TEOLOGIA EM FOCO: PORQUE DEUS ESCOLHEU O PATRIARCA NOÉ?

quarta-feira, 7 de julho de 2021

PORQUE DEUS ESCOLHEU O PATRIARCA NOÉ?

 


Gn 6.8 “Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.”

INTRODUÇÃO. Desejo falar sobre um homem que viviam em um mundo cheio de corrupção e maldade, porém Deus achou graça nele.

I. A MALDADE DO HOMEM NOS DIAS DE NOÉ

1. A maldade e a corrupção eram tão grande que o Senhor Deus disse:

E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.” (V. 5).

2. Deus se arrependeu de ter criado o homem. “Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.” (V. 6).

3.  O pecado é tão grave que Deus resolveu destruir a raça humana. “E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.” (V. 7).

II. QUAIS OS REQUISITOS PARA UM HOMEM ANDAR COM DEUS

“Noé porém, achou graça aos olhos do SENHOR....”

1. Sua atitude - Integro. “Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.” (V. 9).

A palavra hebraica Tamim (תָּמִים) significa perfeito’, ‘sem defeitos’, ‘concluído’. (Tamim é o plural de Tam). Por exemplo; Tamim é usada para descrever a conclusão dos anos (Gn 47.18); para os sacrifícios de animais sem defeito (Lv 22.21-22); inteiro (Ez 15.5); discurso integro (Amos 5.10); termino de projetos (1º Reis 6.22); e assim por diante.

Em nosso relacionamento com D-us, Tamim significa ser ‘inteiro’ no sentido de ser sincero, integro e ‘totalmente empenhado’, com D-us neste mundo.

A palavra integro no Latim integrare, “tornar inteiro, fazer um só”, de integer, “inteiro, completo, correto”, literalmente “intocado”, de IN-, “não”, mais a raiz de TANGERE, “tocar”.

Noé era reto de coração e fez a diferença no meio de uma geração corrupta.

1.1. Era perfeito. Retidão genuína, puro e limpo de coração.

1.2. Um homem de bom testemunho. “...perfeito em suas gerações...”, ou seus contemporâneos.

1.3. Era um homem justo. “E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios.” (2ª Pe 2.5).

2. Tinha fé – creu na Palavra do Senhor.

2.1. O Senhor mandou construir uma arca com 150 m.de comprimento; e 27 m. de Altura; com três repartimentos.

Gn 6.14-17 “Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. 15- E desta maneira a farás: De trezentos cóvados o comprimento da arca, e de cinquenta cóvados a sua largura, e de trinta cóvados a sua altura. 16- Farás na arca uma janela, e de um cóvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro. 17- Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.”

2.2. Noé obedeceu a voz do Senhor e construiu segundo a ordem de Deus.

3. Noé era perseverante. “A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. 12- E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.” (Vs. 11- 12).

Corrompida é uma referência á natureza essencial do pecado. É o torcimento, o abuso, a negação e aplicação ilegítimo do bem. Tal fato leva, inevitavelmente, ao caos e á violência. O mundo estava corrompido, cheio de maldade e violência, mas Noé permanecia integro, justo, fiel a Deus.

4. Noé tinha comunhão com Deus. V. 9 diz: “Noé andava com Deus.”

A palavra comunhão no grego é Koinonia. De acordo com a Bíblia, existiriam diversas formas de “koinonias”, ou seja, comunhões que caracterizam a vida cristã:

1. Koinonia de amizade.

2. Koinonia com os pobres.

3. Koinonia na fé.

4. Koinonia no Espírito.

5. Koinonia com Cristo e suas obras.

6. Koinonia com Deus.

Em suma, para os cristãos, a koinonia é o que interliga as pessoas com Deus, Cristo e o seu amor.

5. Sua conduta, sempre em consonância com a vontade de Deus. “Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.” (V. 22).

6. Noé era zeloso. “Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. (Gn 7.1).

Somente Noé e sua família entraram e saíram da arca, ou seja, havia união, comunhão.

Somente oito pessoas entraram na arca: Gn 8.15-16, 18 “Então falou Deus a Noé dizendo: Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos. 18- Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele.”

4. Noé adorou ao Senhor. Gn 8.20-22E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar. 21- E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. 22- Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.”

A alegria de Noé era tão profunda na libertação, depois de passar tanto tempo na arca, deve ter sido igual ao prazer descrito por Malaquias 4.2. No entanto, o primeiro pensamento de Noé é agradecer a Deus por preserva-lo da morte, foi levantar um altar em sacrifício ao Senhor Deus.

Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, e Deus recebe como aroma suave.

Deus fez um concerto com Noé e seus filhos. Gn 9.11-13 “E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra. 12- E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. 13- O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.”

A palavra etimológica para louvor é: “elogiar, falar bem, bendizer, magnificar o nome do Eterno.

As palavras que definem adoração, no Velho Testamento, significam ajoelhar-se, prostrar-se (Strong), como em Êx 20.5. As palavras que definem adoração, no Novo Testamento, significam beijar a mão de alguém, para mostrar reverência; ajoelhar ou prostrar-se para mostrar culto ou submissão, respeito ou súplica (Strong), como em Mt 4.10 e João 4.24. Adoração então é uma atitude de extremo respeito, inclusive ao divino, que se expressa com ações singulares de reverência e culto.

A palavra adorar no Novo Testamento é a tradução do verbo grego “proskyneo que significa: prostrar-se, encurvar-se, inclinar-se, e sempre com o rosto em terra. Trata-se de um ato devido somente a Yahweh ou Jesus.

Adorar no lat. Adorationem, orar para alguém. Veneração elevada que se presta a Deus, reconhecendo-lhe a soberania sobre o universo.

Adoração é o ato de adorar reverentemente; considerar com grande temor e devoção; sentir um amor profundamente dedicado. Os verdadeiros adoradores são aqueles que O adoram em todo lugar e em todo tempo. Não somente uma adoração com músicas, mas com suas próprias vidas - seus atos, sua maneira de falar e vestir. Adorar é deixar que Cristo viva em você. Deixar que Ele dirija seus atos, palavras e pensamentos. Demonstramos nossa adoração ao Senhor com músicas e danças, ao ofertar, em como conduzimos nossos empregos, em como tratamos outras pessoas e vivemos nossas vidas.

Um maravilhoso homem de Deus fez a seguinte distinção entre louvor e adoração. “Louvo ao Senhor pelo que Ele tem feito, mas o adoro por Ele ser quem Ele é”.

CONCLUSÃO. Que possamos ser Noé, no meio desta geração corrompida e cheia de maldade. Um Servo de Deus, integro, perfeito, justo e de bom testemunho.

Assim como Noé cheio de fé (crer e obedecer a Palavra do Senhor), ser zeloso, perseverante. Adorou ao Senhor e ter comunhão, com Senhor, andar com Deus.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário