TEOLOGIA EM FOCO: PARÁBOLA: UMA LIÇÃO PARA A VIDA

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

PARÁBOLA: UMA LIÇÃO PARA A VIDA



Mt 13.10-17:E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? 11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; 12 Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. 13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não veem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. 14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis. 15 Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure. 16 Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. 17 Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.”

INTRODUÇÃO. Neste último trimestre de 2018, estudaremos sobre “As parábolas de Jesus – as verdades e princípios divinos para uma vida abundante”. Introduziremos o assunto definindo a palavra parábola; veremos que das figuras de linguagem que são usadas na Bíblia esta é a mais abundante; pontuaremos quais os dois princípios que devemos utilizar na interpretação das parábolas; e, por fim, finalizaremos destacando quais os propósitos de Jesus ao transmitir os Seus ensinos por meio de parábolas.

I. DEFINIÇÃO DA PALAVRA PARÁBOLA
O dicionário Houaiss (2001, p. 2126) define “parábola” como: “narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia”. No AT a palavra hebraica traduzida por parábola é “mashal”, que significa “provérbio”, “analogia” e “parábola”. A ideia central de mashal é “ser como” e muitas vezes refere-se a “frases constituídas em forma de parábola”, característica da poesia hebraica (LOCKYER, 2006, p. 09). A palavra parábola é composta de dois vocábulos gregos: o prefixo “para” e o sufixo “ballein” ou “bailo”, que significa 'lançar ou colocar ao lado de'. Portanto, podemos entender que parábola é algo que se coloca ao lado de outra coisa para fins de comparação, ou para demonstrar a semelhança entre dois elementos” (CABRAL, 2005, p. 08). A parábola é uma comparação extraída da natureza ou da vida diária destinada a esclarecer verdades da esfera espiritual (Mc 4.11,12; Lc 8.10). Em resumo ela tem sido definida como: “uma história terrena com um significado celestial”.

II. O USO DE PARÁBOLAS NAS ESCRITURAS
São várias as figuras de linguagem que a Bíblia emprega, e todas são necessárias para ilustrar verdades divinas e profundas dentre elas está a parábola. Segundo Lockyer (2006, p. 07), “em todo o âmbito literário não há livro mais rico em material alegórico e em parábolas do que a Bíblia”.

1. No Antigo Testamento. As parábolas são utilizadas desde a antiguidade. Isso se confirma pelo fato de figurar no AT em larga medida e sob diferentes formas (Jz 9.7-16; 2º Sm 12.1-4; 2º Sm 14.6; 1º Rs 20.39; 2º Rs 14.9; Is 5.1-6; Ez 17.3-10; 19.2-9; 24.3-5; 24.10-14). Principalmente os profetas eram usados por Deus para transmitir mensagens por meio de parábolas, como o próprio Deus afirmou: “Falei aos profetas, e multipliquei a visão; e pelo ministério dos profetas propus símiles” (Os 12.10).
2. No Novo Testamento. Quando o Senhor Jesus apareceu entre os homens, como Mestre, tomou a parábola e honrou-a, usando-a como veículo para a mais sublime de todas as verdades, como acerca d’Ele estava profetizado (Sl 78.2; Mt 13.35). Sabedor de que os mestres judeus ilustravam suas doutrinas com o auxílio de parábolas e comparações, Cristo adotou essas antigas formas de ensino e deu-lhes renovação de espírito, com a qual proclamou a transcendente glória e excelência de seu ensino (Mt 13.34; Mc 4.2,33,34; Jo 16.25). Cerca de um terço do ensino de Jesus nos Evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) se apresenta em forma de parábolas.

III. PRINCÍPIOS DE INTERPRETAÇÃO DAS PARÁBOLAS
Durante algum tempo na história da igreja, alguns teólogos começaram a interpretar as Escrituras de forma alegórica, inclusive as parábolas de Jesus. Esta atitude resultou na substituição da simplicidade das Escrituras pela especulação sutil. Na interpretação das parábolas não podemos esquecer a “lição principal”, sem entrar em maiores detalhes, que servem somente para preencher uma história aceitável, mas que nem sempre se revestem de qualquer sentido especial. Por exemplo: na parábola do semeador (Mt 13.18-30), os quatro tipos de solos significam tipos diferentes de receptividade ao evangelho, o semeador se refere a Jesus e a semente, ao evangelho. Aqui, a maioria dos detalhes é alegorizada. Já na parábola do filho pródigo (Lc 15.11-32), porém, os personagens possuem um significado (o pai = Deus, o filho pródigo = os cobradores de impostos e pecadores, o filho mais velho = os escribas e fariseus; Lc 15.1), mas os detalhes (como a fome, os porcos e as alfarrobas) acrescentam vivacidade, não um significado espiritual. Pastor Elienai Cabral em seu livro “Parábolas de Jesus” (2005, pp. 11,12) pontua pelo menos dois princípios que auxiliam na interpretação das parábolas. Vejamos:

1. O princípio do contexto. Todas as parábolas foram precedidas de situações históricas que induziram Jesus a usar esse método para aclarar verdades morais e espirituais. Uma das leis que regem a interpretação de um texto, seja ele sagrado ou secular, é o seu contexto. O contexto cultural e histórico pode facilitar a compreensão do ensino principal da parábola. Nesta, o seu contexto pode ser aquela situação histórica que obrigou o Mestre a contar uma parábola para esclarecer uma verdade discutida. O contexto imediato, antes e depois, oferece ao intérprete a luz sobre o que se queria ensinar.

2. O princípio teológico. As parábolas não têm a finalidade de estabelecer doutrina ou teologia, mas visam a confirmar algum elemento teológico contido numa parábola. O princípio teológico que rege qualquer parábola bíblica é aquele que se insere nos conceitos e verdades espirituais ensinadas. Uma das regras simples de hermenêutica é “o ensino geral da Bíblia” sobre determinado assunto ou doutrina. Por isso, os ensinos das parábolas de Cristo devem ser interpretados sob o princípio do “ensino geral das Escrituras”.

IV. JESUS E AS PARÁBOLAS
Jesus foi um exímio contador de parábolas. Ele aproveitava algum evento do cotidiano de sua época e explorava aspectos especiais daquele acontecimento para ensinar alguma verdade espiritual. Mateus disse que “nada lhes falava sem parábolas” (Mt 13.34). Marcos acrescenta que Ele: “[...] ensinava-lhes muitas coisas por parábolas [...]” (Mc 4.2). E, acrescentou ainda: “E sem parábolas nunca lhes falava” (Mc 4.34-b). Mas, porque Jesus ensinava por meio de parábolas? Vejamos:

1. Esclarecer as verdades do Reino para os que queriam ouvi-lo. Os discípulos estavam curiosos sobre a razão pela qual Jesus ensinava as multidões por parábolas. Quando eles lhe perguntaram, Ele respondeu que, embora fosse um privilégio deles conhecer os mistérios do Reino dos céus “Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus” (Mt 13.11). A palavra “mistério” no grego “musterion” significa: “aquilo que, estando fora do âmbito da apreensão natural sem auxílio, só pode ser conhecido pela revelação divina, e é conhecido do modo e no tempo designado por Deus e só àqueles que são iluminados pelo Seu Espirito” (VINE, 2002, p. 795). A palavra mistério é frequentemente usada na Bíblia para indicar alguma coisa que, parcialmente revelada no Antigo Testamento, é plenamente mostrada no Novo (Cl 1.26,27; 2.2) (HORTON, p. 109). Paulo, que recebeu o evangelho por revelação, foi o apóstolo que mais falou a respeito dos mistérios de Deus (1 Co 11.23; Gl 1.12). Aos efésios ele disse: “Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas” (Ef 3.5). Vejamos algumas coisas que a Paulo denomina de mistério e que foram revelados pelo Espírito Santo, por meio dos apóstolos:
O mistério do arrebatamento (1ª Co 15.51-54).
O mistério da iniquidade (2ª Ts 2.7).
O mistério da cegueira de Israel (Rm 11.25).
O mistério da fé (1ª Tm 3.9).
O mistério da piedade (1ª Tm 3.16).

2. Ocultar as verdades do Reino para os resistentes. Algumas parábolas também foram utilizadas por Jesus com o intuito de ocultar verdades aos que não tinham predisposição para ouvir, aprender e se converter (Mt 13.11,13). Nesse texto Jesus fez referência ao profeta Isaías que foi avisado da resistência do povo de Israel ao seu clamor profético (Is 6.9,10) que prefigurou o intenso endurecimento que este mesmo povo teria contra o Seu Messias (Mt 13.13-15). Perceba que Jesus disse que: “… o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos” (Mt 13.15-a). Alguns até entendiam o que o Mestre ensinava mas a reação não era positiva (Mc 12.12). O escritor da epístola aos Hebreus disse que aos hebreus da época de Moisés foram pregadas as boas novas como a nós “… mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé …” (Hb 4.2). Portanto, não existe nenhuma possibilidade em Deus agir de forma arbitrária selecionando alguns para salvação e outros não. Ele “amou o mundo” (Jo 3.16); “quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (1ª Tm 2.4); e, por meio da Sua graça concede “salvação a todos os homens” (Tt 2.11), no entanto, como este homem reage ao convite divino é uma questão pessoal, pois uma coisa é “conceder” (parte de Deus) outra coisa é “receber” (parte do homem). Isto Jesus deixou isso claro quando falou da Parábola do Semeador (Mt 13.1-9). A semente é a Palavra de Deus que foi semeada em quatro tipos terrenos (Lc 8.11), no entanto, a forma como cada terreno se comportou ao receber a semente, ilustra a forma individual com que cada pessoa reage a pregação do evangelho (Mt 13.19-23). “Portanto, inferir alguma espécie de fatalismo ou determinismo dessa história seria como desviar-se das Escrituras como um todo, pois elas assumem em toda parte uma responsabilidade individual” (BEACON, 2006, p. 102).

CONCLUSÃO. As parábolas estão recheadas de ensinamentos acerca das coisas espirituais que Deus deseja transmitir ao Seu povo. Portanto, devemos nos debruçar diante da Bíblia com a finalidade de aprofundar nosso conhecimento acerca dos mistérios do Reino dos céus.

FONTE DE PESQUISA
CABRAL, Elienai. Parábolas de Jesus: advertências para os dias atuais. Lições Bíblicas 4° Trimestre de 2018, Adultos – CPAD.
EARLE, Ralph et al. Comentário Bíblico Beacon. CPAD.
HORTON, Stanley M. Apocalipse: as coisas que brevemente devem acontecer. CPAD.
HOUAISS, Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. OBJETIVA.
LAHAYE, Tim. Enciclopédia Profecia Bíblica. CPAD.
LOCKYER, John. Todas as Parábolas da Bíblia. VIDA.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
VINE, W.E, et al. Dicionário Vine. CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário