cultivar”,
etc. Classicamente, os reformados ortodoxos definiram “religião” como recta Deum colendi ratio, “a maneira
correta de honrar a Deus”.
Os principais termos que descrevem o
ato/atitude de “culto” são o Hebraico, החָשָׁ (shachah) e o Grego, προσκυνέω (proskuneo).
Essas duas palavras e seus derivados correspondem a 80% do uso cúltico bíblico. O primeiro vocábulo, shachah, significa “inclinar-se,
prostrar-se”, como, por exemplo: “E acontecerá que desde uma lua nova até a
outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar [lit. “prostar”] perante mim, diz o Senhor”
(Is. 66.22). A segunda palavra, proskuneo,
indica originalmente “abaixar-se para beijar”, vindo a indicar “prostrar-se
para adorar”, “reverenciar”, “homenagear”, etc. O exemplo clássico sai da boca
de Jesus: “Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram (προσκυνοῦντας)
o adorem (προσκυνεῖν) em espírito e em verdade” (Jo. 4.24).
Há ainda dois importantes termos que
expressam ideias de culto. O primeiro é דבַעָ (abad), “servir”, “trabalhar”. Por exemplo, Yaweh diz a Moisés:
“Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei:
Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte” (Êx
3.12). A segunda palavra é λατρεία (latreia),
“servir”, como visto no diálogo de Cristo com o Diabo: “Então ordenou-lhe
Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás (προσκυνήσεις),
e só a ele servirás (λατρεύσεις)” (Mt 4.10). É interessante notar que um dos locus classicus de adoração e culto
utiliza este termo para descrever a entrega do corpo a Deus como “culto
racional” (λογικὴν λατρείαν) (Rm 12.1).
O que se pode concluir deste rápido estudo etimológico? “Cultuar” envolve tanto a ‘homenagem ou reverência’ a Deus, quanto o ‘serviço’ a Sua Pessoa!
2. Glorificar o Pai. João 15.8 “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.”
O plano de Deus para nós é que produzamos
muito fruto, e assim seu nome será glorificado. O Cristianismo precisa fazer (e
faz) diferença em nossa vida. O seu principal objetivo é, sem dúvida alguma, a
glorificação do nome de Cristo, pois a Igreja é a comunidade adoradora por
excelência.
O bom fruto é produzido somente por uma boa árvore. Mateus 7.16-18 “Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? 17- Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. 18- Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.”
“A árvore boa produz bons frutos”, são aqueles comportam-se conforme o ensino de Cristo, deixando enraizar em seus corações a semente da Palavra, produzindo frutos de amor, misericórdia, fidelidade, paz e bondade que são percebidos por todos. Este é o verdadeiro fruto que glorifica o Pai.
A árvore má produz frutos maus, é comparado a uma árvore má, produzindo frutos maus. São pessoas que, às vezes, até vão às igrejas, ouvem a Palavra, se emocionam, mas continuam produzindo os mesmos tipos de frutos: ódio, contendas, intrigas, fofocas, confusões, incompreensão, infidelidade... Endurecem seus corações e não permitem que a semente de Cristo penetre e cresça.
Por fim existe também a árvore que não produz nenhum fruto. Pessoas que vão aos cultos, estudam a Palavra, mas não fazem nada na obra de Deus. Estão há anos na mesma estagnação espiritual, como plantações cheias de folhas, mas sem fruto algum que se aproveite; para essa árvore má Jesus diz: “Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem” (Jo 15.2-6).
VII. CRISTO, UM EXEMPLO DE SERVO
Mateus 20.28 “Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.”
1. A missão de Jesus. A missão de Jesus
não foi para distribuir cargos, e recompensas aos que o seguiam, mas tinha uma
missão que ia muito mais longe, deveria salvar a humanidade, com sua morte e
ressurreição.
Jesus quis deixar aos Seus discípulos o exemplo de serviço, e isso se fazia necessário porque, naqueles dias, assim como atualmente, são poucos os que querem servir, a maioria deseja mesmo é ser senhor (Mt 20.20-27).
2. O pedido ambicioso de uma mãe. Mt 20.20-21 “Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. 21- E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.”
Os discípulos esperavam que Jesus fosse reinar na terra. Os discípulos, não tinham referência ao reino dos céus, mas apenas ao reino que supunham que Ele estava prestes a estabelecer na Terra. Os dois não entenderam a proposta de Jesus. Estavam preocupados só com os próprios interesses. Mesmo entre os discípulos havia a disputa a respeito de quem seria o maior no Reino de Deus. Em oposição a esse padrão, Jesus sempre se apresentou como um servo, que teria vindo ao mundo para servir, e não para ser servido (Mc 10.45). Paulo reafirma essa doutrina ao declarar aos crentes de Filipos que Cristo, ao vir a terra, esvaziou-se da glória celeste, e assumiu a forma de servo (Fp 2.5-8). No capítulo 13 de João, o Senhor revela a beleza do serviço cristão, e esse, na verdade, não se reverte, pelo menos na dimensão terrena, em ostentação, mas em sacrifício e humildade.
3. Servir é ajudar os que necessitam de auxílio. O serviço cristão nasce do amor genuíno pelo Salvador e do amor e da preocupação por aqueles que Ele nos dá a oportunidade de ajudar assim como a orientação para fazê-lo. O amor é mais do que um sentimento; quando amamos alguém, queremos ajudar essa pessoa.
A motivação do relacionamento de Jesus com os discípulos era pautada no amor, Ele os amou até o fim (Jo 13.1). O fundamento de todo e qualquer relacionamento deva ser o amor, aqueles que se assenhoreiam com base no poder jamais terão amigos de verdade. Aquela seria a celebração da última ceia antes de ser entregue às autoridades romanas para ser crucificado.
Quando o cristão tem convicção do Senhorio de Deus, Ele não se adianta na busca por cargos, pois sabe que o Senhor tem as situações em Suas mãos. Com base nessa certeza, Jesus pegou a toalha e cingiu os lombos, numa atitude de alguém disposto a servir (Jo 13.4). Em seguida, passou a lavar os pés de cada um dos seus discípulos, inclusive o de Judas, e a enxugá-los com a toalha (Jo 13.5). Após aquele ato de demonstração de humildade e serviço Jesus interpretou, para os seus discípulos, seu significado. Jesus revelou ser, de fato, Mestre e Senhor, no entanto, ao invés de buscar honrarias, quis mostrar a sua disposição para o serviço (Jo 13.12) e deixar a instrução para que Seus discípulos fizessem o mesmo (Jo 13.13,14). Portanto, aquele não era um ato apenas para ser admirado, mas para ser imitado na prática cotidiana (Jo 13.15,17), considerando que, no Reino de Deus, maior é o que serve mais (Jo 13.16).
VIII. POR QUE E COMO DEVEMOS SERVIR?
1. O amor a Deus e ao próximo deve ser a base e o motivo para o serviço cristão. Para ser aceito por Deus e bênção para a igreja, o serviço cristão deve ser movido pelo amor. Jesus estava movido pelo amor quando lavou os pés dos discípulos. Naquela época isso era um serviço muito ruim, haja visto que as pessoas usavam sandálias abertas e viajam longas jornadas, muitas vezes a pé, e consequentemente, os pés ficam muito sujos. Ainda há o fato de que apenas os escravos lavavam os pés de seus senhores. Homens livres lavavam seus próprios pés. A ação de lavar os pés pode ser encontrada em muitos textos do Velho Testamento (exemplos: Gênesis 18.3 ao 5; 24.32; 43.24 dentre outros). Jesus amou seus discípulos ao ponto de não se importar com a situação em que se encontravam seus pés. Lavou-os.
Jesus foi tão humilde que a toalha que usava para enxergar-lhes os pés estava posta em seus ombros (…com a toalha que estava cingido.). Esse gesto era costumeiro de um escravo!
CONCLUSÃO.
Todo ministro é
um mordomo na casa do Senhor, e ele tem a responsabilidade de levar o corpo de
Cristo a adorar e servir ao Criador na beleza de Sua santidade. Todavia, a intenção
do coração do adorador deve estar alinhada aos propósitos do Pai. No capítulo 17
e verso 9 do livro do profeta Jeremias o Senhor diz: “Enganoso é o coração,
mais do que todas as coisas...”, por essa razão precisamos examinar o nosso
coração e averiguar se a intenção está realmente correta. Muitos crentes na
igreja estão com propósitos e intenções erradas. Se nosso serviço não for para
glorificar o Pai, estamos fazendo tudo errado. É necessário estar sempre avaliando
e reavaliando para que possamos crescer no entendimento da Palavra. Precisamos
tomar cuidado para que nossa adoração não seja vã. Quando se fala em
envolver-se com a presença de Deus, é preciso entender que o Senhor coopera
juntamente com a igreja. Quando somos orientados por pessoas certas, precisamos
estar com os corações livres para que, assim, prosperemos em tudo que fizermos. Portanto reflita no que foi ensinado.
Pr. Elias Ribas
Assembleia de Deus
Blumenau - SC
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