TEOLOGIA EM FOCO: AS TRÊS FASES DO MINISTÉRIO CRISTÃO

segunda-feira, 7 de março de 2022

AS TRÊS FASES DO MINISTÉRIO CRISTÃO

 


Efésios 4.12,14 “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. 13- Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” 

INTRODUÇÃO. Neste estudo vamos elucidar as três fases para o ministério de Cristo e as três fase do ministério de Moisés. 

I. TRÊS ETAPAS DE CRESCIMENTO PARA O MINISTÉRIO 

O propósito de Deus em estabelecer o ministério foi “para que o corpo de Cristo seja edificado”. Deus quer que essa unidade seja fortalecida e realizada de forma ainda mais completa. Para esse fim, Ele estabeleceu os cargos do ministério listados no versículo 11 o qual já estudamos.

Paulo enumera três componentes que compõem o objetivo para o qual todos devemos nos esforçar. Mas eles não são três coisas separadas. Todos falam da “edificação” desejada, que deve ocorrer quando os cristãos se ajudam mutuamente através do uso fiel da Palavra. 

Paulo primeiro descreve este edifício como algo que ocorre “até todos nós alcançarmos a unidade na fé e no conhecimento do Filho de Deus.” Conhecer a Cristo e crer nele são os ingredientes-chave para trazer o crescimento que Deus procura em sua igreja. 

À medida que a fé e o conhecimento sobre Cristo crescem, os crentes “amadurecem”. Esse processo, no entanto, nunca é completo aqui na terra. Foi dito, com razão, que a vida cristã é um constante “devir”. O próprio Paulo ainda não atingira a plena maturidade espiritual - como ele admite francamente aos filipenses (3.12-15). Para uma declaração franca de sua frustração com seus frequentes lapsos e falta de maturidade, leia Romanos capítulo 7, particularmente os versos 14 a 25. A maturidade espiritual não é totalmente alcançável aqui, mas é o que todo cristão luta pessoalmente e procura ajudar os outros a alcançar.

O terceiro componente de Paulo no objetivo pelo qual estamos nos esforçando é que todos nós “alcancemos toda a medida da plenitude de Cristo”. Podemos parafrasear essa expressão dizendo: “Até alcançarmos a plena estatura de Cristo”. não vai acontecer deste lado do céu. 

As três fases do ministério. 

1. Instruídos. Líderes instruídos são responsáveis pelo aperfeiçoamento dos santos. Os santos precisam de homens sábios para guiá-los (“presbítero” refere-se a essa pessoa madura); precisam de homens justos que os influencie (“imitai a fé que tiveram”); precisam de homens prestativos que cuidem de suas almas (“pastor” e “supervisor” sugerem isso). 

2. Preparados. Estes, estando bem preparados, fazem a obra do ministério e, consequentemente, o corpo de Cristo e edificado. 

3. Maturidade espiritual. O objetivo final e a maturidade cristã, a verdade e o amor.

Para não ser mais meninos. 4.14 Os meninos são ingênuos, vulneráveis e tornam-se vítimas fáceis. A Igreja precisa trabalhar com diligencia no sentido de conduzir a maturidade os que são crianças em Cristo (1ª Pd. 2.2).

Há uma nítida distinção entre uma criança e um adulto na fé cristã (1ª Pe 2.2). O recém-nascido na fé requer cuidado especial por ser mais vulnerável às heresias. Tal pessoa quer experimentar tudo que lhe é oferecido e acreditam em tudo que dizem sem o parâmetro das Sagradas Escrituras. 

Quando o crente não procura crescer, tem uma vida cristã superficial. Será presa fácil nas mãos dos que se opõem à verdade. Neste versículo Paulo está mostrando os perigos a que estão sujeitos aqueles que não buscam o crescimento. Duas coisas são mencionadas como risco do não crescimento cristão: 

3.1. A permanência no estado de crianças espirituais. Uma criança pensa como criança e age como criança (1ª Co 13.11): “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino...”

O escritor da carta aos Hebreus fala de certos tipos de crentes que permanecem no estado infantil por longos e longos anos. Não desenvolveram as suas faculdades para discernir entre o bem o mal. 

3.2. O interesse para com doutrinas várias e estranhas. Existem muitos crentes que ficam procurando novidades, para satisfazerem sua curiosidade espiritual. A Palavra de Deus nos alerta quanto aos perigos de tais procedimentos. “Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”. A falta de crescimento cristão, pode levar o crente a não reconhecer o que é uma “doutrina de demônio”, que muitas vezes aparece para seduzir e enganar os crentes. (1ª Tm 4.1). 

A criança só pode ser alimentada de leite; e aquele que se alimenta de leite é “inexperiente na Palavra da justiça, por que é criança” (Hebreus 5.12-14). Tendes novamente necessidade de alguém que vos ensine os princípios elementares dos oráculos de Deus. Quem pratica a Palavra de Deus cresce; e quem cresce pode receber um alimento sólido forte, porque se tornou adulto, então tem suas faculdades para discernir não somente o bem, mas também o mal.

III. AS TRES FASES DA VIDA DE MOISÉS 

1. Deus tem um jeito especial de agir para cumprir seus propósitos. Quando alguém é escolhido por Deus para uma missão específica há todo um processo de preparação estabelecido por Deus. Moisés é exemplo de alguém chamado por Deus que necessitou ser preparado antes de cumprir a sua missão (Êx 2.11-14; 4.1-7). 

1ª Fase vida de Moisés. Até os 40 anos Moisés aprendeu ser príncipe na Casa de Faraó. Nesse período ele se considerava importante até o dia em que ele foi punido por seu crime. As maiores conquistas da sua vida se resumem aos conhecimentos seculares adquiridos.

Deus queria usar Moisés como libertador dos Hebreus, mas não do jeito de Moisés, vestido com vestes reais egípcios tentando fazer justiça com as próprias mãos. Moisés olhou para os lados para assegurar que ninguém estava olhando, mas esqueceu de olhar para Deus.

O jeito egípcio de Moisés falhou, o seu crime foi descoberto. A sua experiência e jeito de agir só lhe trouxe confusão, logo ele iria aprender a duras penas onde, quando e de quem receber as ordens. Para Moisés salvar um hebreu era uma boa ação e matar um egípcio poderia ser o primeiro passo para novas conquistas.

A verdade que aprendemos nesse episódio é que os resultados alcançados através da nossa vontade são inferiores aos alcançados sob a intervenção de Deus. Enquanto Moisés agiu do seu modo a única coisa que conseguiu foi derrotar um egípcio, mas quando ouviu e obedeceu a voz de Deus ele venceu milhares de egípcios de uma única vez no mar vermelho. 

2ª Fase vida de Moisés. Dos 40 aos 80 anos, Moisés aprendeu ser pobre e depender de outros para alcançar seus objetivos. As suas maiores conquistas foram as experiências verdadeiras sobre caminhar e sobreviver no deserto e constituir uma família. Ele descobriu o significado das palavras renúncia e humildade.

Ninguém conseguirá se encher de Deus enquanto não se esvaziar de si mesmo. Nós podemos escolher o caminho das facilidades e correr o risco de ser derrotados no final ou o caminho de Deus, que embora pareça derrotista, no final nos faz vencedor.

A vida de Moisés se transformou a partir do momento em que ele renunciou seus títulos, seus conhecimentos e a sua própria vida e entendeu que ele sozinho não era capaz de realizar algo tão grandioso.

A obra de Deus é completa na vida da pessoa quando ela renúncia o seu ego para viver a plenitude de Deus.

A vida de Moisés mudou radicalmente depois do tempo de aprendizado no Egito e no Deserto. A melhor fase aconteceu depois dele ter experimentado a riqueza do Egito e a pobreza do Deserto. Algumas experiências que passamos na vida contribuem para o nosso aprendizado, amadurecimento e realização de grandes conquistas.

Pode parecer estranho a maneira de Deus agir. Por 40 anos Moisés aprendeu cuidar de ovelhas, conheceu caminhos no deserto que nunca imaginara, enfrentou de perto o sofrimento de um povo que vivia às margens do reino faraônico, etc. Toda essa experiência negativa, do ponto de vista humano, daria a Moisés experiência necessária para no futuro cumprir os planos de Deus. 

3ª Fase vida de Moisés. A terceira fase começa quando Moisés teve a visão da sarça ardente, a sua maior preocupação era com relação a sua falta de credibilidade, ele disse a Deus: “Mas os israelitas não vão acreditar em mim, nem vão dar atenção ao que eu falar e vão dizer que o SENHOR não me apareceu.” (Êx 4.1).

Era chegado o momento de Deus restaurar a credibilidade de Moisés. O Senhor confirmou o seu chamado através de dois sinais:

·         Do bastão que se transformou em cobra;

·         Da mão colocada no peito que ficou leprosa e depois curada. Apesar dos sinais que Deus lhe mostrara, Moises continuou inseguro.

·         O Senhor lhe disse que se o povo não o ouvisse, Moisés deveria transformar as águas do rio Nilo em sangue, mas a insegurança continua dominando o coração de Moisés.

A desculpa de Moisés para Deus: Moisés respondeu ao SENHOR: – Ó Senhor, eu nunca tive facilidade para falar, nem antes nem agora, depois que começaste a falar comigo. Quando começo a falar, eu sempre me atrapalho. (Êx 4.10).

A resposta de Deus para Moisés: Porém o SENHOR lhe disse: “Quem dá a boca ao ser humano? Quem faz com que ele seja surdo ou mudo? Quem lhe dá a vista ou faz com que fique cego? Sou eu, Deus, o SENHOR. Agora vá, pois eu o ajudarei a falar e lhe direi o que deve dizer.” (Êx 4.11,12).

Moisés mudou radicalmente entre a primeira e segunda fase da sua vida. Nos primeiros anos ele era tão confiante, desafiou a Lei mantando um egípcio e o escondendo, mas depois de 40 anos no deserto ele descobriu o significado da palavra renúncia. Ele se desfez de todo o seu ego, esvaziou-se de si a ponto de depender unicamente de Deus. 

2. O cajado nas mãos de Moisés representa autoridade delegada por Deus. O Senhor perguntou para Moisés: O que você tem nas mãos? Ele não tinha um cetro real, não tinha um anel ou sinete real, não tinha um diploma de PHD ou doutorado nas ciências egípcias ou uma credencial de pastor de ovelhas. Ele não tinha ouro ou pratas, poder ou riquezas. A única coisa que Moisés tinha era um cajado, o suficiente para Deus usar e fazer maravilhas aos olhos do povo.

O cajado nas mãos de Moisés era apenas uma vara, mas sob a ordem de Deus se transformou em serpente, fez brotar águas nas rochas e abriu o mar vermelho. O cajado foi o que restou para Moisés, era tudo o que Deus precisava para cumprir o seu propósito através de Moises.

Quando estava no Egito Moisés tinha um cetro que representava autoridade, no deserto lhe restou um cajado que conferia autoridade sobre as ovelhas. Deus não usou um cetro, mas o cajado para conferir autoridade à Moises. 

3. As mãos leprosas e purificadas de Moisés representam o perdão de Deus. A insegurança de Moisés é justificada pelo seu passado. Ele sabia que no Egito haviam pessoas que conheceram o seu passado e quando o vissem iriam desacreditá-lo. As mãos de Moisés estavam sujas de sangue. Por isso o Senhor lhe ordenou que colocasse a mão no peito e quando ele a tirou estava leprosa – era assim que Moisés se via e pensava que as pessoas o veriam do mesmo modo.

Pela segunda vez Moisés coloca a mão no peito e quando tira ela estava limpa. Deus estava lhe ensinando duas lições:

Ninguém pode controlar a sua carne, o que está em seu coração é que o tornará limpo ou impuro. Ao colocar a mão no peito ele a vê exatamente como imagina, o seu pecado oculto no coração é revelado na carne.

A segunda lição é que Deus não pode agir e fazer milagre na vida de alguém que acha que está no controle. Ao colocar a mão impura no peito e retirá-la limpa, Deus está mostrando para Moisés que o poder para perdoar pertence a Deus, Ele está no controle de tudo.

A honra de Moisés seria restaurada e o Egito seria envergonhado a partir do momento em que Moisés aceitasse a sua rendição ao Senhor e permissão para que Deus estivesse no controle da sua vida e da sua história.

O que mudou na vida de Moisés entre a primeira fase envolvendo a morte de um egípcio e a terceira fase em sua vida onde os milagres acontecem e o mar vermelho se abre?

Na primeira fase ele estava cheio de si.

Na segunda fase ele descobre que não é nada.

Na terceira fase ele estava cheio de Deus.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário