Apocalipse 21.1-7 “E vi um novo céu e uma nova terra. Porque
já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2- E eu,
João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada
como uma esposa ataviada para o seu marido. 3- E ouvi uma grande voz do céu,
que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles
habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu
Deus. 4- E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte,
nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. 5-
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as
coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. 6-
E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A
quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. 7- Quem
vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.”
I. O ESTADO ETERNO
No Estado Eterno o tempo deixará de existir, será eterno.
Haverá apenas dois lugares para todos os seres (anjos e homens), que foram
criados por Deus.
1. Estado
Eterno com Deus. Para aqueles que praticaram a justiça.
2. Estado
Eterno sem Deus. Para aqueles que praticaram a injustiça.
1. Quando terá início. No momento que o Trono Branco for
recolhido ao Céu, nós estaremos com o Senhor e o mundo entrará num colapso ou
cataclismo mundial e as potências do céu serão abaladas por causa da destruição
eminente.
O Apóstolo João descreve esse momento da seguinte forma:
“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira
terra passaram, e o mar já não existe” (Ap 21.1).
O Senhor criará novos céus e uma nova terra onde habita
justiça (v. 1). Essa doutrina es tá presente desde o Antigo Testamento até o
Novo Testamento.
As palavras “céu” e “céus” não é uma figura de linguagem,
elas descrevem o lugar onde Deus mora. O Apóstolo Paulo “foi arrebatado até ao
terceiro céu”, mas foi proibido de revelar o que lá presenciou (2ª Coríntios
12.1-9).
1. O céu atmosférico. É o céu que contemplamos quando
olhamos para cima. Na Bíblia há várias referências a esse céu (Sl 103.11; Is
55. 10-12).
2. O céu cósmico. É aquele que podemos chamar de “universo”,
pois está além da atmosfera terrestre, não podendo ser visto pelos olhos
humanos, mas somente por meio de aparelhos muito especiais, como os telescópios
(Hb 1.10).
3. O céu como habitação de Deus. É o céu que está situado
além da terra e do universo, não podendo ser visto pelos olhos humanos, nem por
nenhum telescópio. O apóstolo Paulo fez referência a esse céu, chamando-o de
“terceiro céu” e “paraíso” em 2ª Co 12.2-4).
Quando João descreve “novo céus e nova terra”, ele se refere
ao primeiro e o segundo céu, onde habitou o pecado. O terceiro céu morada de
Deus é santíssimo nada impuro pode entrar lá.
O novo céu e o novo universo serão uma habitação perfeita
que será a nossa morada eterna. Em outras palavras, o céu irá expandir-se e
englobar todo o universo da criação. O verdadeiro cristão nunca deve perder a
esperança porque: “de acordo com a promessa de Deus, esperamos por novo céu e
nova terra, nos quais habita justiça” (2ª Pe 3.13). Ali, na “nova Jerusalém”,
cada um terá “um novo nome” e cantará “uma nova canção” (Ap 2.17; 5.9).
2. O que acontecerá no Estado Eterno. Para apagar
todos os sinais do pecado, haverá a destruição de todo o universo. O céu e a
Terra serão abalados (Ag 2.6; Hb 12.26-28) e desaparecerão como fumaça (Is
51.6); as estrelas se derreterão (Is 34.4) e os elementos serão dissolvidos (2ª
Pe 3.7, 10, 12). A Jerusalém celestial se tornará a habitação dos salvos em
Cristo Jesus (Jo 14.14; Ap 21.2, 3, 10; 22.3-5).
Depois destas transformações cósmicas, Deus trará um novo
céu e uma nova terra. “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a
primeira terra passaram, e o mar já não existe” (Ap 21.1). “Eis que faço nova
todas as coisas” (Ap 21.5).
O Senhor outra vez “plantará” novos céus e fundará uma nova
terra, enquanto esconde os Seus na sombra de Sua mão (Is 51.16). Assim Deus
terá separado de Si para sempre todos os rebeldes e incrédulos e trazidos para
a Sua presença todos os que aceitaram Jesus por seu Salvador. Aleluia!
3. A voz que sai do trono de Deus. V. 3, “E ouvi uma
grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens,
pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles
e será o seu Deus.”
“Aquele que João vê assentado sobre o trono”, é o
próprio Messias, que faz a seguinte declaração: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o
Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da
água da vida.” Essas palavras são conhecidas de João, pois no seu evangelho ele
declara: “...mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede,
porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a
vida eterna.” (Jo 4.14).
João ouve uma voz do céu de que o tabernáculo de
Deus está com os homens e que Ele habitará agora com Seu povo, eles desfrutarão
de uma comunhão com Ele mais próxima do que jamais sonharam. O próprio Deus
estará com eles e será seu Deus em um relacionamento mais próximo e mais
querido.
“Eis que faço novas todas as coisas.” No
Salmo 102.6, Davi declara “como uma veste, envelhecerão; como roupa os mudarás,
e ficarão mudados.” Na presente era, todas as coisas “envelhecerão como uma
peça de vestuário, ou seja, Davi se refere a mudanças de vestuário. Deus
deveria investir-se em novos céus, como um homem mudaria de roupa. Esta
passagem é citada pelo autor da Epístola aos Hebreus 1.12.
“Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e
fiéis.” Deus afirma que o cumprimento pleno dessa promessa é tão certo que
João deveria escrevê-la para que todos soubessem. Desta maneira Deus autentica
a veracidade do
4. E Deus limpará toda lágrima. Os efeitos do pecado,
tais como tristeza, dor, mágoa e a morte, já se foram para sempre. Os crentes
apenas se lembrarão das coisas santas que valem a pena ter na memória, decerto
não se lembrarão do que lhes causou tanta tristeza (Ap 22.3-5).
“E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço
novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são
verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega, o
Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da
água da vida. Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele
será meu filho.” (Ap 21.5-7).
II. A NOVA JERUSALÉM
A nova Jerusalém é descrita em Apocalipse 21 e 22 como uma grande
cidade, resplandecente e nela manifesta a glória do Eterno. A nova Jerusalém
representa a vida eterna na presenta Deus.
Apocalipse 21.9.10 “E veio um dos sete anjos que tinham as
sete taças cheias das últimas sete pragas e falou comigo, dizendo: Vem,
mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. 10- E levou-me em espírito a um
grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de
Deus descia do céu.”
A Nova Jerusalém, que também é chamada de Tabernáculo de
Deus, Cidade Santa, Cidade de Deus, Cidade Celestial, Cidade Quadrangular e
Jerusalém Celestial, é literalmente o paraíso na terra. É mencionada na Bíblia
em vários lugares (Gl 4.26; Hb 11:10; 12:22-24; 13:14), mas é mais amplamente
descrita em Apocalipse 21.
1. Quem é o arquiteto e construtor desta cidade?
Hebreus 11.16 “Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria
celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles,
pois preparou-lhes uma cidade.”
Evidentemente, aqui há uma referência ao céu,
representada como uma cidade, a nova Jerusalém “da qual Deus é o arquiteto e
edificador. Uma herança incorruptível, incontaminável, e que não pode ser
enfraquecida. Ela está guardada nos céus” (1ª Pedro 1.4).
Quando nós desejamos esta cidade mais do que
desejamos tudo o que esse mundo pode dar, Deus não se envergonha de ser chamado
nosso Deus. Quando valorizamos tudo o que Deus promete ser para nós, ele se
orgulha de ser nosso Deus.
A sua promessa é para aquele que vencer. “Quem vencer
herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” (v. 7).
2. Quem habitará na Nova Jerusalém? Um dos anjos que
tinham as taças da ira de Deus, agora vem até João e diz: “Vem, mostrar-te-ei a
esposa, a mulher do Cordeiro.” (v. 9 b).
Em apocalipse 17.1, mostrou a João, a destruição da
Babilônia mística, e agora mostra a ele, por contraste, a nova Jerusalém e ela.
Aqui a Igreja é apresentada como esposa, isto é, a Igreja estará glorificada
com Cristo na Jerusalém Celeste, como povo escolhido (Cl 3.4; 1ª Pe 5.1; Rm 8.17, 18, 30). Na grande Cidade Eterna, habitarão
somente aqueles que foram comprados pelo sangue do Cordeiro, sangue derramado
na cruz do Calvário em favor de todo pecador que se arrepende e confessa Jesus
Cristo como senhor e Salvador. Ali, os patriarcas, profetas e apóstolos
receberão elevadas distinções (Lc 13.28; Ap 21.14). As tribos de Israel serão
igualmente honradas (Ap 21.12). Entre os habitantes da Nova Jerusalém, estarão
também as nações (Ap 21.24).
No céu todos os redimidos terão corpos semelhantes ao corpo
ressurreto de Cristo, corpo real, visível e tangível, porém incorruptível,
poderoso e imortal (Rm 8.23; 1ª Co 15.51-56). Ela será espiritual e
intelectualmente estimulante.
3. Onde ficará a nova Jerusalém. “E eu, João, vi a
Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma
esposa ataviada para o seu marido.” (Ap 21.2, 15).
A expressão “Nova Jerusalém” é claramente uma
contraposição à “velha” e terrena Jerusalém da Palestina.
Essa cidade desce do céu, isto é, sua origem está no
céu, ela vem de Deus, pois foi escolhida por Ele, nascida do alto como
resultado da obra transformadora do Espírito Santo (Ap 3.12; 21:9; cf. Gl 4.26;
Hb 11.10; 16; 12.22). Ela é muito mais do que edifícios, ela é pessoas.
No novo céu a nova Jerusalém desce vem de Deus e
fica pairada no espaço, acima da Jerusalém terrestre (Is 2.2; 4.5 e 24.23; Ml 4.1). O apóstolo afirmou que a nova
Jerusalém está agora no céu (Gl 4.26); dentro em breve, ela descerá à Terra
como a cidade de Deus, “...donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus
Cristo (Fl 3.20), do qual os antigos patriarcas “...esperavam a cidade que tem
fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.” (Hb 11.10,13,16). Esse
céu, claro, será diferente do antigo céu ou o universo com suas galáxias,
constelações, planetas, estrelas etc.
4. Uma cidade cheia da glória de Deus. Apocalipse
21.11-13 “Ela resplandecia com a glória de Deus, e o seu brilho era como o de
uma joia muito preciosa, como jaspe, clara como cristal. 12- Tinha uma grande e
alta muralha com doze portas e doze anjos junto às portas. Nas portas estavam
escritos os nomes das doze tribos de Israel.13- Havia três portas ao oriente,
três ao norte, três ao sul e três ao ocidente. 14- A muralha da cidade tinha
doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.”
A shechiná divina que ilumina toda a cidade, representa
a perfeita iluminação, pureza e santidade onde habitará a Sua noiva. E tem um
muro grande e alto e doze portas que representam as doze tribos de Israel, foi através do povo de Israel que Deus abençoou todos os
povos com a vinda do Messias que abriu as portas da vida eterna (Ap 21.12).
João descreve a cidade dizendo que o muro da cidade
tinha doze fundamentos, inscritos com os nomes dos doze apóstolos, o ensino dos
apóstolos sobre Jesus é o fundamento da Igreja (Ap 21.14), mostrando
figurativamente a grande dependência que a igreja tinha de seu testemunho, que
influência o evangelho que eles pregavam tinha para elevar essa estrutura
divina e que os seus habitantes haviam edificado somente a fé que os apóstolos
certa vez entregaram aos santos.
5. Uma cidade quadrada. “O anjo que falava comigo
tinha como medida uma vara feita de ouro, para medir a cidade, suas portas e
seus muros. 16- A cidade era quadrangular, de comprimento e largura iguais. Ele
mediu a cidade com a vara; tinha dois mil e duzentos quilômetros de
comprimento; a largura e a altura eram iguais ao comprimento. 17- Ele mediu a
muralha, e deu sessenta e cinco metros de espessura, segundo a medida humana
que o anjo estava usando.” (Ap 21.16-17).
A Nova Jerusalém tem a forma de cubo, ou seja, possui a
mesma medida em todos os lados, e mede 12 mil estádios de todos os lados, sendo
que um estádio corresponde a 180
metros, sendo assim, a cidade mede aproximadamente 2.160 Km de cada lado da
cidade e 4.665.600 km² (Quatro milhões, seiscentos e sessenta e cinco mil, e
seiscentos) Quilômetros quadrados. Comparando as medidas em Apocalipse 21.16-17, a Nova Jerusalém
corresponde a aproximadamente 3.124 vezes a cidade de São Paulo. Podemos então
imaginar o tamanho da cidade que os salvos irão morar. Se fosse dividas em
ruas, teria lugar para 8.000.000 de ruas de 2.500 Km cada uma. As ruas
serão totalmente limpas.
6. Os ornamentos da cidade e seu fundamento. Ap
21.18-21 “A muralha era feita de jaspe e a cidade de ouro puro, semelhante ao
vidro puro. 19- Os fundamentos das muros da cidade eram ornamentados com toda
sorte de pedras preciosas. O primeiro fundamento era ornamentado com jaspe; o
segundo com safira; o terceiro com calcedônia; o quarto com esmeralda; 20- o
quinto com sardônio; o sexto com sárdio; o sétimo com crisólito; o oitavo com
berilo; o nono com topázio; o décimo com crisópraso; o décimo primeiro com
jacinto; e o décimo segundo com ametista. 21- As doze portas eram doze pérolas,
cada porta feita de uma única pérola. A rua principal da cidade era de ouro
puro, como vidro transparente.”
A nova Jerusalém é o lugar que Jesus tem preparado para
todos aqueles que creram nas Suas promessas, e guardaram Sua Palavra (Jo 14.13).
Será a sede do governo Divino e Ele, o Senhor habitará eternamente com o Sua
Igreja.
A cidade é descrita como bela, onde os justos reinarão com
Cristo eternamente (Ap 21.9-10) A nova Jerusalém será uma cidade extremamente
grande, os muros de jaspe e ruas de ouro. A cidade tem doze portões, cada um
feito de uma única pérola, e os alicerces das muralhas são adornados com doze
pedras preciosas, aqui na Terra não existe nada parecido, não dá para imaginar
como seria morar numa cidade como esta. A cidade não precisa de sol, nem de
lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é
sua lâmpada. As nações andarão sobre sua luz, suas portas nunca se fecharão,
porque nela não haverá noite. Nela nunca jamais penetrará coisa alguma
contaminada, nem prática abominável e mentira, mas somente os escritos no Livro
da Vida do Cordeiro” (Ap 21.18-27).
7. A cidade não haverá templo. “Apocalipse 21.22-27
“Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro
são o seu templo.”
João declara que não haverá igrejas, templo de material como
era na antiga Jerusalém e nem um lugar de culto público como sob a dispensação
do Evangelho, pois não haverá nenhuma forma externa de adoração como hoje. Pois
o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro, são o templo, isto é, Deus estará
presente com Seu povo, cuja face eles verão e a quem servirão da maneira mais
pura e espiritual.
Atividade principal no Novo Céu será a de louvor e
adoração ao nosso Criador, Redentor, Senhor e Rei. Será um culto eterno a Deus
que nunca se tornará tediosos ou simplesmente repetições orações, mas, de
aleluias, glórias e “Tu és digno, Cordeiro de Deus”, pois a majestade, a beleza
e magnificência do Senhor nos levarão achar mais e mais motivos para
glorificar. Os atrativos da Sua glória produzirão em nós eternas razões para
exaltar.
8. A cidade não necessita de sol e lua. Vs 23-27 “A
cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de
Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia. 24- As nações andarão em sua luz,
e os reis da terra lhe trarão a sua glória. 25- Suas portas jamais se fecharão
de dia, pois ali não haverá noite.
A nova Jerusalém não necessita de luz, ou seja, não existe
sol ou lua, pois a glória de Deus iluminará toda a cidade (21.11, 23; 22-5);
Não existirá noite (21.25; 22.5).
A cidade é indescritível em sua extraordinária beleza. Ela
bilha num fulgurante resplendor proveniente da glória de Deus. “Cousas
gloriosas se dizem de ti ó cidade de Deus”. (Salmo 87:3). João diz que a glória
de Deus ilumina toda a extensão da cidade, de tal modo que não ela necessita da
luz proveniente do sol ou da lua para poder ser iluminada.
9. Não haverá pecado nem pecadores. “E não entrará
nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que
estão inscritos no livro da vida do Cordeiro” (Ap 21.27).
As nações desfrutarão de sua beleza, e os reis da terra
virão com seus tributos ao Senhor.
Nada impuro jamais entrará na Jerusalém celestial, nunca
mais haverá qualquer tipo de maldição contra qualquer pessoa, (Ap 22.3), pois
os corruptos já estarão no lago de fogo e só os salvos viverão na Santa Cidade.
O universo todo estará livre do pecado. Ali somente habitará a justiça.
Os servos de Deus terão a grande honra, privilégio e o
imenso prazer de servir a Deus. E o mais importante: contemplarão o rosto de
Deus. Sobre estes Jesus pronunciou uma bem-aventurança: “Bem-aventurados os
limpos de coração, porque verão a Deus”. (Mt 5.8).
10. Uma cidade além da nossa imaginação. Deus tem
preparado para aqueles que O amam e obedecem a Sua Palavra algo inédito, muito
lindo, de arquitetura extremamente moderna. Na revelação de Paulo aos Coríntios
ele diz: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao
coração do homem, são as que Deus tem preparado para os que o amam” (2ª Co
2.9).
Se olharmos as belezas da natureza e de nosso mundo não se
compara com aquilo que Deus tem preparado para seu povo. Nenhuma cidade deste
mundo possui um rio tão belo quanto o rio da vida que corre sobre a Nova
Jerusalém (Ap 22.1), o rio mais limpo deste mundo não possui água potável que
possa beber antes de um verdadeiro tratamento, mas o rio que corre sobre a Nova
Jerusalém além de possuir a água mais pura que qualquer outra, ela procede do
trono de Deus, uma verdadeira cachoeira Santa, isto eu posso garantir que
nenhum olho na Terra conseguiu contemplar. Jamais alguém poderá ver as
grandezas desta cidade, a menos que aceite a Jesus como Seu salvador.
O que Deus tem preparados para nós na Nova Jerusalém, é algo
que nunca ouvimos falar, para ser exato, não existe em nenhum lugar no mundo, a
cidade mais segura deste mundo não proporciona tanta segurança quanto à cidade
que vem de Deus. O dinheiro existente no mundo inteiro não pode proporcionar
segurança contra terremotos, maremotos, enchentes, frio, calor, porém tudo isto
Deus dará aqueles que o amam e creem que Ele é o Messias o Filho de Deus
enviado do Pai para nossa Salvação. O ouro existente no mundo inteiro não pode
comprar um lugar nesta cidade, somente aqueles que creem que o sangue de Jesus
nos purifica de todo o pecado.
O Senhor Jesus tem preparado um lugar para aqueles que irão
morar na Nova Jerusalém algo que nenhum homem, sábio ou cientista pensou.
Quanto mais o homem estuda outros planetas, galáxia, vai a lua etc., jamais
conseguirá ver quanto mais imaginar o que Deus tem preparado para aqueles que
vão herdar a Salvação.
Muitos estão investindo em bens matérias correndo atrás do
dinheiro, mas não sabem que em breve esta Terra será consumida pelo fogo (2ª Pe
3.7).
A cidade possui: Muitas moradas e todos podem ir para lá (Jo
14.1-3); A cidade brilha como a glória de Deus (Ap 21.11); Muros grandes e
altos (21.12); Doze portas com o nome das doze tribos de Israel (21.12); O muro
da cidade possui doze fundamentos com o nome dos apóstolos (21.14); A cidade é
parecida a um cubo, quadrada (21.16); Os muros são de jaspe (21.18); A cidade é
de ouro puro (21.18);
Na cidade não existe templos, ou igrejas (21.22); Não existe
sol ou lua, pois a glória de Deus iluminará toda a cidade (21.23; 22-5); Não
existirá noite (21.25; 22.5).
III. COMO SERÁ A NOVA TERRA
A Nova Jerusalém poderá ser somente uma cidade sobre a nova
Terra que o apóstolo João viu em Apocalipse 21.1. A nova terra será muito maior
que a Nova Jerusalém. Não dá para imaginar o tamanho do novo planeta, e também
devemos considerar que na Nova Terra não existira o mar, que hoje ocupa a maior
parte da superfície da Terra, e sendo assim o número de pessoas na Nova Terra
poderá ser muito maior que o atual planeta. Isto é apenas uma hipótese, pois a
Bíblia não menciona a quantidade de habitantes.
Na Nova Terra haverá o rio que sai do trono de Deus e do
Cordeiro (Ap 22.1). Simboliza que a nossa salvação foi iniciada por Deus e pelo
Cordeiro (Jesus). E fluirá por toda eternidade.
No meio da praça de uma margem do rio a árvore da Vida. Esta
seria a árvore que Deus proibiu após a queda de Adão e Eva (Gn 3.24), que
estava no meio do Jardim do Éden (Gn 2.9) que será para a cura das nações (Ap
22.2).
Na Nova Terra não haverá maldição, nem morte, nem tristeza,
nem noite, porque a glória da cidade brilhará sobre ela, e viverão pelos
séculos dos séculos.
IV. ISRAEL E O ESTADO ETERNO
Isaías 66.22,23 “Porque, como os novos céus, e a nova terra,
que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há
de estar a vossa posteridade e o vosso nome. 23- E será que desde uma lua nova
até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante
mim, diz o Senhor.”.
Os santos justos da terra do período do Milênio
aparentemente serão trasladados da terra Milenial para essa nova terra sem que
vejam a morte.
O senhor declara que haverá uma nova terra e um novo céu, e
que o povo terrestre, Israel, continuará para sempre na terra glorificada, que
virá a existir e que o reino davídico, que é terreno será centrado em Jerusalém
e continuará para sempre.
Isaías 9.6,7 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos
deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome:
Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 7- Do
aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no
seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e
para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.”
Será um reinado eterno. Daniel 7.14 “E foi-lhe dado o
domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o
servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino
tal, que não será destruído.”
A palavra domínio aqui significa regra ou autoridade. Ele
foi designado para um reino como príncipe ou governante.
Que todas as pessoas, nações e idiomas o sirvam. Esse reino
será visível, universal e perpétua. Em todo o Antigo Testamento é prometido que
o Messias seria um rei e teria um reino. (Compare o Sl 2.1-12; Is 9. 6-7).
O entendimento humano, acostumado como está à corrupção que
se vê na terra, dificilmente pode compreender a ideia de uma nova terra “onde
habita a justiça” (2ª Pe 3.13). Uma terra tão pura e santa e apropriada para a
habitação de Deus. Deve haver uma nova terra eterna, porque Deus concedeu a
Israel a promessa de uma posse eterna na terra (Dt 30.1-10). Está, além disso,
declarado por Isaías que a nova terra e o novo céu superarão tanto o presente
que as coisas de agora nunca mais serão lembradas.
Pr. Elias Ribas
Assembleia de Deus
Blumenau - SC