INTRODUÇÃO:
A casa de Deus é
um lugar de comunhão, crescimento, bênçãos, oração e reverência, onde se pode
ouvir a instrução do Senhor, servi-lo e cultuá-lo. É um local onde o Espírito
Santo opera de forma extraordinária.
A casa de Deus é um nome dado ao Tabernáculo e, mais tarde, ao Templo no Antigo Testamento. O Templo era o lugar onde o povo de Israel se juntava para louvar a Deus e ter comunhão com Ele. O Novo Testamento chama a igreja de casa de Deus - um lugar especial para se reunir como outros cristãos para adorar a Deus.
I. A CASA DE DEUS
1. A
Igreja é a casa de Deus.
1ª Tm 3.15 “Para
que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual
é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade.”
Aqui Paulo se refere a Igreja como edifício, a assembleia dos santos.
2. Os crentes como casa de Deus. Hb 3.4-6 “Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. 5 E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; 6 Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.”
2.1. Saber andar na casa de Desus. 1ª
Tm 3.15
“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a
igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.”
Paulo está referindo ao templo como casa de Deus.
2.2. A casa de Deus é o lugar de comunhão. 1ª Co 11.16-18 “Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus. 17 Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior. 18 Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
Alguém chega a um local onde os irmãos estão reunidos ao nome do Senhor (Mt 18.20), celebrando a ceia do Senhor, a mesa do Senhor, e se apresenta como sendo cristão.
2.3. Se ajuntar a onde? 1ª Co 11.20 “De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. 21 Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.
A Igreja de Corintos congregava para a ceia, porém não tinham ordem, isto, comia cada um a sua ceia.
Paulo ensina que o comer deve ser
em suas casas, mas o ato da ceia na igreja deve ser diferente.
1ª Co 11.22 “Não tendes
porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e
envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos
louvo.”
11.33-34 “Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros. 34 Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.”
Será que o que escrevi acima tem fundamento bíblico? Antes de refutarem, esperaria que os irmãos analisassem cuidadosamente o texto. A Palavra de Deus é nosso padrão a ser seguida. Cuidado com outras interpretações.
2.
Ela é o santuário e habitação do Senhor.
Ef 2.21-22 “No qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.”
A expressão bem ajustado descreve, na
construção romana, o processo pelo qual os trabalhadores (normalmente escravos)
giravam grandes pedras até que elas se encaixassem perfeitamente umas nas
outras. As colunas, por exemplo, pareciam ser uma peça única, mas eram, na
verdade, cilindros de pedra que se apoiavam um sobre o outro. De um modo
similar, Deus ajusta os cristãos no templo santo que Ele está edificando para
morada de Deus no Espírito.
Deus está fazendo “um novo homem” e está tornando esse novo homem em sua Igreja. Em Cristo, Deus está construindo um “templo santo” (Ef 2.21 A21) que “juntamente [está] sendo [edificado] para habitação de Deus no Espírito”.
3. É
uma casa espiritual.
1ª Pe 2.5 “Vós também,
quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio
santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por
Jesus Cristo.”
Esta passagem destaca a nossa posição na casa de Deus, construída sobre Jesus Cristo, a pedra de esquina. Cada crente é uma pedra viva que compõe o corpo de Cristo.
Esta passagem está dizendo que os cristãos são como pedras vivas e formam um templo espiritual. Este templo é formado por todos os membros da igreja, com suas palavras e ações. O versículo também diz que os cristãos são como sacerdotes, responsáveis por oferecer sacrifícios espirituais a Deus. Estes sacrifícios são as boas obras que realizamos em nome de Deus.
4.
Deus habita e mantém comunhão com aqueles que fazem à vontade Dele.
Jo 14.23 “Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.”
Ap 3.20 “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.”
II. O
REBANHO DE DEUS
1. A
Igreja é o rebanho de Deus.
At 20.28 “Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.”
2.
Jesus é o bom pastor que deu a vida pelas ovelhas.
Jo 10.11 “Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.”
3.
Elas ouvem a voz de Jesus e o seguem para receber a vida eterna.
Jo 10.27-28 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão.”
4.
Os bispos ou presbíteros têm a responsabilidade de pastorear o rebanho local
segundo as ordens do Supremo Pastor.
At 20.17 “De Mileto mandou a Éfeso chamar os anciãos da igreja.”
At 20.28 “Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.”
1ª Pe 5.1-4 “Aos anciãos, pois, que há entre vós, rogo eu, que sou ancião com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória.”
5.
Como a Bíblia descreve os indivíduos que seguem a Cristo?
As descrições acima são termos coletivos –
identificam um conjunto.
A igreja é composta de pessoas que saíram do pecado para servir a Jesus. Agora, consideremos alguns termos usados nas Escrituras para descrever os seguidores de Cristo individualmente:
5.1. Discípulos. No hebraico a palavra discípulo é talmid, no plural talmidim, significa aprendiz ou aluno.
O discípulo ouve os ensinamentos e
segue o exemplo do seu mestre.
Lc 6.40 “O discípulo não
está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o
seu mestre.”
5.2.
Irmãos.
Descreve a relação familiar dos filhos do mesmo Pai. Hb 13.1 “Seja
constante o amor fraternal.”
5.3. Santos. Identifica o caráter de pessoas santificadas pelo sangue de Jesus. Na Bíblia, este termo não é limitado aos mortos. Deve ser uma descrição verdadeira dos cristãos vivos.
1ª Pe 1.15 “Segundo é santo
aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso
procedimento.”
5.4. Cristãos. É uma descrição que aparece apenas três vezes no Novo Testamento, mas descreve bem a relação especial dos discípulos com seu Senhor e Salvador.
At 11.26 “Em Antioquia,
foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.”
5.5.
Fiéis.
A palavra fiel no grego πιστός (pistos), que significa:
1. Confiável, no que diz respeito à crença
que confia (Gl 3.9; 1ª Co 7.14);
2. Digno de confiança, pertencente ao ser
leal (Mt 25.21; 2ª Tt 2.2-11);
3. Certo, implicando ser digno de total confiança (At 13.34).
1ª Tm 4.12 “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.”
Ef 1.1 “... Aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus.”
1ª Tm 4.3 “Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ações de graças pelos que são fiéis e que conhecem bem a verdade.”
5.6. Crentes. Vêm da mesma raiz grega, e significam pessoas que acreditam e confiam (em Deus) e que são verdadeiras.
At 5.14 “E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor.”
1ª Pe 2.5 “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.”
5.7.
Concidadãos dos santos. Enfatiza a inclusão de pessoas, anteriormente
afastadas de Deus, na família do Senhor.
Ef 2.19 “Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus.”
5.8.
Membros do corpo de Cristo e da família de Deus. É uma expressão
que mostra a interdependência dos fiéis, e a dependência de todos em Cristo, a
cabeça do corpo.
Rm 12.5 “Assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros.”
CONCLUSÃO:
Somos o templo do Espírito Santo (6.19-20), edificados em Cristo Jesus, que reúne na casa de Deus, para comunhão, adoração e aprender a Palavra de Deus.
Pr. Elias Ribas
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