TEOLOGIA EM FOCO

sexta-feira, 12 de junho de 2009

JESUS CRISTO É A PEDRA PRINCIPAL


Mt 16.18-19 Jesus diz: Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus: o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Introdução: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Jesus refere-se a Si como Pedra Principal, e não a Pedro.

Pedro no grego é um substantivo masculino, “Petros”, que significa pedra pequena e móvel, ou fragmento de rocha. Pedra no grego é um substantivo feminino, “Petra” que é Rocha Grande e Firme.

I. Jesus é a PEDRA Principal
At 4.11 O apóstolo Pedro diz: Este Jesus é a Pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou pedra angular. Ef 2.20 Paulo diz: Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a Pedra Angular. 1ª Co 10.4 E beberam todos da Pedra espiritual que os seguia e a Pedra era Cristo. 1ª Pe 2.4 diz: E chegando-vos para Ele pedra Viva, reprovada na Verdade pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa. 6 Pois na Escritura se diz: Vede, ponho em Sião uma Pedra Angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. Mt 21.42 Jesus diz: Nunca leste nas Escrituras; A pedra que os edificadores rejeitaram, essa se tornou a Pedra Angular; o Senhor fez isto, e é maravilhoso aos nossos olhos.

II. Jesus é o Fundamento Espiritual
Is 28.16 Portanto assim diz o Senhor Deus: Vede, assentai em Sião uma pedra, uma já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não será confundido.1ª Co 3.11 Paulo diz: Pois ninguém pode por outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

III. A chave do Reino ESTA COM CRISTO
Mt 16.19 Jesus diz: E Eu te darei as chaves do Reino dos céus. Neste versículo Jesus não está dando a Pedro a chave da igreja ou do reino dos céus, e sim, Jesus está lhe dando poder em Seu nome. Chave é sinal de autoridade. Mt 28.18 Jesus diz: É me dado todo o poder nos céus e na terra. Todo o poder está nas mãos daquele que venceu o império da morte e dos infernos, e este poder Ele dá a qualquer um que com fé deseja usar o seu nome. Em Mc 16.17 Jesus diz: E estes sinais seguirão aos que crerem: E em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas. 18 Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão aos mãos sobre os enfermos, e os curarão. Lc 24.49 Jesus diz: E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Jo 20.31 diz: E estes, porém foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais, vida em seu nome.

At 3.6 diz o apóstolo Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho te dou. Em nome de Jesus Cristo, o nazareno, levanta-te e anda. Jo 14.12-13 Jesus diz: Na verdade vos digo que aquele que crê em Mim também fará as obras que Eu faço, e as farás maiores do que estas, porque, Eu vou para meu Pai. 13 E tudo quanto pedires em meu nome Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

Conclusão: Eu creio você leitor tenha entendi que a pedra principal é Jesus e não a Pedro. Jesus é o fundamento da nossa vida, Ele é Deus e também Criador. Porém, Pedro como criatura creu e usou com autoridade o nome de Jesus.

O nome do senhor Jesus é a chave poderosa que abre portas onde homem não pode abrir. Em Seu nome podemos abrir as correntes e romper as cadeias que o diabo coloca sobre as pessoas; Ele concede uma procuração para eu e você para que possamos usar esse precioso Nome. Jesus! Amém.

Portanto devemos usar com fé e mediante sua palavra.

Você como filho de Deus também pode usar está chave. Precisa apenas receber e crer neste maravilhoso nome. Ele concede uma procuração para eu e você, usar esse precioso nome. Jesus! Amém.


Pr. Elias Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário