TEOLOGIA EM FOCO: BRASIL UMA NAÇÃO ABENÇOADO

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

BRASIL UMA NAÇÃO ABENÇOADO

 


1. Satanás faz de tudo para impedir as bênçãos para o Brasil?

“A tentação é o meio pelo qual o inimigo tenta persuadir o ser humano a pecar contra Deus. Ser tentado não constitui pecado, mas cair na tentação sim. Os cristãos herdaram tanto a benção como a missão de Abraão, se tornando filhos de Abraão, e tem a missão de levar as bênçãos de Deus através da obediência sacrificial da fé a todas as nações. Tal chamado inclui pelo exemplo de Abraão, “andar nos caminhos do Senhor”, “praticando justiça e juízo”. Essa justiça e retidão personifica o caráter de Deus, a ética bíblica a ser seguida pelos cristãos na lutam contra toda forma de opressão e injustiça.” [WRIGHT, 2012. p. 96- 97, 102]. 

2. O Brasil um país abençoado por Deus.

Moramos sim, em um país tropical, abençoado por Deus. Temos uma miscigenação de raças, bonito por natureza, 8 mil quilômetros de praias, um potencial turístico sem precedentes, um povo alegre e admirado em todo o mundo. Porém nem tudo são flores. Temos também muitas mazelas. Uma parte grande da população é muito pobre, nossos índices de vítimas de trânsito estão entre os maiores do mundo, existe muita corrupção, desemprego, a carga tributária é uma das mais altas do mundo, e assim por diante.

Se o Brasil é um povo abençoado porque toda confusão, perseguição e o comunismo sendo implantado? Parece que Deus nos abandou? Com tantas mensagens proféticas de vitória, infelizmente as coisas se desenrolaram totalmente ao contrário do que esperávamos. Porém, o trabalhar de Deus é diferente do nosso. Nós somos imediatistas e queremos tudo resolvido para hoje. Se não for do nosso jeito está tudo errado. Mas com Deus não é assim.

Na carta ao Romanos o apóstolo Paulo escreve dizendo: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8.28).

O apóstolo Paulo nos ensina que Deus pode usar todas as coisas, mesmo as coisas difíceis e dolorosas para cumprir Seu propósito em nós e nos tornar mais como Cristo. Isso significa que mesmo quando enfrentamos dificuldades, podemos ter confiança de que Deus está trabalhando em nosso favor.

Muitas vezes o Senhor nos deixa cairmos no fundo do posso e quando não tiver mais saída, Ele nos salva opressão maligna.

Quando Israel estava no Egito como escravo e sofrendo uma grande opressão, então o povo fez um clamor a Deus e o Senhor ouviu e desceu para libertar o Seu povo.

Deus levantou Moisés tirar o Seu povo do Egito. Houve muitas rejeições por parte de Faraó e isso durou dias e meses. Precisou Deus enviar dez pragas para poder quebrar a economia, agricultura, a saúde e a soberba daquela daquele povo. Mesmo Faraó liberando a saída do povo, eles tiveram que enfrentar muitas diversidades. Ao sair do Egito depararam com o mar vermelho, as montas ao lado, e Faraó veio atrás com seu exército para destruir o povo de Deus.

O que Deus fez? Mandou o povo marchar, e Moisés levantou o cajado e estendeu a mão sobre o mar e ele se abriu. Assim o povo passou de pé a seco, mas o exército de Faraó que vinha atrás do povo, morreu.

Assim o Senhor, com braço forte tirou o Seu povo do Egito, e não é diferente conosco. Precisamos juntos em oração, clamar e orar, é o que disse o Senhor para Salomão. 

3. Quando o homem confia no homem.

Jeremias 17.5 “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!”

O Senhor Deus usou muitos homens no passado. Usou Moises para tirar o Seu povo do Egito, Gideão para livrar os israelitas das mãos dos midianitas. Mas eram homens sujeito as falhas como nós somos hoje. Eram apenas instrumentos nas mãos do Altíssimo, mas era o Senhor que escolhia.

No ano de 2022, o povo brasileiro fez um clamor a Deus, mas depositaram mais confiança no homem do que Deus. Mais de 50 dias em frente dos quarteis clamando por liberdade

esperando que as Forças Armadas iriam socorrer a nossa nação do regime comunista e estaríamos livre do maligno, porém, não foi assim, pois os generais do alto comando haviam feito aliança com o maligno, ou seja, estavam de comum acordo com toda as injustiças que estavam acontecendo.

Agora só nos resta clamar ao Eterno para que Ele se levante do Seu trono e venha nos socorrer a nossa nação.

O salmista Davi Salmos 121.1,2 “Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.”

Ao observamos estes versículos, percebemos uma aflição, mas também uma convicção. É curioso que o povo hebreu buscava ajuda divina nos cumes dos montes, ora ao Deus verdadeiro, ora a outros deuses como Baal. Há que se lembrar que havia muita idolatria à volta de Israel. Queimavam-se incensos em favor de deuses.


Mas o salmista, mesmo sabendo de tudo isso, faz a pergunta “de onde me virá o socorro”? A resposta vem a seguir. “O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”, isto é, o verdadeiro Deus! Esta foi a resposta do salmista. Ele confiava no Senhor e sabia que o cuidado e consolação viriam Dele. 

4. O que precisamos fazer agora?

2ª Crônicas 7.14 “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” 

Deus só vai agir quando nós humilharmos, clamar, orarmos e buscar a Sua face, então Ele vai nos perdoar e sarar a nossa terra.

O Senhor pode nos socorre, mas para isso, precisamos retirar o nosso olhar das situações adversas, colocando o nosso foco na presença de Deus, que está ao nosso lado e pode nos proteger e libertar de todo o mal.

O nosso socorro está no Senhor e ninguém mais. Onde você tem buscado socorro. Os Generais do alto escalão nos abandonaram, os magistrados se corromperam juntamente com o sistema. A gora só uma intervenção divina para nos salvar do maligno e isso não é impossível, mas depende de cada um fazer a sua parte. Se a nossa oração estiver direcionada ao Senhor certamente Ele virá nos socorrer. Eu creio! E você? Faça a sua parte!

Pr. Elias Ribas - Doutor em Teologia

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário