TEOLOGIA EM FOCO: PROPÓSITO PARA SERVIR A CRISTO

terça-feira, 1 de março de 2022

PROPÓSITO PARA SERVIR A CRISTO



Efésios 5.17, “Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.”

Propósito é aquilo que você propõe em teu coração. Precisamos entender que Deus tem um propósito para Seus filhos, assim como um pai tem com seus filhos. Mas como filho de Deus qual o propósito do teu coração? 

I. PROPÓSITO DE EXISTÊNCIA 

Quem não entender o alvo provavelmente terá dificuldades de alcançá-lo. É necessário saber para que o Pai celestial criou o homem e o que Ele espera de cada um de Seus filhos. Sem essa clareza, como saber que direção tomar na vida espiritual? 

Romanos 8.29 “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” 

O texto fala tanto da Sua presciência divina como de Seu propósito. Predestinar significa destinar de antemão. Portanto, temos aqui o alvo estabelecido pelo Criador: que nos tornássemos conformes (com a forma de amoldados) à imagem de seu Filho. Cristo não é apenas o referencial de conduta, mas o alvo. Devemos tornar-nos parecidos com Ele, esse é o objetivo. Crescer até a Sua estatura perfeita -a estatura de Jesus. Consideremos outros textos bíblicos que enfatizavam as mesmas verdades. 

1ª Pd 2.21 “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos.” 

1ª Jo 2.6 “Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” 

O ensino apostólico era enfático: cada cristão deveria reproduzir a natureza e o comportamento do Senhor Jesus. Deveria ser um imitador de Cristo. Além de Pedro e João, Paulo também ensinava isso às igrejas:

1ª Co 11.1 “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” 

II. DISPOSIÇÃO 

Você precisa disposição para o serviço do Pai. O Senhor tem um propósito e onde você se encaixa nele?

Romanos 8.27,28 “E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos. 28- E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” 

O Espírito, intercede pelos santos, segundo a vontade de Deus. Como o Examinador de corações, Ele observa as emoções que surgem deles em oração, e sabe perfeitamente o que o Espírito quer dizer pelos gemidos que Ele produz dentro de nós, porque aquele abençoado Intercessor implora por eles apenas pelo que o próprio Deus planeja doar.

Tudo o que acontece na nossa vida, boas e ruins, é para o bem. Esse encaminhamento de todas as coisas para o bem é feito com naturalidade para os “que amam a Deus”, porque tais almas, estão convencidas de que Aquele que deu seu próprio Filho por eles não pode deixar de prover o bem em todo o Seu proceder; seja o que for que Ele lhes envie, seja aflição na carne e sangue: e para aqueles que são chamados, de acordo com “seu propósito”, todas as coisas funcionam da mesma maneira compreensível: “contribuem para o bem”; porque, mesmo quando “Ele tem o seu caminho na tormenta”, eles veem “Sua carruagem coberta com amor” (Ct 3.10).

Quando você entende o teu propósito, nada vai fazer você parar. O bem ou o mal que acontece na tua vida vai tirar você do teu propósito. 

III. QUE SÃO OS QUE ELE ESCOLHE PARA O PROPÓSITO 

Efésios 1.4,5 “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” 

1. O Pai nos elegeu antes da fundação do mundo. Deus tem um plano na nossa vida. E neste plano tem um propósito e vontade. 

1.1. Fomos eleitos pela Sua presciência (1ª Pe 1.2). Predestinar é conhecer de antemão.

1.2. O Pai nos elegeu Nele (em Jesus, no amado). Antes da eleição não há pessoas na posição de eleitas, só há candidatos. Após a eleição haverá os eleitos, ou seja, em Cristo Jesus fomos eleitos.

João 3.17,18 “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”

Marcos 16.16 “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” 

2. Nos elegeu para um propósito. “Para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.”

A eleição foi realizada com um objetivo pré-definido: a santidade e irrepreensibilidade dos cristãos! 

3. Nos elegeu louvor de Sua glória. Efésios 1.6 “Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.”

Paulo demonstrou que Deus nos elegeu para sermos santos e irrepreensíveis e nos predestinou para filhos por adoção, segundo a sua vontade. Este versículo aponta o motivo pelo qual Deus abençoou os cristãos com as bênçãos da eleição e predestinação. 

Por que Deus elegeu? Por que Deus predestinou? Para louvor e glória da sua graça! 

3. Revelou o mistério. Efésios 1.9 “Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo.”

Efésios 1.10 “De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra.”

Conclui-se que a salvação é por meio da graça, e não o resultado de uma escolha. Deus trouxe salvação a todos os homens de maneira graciosa, sem qualquer referência a uma ‘predestinação’ de alguns ‘privilegiados’ à salvação. 

V. 7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.”

A salvação foi realizada por meio de Cristo (Amado), conduzindo muitos filhos a Deus (para si mesmo). 

IV. O PROPÓSITO DE JESUS 

1. Fazer a vontade do Pai. João 6.38,39 “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.”

João 4.34 “Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.”

João 17.18 “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.” 

2. Ser servo de Deus. Filipenses 2.7,8 “Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” 

A expressão humilhou-se a si mesmo pode ser traduzida como esvaziou-se a si mesmo. Cristo fez isso ao assumir a forma de servo, um simples homem. Ele não se esvaziou de alguma parte de Sua essência como Deus. Pelo contrário, assumiu a existência como homem. Embora ainda fosse completamente divino, Ele se tornou completamente humano. Jesus acrescentou à Sua essência divina (v. 6) a essência de um servo, a forma, ou seja, as características essenciais de um ser humano, procurando cumprir a vontade de outro. Paulo não diz que Cristo trocou a forma de Deus pela forma de servo, implicando uma perda da deidade ou dos atributos da deidade. Em vez disso, na encarnação, Cristo continuou com a mesma natureza de Deus, mas acrescentou a si mesmo a natureza de um servo. Neste contexto, o termo servo se refere à posição mais baixa na progressão social (Hb 10.5), exatamente o oposto do termo Senhor, um título pelo qual todos, um dia, reconhecerão o Cristo ressurreto e exaltado (v. 11). É surpreendente, portanto, que o Deus que criou o universo (Jo 1.3; Cl 1.16) e reina sobre toda a criação (Cl 1.17) escolheria acrescentar à Sua pessoa a natureza de um servo. A palavra semelhante não significa que Cristo apenas parecia um homem. Antes, o termo enfatiza a identidade. Ele era um homem, com todos os aspectos essenciais de um ser humano, embora, ao contrário de todos os outros, não tivesse nenhum pecado.

Hebreus 11.24-26 “Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó. 25- Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; 26- Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.” 

3. Para seguir o exemplo de Cristo. 1ª Pedro 2.21 “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.”

Você nunc a vai encontrar o propósito se você é o centro. 

4. Para anunciar o evangelho aos perdidos. 1ª Pedro 2.9 “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 

V. ELE ESCOLHEU ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO 

1. Antes de nascer. Jeremias 1.5 “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.” 

2. Para ser filhos. João 1.12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome.” 

3. Porque o nosso nome está escrito no livro da vida do cordeiro. Apocalipse 13.8 “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” 

4. Para ser cooperador. Filipenses 4.3 “E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os meus outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.” 

5. Para ter intimidade com o Pai. Para falar com o Pai. Mateus 6.6 “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” 

5. Para cumprir o ide. Marcos 16.15,16 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16- Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” 

V. ELE ESCOLHEU VOCÊ ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, MAS VOCÊ ESTÁ NESTA VIDA PARA UM FUTURO ETERNO 

Jeremias 23.18 “Porque, quem esteve no conselho do Senhor, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu? 

O profeta Jeremias pergunta:

1. Quem esteve no conselho. Apocalipse 21.10 “E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.”

Salmos 24.3-4 Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? 4- Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.”

O que significa “estar no conselho”? Jeremias formula: “viu, e ouviu a sua palavra… esteve atento à sua palavra e a ela atendeu?”. A única prova essencial de um profeta — que precedia sua capacidade de entregar uma mensagem divina — era que o profeta tinha que ver e ouvir Deus em Seu conselho. 

Precisamos ver. Atos 26.18 “Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.” 

Quando um profeta “estava no conselho”, ele tinha um encontro direto com Deus em sua sala do trono. Esta ideia principal de “estar no conselho” é um padrão repetido na Bíblia. 

No caso de Isaías, o profeta foi transportado para a sala do trono de YHWH (Is 6.1-6) para receber seu chamado ao serviço (Is 6.8-9). Para Ezequiel, as circunstâncias foram inversas com o trono do Senhor vindo a ele (Ez 1.1-14, 26-28). Jeremias também foi comissionado através de um encontro direto com Deus. No início de seu ministério, a “palavra do Senhor” veio a ele (Jeremias 1.4) e designou-o um profeta. A “palavra” é identificada como YHWH (Jeremias 1.6-7) que veio em forma humana. Ele estende a mão para tocar a boca de Jeremias (Jeremias 1.9). Foi esse encontro que distinguiu Jeremias de falsos profetas. 

3. Quem ouviu Sua Palavra. Que esteve atento à Sua Palavra? 

3.1. Precisamos ouvir e ver para ser transformados.

Isaías 6.1-9 “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. 2- Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. 3- E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. 4- E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.5- Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. 6- Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7- E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado. 8- Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. 9- Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.” 

No ano que morreu o rei Uzias foi o marco da história na visão de Isaías:

·         Isaías vê a glória de Deus sendo manifestada

·         Isaías vê a necessidade de reconhecer e abandonar os seus pecados.

·         Isaías é purificado pela glória de Deus, pois reconhece seus pecados.

·         Isaías está envolvido com a glória de Deus, e é totalmente quebrantado e com desejo imenso de atender a vontade de Deus. 

Todo encontro com Deus gera quebrantamento dentro de nosso coração, ou seja, nos faz ter sensibilidade a voz de Deus. Entendemos que primeiro, Deus nos mostra coisas sobrenaturais, e essas coisas geram em nós um desejo de transformação, para viver aquilo que estamos vendo.

Isaías agora totalmente transformado declara: “Eis-me aqui envia-me a mim.” 

3.2. Ouvir e obedecer.

Mateus 7.24-29 “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; 25- E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.26- E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” 

Todos nós estamos construindo: nossa própria vida é uma construção. Todos os dias acrescentamos tijolos na nossa edificação. A estrutura da nossa vida vai sendo edificada em cada palavra, em cada pensamento, em cada desejo, a cada atitude e a cada realização. Porém, nem todos são iguais, alguns são prudentes, outros são insensatos.

Devemos ser praticantes e não apenas ouvintes do Evangelho: muitas pessoas apenas ouvem a Palavra de Deus, e acham que isso já é o suficiente. Entretanto, o próprio Jesus adverte que é preciso praticá-la. O construtor prudente ouve as palavras de Jesus, e entende que Ele é o único fundamento seguro sobre o qual se deve construir. O apóstolo Paulo fala exatamente sobre esse princípio:

1ª Coríntios 3.10,11 “Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11- Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” 

3.3. Ouvir e profetizar.

Ezequiel 37.1 “Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.”

Em Ezequiel 37, o Senhor Deus coloca o profeta Ezequiel em visão, diante de um grande vale de ossos secos. A intenção era mostrar como estava o ânimo e a esperança de Israel e Judá após o cativeiro e o juízo de Deus. O Senhor Deus nos mostra que não há situação que ela não possa resolver. Basta uma única Palavra de Deus e tudo está resolvido. 

O que está morto passa a viver e o que está sem forma, recebe contorno. O diálogo entre Deus e o profeta é o seguinte: “Filho do homem, estes ossos poderão tornar a viver?” Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”. 

Há muitas situações em nossas vidas que aos nossos olhos estão perdidas. O comando de Deus ao profeta é o mesmo que Ele comunica a nós, os que cremos: “Profetiza!”. 

A Palavra de Deus em nossos lábios tem poder. Precisamos profetizar bênção, crescimento, salvação, esperança, prosperidade, cura, não importa o que a situação diga.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário