TEOLOGIA EM FOCO: NOVOS CÉUS E UMA NOVA TERRA

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

NOVOS CÉUS E UMA NOVA TERRA




Apocalipse 21.1-7 “E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2- E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. 3- E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. 4- E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. 5- E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. 6- E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. 7- Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” 

I. O ESTADO ETERNO 

No Estado Eterno o tempo deixará de existir, será eterno. Haverá apenas dois lugares para todos os seres (anjos e homens), que foram criados por Deus.

1.       Estado Eterno com Deus. Para aqueles que praticaram a justiça.

2.       Estado Eterno sem Deus. Para aqueles que praticaram a injustiça. 

1. Quando terá início. No momento que o Trono Branco for recolhido ao Céu, nós estaremos com o Senhor e o mundo entrará num colapso ou cataclismo mundial e as potências do céu serão abaladas por causa da destruição eminente.

O Apóstolo João descreve esse momento da seguinte forma:

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe” (Ap 21.1).

O Senhor criará novos céus e uma nova terra onde habita justiça (v. 1). Essa doutrina es tá presente desde o Antigo Testamento até o Novo Testamento.

As palavras “céu” e “céus” não é uma figura de linguagem, elas descrevem o lugar onde Deus mora. O Apóstolo Paulo “foi arrebatado até ao terceiro céu”, mas foi proibido de revelar o que lá presenciou (2ª Coríntios 12.1-9).

1. O céu atmosférico. É o céu que contemplamos quando olhamos para cima. Na Bíblia há várias referências a esse céu (Sl 103.11; Is 55. 10-12).

2. O céu cósmico. É aquele que podemos chamar de “universo”, pois está além da atmosfera terrestre, não podendo ser visto pelos olhos humanos, mas somente por meio de aparelhos muito especiais, como os telescópios (Hb 1.10).

3. O céu como habitação de Deus. É o céu que está situado além da terra e do universo, não podendo ser visto pelos olhos humanos, nem por nenhum telescópio. O apóstolo Paulo fez referência a esse céu, chamando-o de “terceiro céu” e “paraíso” em 2ª Co 12.2-4).

Quando João descreve “novo céus e nova terra”, ele se refere ao primeiro e o segundo céu, onde habitou o pecado. O terceiro céu morada de Deus é santíssimo nada impuro pode entrar lá.

O novo céu e o novo universo serão uma habitação perfeita que será a nossa morada eterna. Em outras palavras, o céu irá expandir-se e englobar todo o universo da criação. O verdadeiro cristão nunca deve perder a esperança porque: “de acordo com a promessa de Deus, esperamos por novo céu e nova terra, nos quais habita justiça” (2ª Pe 3.13). Ali, na “nova Jerusalém”, cada um terá “um novo nome” e cantará “uma nova canção” (Ap 2.17; 5.9). 

2. O que acontecerá no Estado Eterno. Para apagar todos os sinais do pecado, haverá a destruição de todo o universo. O céu e a Terra serão abalados (Ag 2.6; Hb 12.26-28) e desaparecerão como fumaça (Is 51.6); as estrelas se derreterão (Is 34.4) e os elementos serão dissolvidos (2ª Pe 3.7, 10, 12). A Jerusalém celestial se tornará a habitação dos salvos em Cristo Jesus (Jo 14.14; Ap 21.2, 3, 10; 22.3-5).

Depois destas transformações cósmicas, Deus trará um novo céu e uma nova terra. “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe” (Ap 21.1). “Eis que faço nova todas as coisas” (Ap 21.5).

O Senhor outra vez “plantará” novos céus e fundará uma nova terra, enquanto esconde os Seus na sombra de Sua mão (Is 51.16). Assim Deus terá separado de Si para sempre todos os rebeldes e incrédulos e trazidos para a Sua presença todos os que aceitaram Jesus por seu Salvador. Aleluia! 

3. A voz que sai do trono de Deus. V. 3, “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.”

“Aquele que João vê assentado sobre o trono”, é o próprio Messias, que faz a seguinte declaração: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.” Essas palavras são conhecidas de João, pois no seu evangelho ele declara: “...mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.” (Jo 4.14).

João ouve uma voz do céu de que o tabernáculo de Deus está com os homens e que Ele habitará agora com Seu povo, eles desfrutarão de uma comunhão com Ele mais próxima do que jamais sonharam. O próprio Deus estará com eles e será seu Deus em um relacionamento mais próximo e mais querido.

“Eis que faço novas todas as coisas.” No Salmo 102.6, Davi declara “como uma veste, envelhecerão; como roupa os mudarás, e ficarão mudados.” Na presente era, todas as coisas “envelhecerão como uma peça de vestuário, ou seja, Davi se refere a mudanças de vestuário. Deus deveria investir-se em novos céus, como um homem mudaria de roupa. Esta passagem é citada pelo autor da Epístola aos Hebreus 1.12.

“Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” Deus afirma que o cumprimento pleno dessa promessa é tão certo que João deveria escrevê-la para que todos soubessem. Desta maneira Deus autentica a veracidade do 

4. E Deus limpará toda lágrima. Os efeitos do pecado, tais como tristeza, dor, mágoa e a morte, já se foram para sempre. Os crentes apenas se lembrarão das coisas santas que valem a pena ter na memória, decerto não se lembrarão do que lhes causou tanta tristeza (Ap 22.3-5).

“E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” (Ap 21.5-7). 

II. A NOVA JERUSALÉM 

A nova Jerusalém é descrita em Apocalipse 21 e 22 como uma grande cidade, resplandecente e nela manifesta a glória do Eterno. A nova Jerusalém representa a vida eterna na presenta Deus.

Apocalipse 21.9.10 “E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. 10- E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.”

A Nova Jerusalém, que também é chamada de Tabernáculo de Deus, Cidade Santa, Cidade de Deus, Cidade Celestial, Cidade Quadrangular e Jerusalém Celestial, é literalmente o paraíso na terra. É mencionada na Bíblia em vários lugares (Gl 4.26; Hb 11:10; 12:22-24; 13:14), mas é mais amplamente descrita em Apocalipse 21. 

1. Quem é o arquiteto e construtor desta cidade? Hebreus 11.16 “Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade.”

Evidentemente, aqui há uma referência ao céu, representada como uma cidade, a nova Jerusalém “da qual Deus é o arquiteto e edificador. Uma herança incorruptível, incontaminável, e que não pode ser enfraquecida. Ela está guardada nos céus” (1ª Pedro 1.4).

Quando nós desejamos esta cidade mais do que desejamos tudo o que esse mundo pode dar, Deus não se envergonha de ser chamado nosso Deus. Quando valorizamos tudo o que Deus promete ser para nós, ele se orgulha de ser nosso Deus.

A sua promessa é para aquele que vencer. “Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” (v. 7). 

2. Quem habitará na Nova Jerusalém? Um dos anjos que tinham as taças da ira de Deus, agora vem até João e diz: “Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.” (v. 9 b).

Em apocalipse 17.1, mostrou a João, a destruição da Babilônia mística, e agora mostra a ele, por contraste, a nova Jerusalém e ela. Aqui a Igreja é apresentada como esposa, isto é, a Igreja estará glorificada com Cristo na Jerusalém Celeste, como povo escolhido (Cl 3.4; 1ª Pe 5.1; Rm 8.17, 18, 30). Na grande Cidade Eterna, habitarão somente aqueles que foram comprados pelo sangue do Cordeiro, sangue derramado na cruz do Calvário em favor de todo pecador que se arrepende e confessa Jesus Cristo como senhor e Salvador. Ali, os patriarcas, profetas e apóstolos receberão elevadas distinções (Lc 13.28; Ap 21.14). As tribos de Israel serão igualmente honradas (Ap 21.12). Entre os habitantes da Nova Jerusalém, estarão também as nações (Ap 21.24).

No céu todos os redimidos terão corpos semelhantes ao corpo ressurreto de Cristo, corpo real, visível e tangível, porém incorruptível, poderoso e imortal (Rm 8.23; 1ª Co 15.51-56). Ela será espiritual e intelectualmente estimulante. 

3. Onde ficará a nova Jerusalém. “E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.” (Ap 21.2, 15). 

A expressão “Nova Jerusalém” é claramente uma contraposição à “velha” e terrena Jerusalém da Palestina.

Essa cidade desce do céu, isto é, sua origem está no céu, ela vem de Deus, pois foi escolhida por Ele, nascida do alto como resultado da obra transformadora do Espírito Santo (Ap 3.12; 21:9; cf. Gl 4.26; Hb 11.10; 16; 12.22). Ela é muito mais do que edifícios, ela é pessoas.

No novo céu a nova Jerusalém desce vem de Deus e fica pairada no espaço, acima da Jerusalém terrestre (Is 2.2; 4.5 e 24.23; Ml 4.1). O apóstolo afirmou que a nova Jerusalém está agora no céu (Gl 4.26); dentro em breve, ela descerá à Terra como a cidade de Deus, “...donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Fl 3.20), do qual os antigos patriarcas “...esperavam a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.” (Hb 11.10,13,16). Esse céu, claro, será diferente do antigo céu ou o universo com suas galáxias, constelações, planetas, estrelas etc. 

4. Uma cidade cheia da glória de Deus. Apocalipse 21.11-13 “Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de uma joia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal. 12- Tinha uma grande e alta muralha com doze portas e doze anjos junto às portas. Nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel.13- Havia três portas ao oriente, três ao norte, três ao sul e três ao ocidente. 14- A muralha da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.”

A shechiná divina que ilumina toda a cidade, representa a perfeita iluminação, pureza e santidade onde habitará a Sua noiva. E tem um muro grande e alto e doze portas que representam as doze tribos de Israel, foi através do povo de Israel que Deus abençoou todos os povos com a vinda do Messias que abriu as portas da vida eterna (Ap 21.12).

João descreve a cidade dizendo que o muro da cidade tinha doze fundamentos, inscritos com os nomes dos doze apóstolos, o ensino dos apóstolos sobre Jesus é o fundamento da Igreja (Ap 21.14), mostrando figurativamente a grande dependência que a igreja tinha de seu testemunho, que influência o evangelho que eles pregavam tinha para elevar essa estrutura divina e que os seus habitantes haviam edificado somente a fé que os apóstolos certa vez entregaram aos santos. 

5. Uma cidade quadrada. “O anjo que falava comigo tinha como medida uma vara feita de ouro, para medir a cidade, suas portas e seus muros. 16- A cidade era quadrangular, de comprimento e largura iguais. Ele mediu a cidade com a vara; tinha dois mil e duzentos quilômetros de comprimento; a largura e a altura eram iguais ao comprimento. 17- Ele mediu a muralha, e deu sessenta e cinco metros de espessura, segundo a medida humana que o anjo estava usando.” (Ap 21.16-17).

A Nova Jerusalém tem a forma de cubo, ou seja, possui a mesma medida em todos os lados, e mede 12 mil estádios de todos os lados, sendo que um estádio corresponde a 180 metros, sendo assim, a cidade mede aproximadamente 2.160 Km de cada lado da cidade e 4.665.600 km² (Quatro milhões, seiscentos e sessenta e cinco mil, e seiscentos) Quilômetros quadrados. Comparando as medidas em Apocalipse 21.16-17, a Nova Jerusalém corresponde a aproximadamente 3.124 vezes a cidade de São Paulo. Podemos então imaginar o tamanho da cidade que os salvos irão morar. Se fosse dividas em ruas, teria lugar para 8.000.000 de ruas de 2.500 Km cada uma. As ruas serão totalmente limpas. 

6. Os ornamentos da cidade e seu fundamento. Ap 21.18-21 “A muralha era feita de jaspe e a cidade de ouro puro, semelhante ao vidro puro. 19- Os fundamentos das muros da cidade eram ornamentados com toda sorte de pedras preciosas. O primeiro fundamento era ornamentado com jaspe; o segundo com safira; o terceiro com calcedônia; o quarto com esmeralda; 20- o quinto com sardônio; o sexto com sárdio; o sétimo com crisólito; o oitavo com berilo; o nono com topázio; o décimo com crisópraso; o décimo primeiro com jacinto; e o décimo segundo com ametista. 21- As doze portas eram doze pérolas, cada porta feita de uma única pérola. A rua principal da cidade era de ouro puro, como vidro transparente.”

A nova Jerusalém é o lugar que Jesus tem preparado para todos aqueles que creram nas Suas promessas, e guardaram Sua Palavra (Jo 14.13). Será a sede do governo Divino e Ele, o Senhor habitará eternamente com o Sua Igreja.

A cidade é descrita como bela, onde os justos reinarão com Cristo eternamente (Ap 21.9-10) A nova Jerusalém será uma cidade extremamente grande, os muros de jaspe e ruas de ouro. A cidade tem doze portões, cada um feito de uma única pérola, e os alicerces das muralhas são adornados com doze pedras preciosas, aqui na Terra não existe nada parecido, não dá para imaginar como seria morar numa cidade como esta. A cidade não precisa de sol, nem de lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é sua lâmpada. As nações andarão sobre sua luz, suas portas nunca se fecharão, porque nela não haverá noite. Nela nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem prática abominável e mentira, mas somente os escritos no Livro da Vida do Cordeiro” (Ap 21.18-27). 

7. A cidade não haverá templo. “Apocalipse 21.22-27 “Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo.”

João declara que não haverá igrejas, templo de material como era na antiga Jerusalém e nem um lugar de culto público como sob a dispensação do Evangelho, pois não haverá nenhuma forma externa de adoração como hoje. Pois o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro, são o templo, isto é, Deus estará presente com Seu povo, cuja face eles verão e a quem servirão da maneira mais pura e espiritual.

Atividade principal no Novo Céu será a de louvor e adoração ao nosso Criador, Redentor, Senhor e Rei. Será um culto eterno a Deus que nunca se tornará tediosos ou simplesmente repetições orações, mas, de aleluias, glórias e “Tu és digno, Cordeiro de Deus”, pois a majestade, a beleza e magnificência do Senhor nos levarão achar mais e mais motivos para glorificar. Os atrativos da Sua glória produzirão em nós eternas razões para exaltar. 

8. A cidade não necessita de sol e lua. Vs 23-27 “A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia. 24- As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória. 25- Suas portas jamais se fecharão de dia, pois ali não haverá noite.

A nova Jerusalém não necessita de luz, ou seja, não existe sol ou lua, pois a glória de Deus iluminará toda a cidade (21.11, 23; 22-5); Não existirá noite (21.25; 22.5).

A cidade é indescritível em sua extraordinária beleza. Ela bilha num fulgurante resplendor proveniente da glória de Deus. “Cousas gloriosas se dizem de ti ó cidade de Deus”. (Salmo 87:3). João diz que a glória de Deus ilumina toda a extensão da cidade, de tal modo que não ela necessita da luz proveniente do sol ou da lua para poder ser iluminada. 

9. Não haverá pecado nem pecadores. “E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro” (Ap 21.27).

As nações desfrutarão de sua beleza, e os reis da terra virão com seus tributos ao Senhor.

Nada impuro jamais entrará na Jerusalém celestial, nunca mais haverá qualquer tipo de maldição contra qualquer pessoa, (Ap 22.3), pois os corruptos já estarão no lago de fogo e só os salvos viverão na Santa Cidade. O universo todo estará livre do pecado. Ali somente habitará a justiça.

Os servos de Deus terão a grande honra, privilégio e o imenso prazer de servir a Deus. E o mais importante: contemplarão o rosto de Deus. Sobre estes Jesus pronunciou uma bem-aventurança: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”. (Mt 5.8). 

10. Uma cidade além da nossa imaginação. Deus tem preparado para aqueles que O amam e obedecem a Sua Palavra algo inédito, muito lindo, de arquitetura extremamente moderna. Na revelação de Paulo aos Coríntios ele diz: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus tem preparado para os que o amam” (2ª Co 2.9).

Se olharmos as belezas da natureza e de nosso mundo não se compara com aquilo que Deus tem preparado para seu povo. Nenhuma cidade deste mundo possui um rio tão belo quanto o rio da vida que corre sobre a Nova Jerusalém (Ap 22.1), o rio mais limpo deste mundo não possui água potável que possa beber antes de um verdadeiro tratamento, mas o rio que corre sobre a Nova Jerusalém além de possuir a água mais pura que qualquer outra, ela procede do trono de Deus, uma verdadeira cachoeira Santa, isto eu posso garantir que nenhum olho na Terra conseguiu contemplar. Jamais alguém poderá ver as grandezas desta cidade, a menos que aceite a Jesus como Seu salvador.

