TEOLOGIA EM FOCO: A CHAMADA DE DEUS

domingo, 2 de junho de 2019

A CHAMADA DE DEUS




2ª Tm 1.9:Que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos”.

I. CHAMADA É ELEIÇÃO OU VOCAÇÃO
1. Desde o dia em que Cristo nos salvou, Ele colocou uma chamada em nossas vidas que, com o passar do tempo de Deus, sairá para a luz.
1.1. A chamada de Deus é superior a todas as coisas de nossa vida (Fl 3.14; Mt 10.37).
1.2. A chamada é uma dignidade que nos faz dignos (2ª Ts 1.11).
1.3. A chamada não nasce no homem; ela é totalmente divina (Hb 3.1).
1.4. A chamada de Deus é irrevogável (Rm 11.29).
1.5. A Bíblia fala sobre três chamadas importantes para os cristãos:
A. Chamado a pertencer a Cristo.
B. Chamado a viver uma vida de santificação.
C. Chamado a servir a Cristo com sua vida.

2. Chamado a pertencer a Cristo (Rm 1.6; 1ª Ts 1.9).
2.1. Cristo só trabalha com o que é Seu (Mt 4.18-20).
2.2. Chamado a comunhão (1ª Co 1.9).
2.3. Deus nos compara como tesouros D’Ele (Êx 19.5-6).
2.4. Pertencer a Cristo, tanto na vida como na morte (Rm 14.8).
2.5. Pertencemos a Ele porque Ele nos comprou (1ª Co 6.20).
2.6. Ele nos separou para Si (Lv 20.26).

3. Chamado a viver uma vida de santificação.
Rm 1.7A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
Ef 1.4 “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.”
Cristo nunca trabalhou com coisas sujas, pois o Céu é um lugar limpo e o viver do cristão é a antessala do Céu. Por isso é que temos que amar a santidade.

3.1. Fomos chamados para ser santos.
1ª Co 1.2 “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santo, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.”

4. Chamado a servir a Cristo com sua vida.
Depois que pertencemos a Cristo e nos santificamos, então começamos a dar à luz na chamada para servir. Após, temos que cuidar desta chamada como a um bebê recém-nascido.
·         Sou chamado para servir.
A maior honra que podemos ter, é servir ao Senhor. O serviço está ligado a uma atitude prática da vida cristã.

4.1. O significado do termo. A palavra Servo no grego é dolos e significa Escravo.
Servo não é um título que se ganha, mas sim um estilo de vida de entrega total como Jesus ensinou.
Mt 20.26-28: “Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. 26 Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; 27 E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; 28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.”
Temos que sentir em nosso coração uma urgência em relação ao mundo sobre as notícias da salvação que há em Cristo Jesus, para então, levarmos as boas novas para aqueles que ainda não o conhecem. Nossa oração deve ser: “Senhor, usa-me para tua glória e para edificação do teu reino”. Esse desejo deve nos "consumir" todos os dias. Deve ser o clamor do nosso coração.

Observemos agora, três classes de serviço:

A. Serviço por amor.
2ª Co 5.14: “O amor de Cristo nos constrange”. Paulo disse que se sentia obrigado, forçado, a contar as boas novas de Jesus por causa do amor que ele tinha recebido do Senhor.
Em Romanos 1.14, Paulo diz: “Sou devedor”. Ele se via como um devedor de amor.
Ele reconhecia que tudo que Deus havia feito por nós através de Jesus era por amor (Jo 3.16).
Quando sentimos o amor de Deus sendo derramado na nossa vida, o nosso desejo natural é dar a ele alguma coisa em troca. Porém, reconhecemos que tudo o que podemos dar é pouco em relação ao que ele nos deu, entretanto devemos oferecer o melhor de nós. O que de melhor poderíamos oferecer à Deus?
Nossa vida, nossos talentos, nosso tempo, nossas energias e capacidades.

B. Serviço por privilégio.
É um privilégio poder servir a Deus! Ele quer ter um relacionamento íntimo conosco, mostrar seus planos e projetos, e usar a nossa vida.

Temos o privilégio de servir a Deus no ministério de música e de termos recebido d'Ele este dom. Não merecemos ocupar este lugar, mas Deus está nos dando a oportunidade de servi-Lo.
2ª Tm 1.9: “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos.”

Portanto, não devemos desperdiçar, mas sim nos dedicarmos da melhor maneira possível dando o melhor de nós.

C. Serviço com responsabilidade.
Temos uma grande responsabilidade em nossas mãos. Deus nos chama para sermos restauradores de brechas.

Is 58.11-12:E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam. 12 E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.

D. No serviço não devemos ser negligentes. 2º Crônicas 29.11: diz que não devemos ser negligentes com as coisas que Deus tem deixado em nossa responsabilidade.
“Agora, filhos meus, não sejais negligentes; pois o SENHOR vos tem escolhido para estardes diante dele para o servirdes, e para serdes seus ministros e queimadores de incenso.”

E. Deus tem um projeto. Qual é este projeto? Salvar o mundo.
Jo 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Portanto, o nosso compromisso, e a nossa responsabilidade deve ser: alcançar aqueles que não conhecem a Jesus.

Deus tem confiado a nós esta responsabilidade, então, devemos nos preparar para realizarmos com excelência a obra de Deus.

É importante saber que os dons que recebemos não são para nós, mas sim para abençoarmos as pessoas.

1ª Pe. 4.10: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.”

4.2. O serviço de Deus começa nas coisas mais insignificantes.
·       Moisés começou nas coisas mais insignificantes: uma vara       (Êx 4.2).
·       Sansão começou com uma queixada de asno                              (Jz 15.15).
·       Davi começou com uma funda                                                   (1ª Sm 17.40).
4.3. Como servir a Deus.
·         Servir através dos dons (1ª Co 14.26).
·         Servir através das vocações (2ª Pd 1.10; Ef 4.4; 1ª Co 1.26).
·         Servir a Deus através do ministério recebido de Deus (Ef 4.11-13).

5. Servir como obreiros que têm eficácia e que é eficaz.
Eficácia: Significa virtude, atividade, força de uma causa para produzir um efeito desejado (Tg 5.16; 2ª Co 1.6).

Assim deve ser o verdadeiro obreiro: produzir os efeitos que se esperam, dar resultados positivos na obra de Deus. Ser útil e ativo, ou seja: dedicado, inteligente, proveitoso, frutífero, como um bom medicamento que, aplicado, “resolve o problema”.

6. Estamos sendo esta classe de obreiros?
Existem obreiros que, em lugar de render frutos que Deus espera e que o ministério e a Igreja anelam ver na obra de Deus, estão causando danos, deterioração, lesando, prejuízo espiritual e material.

Exemplo: Se coloca um obreiro (presbítero, evangelista, pastor), num trabalho de uma Igreja e o trabalho começa a declinar. E, às vezes, quando é necessário fazer uma troca, para que não debandem todos os irmãos, não querem sair. Seu cântico é: daqui não saio, daqui ninguém me tira.


Pr. Elias Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário