Lucas 21.24
“Cairão a fio de espada e serão levados cativos para todas as nações; e, até
que os tempos dos gentios se completem, Jerusalém será pisada por eles!”
A frase “os tempos
dos gentios” refere-se a um período durante o qual nações gentílicas dominariam
Jerusalém.
Quando começou a
era chamada de tempos dos gentios? Este período começou quando Israel foi
levada para o cativeiro na Babilônia em 586 a.C. (2º Cr 36.1-21; Dn 1.1,2) e só
terminará quando Cristo voltar para governar sobre todo o mundo, e assumir o
trono de Davi (Lc 1.31,32).
Jesus menciona que
os “tempo dos gentios” durarão enquanto Jerusalém for “pisada por eles”. A referência
em Lucas é ao domínio político de Jerusalém pelos gentios que começou com a
queda de Jerusalém na época do cativeiro e continua até́ hoje.
Os impérios
gentílicos que dominaram Israel foram profetizados por Daniel no capítulo 2.
Quando ele interpreta o sonho de Nabucodonosor rei da Babilônia. Foi revelado a
Daniel toda a sequência dos impérios gentílicos que dominariam Israel.
Analisando as
palavras proféticas de Jesus Ele diz: “Logo em seguida à tribulação daqueles
dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do
firmamento e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal
do Filho do homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do
homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e muita glória. E ele enviará seus
anjos com grande clamor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos
quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.” (Mt 24.29-31).
Nas palavras de
Jesus a Grande Tribulação viria primeiro, depois o escurecimento do sol e da
lua (Mt 24.29-31), que viriam “antes que venha o grande e glorioso dia do
Senhor” (At 2.20), portanto, a expressão tempos dos gentios tem a ver com a
dominação gentílica sobre os judeus, essa dominação deve durar até a segunda
vinda de Cristo.
Em Apocalipse
11.2, João indica que Jerusalém estará sob o domínio dos gentios, embora o
templo tenha sido restaurado. Os exércitos da Besta são destruídos pelo Senhor
em Apocalipse 19.17-19, pouco antes do início do reinado milenar de Cristo.
Uma frase
semelhante é encontrada em Romanos 11.25, que diz: “Porque não quero, irmãos,
que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o
endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja
entrado.”
Quando o povo
judeu rejeitou a Cristo, ele foi temporariamente privado das bênçãos de um
relacionamento com Deus. Como resultado, o evangelho foi dado aos gentios, e
eles o receberam de bom grado. Este endurecimento parcial do coração por parte
de Israel não impede que judeus individuais sejam salvos, mas que a nação
aceite a Cristo como Messias até que Seus planos sejam concluídos.
O “mistério” é que
a restauração de Israel se segue à salvação dos gentios no tempo do fim. O fim
não poderá ocorrer enquanto isso não acontecer. Paulo diz “até que a plenitude
dos gentios haja entrado”, isto é, até que Deus tenha completado, nesse mundo,
os planos para a propagação das boas novas e cumprir-se-ão os seus propósitos
entre as nações. O Senhor Jesus nos diz em Mateus 24.14 que o evangelho do
reino deve primeiro ser pregado e, então, o reino dos céus virá, para que então
Cristo implante seu reinado com Sua Igreja. Quando chegar a hora certa, Deus
restaurará toda a nação e os judeus terão fé n’Ele mais uma vez, encerrando “os
tempos dos gentios” (Is 17.7; 62.11–12; Rm 11.26).
Pr. Elias Ribas - Dr. em teologia
Assembleia de Deus
Blumenau - SC
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