TEOLOGIA EM FOCO: VIVENDO O NOVO DE DEUS

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

VIVENDO O NOVO DE DEUS

 


Isaias 43.18-19 “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.

Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.”

Apocalipse 21.5 “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.”

INTRODUÇÃO. Isaías, cujo nome significa “Iahveh ajuda” ou “Iahveh é auxílio” é filho de Amós exerceu o seu ministério no reino de Judá, ele profetizou durante quatro reis no 800 a.C. Isaías foi casado e teve dois filhos: Sear-Jasube e Maer-Salal-Hás-Baz.

O capítulo 6 do livro informa sobre o chamado de Isaías para tornar-se profeta através de uma visão do trono de Deus no templo, acompanhado por serafins, em que um desses seres angelicais teria voado até ele trazendo brasas vivas do altar para purificar seus lábios a fim de purificá-lo de seu pecado. Então, depois disto, Isaías ouve uma voz de Deus determinando que levasse ao povo sua mensagem.

“Não vos lembreis das coisas passadas”. Mas, embora a sua libertação anterior do Egito tenha sido em si uma obra gloriosa, da qual você sempre deve se lembrar e considerar; todavia, este outro trabalho, da sua libertação da Babilônia, e as bênçãos que se seguirão a ela, e particularmente a do envio do Messias, serão um favor tão transcendente que, em comparação, todas as suas libertações anteriores dificilmente são dignas de sua lembrança e consideração.

No texto que lemos, Deus diz ao Seu povo que Ele está fazendo uma coisa completamente nova. Deus está fazendo coisas novas todos os dias. A Bíblia cita três princípios práticos para você tomar posse e viver o novo de Deus.

Para viver o novo de Deus…

1. Esqueça o que se foi. “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.” (v. 18)

Não importa como foi o ano que você passou. Deus está fazendo uma coisa nova, mas só viveremos o novo de Deus se deixarmos definitivamente o velho para trás. Para começar uma nova história, a história antiga precisa ser encerrada. Tem gente que não experimenta o novo de Deus porque decide viver agarrado em questões do passado. Esqueça o que passou e encare o seu futuro com confiança. Os sonhos para o futuro são mais valiosos que a história passada. A Bíblia diz o seguinte:

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11).

Use o passado como plataforma de lançamento e não como cadeira de descanso. Mantenha os olhos na estrada e use o retrovisor apenas para evitar problemas! O futuro não é um tempo, é um lugar! Deus está esperando você tomar uma atitude. O filho pródigo estava comendo com os porcos, mas um dia ele tomou uma atitude e disse:

“Vou ter com meu pai”. “E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti.” (Lc 15.17,18)

A transformação do filho pródigo. Já o versículo 17 nos mostra o momento de seu arrependimento. Lemos que ele “caiu em si”. No originou seria algo como “recobrou seu senso” ou “quando voltou a si mesmo”.

Deus está esperando por você com algo novo! O apóstolo Paulo sabia o que era viver o novo de Deus, pois decidiu, de uma vez por todas, esquecer o seu passado e avançar para o seu futuro, pois tinha um alvo que precisava ser alcançado:

“Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Fl 3.13-14).

Este texto nos diz que devemos esquecer o passado e avançar rumo ao novo, ao futuro. No ano 2020 vimos um vírus chamado corona vírus chegar ao mundo e levar muitas vidas fechar igrejas, e sem dúvidas foram negativos para a sociedade, porém não podemos ficar preso no passado, mas devemos avançar para o alvo e esquecer o passado, precisamos marchar para este novo ano que se inicia. O que você realmente precisa deixar no passado para não travar sua vida neste novo ano? Que mágoas, feridas, injustiças, decepções e tristezas precisam ser deixadas no passado? Você não pode mudar o seu passado, mas sua decisão quanto ao que fazer com ele hoje, isto você pode!

“O único inimigo que pode atrapalhar seu ano novo é você mesmo.”

Por isso, ESQUEÇA o que se foi. Olhe para frente e viva o Novo de Deus!

Para viver o novo de Deus…

2. Creia no que Ele está fazendo. “Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não a reconhecem?…” (v. 19a)

O Senhor Deus está trabalhando em teu interior, mudando o que está errado, porém o vaso precisa se quebrar para que o novo de Deus entre em sua vida. Acreditar que o melhor de Deus está por vir é uma decisão pessoal. Ser otimista em relação ao presente e ao futuro diz muito sobre a sua fé! Coisas novas estão sendo criadas o tempo todo. Deus tem prazer em nos levar na sala do banquete, mas você precisa tomar uma atitude e deixar o Senhor te guiar por aguas tranquilas.

Não deixe morrer dentro de você a expectativa de que Deus está fazendo algo novo. Aquilo que Deus está fazendo nascer sobre sua vida é algo que vai mudar sua história de sua vida. Deus faz algo novo todos os dias, mas é sua a decisão de desfrutar daquilo que está disponível. Como disse um famoso escritor:

“Deus não começa nada que já não tenha terminado!”

Aquilo que é início de algo para nós, para Deus é obra concluída. Aquilo que Ele diz que está fazendo, Ele já fez. Já está disponível para você. Só falta você tomar posse. Você nunca poderá se apropriar daquilo que deixa para amanhã. O agora é a melhor época para se apropriar do novo de Deus. Não deixe para amanhã o que você pode começar a desfrutar hoje. Se não crermos que Jesus é Senhor e salvador de nossas vidas, seremos meros espectadores do seu sobrenatural na vida daqueles que decidiram crer em suas promessas.

“Quem anda com Deus sempre tem algo novo para desfrutar.”

Para viver o novo de Deus…

3. Confie que Ele lhe dará um amanhã abundante. “… Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.” (v. 19b)

O texto diz que Deus vai abrir caminhos no deserto e riachos em lugares abandonados. É promessa daquele que nunca falhou, nunca falha e nunca falhará. Deus estava dizendo ao povo para confiar que Ele lhe daria um amanhã com abundância. Se Deus está abrindo caminhos no deserto e criando um rio em lugares abandonados, mergulhe nele. Deixe a correnteza levá-lo ao seu destino profético. Lá você vai experimentar coisas sobrenaturais. Saia da escassez, da sequidão, e experimente uma coisa nova que Deus está fazendo em sua vida a partir de hoje!

“Não tenha medo de deixar sua zona de conforto para mergulhar nas águas da fé.”

A fé traz o céu à terra. A fé faz o sobrenatural de Deus tornar-se natural entre os homens. A fé, e somente a fé, é capaz de perceber as coisas novas que Deus está fazendo todos os dias! Deus é capaz de transformar as áreas desérticas da sua vida em campos de bênção e abundância. Deus pode tomar uma vida seca e inútil e transformá-la em uma vida cheia de significados e propósitos. Por isso, hoje, Deus está nos desafiando a confiar que suas promessas trarão um amanhã com abundância, repleto de realidades espirituais nunca antes experimentadas por nós! É tempo de mudar de posição. Mudanças são necessárias. Mudanças geram crescimento. Confie que Deus lhe dará um amanhã exponencial! O próprio Jesus afirmou o seguinte:

“Disse Jesus: Tudo é possível àquele que crê.” (Marcos 9.23).

CONCLUSÃO. Às vezes as coisas dão errado em nossas vidas porque fazemos tudo do nosso jeito e então passamos a esperar pelo novo de Deus, por um novo que mude as coisas ao nosso redor e não dentro de nós! O novo de Deus começa em mim e em você e depois é refletido nas situações em que vivemos, nas pessoas que nos relacionamos, nas oportunidades que surgem.

Viva o novo de Deus.

2 comentários: