TEOLOGIA EM FOCO: AS BÊNÇÃOS PROFÉTICAS DE JACÓ PARA OS FILHOS DE JOSÉ

quarta-feira, 12 de maio de 2021

AS BÊNÇÃOS PROFÉTICAS DE JACÓ PARA OS FILHOS DE JOSÉ

 


Gênesis 48 é o capítulo da Bíblia registra a bênção de Jacó a José e seus filhos. O estudo bíblico de Gênesis 48 ainda revela como mais uma vez na família da aliança o filho mais novo recebeu a maior bênção em lugar do filho mais velho.

Jacó era o patriarca da família, o que significa que era o pai ou o cabeça da família. Como profeta e autoridade presidente do sacerdócio, Jacó tinha autoridade para conceder bênçãos semelhantes às que hoje conhecemos como bênçãos patriarcais. Jacó estava velho, José levou seus dois filhos, Manassés e Efraim, para visitá-lo.

Um pai que possua o Sacerdócio de Melquisedeque pode dar bênçãos de cura ou de consolo e conselho para os filhos a qualquer momento.

A bênção patriarcal contém uma declaração da linhagem na casa de Israel daquele que a recebe, bem como orientações para ajudá-lo a dirigir sua vida de acordo com a vontade do Pai Celestial.

1. Jaco ou Israel adoece. José foi informado do estado de seu pai e foi visita-lo levando seus dois filhos, Manassés e Efraim, com a intenção de fazer seu pai abençoar seus filhos.

A enfermidade de Jacó (Gn 48.1-10) A Bíblia não revela qual foi a enfermidade que acometeu a Jacó, mas diz que naquela ocasião ele era um homem muito idoso, com aproximadamente 147 anos (Gn 47.28).

2. Jacó abençoa os filhos de José e dá a primogenitura a Efraim. Gênesis 48.13,14 “E tomou José a ambos, a Efraim na sua mão direita, à esquerda de Israel, e Manassés na sua mão esquerda, à direita de Israel, e fê-los chegar a ele. 14- Mas Israel estendeu a sua mão direita e a pôs sobre a cabeça de Efraim, que era o menor, e a sua esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as suas mãos propositadamente, não obstante Manassés ser o primogênito.”

Mais uma vez um ciclo se completa: desde a bênção que Jacó recebe de seu pai cego até o momento em que ele próprio abençoa os filhos de José (acontecimento descrito em Hb 11.21 como ato de fé). sem maior dificuldade, as mãos de Jacó se cruzaram para expressar que a bênção de Deus recaía sobre o filho novo, em acentuado contraste com a história de Jacó e Esaú no cap. 27- Efraim e Manassés foram considerados filhos do próprio Jacó, fazendo com que José desfrutasse de uma herança dupla.

A bênção proferida por Jacó se dirige a um futuro distante, quando os descendentes destes doze ocupariam a Terra Prometida. Para os territórios, veja Josué caps. 13 ao 22 e mapa.

2.1. Que mão Jacó colocou na cabeça de Efraim? A mão direita..., na época de Jacó, a mão direita do patriarca geralmente era colocada sobre a cabeça do primogênito, simbolizando que a bênção da primogenitura pertencia a ele.

O texto diz que José tomou Efraim, seu filho caçula, e colocou à esquerda de Jacó; bem como tomou seu filho mais velho, Manassés, e colocou à direita de Jacó (Gn 48.11-13). Na bênção tradicional, o filho mais velho era abençoado com a mão direita, enquanto que o filho mais novo, com a esquerda.

3. José reagiu ao modo como Jacó impôs as mãos em seus filhos. Por que Jacó colocou a mão direita sobre a cabeça de Efraim? O que podemos aprender sobre as bênçãos patriarcais com a bênção que Jacó deu a seus netos? As bênçãos patriarcais são dadas por inspiração de Deus.

As promessas contidas na bênção patriarcal são condicionais à fidelidade daquele que a recebe.

Mas o texto bíblico diz que Jacó cruzou as mãos, invertendo assim a ordem natural e surpreendendo a José. Portanto, Jacó deu a Efraim a bênção principal, mesmo Manassés sendo o primogênito (Gn 48.14). Com as mãos sobre Efraim e Manassés, Jacó abençoou a José, indicando que seus filhos ocupariam um lugar de destaque na família da aliança como líderes tribais (Gn 48.15).

Séculos mais tarde vemos o cumprimento desta profecia pois:

“a tribo de Manassés marchou debaixo do estandarte de Efraim no deserto” (Nm 2.18-24).

Josué, líder do povo de Israel depois de Moisés, veio da tribo de Efraim.

Depois da divisão do reino nos tempos de Jeroboão, a tribo de Efraim (como predito no versículo 19) tornou-se tão predominante no reino do norte, que seu nome foi identificado com Israel (Is 7.2; Os 4.17; 13.1).

Jacó deu aos filhos de José por herança mais terras em Canaã do que seus outros filhos teriam. Este foi um presente pessoal de um declive montanhoso onde estava Siquém (Js 24.32), perto de Sicar na futura Samaria (Jo 4.5). Jacó primeiro comprou o terreno de um amorreu, depois teve que retomá-lo à força. Hoje é disputado entre os palestinos e o país de Israel.


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