TEOLOGIA EM FOCO: AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL



“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. 25 - Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26 - E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. 27 - E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.” (Dn 9.24-27).

Para se fazer um estudo completo da Escatologia, ou qualquer outro assunto que fale sobre o fim (Dn 8.17) é necessário estudar as setenta semanas de Daniel, pois esta é uma profecia indispensável à Escatologia.

A profecia de Daniel acerca das setenta semanas fornece o marco cronológico da predição messiânica de Daniel até o estabelecimento do reino messiânico sobre a terra, constituindo assim a chave para a interpretação do livro.

                    I.             O QUE QUER DIZER AS SETENTA SEMANAS

“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo” (Dn 9.24).

Esta profecia de Daniel a respeito de Israel e da cidade santa (Jerusalém) é fundamental para os últimos tempos. Ná referências bíblicas a semanas de anos, como vê-se em Daniel 9.27 “por uma semana” se refere a uma semana de anos, na qual cada dia da semana corresponde a um ano.

Levítico 25.8 “Também contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos”.

Segundo o livro de Levítico uma semana tem sete anos. Consequentemente, tratando-se de semanas de anos, pode-se depreender que temos designados 490 anos para o cumprimento dessa importante profecia, uma vez que cada uma das 70 semanas corresponde a 7 anos, ou seja, 70 x 7 = 490.

O termo original traduzido por “semana” em Daniel 9.27 é literalmente “setenário”, isto é, sete anos.

E também em Daniel 7.25 e Daniel 12.7- “por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo”, aqui, “um tempo” corresponde a um ano, “tempos” corresponde a dois anos e “metade de um tempo” corresponde a meio ano, totalizando três anos e meio (conf. Ap 12.14).

Sendo que esse período equivale à metade do período final de sete anos e é igualmente o período declarado na expressão “quarenta e dois meses” (conf. Ap 11.2; 13.5) ou “mil e duzentos e sessenta dias” (conf. Ap.12.6).

                 II.             QUANDO COMEÇARÁ AS SETENTA SEMANAS?

Deus revelou a Daniel que sessenta e duas e mais sete, que seriam sessenta e nove períodos de sete anos, somando, portanto, 483 anos, transcorreu entre a data da ordem para reconstruir Jerusalém e a vinda do Messias, o Ungido.
O anjo Gabriel falou a Daniel que 70 semanas estavam determinadas sobre o seu povo (Dn 9.24). O próprio Gabriel, na descrição da visão, organiza as setenta semanas em três subdivisões:
07 Semanas                  Dn 9.25                         49 anos
62 Semanas                  Daniel 9.25                   434 anos
01 Semana                    Daniel 9.26                   7 anos.

1. A Primeira Divisão – Sete Semanas. De acordo com a profecia do profeta Daniel, Jerusalém seria edificada e restaurada da destruição que o império Babilônico causou a santa cidade (Dn 1.1; 2ª Rs 24.1). Esta ordem foi dada pelo Rei Ataxerxes (Ne 2.1-8) a Neemias aproximadamente no ano 445 a.C., e nesta mesma data deu o início da contagem da primeira divisão, e terminou aproximadamente no ano 397 a.C., o que é relativo há 49 anos (7 semanas), onde a santa cidade estava totalmente reconstruída em tempos angustiosos sob a liderança de Neemias. Esta palavra cumpriu literalmente no período previsto (ref. Ed 1.1; Ed 4.11-24).

2. A Segunda Divisão – Sessenta e Duas Semanas. “E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário...” (Dn 9.26).

A segunda divisão tem início aproximadamente no ano 397 a.C. e vai até os dias dos apóstolos de Cristo (Messias), neste período o Cristo iria nascer, morrer, e logo após Jerusalém seria invadida e destruída pelo Império Romano, neste caso, os 483 anos referentes às sessenta e nove semanas terminaram em 27 d.C. que foi aproximadamente o ano em que Jesus começou seu ministério na terra.

Depois das “sete semanas” (v. 25) e mais “sessenta e duas semanas”, um total de sessenta e nove semanas (483), duas coisas aconteceram:

2.1. O Messias seria “tirado” (crucificado) (ref. Is 53.8). Jesus foi rejeitado pelos judeus, condenado e morte na cruz. O povo presente à condenação de Cristo clamou: “O sangue caia sobre nós e sobre os nossos filhos (Mt 27.25).

Israel era o povo especial de Deus, representante do Senhor no mundo, e fazia parte, como os ramos naturais, da boa Oliveira (Rm 11.24). Porém, os judeus rejeitaram Jesus (Jo 1.11). Por isso, foram quebrados da Oliveira, isto é, foram rejeitados pelo Criador (Jr 11.16; Rm 11.19-20), e no seu lugar, foi enxertado a Igreja (Rm 11.17-19). Iniciou-se então, a dispensação da graça, formada por aqueles que o Todo poderoso purificou para si, a fim de serem Seu povo especial, zeloso de boas obras (Tt 2.14). Nós (Igreja) somos agora: “...raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia” (1ª Pe 2.9-10).

2.2. O povo do príncipe, que há de vir, destruiria Jerusalém e o templo. O “povo” refere-se ao exército romano, que destruiu Jerusalém em 70 d.C. O “príncipe” refere-se ao General Tito que comandou a dispersão dos judeus (Dn 9.25-26).

2.3. O período intermediário é o da Era da Graça. O Messias será morto (isso se cumpriu em 3 de abril de 33 d.C.).

Jerusalém e o Templo serão destruídos (isso se cumpriu em 6 de agosto de 70 d.C.).

Deus deu um “pause” no seu cronômetro profético ao final da 69ª semana-ano. Atualmente vivemos nesse período de tempo não definido claramente entre a 69ª e a 70ª semana-ano, na Era da Igreja. Esse período terminará quando Cristo arrebatar Sua Noiva – a Igreja – ao Céu. Como a Igreja não existia durante as primeiras 69 semanas-ano – de 444 a.C. até 33 d.C. – faz sentido que ela não esteja presente na Terra durante a última semana-ano. As 70 semanas-ano se referem a Israel e não à Igreja.

Em seguida de um intervalo de tempo para a dispensação da Igreja de Cristo, um parêntese na história da redenção de Israel, não vista pelos profetas judeus, mas profetizada pelo próprio Senhor da Igreja (Mt.16:18), também chamada de o mistério de Cristo em Efésios 5:32 -; e, por último, 1 Semana, ou 7 anos, para o período de juízo divino chamado de Tribulação (como registrado no livro do Apocalipse), totalizando os 490 anos profetizados pelo profeta Daniel à nação de Israel.

3. A Terceira Divisão – Uma Semana Sete Anos.
A terceira divisão, a última das setenta semanas de Daniel é ainda futura, ainda não se cumpriu, devido ao povo Judeu não estar na cidade santa (Dn 9.24). Como já foi visto na segunda divisão, os Romanos invadiram Jerusalém no ano 70 d.C. e expulsaram os Judeus da cidade e os mesmos foram dispersos para muitas nações (Ez 36.19-20; Lc 21.24) e nesta data a profecia teve de ser interrompida na sua sexagésima nona semana, pois o povo judeu não se encontrava na cidade de Jerusalém, e para que esta profecia se cumpra é necessário que o povo do profeta Daniel esteja em Jerusalém. Mas, no dia 14/05/1948, os Judeus começaram a voltar para a santa cidade, neste mesmo dia cumpriu-se a profecia do profeta Isaias 66.8. Na verdade, os Judeus já residem na cidade santa, porém ainda não tem o domínio total de Jerusalém, eles a dividem com os palestinos que querem ter domínio de toda Jerusalém e em troca darão a paz que os Judeus procuram. Todos os dias ouvimos falar de ataques e terrorismo no Oriente Médio, pois Satanás procura impedir que esta profecia se cumpra.

Para ter início a última semana é necessário Israel voltar e ser restabelecida como Nação. E foi nesta pergunta que os apóstolos fizeram a Cristo, “restauraras tu o reino a Israel neste tempo?” (At 1.16). Pois sabiam os apóstolos que logo após Cristo restaurar o reino de Israel o mesmo Cristo iria reinar no trono de Jerusalém e a paz estaria de vez com o povo israelita (Is 66.8-10).

Esta última semana não pode ter se cumprido em hipótese alguma, pois nesta última semana (sete anos) os Judeus irão fazer um acordo com o assolador (Anticristo), e este assolador irá ser destruído, porém isto ainda não aconteceu, Israel ainda não fez este acordo com ele (Is 28.15-18), muito menos o Anticristo manifestou-se, sendo assim podemos afirmar que esta última semana de Daniel ainda não cumpriu-se, pois a profecia permanece interrompida.

4. Para quem estão determinadas as setenta semanas. As Setenta Semanas de anos dizem respeito a Israel e não à Igreja, pois Deus disse: “Setenta semanas estão determinadas: primeiro sobre o teu povo” (Israel) (v. 24); “segundo sobre a tua santa cidade” (Jerusalém) (v. 24).

“…sete semanas e sessenta e duas semanas…”; têm-se calculado 483 anos após o decreto da reedificação do templo à vinda do “Ungido” (v. 25).

Neste versículo seis coisas específicas seriam realizadas em favor de Israel durante os 490 anos ou as setenta semanas:
1. Primeiro, para extinguir a transgressão (Mt 1.21; 1ª Jo 3.8);
2. Segundo, para dar fim aos pecados (Lm 4.22; Cl.2.14);
3. Terceiro, para expiar a iniquidade;
4. Quarto, para trazer a justiça eterna (Is 51.6,8; Rm 3.21-22; Fp 3.9; Ap 14.6);
5. Quinto, para selar a visão e a profecia (Mt 11.13; Jo 19.28-30);
6. Sexto, para ungir o Santo dos Santos (Sl 2:6; Mc 1.24; At 3.14; Hb 1.8-9; 7.26; 9.11; Ap 3.7).

Esta parte das Escrituras Sagradas afirma que este período de tempo irá cumprir-se sobre o povo Judeu (o teu povo) e sobre a cidade de Jerusalém (a tua cidade). Portanto esta profecia é destinada para Israel, sendo assim, lembramos ao leitor: “Não deve-se confundir Igreja com Israel”.

Na segunda Guerra Mundial, o alemão Hitler tentou exterminar o povo Judeu fazendo um holocausto de seres humanos, matando cerca de 6 milhões de judeus. Os demônios sabendo desta profecia procuraram acabar com os judeus, para que não se cumprisse a profecia do profeta Daniel, sobre a última semana, e o retorno de Israel. Mas, um milagre aconteceu e Deus deu vida ao povo Judeu que havia sido comparado com um vale de ossos secos (Ezequiel 37), e a nação judaica pode ter nova vida.

O assolador de Daniel 9.27 é o Anticristo, que fará um concerto com Israel por sete anos (uma semana), (Jo 5.43 e Is 28.15-18), e na metade da semana (três anos e meio) irá quebrar o concerto com os judeus.

5. Condições para a profecia se cumprirem. Esta profecia de Daniel 9.24-27, está determinada as seguintes condições para seu fiel cumprimento:
Quando Deus rejeitou Israel, por ter desprezado o Messias, parou a contagem do tempo, uma vez que as 70 semanas estavam determinadas para os judeus. Resta, ainda, uma semana, a última. Os judeus necessitam estarem em Jerusalém (cidade Santa), e a Igreja já arrebatada.

              III.             O QUE ACONTECERÁ QUANDO COMPLETAR AS SETENTA SEMANAS

“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados e expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e ungir o santo dos santos” (Dn 9.24).

A última semana de Daniel terá a duração de sete anos, que será dividida em duas partes de três anos e meio (Dn 9.27; Ap 11.1-3; Ap 12.6-14; Ap 13.5).

A primeira metade da semana, cuja duração será de três anos e meio, será ocupada pelo governo do anticristo. A segunda metade da semana, que terá a mesma duração da primeira, caracterizar-se-á pela Grande Tribulação. Por conseguinte, a Septuagésima Semana de Daniel terá, ao todo, a duração de sete anos (Dn 9.27). Logo: a volta triunfal de Cristo em glória, que fará acompanhar por Sua Igreja, ocorrerá sete anos após o arrebatamento.

Finda-se aqui as setenta semanas de Daniel. Israel reconciliar-se-á com Deus. Ter-se-á cumprido o tempo determinado por Deus, para a execução da transgressão, o fim do pecado, a expiação da iniquidade, para que venha a justiça eterna.

Com o fim das setenta semanas, a visão e a profecia estarão seladas (Dn 9.24). Jesus, então, instalará o Milênio. Israel, agora salvo, estará ao lado de Seu Messias, como a nação líder, tanto política como espiritualmente.

Pr. Elias Ribas

3 comentários:

  1. Pr o que é um hiato de tempo? Não entendi essa parte.

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  2. Pr Elias a contagem da última semana se iniciará quando terminar o tempo do gentios depois que o Evangelho do Reino for pregado à todos os povo? Pois Paulo afirma que o endurecimento de Israel quanto ao Messias é só até terminar o tempo dos gentios. Qual a sua opinião?

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  3. Até é o melhor estudos que eu já vi, que tem, haver com a bíblia, e inclusive já usei os contextos, nas minhas pregações.

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