O que Deus tem preparados para nós na Nova Jerusalém, é algo que nunca ouvimos falar, para ser exato, não existe em nenhum lugar no mundo, a cidade mais segura deste mundo não proporciona tanta segurança quanto à cidade que vem de Deus. O dinheiro existente no mundo inteiro não pode proporcionar segurança contra terremotos, maremotos, enchentes, frio, calor, porém tudo isto Deus dará aqueles que o amam e creem que Ele é o Messias o Filho de Deus enviado do Pai para nossa Salvação. O ouro existente no mundo inteiro não pode comprar um lugar nesta cidade, somente aqueles que creem que o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado.

O Senhor Jesus tem preparado um lugar para aqueles que irão morar na Nova Jerusalém algo que nenhum homem, sábio ou cientista pensou. Quanto mais o homem estuda outros planetas, galáxia, vai a lua etc., jamais conseguirá ver quanto mais imaginar o que Deus tem preparado para aqueles que vão herdar a Salvação.

Muitos estão investindo em bens matérias correndo atrás do dinheiro, mas não sabem que em breve esta Terra será consumida pelo fogo (2ª Pe 3.7).

A cidade possui: Muitas moradas e todos podem ir para lá (Jo 14.1-3); A cidade brilha como a glória de Deus (Ap 21.11); Muros grandes e altos (21.12); Doze portas com o nome das doze tribos de Israel (21.12); O muro da cidade possui doze fundamentos com o nome dos apóstolos (21.14); A cidade é parecida a um cubo, quadrada (21.16); Os muros são de jaspe (21.18); A cidade é de ouro puro (21.18);

Na cidade não existe templos, ou igrejas (21.22); Não existe sol ou lua, pois a glória de Deus iluminará toda a cidade (21.23; 22-5); Não existirá noite (21.25; 22.5). 

III. COMO SERÁ A NOVA TERRA 

A Nova Jerusalém poderá ser somente uma cidade sobre a nova Terra que o apóstolo João viu em Apocalipse 21.1. A nova terra será muito maior que a Nova Jerusalém. Não dá para imaginar o tamanho do novo planeta, e também devemos considerar que na Nova Terra não existira o mar, que hoje ocupa a maior parte da superfície da Terra, e sendo assim o número de pessoas na Nova Terra poderá ser muito maior que o atual planeta. Isto é apenas uma hipótese, pois a Bíblia não menciona a quantidade de habitantes.

Na Nova Terra haverá o rio que sai do trono de Deus e do Cordeiro (Ap 22.1). Simboliza que a nossa salvação foi iniciada por Deus e pelo Cordeiro (Jesus). E fluirá por toda eternidade.

No meio da praça de uma margem do rio a árvore da Vida. Esta seria a árvore que Deus proibiu após a queda de Adão e Eva (Gn 3.24), que estava no meio do Jardim do Éden (Gn 2.9) que será para a cura das nações (Ap 22.2).

Na Nova Terra não haverá maldição, nem morte, nem tristeza, nem noite, porque a glória da cidade brilhará sobre ela, e viverão pelos séculos dos séculos. 

IV. ISRAEL E O ESTADO ETERNO 

Isaías 66.22,23 “Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. 23- E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.”. 

Os santos justos da terra do período do Milênio aparentemente serão trasladados da terra Milenial para essa nova terra sem que vejam a morte.

O senhor declara que haverá uma nova terra e um novo céu, e que o povo terrestre, Israel, continuará para sempre na terra glorificada, que virá a existir e que o reino davídico, que é terreno será centrado em Jerusalém e continuará para sempre.

Isaías 9.6,7 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 7- Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.”

Será um reinado eterno. Daniel 7.14 “E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.”

A palavra domínio aqui significa regra ou autoridade. Ele foi designado para um reino como príncipe ou governante.

Que todas as pessoas, nações e idiomas o sirvam. Esse reino será visível, universal e perpétua. Em todo o Antigo Testamento é prometido que o Messias seria um rei e teria um reino. (Compare o Sl 2.1-12; Is 9. 6-7).

O entendimento humano, acostumado como está à corrupção que se vê na terra, dificilmente pode compreender a ideia de uma nova terra “onde habita a justiça” (2ª Pe 3.13). Uma terra tão pura e santa e apropriada para a habitação de Deus. Deve haver uma nova terra eterna, porque Deus concedeu a Israel a promessa de uma posse eterna na terra (Dt 30.1-10). Está, além disso, declarado por Isaías que a nova terra e o novo céu superarão tanto o presente que as coisas de agora nunca mais serão lembradas.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC



Nenhum comentário:

Postar um comentário