TEOLOGIA EM FOCO: PARA QUEM TEM SEDE

terça-feira, 20 de abril de 2021

PARA QUEM TEM SEDE

 


Is 55.1-3 “Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2 - Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3 - Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi”.

INTRODUÇÃO. O Senhor convida todos os famintos e sedentos para um banquete. O Senhor oferece água, vinho e leite - símbolos de bênçãos espirituais a todos os que possam desejá-las (cf. Jo 7.7). A novidade é que esse banquete é gratuito. Deus prometeu que aqueles que O buscarem – “vinde”, ou seja, aqueles que tiveram comunhão com Deus, comerão o melhor alimento (v. 2). Como resultado de uma nova e duradoura aliança que incluía todas as bênçãos que haviam sido prometidas a Davi (v. 3). Entre essas bênçãos a regra eterna do Messias, descendente de Davi, era fundamental (55.1-3).

I. O QUE NOS FAZ TER SEDE

1. A nossa condição humana e pecaminosa.

Romanos 3.23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”

Em virtude do pecado de Adão, toda a humanidade está espiritualmente morta. Somente Deus pode dar-nos a nova vida e salvar-nos dessa terrível situação. Por Sua imensa misericórdia, o Senhor entregou Seu Filho por nos quando ainda éramos Seus inimigos. Ele nos amou muito antes de nós o amarmos (1ª Jo 4.9,10).

II. UM CONVITE PARA QUEM TEM SEDE

1. Um convite divino ao pecador.Ó VÓS, todos os que tendes sede (v. 1).

2. O convite é universal. Isto é, aqueles que tem sede de entender a vontade e os caminhos de Deus e obter graça para estar em paz com Ele (Sl 42.1, 2; 63.1; Mt 5.6; Jo 7.37; Ap 21.6; 22.17).

Mateus 11.28-30 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29- Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.30- Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

III. O QUE FAZER PARA SACIAR A SEDE

1. Quem é a fonte? “...vinde às águas” (v. 1).

Jesus é a fonte. Jo 4.13-14 “Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; 14 Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.”

A Água representa nosso desejo de nos refrescar. É o refrigério para nossa alma.

2. A salvação é gratuita. “...vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço,

Ef 2.8-9 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; 9 não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

O convite demonstra que a salvação não pode ser comprada é uma dádiva gratuita para os que a desejam a salvação.

3. Em que estamos gastando a nossa vida? Então o Senhor argumenta a seus potenciais compradores e clientes. E Ele diz: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz?” (v. 2).

Por que vocês vivem atrás de coisas vazias e estéreis, que trazem infelicidade e perda? Venha, venha! Tenho

4. Há duas coisas diferentes nas mercadorias que Deus oferece. Em primeiro lugar, o que Ele oferece, satisfaz! Não há vazio no que Deus oferece. É pleno, abundante e transbordante.

Em segundo lugar, o que Ele oferece é de graça. Não tem preço. Não é necessário dinheiro. É um presente de Deus.

Não existe fundamento para a ideia de que alguns são criados para a salvação e outros, para a perdição, alguns para serem salvos e outros para se perderem. Deus não interfere no livre exercício do poder de escolha (ver Ez 18.31, 32; 33.11; Jo 3.18; 2ª Pe 3.9).

No último convite á humanidade feito nas Escrituras, o mesmo chamado é feito. “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve diga: Vem. E quem tem sede, venha: e quem quiser, tome de graça da água da vida” (Ap 22.17). O convite é para todos - está aberto a todos.

IV. O PRODUTO OFERECIDO É ALIMENTO

“água e pão”; “vinho e leite”.

“....vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço...”.

O verbo šabar/comprar significa “comprar cereal”), vinho e leite.

1. Os significados dos produtos.

1.1. A água simboliza Jesus – água da vida (Jo 4.13-14).

1.2. O Pão também significa Jesus. “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.” (Jo 6.35).

1.3. Vinho significa a alegria da salvação. Vinho na Bíblia significa alegria, isto quer dizer que, quando o vinho acaba a alegria também acaba! Então num casamento, que é essencialmente uma cerimônia que fala de amor e aliança eterna, Jesus transforma  água em vinho.

1.3. Leite simboliza a Palavra. “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo.” (1ª Pe 2.2).

Água, vinho, leite e pão (v. 1,2) representam as bênçãos da salvação.

CONCLUSÃO Se você ainda não conhece o Senhor, mas está com fome e sede, veio ao lugar certo - a Palavra de Deus. Se você tem alguma insatisfação sem Deus na sua vida, terá fome e sede de conhecê-lo melhor. Você buscará por piedade como se a vida dependesse disso - o que, é claro, realmente acontece com sua vida espiritual! Onde sua fome pode ser saciada e sua fome pode ser saciada e sua sede aliviada? Aos pés de Jesus. vinde, comei e bebei!

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário