Salmos 68.4 “Cantai
a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai montado sobre os
céus, pois o seu nome é Senhor, e exultai diante dele.”
I. OS TERMOS USADOS PARA O TETRAGRAMA
O nome hebraico de DEUS no hebraico antigo aparece com as formas abreviadas de Yah (Êx 15.2) e Yahu ou Yeho. Estas duas últimas formas aparecem em inscrições hebraicas e assírias, e também nos papiros escritos em aramaico. Mas o nome abreviado original parece ter sido Yaw, que tem sido identificado com um dos nomes divinos pagãos encontrados nos documentos de Eras Shamra, provenientes do norte da Fenícia, do século XV A.C.
Uma nova ênfase e significado foram dados
através de Moisés (Êx 3.15,16; 6.3,6; cp. Gn 12.8), além do que foi
compreendido por Abraão quando ele construiu seu altar entre Betel e Ai (Gn
12.8). YAHWEH foi revelado como um
nome intensamente pessoal. Foi indicado, ortograficamente, pelo tetragrama YHWH e as transliterações correntes
fornecem vogais variadas. Assim, o nome YAHWEH
estava inseparavelmente ligado à consciência de Israel e estava
inevitavelmente envolvido no relacionamento único da Aliança de Israel com a
Deidade. Fundamental para isso foi o fato de que YAHWEH havia tomado a iniciativa, e havia entrado visível e
inconfundivelmente nos afazeres da nação de Israel.
Também é importante observar que o nome
veio a ter tanta importância que os escribas evitavam pronunciá-lo. Pelo abuso
de expressões usavam demasiadamente o uso de nomes alternativos. Isto
testemunha não apenas da importância do nome como base para o sentimento de
nacionalidade, mas também do respeito que as pessoas sentiam pela fonte
sobrenatural de sua história.
“O discernimento do A.T. é que YAHWEH tomou a iniciativa de
restaurar o vínculo do conhecimento que existia entre o Eterno e o homem caído,
um vínculo que foi quebrado na queda. E foi através da sua revelação a Israel
sob o nome de YAHWEH que a história
da salvação se desdobrou e tomou-se visível. O desvendamento da natureza de
Deus pela entrega deste nome a Israel foi de um significado supremo para todo o
sistema bíblico.” [MERRILL C. TENNEY. Enciclopédia da Bíblia. Editora Cultura
Cristã. Vol. 2. pag. 124-125].
II. YHWH É O TETRAGRAMA
YAHWEH é o nome próprio de Deus Pai no antigo Testamento, escrito pelas quatro consoantes YHWH - o tetragrama termo derivado do grego τετραγράμματον, tetragrammaton, “conjunto de quatro letras”), que na Bíblia hebraica indica o nome próprio de Deus. A escrita hebraica foi usada durante todo o período do Antigo Testamento sem as vogais. Elas nada mais são do que sinais gráficos diacríticos, criados pelos rabinos entre os séculos 5 e 9 a.C., e que são colocados sobre, sob e no meio de cada consoante. Até hoje, esses sinais ajudam muito na leitura de qualquer texto hebraico; todavia, quem já conhece a língua não precisa mais deles. Porém mais tarde por medo de pronuncia-lo em vão passaram a dizer a palavra Hebraica Adonai (Senhor), por isso os Judeus não pronunciam o nome de Deus que é YAHWEH.
Êxodo 3.14 revela que “Elohim” é o que tem existência própria,
ou seja, existe por si mesmo. É o imutável, o que causa todas as coisas, é auto
existente, aquele que é, que era e o que há de vir, o Eterno. Até hoje, os
judeus religiosos preferem chamar Deus de “O Eterno ou “Elohim”, como se encontra na edição de 1988 da Bíblia na Linguagem
de Hoje e na edição da Sêfer da Bíblia Hebraica em lugar do tetragrama. Aqui,
Deus explicou a Moisés o significado do nome YAHWEH.
Na poesia hebraica, usa-se com frequência
a forma reduzida Yah. “Já é o seu nome;
exultai diante dele” (Sl 68.4, TB). Isso pode explicar a presença da letra “a”
no nome Yahweh. Parece provável que a
pronúncia original tenha sido YaHWeH,
tanto por causa da forma verbal correspondente, o imperfeito de hãwãh, arcaicamente escrito YAHWEH, como de representações mais
recentes desse nome em grego pelas palavras “iaoue” e “iabe” (HAR- RIS; ARCHER, JR.; WALTKE,
1998, p. 346).
A partir de 300 a.C. o nome Adonai passou
gradualmente a ser mais usado que o tetragrama até que o nome YAHWEH tornou-se completamente
impronunciável pelos judeus. Para evitar a vulgarização do nome e para que a
forma não fosse tomada em vão, eles pronunciavam por reverência ’ãdhonãy cada vez que encontravam o
tetragrama no texto sagrado, na leitura da sinagoga. Na Idade Média, os rabinos
inseriram no tetragrama as vogais de adhonay
(HARRIS; ARCHER, JR.; WALTKE, 1998, p. 347).
Mas os judeus ainda hoje pronunciam “Adonai”
ou Elohim para lembrar na leitura
bíblica na sinagoga que esse nome é inefável. Esse enxerto no tetragrama
resultou no nome híbrido YEHOWAH, que a partir de 1520 os reformadores
difundiram como “Jeová”. A forma híbrida “Jeová” não é bíblica, mas foi assim
que o nome passou para a cultura ocidental; aos poucos, contudo, esse nome vem
sendo substituído pela forma Iavé ou Javé.
Os nomes Adonai e Javé são tão sagrados
para os judeus que eles evitam pronunciá-los na rua ou no cotidiano. O segundo
nem mesmo nas sinagogas é pronunciado, e no dia a dia eles chamam Elohim de há-shêm, “o Nome” (Lv 24.11, TB; 2ª Sm 6.2).
Nos manuscritos da Septuaginta,
encontramos kyrios, “dono, senhor, o
Senhor” (BALZ & SCHNEIDER, 2001, vol. I, p. 2437), no lugar de ’ãdõnãy e yhvh.
Alguns fragmentos gregos de origem judaica apresentam o tetragrama, mas outros
usam kyrios. Isso não é novidade.
Jerônimo (347-420) “conhece a prática de, em manuscritos gregos, inserir o nome
de DEUS (YAHWEH) com caracteres
hebraicos” (WÜRTHWEIN, 2013, p. 262). A Septuaginta, como tradução, foi
submetida a revisões e recensões e, por isso, até hoje ninguém sabe qual foi
exatamente o texto original ou o que foi alterado no transcorrer dos séculos.
Uns afirmam que o nome kyrios é
original: “Assim, no contexto de uma revisão arcaizante e hebraizante, o
tetragrama parece ter sido inserido na tradução antiga no lugar de Kyrios” (op. cit., p. 262). Mas, para
outros, é de origem cristã ou teria vindo dos judeus. O certo é que ambos foram
usados desde a origem da tradução. [Esequias Soares. Os Dez Mandamentos.
Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança. Editora CPAD. pag.
55-58.].
III. O SIGNIFICADO “EU SOU O QUE SOU
1. Escrita na Bíblia ACF. Êxodos 3.14 “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
2. Escrita no original hebraico.
וַיֹּאמֶר
VAYOMER: E disse
אֱלֹהִים
ELOHYM: Deus
אֶל- מֹשֶׁה
EL-MOSHEH: a Moisés:
אֶהְיֶה
EHYEH: EU SOU
אֲשֶׁר
ASHER: O QUE
אֶהְיֶה
EHYEH: O QUE SOU
É uma tradução comum em inglês (ARA e outras) da resposta de Deus usada na Bíblia hebraica quando Moisés perguntou seu nome.
3. Entenda o nome de do Eterno e o verbo EU SOU.
Em êxodo 3.14 o tetragrama YHWH é
relacionado ao verbo “EU SOU”
Primeiro vem o nome de Deus YHWH e depois
o verbo: אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה (EU SOU O QUE SOU). Deus se comunica com o
personagem por via de uma certeza interior ou pelos sinais que lhe são
apresentados. Deus falou a Moisés e lhe disse: “Eu sou YHWH…” (Êx 6,2).
Eu Sou. O nome do Eterno
é YHWH. O verbo, EU SOU, numa forma que produz, passado, presente e futuro ao
mesmo tempo (EU ERA, EU SOU e EU SEREI. Quando os nomes do “ADONAI” ou “ELOHIM”, se escrevem em letras maiúscula, é uma tradução da palavra hebraica
(YAHWEH).
Identificar o Deus que se revela a Moisés
com o Deus que antes já havia se revelado a Abraão, a Isaac e a Jacó, os
Patriarcas. Aqui está uma proposta de crise — a escolha de um caminho ou de uma
fórmula de Fé, expressa por um paradigma anterior, o Deus dos Pais.
Desde o patriarca Abraão até ao período do
reino dividido, era costume invocar a YAHWEH mediante o uso do seu nome (Gn
12.8; 13.4; 21.33; 1º Rs 18.24). Era necessário conhecer o nome para que se
pudesse estabelecer um relacionamento de comunhão. Veja que Jacó perguntou ao
anjo com quem lutava o Seu nome (Gn 32.29). Manoá, o pai de Sansão, fez a mesma
pergunta com o propósito de estabelecer um relacionamento espiritual (Jz 13.11-
17). Com Moisés, não foi diferente: “Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando
vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós;
e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse YHWH a Moisés:
EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me
enviou a vós. E YAHWEH disse mais a
Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o ELOHIM de vossos pais, o ELOHIM
de Abraão, o ELOHIM de Isaque e o ELOHIM de Jacó, me enviou a vós; este é
meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração (Êx 3.13-15).
YAHWEH estabeleceu um
memorial ao seu nome, anunciado aqui, mas concretizado por ocasião da
promulgação da Lei, quando foi oficializado o concerto do Sinai (Êx 20.24).
Aqui está a base do tetragrama YHWH.
No texto hebraico, encontramos a frase ’ehyeh
asher 'ehyeh; “EU SOU O QUE SOU”. A substituição do “y” de ‘ehyeh pelo w do
tetragrama vem de hãwãh, forma arcaica e sinônimo de HÃYÂH, “ser, estar,
existir, tornar-se, acontecer”, cuja primeira pessoa do imperfeito é ‘EHWEH, e cuja terceira pessoa é YHWEH.
O nome de Deus é YAHWEH, como está registrado no Antigo Testamento: “Eu, eu sou YAHWEH, e fora de mim não há
salvador” (Is 43.11). “YAHWEH é
o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração” (Êx 3.15).
O verbo EU SOU após o nome que ELOHIM deu a si mesmo quando encarrego Moisés
de libertar os israelitas do Egito (Êx 3.14). YAHWEH é o único Ser independente, inteiramente auto subsistente
no Universo. Tudo o que existe depende dele (Gn 1.1; cf. Cl 1.17; Hb 1.3,10).
Ele não precisa de ninguém ou de nada, visto que Ele possui em si mesmo todos
os relacionamentos possíveis do Eterno Criador. Tudo o que existe foi criado
por Ele para sua própria glória. CRISTO declarou ser Ele mesmo o grande “EU
SOU”. Em João 8 Ele afirma que diz a verdade, e apoia isto declarando que está
dizendo o que ouviu (v. 26), viu (v. 38), e foi ensinado pelo Pai (v. 28), e
pode corroborar com Ele em qualquer momento (v. 29). Ele conclui seu argumento
usando a expressão “Eu Sou” (v. 58). Quando Ele disse: “Antes que Abraão
existisse, Eu Sou”, os judeus perceberam que isto era uma reivindicação de Divindade,
particularmente porque Ele estava retornando ao “Eu Sou” do v. 24. “Se não crerdes
que eu sou [a palavra 'Ele' não consta no texto grego], morrereis nos vossos
pecados”. Foi por isso que eles pegaram em pedras para o matar. Eles perceberam
que Ele estava identificando-se com o “EU SOU O QUE SOU” de Êxodo 3.14. Encontrou
expressões similares de “Eu Sou” em João 4.26; 9.9; 18.5; Mateus 14.27; Marcos
13.6; 14.62; Lucas 22.70; 24.39. No entanto, ao menos em Mateus 14.27, quando
CRISTO veio até os discípulos andando sobre as águas agitadas pela tempestade,
Ele se anunciou dizendo: “Sou eu” (Gr. ego
eimi). [PFEIFFER. Charles F. Dicionário Bíblico Wycliffe. Editora CPAD.
pag. 708-709].
IV. A AUTO EXISTÊNCIA DE YAHWEH
Atributos ou condições de Yahweh, implícitos nesse nome: auto existência; eternidade; imutabilidade; constância; fidelidade. No templo de Apoio, em Delfos, foi encontrada uma inscrição que dizia: eimi (no grego, “eu sou”). O trecho de João 8.58 alude ao presente texto, e isso refere-se à eternidade do Logos e à Sua união com DEUS Pai. “Eu sou... e além de mim não há DEUS” (Is 44.6). Temos aí uma declaração contrária ao politeísmo, o que provavelmente também está entendido no Eu Sou do presente texto. Seja como for, o Novo Nome de ELOHIM indicava uma nova revelação. O projeto de ELOHIM estava por trás dessa nova revelação. [CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 315].
DEUS prontamente lhe dá instruções
completas a esse respeito. DEUS agora seria conhecido por dois nomes:
Um nome que denota o que Ele é em si mesmo (v. 14): Eu sou o que sou. Isto explica o seu nome Yahweh, e significa:
1. Que Yahweh é auto existente. Ele tem a sua existência em si mesmo, e não depende de ninguém. O maior e melhor homem do mundo deve dizer: “Pela graça de DEUS, sou o que sou”. Mas DEUS diz de uma forma absoluta - pois Ele é mais do que qualquer criatura, homem ou anjo, e só Ele pode dizer - “Eu sou o que sou”. Sendo auto existente, só Ele pode ser autossuficiente, e, portanto, todo-suficiente, a fonte inesgotável de vida e alegria.
2. Que Yahweh é eterno e imutável, e sempre o mesmo, ontem, hoje e eternamente; Ele pode ser aquilo que quiser ser. Ele é, Ele era, e Ele há de vir. (Ap 1.8).
3. Que não podemos, investigando, descobri-lo. Este é um nome que censura todas as indagações ousadas e curiosas a respeito de ELOHIM, e na verdade diz: Não pergunte o meu nome, visto que é segredo, Juízes 13.18; Provérbios 30.4. Perguntamos o que DEUS é? E suficiente para nós sabermos que Ele é o que é, o que Ele sempre foi, e sempre será. Quão pouco é o que temos ouvido dele! Jó 26.14. Que Ele é fiel e verdadeiro em todas as suas promessas, imutável em sua palavra assim como em sua natureza, e não um homem que mente. Que Israel saiba disso: EU SOU me enviou a vós. [HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento Gênesis a Deuteronômio. Editora CPAD. pg. 235].
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