TEOLOGIA EM FOCO: TRÊS COISAS QUE NÃO VOLTAM MAIS

quarta-feira, 18 de maio de 2022

TRÊS COISAS QUE NÃO VOLTAM MAIS

 

Hb 9.27 “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois a juízo”. 

INTRODUÇÃO.

A Bíblia afirma que está ordenado ao homem morrer uma só vez, ou seja, e depois segue a um julgamento, ou seja, não podemos voltar mais a esta vida. Para onde nós vamos não tem retorno.

Com base no versículo acima desejo elucidar sobre o tema: Três coisas que não voltam mais para cada ser humano: “A vida, o tempo e a oportunidade”. 

I. VIDA 

1.O que é a vida. A vida é a existência, modo de viver é o tempo decorrido entre o nascimento e a morte. 

Todos temos o nosso próprio tempo. O tempo é unidade de medida de vida igual para todos os seres humanos, sabemos quando começou e não sabemos quando ele vai terminar para nós. 

2. Qual a duração da nossa vida. Sl 90.10 “A duração da nossa vida é de setenta anos; se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos”. 

3. O que é nossa vida segundo a Bíblia.

3.1. Tiago diz que a nossa vida é como um vapor. Tg 4.14 “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã”. Porque, que é nossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desaparece”. 

3.2. A nossa vida é como o vento. Jó 7.7 “Lembra-te de que a minha vida é como o vento”. 

3.3. A nossa vida é veloz - Jó 9.25 “E os meus dias são mais velozes que um correio”. 

3.4. Jó diz que a nossa vida é como a sombra.

Jó 8.9 “Porque nós somos de ontem, e nada sabemos, porquanto nossos dias sobre a terra são com a sombra”. 

3.5. A nossa vida é nada - Sl 39.5 “Eis que fizestes os meus dias como palmas, o tempo da minha vida é como nada diante de ti, na verdade todo o homem, por mais forme que esteja, é totalmente vaidade”. 

4. Na caminha da vida precisamos pedir a Deus corações sábios.

Precisamos orar como o salmista no 90.12 “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”. 

No decorrer de nossa vida precisamos aprender crescer em graça e conhecimento para que tenhamos corações sábios e maturidade espiritual. 

A nossa vida neste mundo é penas uma passagem – depois segue a eternidade. 

5. Qual o maior sentido da vida. Gl 2.20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. 

Mateus 10.39 “Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.”

II. O TEMPO 

Duração calculável dos seres e das coisas é sucessão de dias, horas, momentos, período. 

1. O tempo revelará cada um de nós. Ec 3.1-8 “Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu; a tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar; tempo de arrancar o que se plantou; tempo de derrubar e tempo de edificar; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear; tempo de soltar; tempo de espalhar pedra; tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, tempo de afastar; tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar; tempo de deitar; tempo de estar calado; tempo de falar; tempo de guerra; tempo de paz”. 

2. Qual o propósito do nosso tempo. Ec 9.8 “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre tua cabeça”. 

2.1. Alvas. Simboliza branca, limpa, representa a justiça de Cristo, fidelidade a Deus, irrepreensível, homem que pratica a verdade. 

2.2. Óleo. Simboliza o Espírito Santo. O óleo representa a unção do Espírito Santo. 

A. Como receber este óleo em nossa vida.

1. Se formos fiéis a Deus.

2. Se buscar a sua face.

3. Se formos santo, separado do mundo.

4. Se tivermos uma vida de oração e consagração a Deus.

5. Se não tivermos uma vida dedicada e comprometida com Deus. 

B. Sem o Espírito Santo a nossa vida o nosso tempo está sem propósito.

Sem o precioso óleo do Espírito Santo somos comparadas as 10 virgens. 5 prudentes e 5 Loucas (Mt 25.13), que iram bater na porta, mas ele já estará fechada. 

3. Como devemos usar nosso tempo. Ec 9.10 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faça-o conforme tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. 

4. Hoje o Tempo é o da Graça. 2ª Co 6.2 “Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação”. 

- Hoje é o tempo aceitável, é o tempo da tua decisão, é o tempo oportuno.

- Hoje é o tempo da graça. Graça é um favor imerecido. Pois saiba de Jesus já pagou a tua salvação.

Tempo da graça: Refere-se ao período entre a morte de Cristo e sua vinda em julgamento. 

Is 55.6 “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto”. 

Oséias 10.12 “Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao Senhor, até que venha e chova a justiça sobre vós.” 

Devemos aproveitar o tempo. Efésios 5.14-16 “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.” 

III. OPORTUNIDADE 

1. O que é oportunidade. É uma coisa própria, ensejo, é o momento imediato. Oportunidade é uma porta que se abre para todos. 

2. Muitos homens da Bíblia perderam a oportunidade:

2.1. Judas um dos discípulos de Jesus perdeu a grande oportunidade da salvação, traindo o seu mestre e suicidando-se.

2.2. Pilatos também perdeu a oportunidade de salvação quando estava na presença de Jesus.

2.3. O governador Félix dispersou a oportunidade (At 24.24-25).

2.4. Um mancebo rico perdeu para sempre a oportunidade de ser salvo (Mt 19.16-22).

2.5. O Rei Acabe desperdiçou sua oportunidade diante do profeta Elias.

2.6. O ladrão da cruz aproveitou a oportunidade, o outro não. 

Conclusão. Desejo dizer uma grande verdade. A vida, o tempo e a oportunidade não voltam mais: “está ordenado (decretado) aos homens, morrerem uma vez, vindo depois a juízo”. Não tem mais volta não tem uma segunda chance e, nós não sabemos o dia de amanhã, portanto não perca tua vida, o teu tempo e a tua oportunidade de ser salvar. 

1. Existe apenas dois caminhos. 

1.1. Um caminho estreito e um caminho largo. Mt 7.13-14 “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela”. 

1.2. Um caminho da vida e o caminho da morte. Jr 21.8 “E a este povo dirás: Assim diz o Senhor: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte”.

A Bíblia afirma que há um caminho de morte e condenação eterna, e um caminho de vida eterna.

São apenas dois caminhos “vida” ou “morte”. Um vai para o céu e outro para a condenação eterna. Cabe a cada um fazer a sua escolha. Portanto Deus não tem prazer na condenação do homem, por isso Ele enviou Seu Filho Unigênito para a nossa salvação: 

Jesus diz que o caminho largo é espaçoso, de forma fácil, ou seja, é o caminho que conduz aos deleites da vida, aonde estão aqueles que não se preocupam em caminhar na vontade de Deus, quantos não estão entrando nessa porta, o próprio Jesus nos diz que: “muitos entram por ela”, e mesmo assim não percebem. O caminho atrativo e pecaminoso, que como um Leão com fome tem tragado diversas pessoas. O grande sábio Salomão já nos diz algo relacionado: 

Pv 14.12Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”.

Jesus vai concluir sua fala sobre os caminhos indo mais a fundo no caminho estreito; no verso 13, Ele nos fala um pouco, mas no vers. 14 ele explica abrangendo-o: 

Mt 6.14 “E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

2. Existe somente um salvador.

2.1. Salvação significa que recebemos vida eterna se tivermos uma relação pessoal com Deus.

No evangelho de João a Bíblia afirma: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.” (João 17.3). 

2.2. O plano de Deus é salvar todas as pessoas, mas infelizmente nem todos aceitarão ser salvos. 

Jo 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. 

Tito 2.11-12 “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente.” 

2.3. Jesus é o caminho. Jo 14. 6 “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. 

2.4. O único nome nos céus e na terra. Atos 4.12 “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. 

2.5. Abrir o seu coração e receber Jesus na tua vida. Ap 3.20 “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. 

3. O que preciso fazer para herdar a salvação?

1. Arrepender de nossos pecados. Quando aceitamos o evangelho, recebemos a salvação e arrependemo-nos dos nossos pecados.

Atos 3.19 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”.

Atos 2.38 “E disse-lhe Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” 

Arrepender-se é mudança de mentalidade que gera mudança de comportamento. É condição para entrar no Reino e para servir no Reino. É mensagem que deve ser levada a todos os corações.

Mateus 4.17 “Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” 

“A primeira frase de Jesus é: metanoia. Que muitas vezes é traduzido por: Convertei-vos. Como uma tradução da palavra hebraica teshuvá, que significa voltar para si mesmo, voltar para sua terra. 

Os antigos diziam que a conversão é voltar daquilo que é contrário a nossa natureza para aquilo que lhe é próprio. Reencontrar em nós essa natureza do Cristo. Essa natureza que é ao mesmo tempo luz e compaixão. 

4. Mas qual decisão tomar?

4.1. Crer em Jesus de todo seu coração.

Mc 16.16 “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”.

At 8.37 “Filipe respondeu ao eunuco: “É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.

At 16.31 “Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa”. 

4.2. Receber Jesus no seu coração. Apocalipse 3.20 “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” 

4.3. Confessar que Jesus é o Senhor.

Receber a salvação é simples, direto, pessoal e público.

Rm 10.8-10 “Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação”. 

4.4. Jesus é o único Mediador entre Deus e o homem.

1ª Tm 2.5Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”. 

4.5. Jesus é o único Advogado perante o Supremo Juiz.

1ª Jo 2.1 “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”. 

4.5. Somente crer. João 3.36 “Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele”. 

João 6.40 “Porque a vontade de meu Pai é que todo o que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. 

4.7. A salvação é de graça. Efésios 2.8 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” 

Eu te convido a aceitar o caminho da vida que é Jesus fora dele não há salvação.

Isaías 55.6 “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”

Pr. Elias Ribas

Dr. em Teologia

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário