Assim diz a falsa doutrina russelita a respeito do Espírito Santo: “É um poder ou influência que Deus usa para executar a sua vontade”.
Não é fora de propósito perguntar: de onde vem essa observação das TJs contra a natureza e personalidade do Espírito Santo? Por que em Mateus 4.1-3 grafam os nomes Diabo e Tentador com letras maiúsculas, e espírito santo e filho de Deus com letras minúsculas? Seria isso ignorância? Certamente que não Na literatura publicada pela Sociedade Torre de Vigia há um desprezo pela pessoa de Jesus e do Espírito Santo, tratando Jesus como simples criatura e o Espírito Santo como uma força ativa.
Os ensinos da Torre de Vigia quanto ao Espírito Santo são tão estapafúrdio que já chegaram até mesmo a dizer que o Espírito Santo já cessou seu trabalho de advogado junto ao Pai, como se lê nas palavras de Jesus em João 14.16, 26; 15.26. Afirmam: “Quando o espírito santo cessou sua missão de confortador e advogado…” [Jeová, p. 204].
Refutação:
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco. Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (Jo 14.16, 26). “Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim” (15.26).
Na passagem acima, Jesus declarou que o Espírito Santo, como Paracleto (Advogado), estaria conosco para sempre, contrariando o ensino das TJs que dizem que o Espírito Santo já cessou seu trabalho. Em quem devemos acreditar?
Em Mateus 12.31-32, Jesus ensinou que o único pecado imperdoável ao homem é a blasfêmia contra o Espírito Santo. Isso quer dizer que podemos pecar contra o Pai e contra o Filho e que se arrependermos encontraremos perdão, mas se ofendermos o Espírito Santo de tal maneira que não resta perdão para ofensor:
“Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles” (Is 63.10).
Aqui, quem declara ao profeta Isaías é o próprio Deus Jeová a primeira pessoa da Trindade. Que aqueles que entristecerem ou ofenderem o Espírito Santo (a terceira pessoa da Trindade), não encontrarão perdão.
Ao falar que o Espírito Santo seria alguém ou quem, ou seja, Paracleto ou Consolador, Jesus usou a palavra allon para referir-se ao Espírito Santo como outro Consolador (Jo 14.16, 17, 26; 15.26; 16.7-8, 13-15).
Pr. Elias Ribas
FONTE DE PESQUISA
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