TEOLOGIA EM FOCO: SANTIDADE AO SENHOR

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

SANTIDADE AO SENHOR

 


Levítico 20.1-10 “Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 2- Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer que, dos filhos de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, der da sua semente a Moloque, certamente morrerá; o povo da terra o apedrejará com pedras. 3- E eu porei a minha face contra esse homem e o extirparei do meio do seu povo, porquanto deu da sua semente a Moloque, para contaminar o meu santuário e profanar o meu santo nome. 4- E, se o povo da terra de alguma maneira esconder os olhos daquele homem que houver dado da sua semente a Moloque e o não matar, 5- então, eu porei a minha face contra aquele homem e contra a sua família e o extirparei do meio do seu povo, com todos os que se prostituem após ele, prostituindo-se após Moloque. 6- Quando uma alma se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir após eles, eu porei a minha face contra aquela alma e a extirparei do meio do seu povo. 7- Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus. 8- E guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica. 9- Quando um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá: amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue é sobre ele. 10- Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.” 

INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos a definição etimológica da palavra santidade, bem como seu conceito exegético; veremos a santidade na vida do sumo sacerdote, em Israel e no livro de Levítico; pontuaremos a Trindade como base da santidade na Bíblia, e por fim, concluiremos mostrando a natureza da santidade.

O livro de Levítico foi entregue a Israel para que este, separando-se de entre todos os povos da Terra, viesse a adorar, a servir e a santificar-se a Deus.

A santidade, por conseguinte, tanto naquele tempo quanto hoje, continua a ser a marca distintiva dos filhos de Deus.

Veremos que a nação Israel, através das leis e ordenanças levíticas, tinha a obrigação de apresentar-se a Deus e ao mundo como a nação santa, zelosa e servidora por excelência. Que aprendamos, com os israelitas, a adorar e a servir ao Senhor na beleza de sua santidade. 

O tema principal de Levítico é a santidade. A natureza Divina exige santidade do Seu povo; Deus é perfeito, Ele não tem falha nem erro algum. Santidade é a pureza perfeita de Deus, que não tem mancha alguma de pecado. A santidade deve ser mantida diante de Deus, e ela só pode ser alcançada através de uma adequada expiação. Depois de um cativeiro que durou 400 anos, os judeus receberam uma influência egípcia pagã e politeísta, o conceito de Deus tinha sido distorcido. Moisés redige este Livro para fornecer instruções e leis a fim de orientar o povo pecador, mas redimido, em seu relacionamento correto com um Deus que é caracterizado por Sua natureza santa. E de fato, os termos “santo” ou “sagrado” aparecem mais de cem vezes neste livro, mais vezes do que em qualquer outro livro da Bíblia. Há uma ênfase em Levítico na necessidade de santidade pessoal em resposta a um Deus santo. O pecado deve ser expiado através da oferta de sacrifícios próprios (capítulos 8-10). Outros temas abordados no livro são dietas (alimentos puros e impuros), o parto e doenças que são cuidadosamente regulamentadas (capítulos 11-15). O capítulo 16 descreve o Dia da Expiação, neste dia um sacrifício anual é feito pelo pecado cumulativo de todas as pessoas. Além disso, o povo de Deus deve ser discreto na sua vida pessoal, moral e social, em contraste com as práticas atuais e pagãs ao seu redor (capítulos 17-22). Dito isto, convido-o a pensarmos maduramente a fé cristã. 

I. DEFINIÇÃO DA PALAVRA SANTIDADE 

1. Definição etimológica. No AT o adjetivo “santo” e seus derivativos ocorrem mais de 900 vezes na Bíblia (TYNDALE, 2015, pg. 1656), o livro inteiro de Levítico, é devotado ao assunto desta palavra, ficando clara a importância dada pelas Escrituras a esta doutrina. A palavra no hebraico para santidade significa: “cortar, separar”. Basicamente santidade é: “o corte para separação”. Pode-se dizer ainda que santidade é: “o estado de corte e separação do que é impuro; é a característica do que é consagrado exclusivamente a Deus” (Lv 20.24-26). O princípio de corte ou separação no AT é aplicado em termos gerais em relação a Deus (Lv 19.2), a objetos (Êx 30.28,29), e a pessoas (Lv 8.12). Levítico tem o objetivo singular de convocar o povo de Deus para a santidade pessoal (Lv 20.26). A palavra “santo” é usada em Levítico mais do que nos outros livros da Bíblia. 

Embora em Levítico o termo seja utilizado mais para coisas e lugares, é também empregado para descrever o Senhor e, com certa frequência, o povo do Senhor é instruído a ser santo (Lv 11.44; 19.2; 20.7) (ELISSEN, 2010, pp. 38,39). 

2. Definição exegética. No AT o conceito de santidade é expresso por três palavras principais: O verbo qadash aparece com o sentido de “separar, consagrar, santificar”. Na primeira ocorrência do termo em Gênesis 2.3 significa “declarar algo santo, estado daquele que é reservado exclusivamente para Deus” (Êx 13.2; 20.8). O substantivo “qodesh” tem o significado de “separação, consagração, santidade”. É empregada para descrever tanto o que é separado para o serviço exclusivo a Deus (Êx 30.31), quanto o que é usado pelo povo de Deus (Is 35.8; Êx 28.2, 38). Já o adjetivo “qadosh” é o vocábulo mais difundido entre os estudantes das Escrituras Sagradas e aponta para o que é: “santo, sagrado” (HOLLOMAN, 2003, p. 25). 

II. O LIVRO DE LEVÍTICO E A SANTIDADE 

O livro de Levítico servia de uma espécie de código de santidade, com inúmeras leis pessoais, rituais e cerimoniais, cuja finalidade é promover e tipificar a santidade. Ali são tratadas todas as questões de moralidade prática e pessoal, e não apenas questões cerimoniais. Lendo Levítico espera-se que o povo de Deus seja honesto e veraz (Lv 19.11,36), respeitoso aos seus pais (Lv 19.3), respeitoso aos idosos (Lv 19.32), tratando os servos com justiça e equidade (Lv 19.13), amando ao próximo (Lv 19.33,34), mostrando-se generoso para com os pobres (Lv 19.10,15), ajudando aos fisicamente incapacitados (Lv 19. 14), mostrando-se sexualmente puro (Lv 18.1-30; 20.1-21) e evitando as superstições (Lv 19.26,31; 20.6). 

1. O Sumo sacerdote e a santidade. Ouro na Bíblia sempre fala de pureza e santidade, nas vestimentas sacerdotais da Antiga Aliança com toda sua tipologia, vamos encontrar um símbolo da Santidade de Deus (Êx 40.13; Lv 16.4,32). O Sumo Sacerdote “kohen gadol” além de roupas especiais, deveria ter sempre uma lâmina (uma testeira como uma espécie de arco ou tiara) de ouro puro na testa, com a inscrição “Santidade ao Senhor” do hebraico “Qodesh Elohim” por cima da mitra (um tipo de chapéu), atada com um cordão azul, exatamente como Deus ordenou a Moisés (Êx 28.36; 39.30-31) para lembrar Arão de seu chamado à santidade. Essa coroa era usada todos os dias pelo Sumo Sacerdote que devia levar uma vida de acordo com o que estava escrito nela. Uma vez por ano, no Dia do Perdão “Yom Kippur”, ele entrava no Santíssimo para orar por ele mesmo e por toda a nação.

2. Israel e a santidade. O povo de Israel devia santificar-se para o Senhor (Êx 19.6; Lv 11.44; 19.2; Dt 7.6; 14.2,21; 2º Cr 29.5), tomando-se uma nação santa (Êx 19.6; Lv 20.26); um povo santo (Is 62.12; 63.18; Dn 12.7); uma raça santa (Ed 9.2; Is 6.13); uma comunidade de santos (Sl 16.3; 34.9); um reino de santos (Êx 19.6), uma congregação santa (Nm 16.3), o culto era santo (Lv 23.2), os sacerdotes eram santos (Lv 8.12,13), suas vestimentas eram santas (Lv 16.4,32), as ofertas eram santas (Lv 22.12), as festas eram santas (Lv 23.2,4), a terra de Canaã era santa (Êx 3.5; 15.13), o acampamento de Israel era santo (Lv 10.4); a cidade de Jerusalém era santa (Ne 11.1), a convocação era santa (Êx 12.16); o descanso era santo (Gn 2.3; Êx 16.23); havia dias santos (Ne 8.11); as ofertas eram santas (Lv 2.3;10); o monte de Sião era santo (Sl 99.9; Is 11.9); os profetas eram santos (Lc 1.70; At 3.21; 2ª Pe 1.21), o tabernáculo e o templo eram santos (Êx 38:24; Lv 1.17,18; 1º Cr 29.3; Sl 5.6) e as coisas contidas no tabernáculo e no templo eram santas (Êx 29.38; 30:27; 40:10; Nm 5.9; 1º Sm 21.4; 1º R 7.51; 2º Cr 29.33). 

III. A TRINDADE COMO BASE DA SANTIDADE NA BÍBLIA 

Santidade é expressamente atribuída nas Escrituras, a cada pessoa da Trindade, ao Pai (Jo 17.11), ao Filho (At 4.30), e ao Espírito Santo (Sl 51.11; Is 63.10; Jo 14.26). Vejamos: 

1. A santidade do Pai. A Bíblia mostra-nos que o próprio Deus é santo (Lv 20.26; 1º Sm 2.2; 6.20; Jo 17.11; 1Pe 1.15). Ele é a essência absoluta da santidade, pois ela é perfeita e inspiradora (Sl 99.3). A santidade de Deus fala acerca de sua “excelência moral”, bem como do fato de que ele está livre de todas as imperfeições (Hc 1.13), ela é incomparável (Êx 15.11; 1º Sm 2.2), é exibida em seu caráter (Sl 22.3; Jo 17.11), em Seu Nome (Is 29.23; 57.15; Ez 36.23), em Suas Palavras (Sl 60.6), em suas obras (Sl 145.17) e em seu reino (Sl 47.8; Mt 13.41). Sua santidade deve ser imitada (Lv 11.44; 1ª Pe 1:15,16), magnificada (Is 6.3; Ap 4.8), requer um serviço santo (Js 24.19; Sl 93.5) e uma vida santa (Hb 12.14). 

2. A santidade do Filho. Cristo é pioneiro no caminho que conduz à salvação (Hb 2.10). Aquele que é santo conduz o seu povo à santidade. Em doze trechos do NT o Filho é descrito como santo. Em nove dessas vezes, é empregado o termo grego “hagios” (Mc 1.24; Lc 1.35; 4.34; Jo 6.69; At 3.14; 4.27,30; 1ª Jo 2.20). Cristo foi prometido como o santo Filho de Deus (Lc 1.35). Até um demônio, em Cafarnaum, reconheceu que Cristo é o Santo de Deus (Mc 1.24; Lc 4.24). Ele é o Santo por meio de quem os crentes são ungidos (1Jo 2.20). Ele é o Senhor das igrejas, e também aquele que é santo e verdadeiro (Ap 3.7). Foi escolhido para a sua missão messiânica pelo Pai, por causa de sua santidade superior (Hb 1.9). Foi tentado, mas não revelou nenhuma falha moral (Hb 4.15). 

3. A santidade do Espírito Santo. O nome Espírito Santo vem do hebraico “ruah kadosh” e do grego “pneuma hagios”. 

Assim como Deus é santo (1ª Pe 1.16) e Jesus é santo (At 2.27), o Espírito também o é (Sl 51.11; Is 63.10,11; Mt 1.18,20; 3.11; Lc 1.35; Jo 14.26; 1ª Ts 4.7-8). É chamado de Espírito Santo porque Sua obra principal é a santificação (Jo 3.5-8, 16.8; Rm 15.16; 1ª Co 6.11; 2ª Ts 2.13; 1ª Pe 1.1,2). Um adjetivo muito comum, para indicar o Espírito de Deus, é “santo”, e no AT este título ocorre três vezes (Sl 51.11; Is 63.10,11). Porém, no NT, a expressão “Espírito Santo” ocorre por mais de 90 vezes. Para algumas referências neotestamentárias sobre o Espírito Santo é Ele quem batiza (Mt 3.11); quem enche e santifica a Igreja (At 2.4); quem derrama o amor de Deus em nosso coração (Rm 5.5); é o nosso Mestre (1ª Co 2.13); somos o templo que Ele santifica (1ª Co 3.17); Ele é o inspirador das Santas Escrituras (2Pe 2.21); e nos ajuda em oração (Jd 20). 

IV. A NATUREZA DA SANTIDADE 

A Bíblia mostra claramente a necessidade de vivermos uma vida santa por meio de várias exortações (Rm 13.13,14; Ef 4.17-24; Fp 4.8,9; Cl 3.5-10). A responsabilidade do crente quanto à santificação, é destacada pelo escritor aos Hebreus (Hb 12.14-a) (CHAMPLIN, 2002, pg. 647). Sobretudo, a necessidade de uma vida santa é vista ao afirmar que: “[…] sem a santificação ninguém verá ao Senhor” (Hb 12.14-b). A vontade de Deus tem sido sempre de que seus filhos reflitam seu caráter (Tt 2.14). A palavra “santo” tem os seguintes sentidos. Notemos: 

1. Santidade é uma ordem divina. Sendo Deus Santo exige dos seus filhos a santificação (Lv 11.44; Lv 19.1, 2; Lv 20.6; 1ª Pe 1.16). Santidade é o alvo e o propósito da nossa eleição em Cristo (Ef 1.4); significa ser semelhante a Deus, ser dedicado a Deus e viver para agradar a Deus (Rm 12. Ef 1.4; 2.10). A perfeita obra de Deus realiza uma santidade real que conforma ao padrão de Deus (Rm 8.3-4; 1ª Pe 1.15-16). 

2. Santidade é separação. A palavra descritiva da natureza divina é santidade, e seu significado primordial é “separação” (Lv 20.24,26; Is 52.11; Ml 3.18); portanto, a santidade representa aquilo que está em Deus, que o torna separado de tudo quanto seja imundo ou pecaminoso. Quando Ele deseja usar uma pessoa ou um objeto para seu serviço, ele separa essa pessoa ou objeto e em virtude dessa separação tomam-se “santo” (2ª Co 6.14,15; 2ª Tm 2.21). 

3. Santidade é consagração. No sentido de viver uma vida santa e justa, em conformidade com a palavra de Deus e dedicada ao serviço divino; o cristão passa a viver em busca da remoção de qualquer impureza que impossibilite esse serviço. Sendo assim, Deus deu ao seu povo, a nação de Israel, o código de leis de santidade que se acham no livro de Levítico. Entendemos então que o padrão de vida de um povo que busca a santificação é viver uma vida de consagração (2ª Co 6. 16b). A santificação é praticada e aplicada ao viver diário do crente (Pv 4.18; 2ª Co 3.18; 7.1; 2ª Pe 3.18), é a santificação vivencial (2ª Co 7.1; Hb 12.14).

4. Santidade é dedicação. Santificação inclui tanto a separação “de”, como dedicação “a” alguma coisa; essa é a condição dos crentes ao serem separados do pecado e do mundo e feitos participantes da natureza divina, e consagrados à comunhão e ao serviço de Deus por meio do Mediador. Israel é uma nação santa, por ser dedicada ao serviço de Jeová (Êx 19.6); os levitas são santos por serem especialmente dedicados aos serviços do tabernáculo (Nm 8.6-26). A palavra “santo” quando referente aos homens ou objetos, expressa o pensamento de que esses são usados no serviço divino e dedicados a Deus, no sentido especial de serem sua propriedade (2ª Co 6. 17,18). 

4. Santidade é purificação. Embora o sentimento primordial de “santo” seja separação para serviço, inclui também a ideia de purificação. O caráter de Deus age sobre tudo que lhe é consagrado. Portanto, os homens consagrados a ele participam de Sua natureza. As coisas que lhe são dedicadas devem ser limpas e puras (2ª Co 7.1) Sendo assim, entendemos que pureza é uma condição de santidade. A santidade é a marca característica de um verdadeiro servo de Deus, tanto no AT, pois, o caráter santo de Deus deveria ser refletido na vida de Israel (Lv 11.44; Nm 15.40), como no NT, onde nos é dito que a nossa santificação é a vontade direta e perfeita de Deus para nós (1ª Ts 4.3). 

CONCLUSÃO

Para um cristão cuja vida é consagrada a Deus, a divisão entre “secular” e “sagrado”, em certo sentido não são duas coisas diferentes. Ao viver para a glória de Deus, a vida do servo de Deus em todos os aspectos deve ser marcada pela santidade, como exorta o apóstolo Pedro: “[…] em toda a vossa maneira de viver” (1ª Pe 1.15; ver Sl 103.1; 1º Ts 5.23). Nenhum aspecto da nossa vida está excluído desse imperativo divino, até mesmo atividades comuns, como comer e beber, devem ser realizadas para a glória de Deus, como afirma o apóstolo Paulo em 1ª Coríntios 10.31.

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