TEOLOGIA EM FOCO

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

O JULGAMENTO DOS ANJOS CAÍDOS

 


1ª Coríntios 6.3 “Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?” 

Tendo como base na teologia paulina, que vai haver um tribunal celestial onde os anjos serão julgados. É certo que, estes anjos que sentarão no banco dos réus, serão os anjos caídos, isto é, os demônios serão julgados por sua escolha em seguir a Satanás e virar as costas para Deus.

Originalmente todos os anjos foram criados perfeitos e sem pecado. Eles foram criados plenamente estabelecido pelo caráter de Deus que é absolutamente santo (Ap 15.3-4).

Os anjos caídos são basicamente criaturas que se rebelaram junto com Lúcifer contra Deus, desistiram de seguir o caminho virtuoso. Por isso, se tornaram anjos maus ou demônios.

A maioria dos teólogos afirmam que a queda dos anjos aconteceu antes da criação citada em Gn 1.2, entre os vs. 1e 2; que foi esta queda que fez a criação original tornar-se “sem forma e vazia” (Gn 1.1).

Segundo alguns eruditos a queda de Satanás e seus anjos tem como base bíblica nos profetas Ezequiel 28.12-17e Isaías 14.12-14. Destas passagens, podemos deduzir que Satanás era, no princípio, o querubim da guarda, o ungido, o sinete da perfeição, cheio de sabedoria e formosura. Ele vivia no Éden, um jardim mineral. Ocupava uma posição sobre as demais criaturas celestiais. Ao criar os anjos Deus deixou o livre arbítrio, ou seja, tinham vontade própria, capacidade de pecar e a capacidade de não pecar. Lúcifer também tinha uma vontade com a qual ele podia escolher livremente.

Lúcifer, como Adão, tinha uma decisão a tomar. Ele poderia aceitar que Deus era Deus ou poderia decidir escolher que ele seria o deus para si mesmo.

A queda dos anjos foi lidera por Lúcifer, uma revolta deliberada contra o seu Criador. Embora apontado e designado para ser guarda do trono de Deus (conf. Ez 28), aspirou a posse de um trono para ele mesmo, e governar sobre “as estrelas de Deus”, isto é, os anjos (Jó 38.7; Jd 13; Ap 12.3-4).

Por causa da desobediência os anjos perderam sua santidade original e se tornaram corruptos na sua conduta (Mt 10.1; Ef 6.11-12; Ap 12.9), se tornaram ímpios e pecadores.

Os anjos foram levados a duvidar da bondade e amor de Deus, presumindo o “novo líder” superior, como aconteceu ao primeiro casal humano.

A ambição e o desejo de possuir aquilo que não era seu, levou Satanás a ruína. De qualquer forma foi o egoísmo, descontentamento com aquilo que ele tinha e o desejo ardente de conseguir tudo o qualquer outro tivesse. Sem dúvida a queda de Satanás foi também a queda dos outros. Por isso diz o apóstolo João no livro das revelações: “E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a terra...” (Ap 12.4).

A terça parte dos anjos foram seduzido por Lúcifer, tornando se rebeldes ao Criador. Porém o fim deles será de condenação. O apóstolo Pedro descreve o destino deles. O juízo de Deus sobre eles não tarda para destruí-los. “Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo! (2ª Pe 2.4). Sobre esse assunto, devíamos usar uma passagem similar de Judas 6 que diz: “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão, e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia”.

Pedro e Judas tinham os mesmos anjos em vistas. Nem Pedro nem Judas falam da natureza do pecado dos anjos. Segundo Judas, os anjos não conservaram suas posições de autoridade, mas abandonaram sua própria morada. A queda dos anjos é descrita como abandono de suas funções nos céus, seu lar original. Como punição para este pecado, Deus os lançou no inferno. Inferno do hebraico Sheol, do grego hades, que significa: lugar de suplício, penas e açoites.

“Precipitando-os no inferno”. É uma única palavra em grego tartaroo, que ocorre somente aqui, e que significa “lançar dentro; manter cativo”.

Na mitologia grega, tartaroo, designava a área mais profunda do hades, reservado para a punição dos deuses desobedientes. Pedro usa essa expressão para designar a ideia de que os anjos caídos agora estão na prisão de trevas e morte, separados da divina fonte de vida.

No mundo antigo, os presos eram geralmente forçados a trabalhar e em muitos casos ficavam aguardando o julgamento em execução da pena já sentenciada contra eles (Lv 24.10-12; Nm 15.32-36). De acordo com Pedro, os anjos caídos estão encarcerados em trevas espirituais, no reino dos mortos esperando a execução de sua sentença. Eles já foram julgados. Embora uma parte dos demônios estão livre e ativos no mundo dos humanos (1ª Pe 5.8; Jd 9) sob o comando de seu líder Satanás.

O tempo quando os anjos serão julgados, nos parece que ocorrerá depois da volta em Cristo em Glória, depois do reino milenar de Cristo. Esse julgamento será para os anjos caídos. Satanás e algumas de suas hostes estão em liberdade para operarem os seus desígnios, dentro dos limites estabelecidos por Deus.

Satanás será primeiramente algemado no início do Milênio e então, no final de mil anos ele será solto por um pouco de tempo, e por fim será lançado no lago de fogo.

É claro que o Milênio não é o estado final. Os mil anos que Satanás passará no abismo não produzirão nenhuma mudança em seu caráter maligno. A Bíblia ensina que, terminado o Milênio, Satanás será solto de sua prisão por algum tempo (Ap 20.3, 7-10).

A Igreja fará parte desse julgamento. A Bíblia assegura que Deus é o juiz do mundo (Sl 96.13; At 17.31; Ap 20.11-15), até mesmo dos anjos maus (2ª Pe 2.4; Ap 12.9). Por que, então, Paulo afirma que os cristãos serão os juízes do mundo e dos anjos?

Na teologia paulina, ele nos ensina sobre o juízo arbitral da Igreja (6.1-6). Sabemos que por nós mesmos não temos qualquer condição de nos colocar na posição de juízes. Somos apenas os instrumentos mediante os quais Deus executa o Seu julgamento. Não competirá a nós tomar as decisões finais.

A Bíblia afirma quando Cristo voltar estaremos como Ele, ou seja, participaremos com Ele do grande julgamento, pois estaremos na posição de perdoados, de justificados. O que Paulo está dizendo, que em virtude do relacionamento com Cristo, os crentes julgaram o mundo e os anjos juntamente com Ele, isto é, Igreja está unida ao grande Juiz de toda terra por isso estaremos juntos nesse julgamento.

Depois deste julgamento (1ª Co 6.3), serão lançados no lago de fogo (Mt 25.41-46; Jd 6; 2ª Pe 2.4) e logo após o julgamento dos anjos caídos acontecera o juízo do Grande Trono Branco e da destruição do antigo céu e Terra.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

sábado, 11 de fevereiro de 2023

O JULGAMENTO DAS NAÇÕES

 


Mateus 25.31,32 “E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória; 32- e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. 33- E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. 34- Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35- porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36- estava nu,e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. 37- Então, os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? 38- E, quando te vimos estrangeiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? 39- E, quando te vimos enfermo ou na prisão e fomos ver-te? 40- E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 41- Então, dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 42- porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43- sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e estando enfermo e na prisão, não me visitastes. 44- Então, eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão e não te servimos? 45- Então, lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando o a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. 46- E irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna.” 

Após a vinda de Jesus em glória (Ap 19.11-21) e a derrota final do Anticristo e do Falso profeta no Armagedom (Ap 19.11-21), Satanás será preso por mil anos e lançado no abismo (Ap 20.1-3). Portanto, ao findar os sete anos da Grande Tribulação, ou seja, a última semana do profeta Daniel (9.25-27), dar-se-á o julgamento das nações, e sequenciado pelo Milênio. O alvo imediato desse julgamento será pôr fim à guerra de rebeldia instalada de ordem mundial, e trazer a ordem ao mundo (Ap 16.12-21; 19.11-21). Então assentar-se-á como Rei e Juiz, em glória e poder e todos os povos comparecerão perante Jesus.

Este julgamento será para todas as nações, ou seja, o restante dos povos que não morreram na Grande Tribulação. Esse julgamento, não é o julgamento do “Grande Trono Branco” o “O Juízo Final” de Apocalipse 19 e sim daqueles “ …que restaram de todas as nações que vieram contra Jerusalém …” (cf Zc 14.16), mas que, sem dúvida, incluirá também aquelas nações que durante séculos reconheceram Israel como nação do Senhor (Sl 122.6; Mt 25.40).

Mateus é um julgamento dos vivos; Apocalipse é um julgamento dos mortos. O julgamento de Mateus acontecerá antes do milênio e Apocalipse depois do milênio. O julgamento de Mateus será na terra, porém, Apocalipse será no espaço. Em Mateus Jesus fala de grupos, a saber: ovelhas, bodes e irmãos presentes. Apocalipse só os perdidos. Em Mateus, será um julgamento coletivo. Apocalipse será um julgamento individual. Em Mateus sem ressurreição exceto dos mártires da Grande Tribulação. Em Apocalipse após a segunda ressurreição.

Esse primeiro julgamento de Mateus 25.31-46 objetiva selecionar as nações que ingressarão no Milênio, ou seja, as que farão parte no reino milenar de Cristo. Vejam: “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o REINO que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25.34). O segundo julgamento de apocalipse 20.11-15, será um julgamento para pôr fim toda a maldade do universo e estabelecer o estado eterno.

Neste julgamento, estarão os judeus e as nações da terra. Segundo Mateus 25.33, as nações serão separadas em dois grupos. As ovelhas e os bodes. E então o Senhor porá as ovelhas à sua direita (aqueles que apoiaram Israel na Grande Tribulação), mas os bodes à esquerda (os inimigos de Israel no governo do Anticristo). Jesus destruirá os bodes com Sua espada (Ap 19.19-21): “reis da terra e seus exércitos” são os bodes referidos em Mateus. Serão colocados pelo Senhor Jesus à sua esquerda, e lançados para o fogo eterno.

As “ovelhas” representam uma classe de nações e os “cabritos” representam outra classe. Os “irmãos” de Jesus (segundo a carne), na opinião de eruditos, são os judeus. A base do julgamento será então a maneira pela qual essas nações trataram Israel (Mt 10.6; Jo 1.11; Rm 9.5). O propósito é determinar quem entrará no Reino de Deus (Dn 7.9-14-22; Ap 11.15) e a dar aos mansos a terra como prometido (Sl 37.11; Mt 5.5). Este princípio de relações divinas com as nações foi estabelecido há muitos séculos passados, na ocasião do pacto com Abraão; “abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem” (Gn 12.1-3). Essa promessa refere-se não somente a Abraão. Como também à sua posteridade. 

O remanescente de Israel será salvo. Há uma promessa de Deus, que um remanescente de Israel seria preservado para salvação nos últimos dias pela graça maravilhosa de Deus. “E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades. E este será o meu concerto com eles, quando eu tirar os seus pecados.” (Romanos 11.23-27)

Segundo o novo comentário bíblico do Antigo Testamento a palavra remanescente significa sobrevivente, estes são aqueles que no momento do cerco do Anticristo foram salvos milagrosamente quando o Senhor Jesus vem em glória e Seus pés repousam sobre o monte das oliveiras e monte de abre no meio e os judeus escapam por esta fenda aberta.

Os judeus rejeitaram ao Senhor quando veio ao mundo como Messias (Jo 1.11-12). Porém, mediante a promessa feita, o Senhor resolveu salvar a Israel considerado o filho pródigo, que não quis participar da festa do Pai (Lc 15.25-32). Nesse dia Israel vai entrar para festa do Reino, porque reinará com o Senhor por mil anos na Terra.

Quando a plenitude dos gentios se cumprir, Deus voltará a tratar com Israel. A rejeição de Israel é parcial e temporária. Por isso que afirmamos que Israel continua sendo povo de Deus. O apóstolo prevê a salvação em massa dos judeus (11.26,27), quando o Messias voltar (Ap 1.7), algo também previsto pelos profetas do Antigo Testamento (Is 59.20; Zc 12.10).

Para o povo judeu será um grande e aguardado momento, quando o Senhor cumprirá Sua promessa de reino eterno, feita a Abraão, e confirmada a Davi. A promessa diz que nunca faltaria sucessor em seu trono.

O remanescente de Israel será então recolhido de entre as nações em toda terra e o reino milenial de Cristo terá início, em que Israel será “a cabeça” e não a “cauda” entre as nações. O resto das nações (as ovelhas), reconheceram a Deus e ao lado do povo israelita honrarão ao Senhor (Zc 14.16).

Naturalmente, conforme já notamos, a salvação do povo de Israel será uma prioridade máxima, uma vez que esse país já terá retornado no plano divino. O evento do retorno do Senhor resultará na volta do povo judeu ao Seu Deus, em tristeza e arrependimento.

A vinda gloriosa de Cristo resultará no estabelecimento de um reino mundial de retidão, chamado de milênio ou reino milenar (mil anos de justiça e paz sobre a terra). Este governo de Cristo será mundial e ainda antes do Juízo Final. Aqui também se cumpre o sonho dado a Nabucodonosor em sua íntegra, onde os pés de ferro e barro são esmiuçados, cumprindo-se espetacularmente mais uma profecia (Dn 2.44-45).

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

sábado, 28 de janeiro de 2023

A VOLTA TRIUNFAL DE JESUS

 


 À volta de Jesus em glória é um evento a ser realizado em duas fases. A primeira Ele vira para arrebatar a Sua noiva (Igreja), antes da Grande Tribulação ((1ª Ts 4.17); a segunda, Ele com a Sua Igreja em glória, manifestando-se visivelmente aos olhos do mundo (Ap 1.7). É o glorioso retorno de Cristo que, juntamente com Sua Igreja, virá instaurar, neste mundo, o Reino de Deus, de conformidade com as predições proféticas, os apóstolos e o próprio Cristo (Is 9.6; Dn 7.13; Mt 6.10).

1. A manifestação de Cristo em glória. A palavra “epiphanéia” do grego significa manifestação e aparição que só aparece seis vezes no Novo Testamento, com uso exclusivamente paulino, e todas as ocorrências dizem respeito à vinda de Jesus, desde a encarnação do Verbo (2ª Tm 1.10). O termo é também traduzido por “vinda” em referência ao arrebatamento da Igreja (2ª Tm 4.8). O apóstolo o emprega ainda para se referir à segunda vinda de Cristo em glória: “Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino” (2ª Tm 4.1), ou “pela sua manifestação e pelo seu reino” na tradução ARA. O apóstolo Pedro já usa o termo apokalypsis para se referir a revelação Jesus Cristo em glória (1ª Pe 1.7). Da mesma forma o apóstolo Paulo também usa em referência ao arrebatamento da Igreja: “De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo” (1ª Co 1.7). 

2. Quando se dará à volta de Cristo em glória. A vinda de Jesus em poder é o momento mais importante da história da humanidade. Enquanto estivermos nos céus, participando das bodas do Cordeiro e recebendo se Suas mãos os galardões, a quem farão jus pelo trabalho que realizaram em prol do Reino de Deus, estará a terra vivendo a septuagésima semana de Daniel (Dn 9.24-27), que profeticamente terá a duração de sete anos, isto é, no final da Grande Tribulação, Cristo virá com Sua Igreja em Glória para estabelecer um Reino Eterno. 

3. Como se dará o retorno triunfal de Cristo. Mateus 24.29,30 “E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.”

O segundo advento de Cristo não será o tranquilo cenário da manjedoura. Será o acontecimento mais dramático e estarrecedor de toda a história do Universo. Conforme as palavras do mestre Jesus, Sua vinda seria precedida por um grande terremoto, os céus hão de estar escuros pelos juízos de Deus, mas naquele momento uma luz brilhante e sobrenatural se propagará pelos céus, assombrando a terra inteira.

Após estes acontecimentos Ele irá descer sobre uma nuvem e aparecer abertamente para todas as nações e tribos e isso cumpre a profecia em Apocalipse: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém! (Ap 1.7).

Essa será a cena do Senhor descendo abertamente sobre uma nuvem, e todos os olhos os verão. Até mesmo os que resistiram e condenaram Deus Todo-Poderoso conseguirão vê-Lo descer sobre uma nuvem, por isso “todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele”. As profecias da volta do Senhor foram quase todas cumpridas agora. A única que falta é a profecia de que Ele descerá abertamente sobre uma nuvem após o desastre.

Esse espetáculo, sem dúvida, será aterrador, milhões de homens e anjos refletindo a glória de Deus e sendo liderados por Cristo montado num cavalo branco, símbolo de um conquistador. No início, o mundo se encolherá de pavor ante esse espetáculo e os exércitos em conflito no Armagedom, logo esquecerão suas divergências; procurarão unir-se e lutar contra os exércitos dos céus.

A vinda de Cristo em glória será antes do Milenio, e acontecerá de forma literal, a fim de cumprir a Palavra a respeito desse evento (At 1.11). 

3. A Identidade de Jesus.

3.1. O Grande Cavaleiro. “Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça” (Ap 19.11).

No primeiro advento de Cristo na terra, Ele veio para servir (Mt 20.28), montou num jumento (Mc 11.7), foi rejeitado pelo Seu povo (Jo 1.12), foi julgado, condenado (Mt 27.22), humilhado e crucificado (Lc 23.33). Porém, agora, Jesus virá como Rei (Ap -19.16), montado num “cavalo branco” (Ap 19.11), Ele será aceito pelos judeus (Mt 24.22,30), julgará e condenará os seus inimigos (Ap 17.14) e todo joelho se dobrará perante Ele (Fp 2.10).

João vê o céu aberto e Jesus montado em um Cavalo Branco. Ele vem do céu como Messias e vencedor (2ª Ts 1.7-8), para estabelecer a verdade e a justiça (Sl 96.13), julgara as nações e aniquilara mal (Jo 5.30). O cavalo branco é a expressão de honra real, de juízo sobre os seguidores da besta. O cavaleiro deste cavalo branco não deve ser confundido com o mesmo de Ap 6.2, o cavaleiro do primeiro selo. A volta de Cristo nesta secção, vencendo os inimigos, não será um ato de vingança própria ou de manifestação arbitrária. Será sim um ato de justiça, refletindo a fidelidade de Deus. 

3.2. O seu cavaleiro é “Fiel e Verdadeiro”. Este nome é conhecido para João. No princípio do Livro do Apocalipse, Ele fora chamado “a testemunha fiel e verdadeira! (1.5; 3.7; 3.14). Ninguém na terra tem alcançado este nome, porque em todos os imperadores e homens habita o pecado e o engano (Rm 3.4).

Jesus é fiel e verdadeiro, Ele não mente. Podemos confiar nessas promessas porque Deus é fiel e verdadeiro, pois Ele é a verdade (Jo 8.32; Jo 14.6). 

3.3. O nome do Messias. “E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo” (Ap 19.12).

O olhar de Jesus como chamas de fogo, Ele vê todas as coisas, o homem só vê o exterior, mas Ele conhece o nosso interior, nossos pensamentos e atitudes. Não há nada encoberto para aquele que sonda mentes e corações, que “trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, e também manifestará os desígnios dos corações” (1ª Co 4.5).

Na Sua crucificação Ele recebeu uma coroa de espinhos dos homens, mas no céu João vê Jesus com diademas, em outras palavras, o sinônimo de diadema é coroa.

A palavra coroa no hebraico é “nezer” que significa “alguma coisa separada”; “uma grinalda”; “consagração”; “coroa”; “separação”. A palavra Diadema no grego é “diadema” é algo que é atado à cabeça. Está diadema ou coroa é algo que está sobre a cabeça, e que simbolizava a realeza ou autoridade de alguém superior aos outros. O significado de diadema na bíblia é visto por dois pontos de visto, primeira a representativa da autoridade do céu e a outra a autoridade na terra.

Na terra foram dados muitos nomes e títulos para Jesus, porém quando Ele se manifestar em gloria para reinar, como Rei dos reis e Senhor dos senhores, terá um nome que ninguém sabia. Pela expressão ninguém sabia, senão ele mesmo, parece que existem partes do caráter do eterno e ilimitado Deus (1ª Tm 6.15,16) que apenas Ele próprio conhece, embora Cristo possa revelar esses assuntos em Sua segunda vinda. Na antiga sociedade, um nome era mais do que um título; ele revelava o caráter de uma pessoa. Portanto, quando Cristo vier em glória as nações conhecerão o verdadeiro caráter de Cristo. 

3.4. As Suas Vestes salpicadas de sangue. “E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus” (Ap 20.13).

Ele traja um vestido salpicado de sangue se refere a duas coisas: a morte redentora de Cristo na Cruz (Ap 7.9), e também de seu pisar no lagar do vinho do furor e da ira do Deus (Ap 19.15; 14.19,20), o sangue dos inimigos no dia da vingança do nosso Deus. Este trecho é uma citação de Isaías 63.1-6, veja também Is 34.8.

“...o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus...”. Essa expressão Somente o apostolo João é que aplica este título a Cristo, o verbo, a palavra (Jo 1.1; 1ª Jo 1.1; 5.7). 

4. Jesus vem com a Igreja. E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. (V. 14).

O Senhor Jesus descerá do céu (cf. 17.14), ao som da trombeta do arcanjo. Todo o olho o verá (Ap 1.7). Os salvos de todas as épocas que já estão no céu (cf. 17.14), descem com Cristo até as nuvens e todos como vencedores, montados em cavalos brancos e com vestiduras brancas (Ap 19.8). Estes exércitos são compostos de anjos, e os santos que constituem a “esposa do Cordeiro” e dos amigos do esposo (Jo 3.29). Em meio as trevas, o céu se encherão de Gloria, o mundo e as nações se lamentarão, ao ver o Senhor vindo com grande poder e Glória.

Judas também descreve este momento sublime dizendo: “Eis que é vindo o Senhor com milhares se seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as duras palavras que os ímpios pecadores disseram contra Ele” (Jd v. 14-15). 

5. Jesus vem para fazer Juízo. “E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.” (V. 15).

Espada é o símbolo máximo da força armada e vitória no mundo antigo. O texto nos ensina que a boca do Filho do Homem exerce grande poder, como o de uma espada de dois gumes. É capaz de ferir e matar os inimigos.

A espada aqui representa a Palavra de Deus a Bíblia Sagrada. O escritor da Epístola aos Hebreus que provavelmente a escreveu antes que o Apocalipse fosse composto, coloca desta forma: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hb 4.12).

A única arma existente neste exército é a espada que saía da sua boca (Is 11.4). Não se refere, portanto a nenhuma arma carnal, mas a Sua Palavra viva e poderosa (Is 49.2; Hb. 4.12).

A Palavra é um instrumento de julgamento: “Quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último Dia. (Jo 12.48).

Jesus vem para pisar no lagar e julgar as nações (Mt 25.31-46). Isaías 63.3, é dito que: “Eu sozinho pisei no lagar …”; e os pisei na minha ira; e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou os meus vestidos e manchei toda a minha vestidura”. Essa cor vermelha aponta para a existência de sangue, até porque as uvas do lagar foram “pisadas na minha ira” disse o Senhor. O texto aponta para o que resulta, ou seja, a consequência da vinda de Jesus Cristo, pois Ele virá para pisar, aniquilar os ímpios, os injustos. Lembramos do texto do Apocalipse 14.19: “E o anjo meteu a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra lançou-as no grande lagar da ira de Deus.”

Ele vem para o julgamento e colocar os seus inimigos debaixo dos seus pés. No momento de tão grande aflição proporcionada pela ação do Anticristo, e juntamente com a Igreja que fora anteriormente arrebatada, Jesus Cristo intervirá no mundo para destruir o Anticristo e o falso profeta (Ap 19.14), fazer cessar a guerra sem proporção na história do mundo e estabelecer um Reino de Paz universal, o Milénio. 

6. A Manifestação do Rei reis. “E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.” (V. 16).

Era um costume antigo entre os militares adornarem seus nomes nas suas vestes. Jesus usa as simbologias da época. João vê o Rei dos reis, Ele também tem escrito este nome nas Suas vestes e na Sua coxa. O propósito desta narrativa é exaltar Aquele que é a Palavra de Deus e demonstrar a derrota total das forças do mal. 

7. Um convite para um grande banquete na terra. “E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde e ajuntai-vos à ceia do grande Deus para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam, e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.” (V. 17, 18).

O número de anjos que apareceram para João, conforme mencionado no livro de Apocalipse, foi muito grande, e cada um veio com uma nova missão, ou com uma nova mensagem. Agora ele vê o anjo que estava no sol, ele convoca todas as aves que voam no céu, para um grande banquete. Há um contraste aqui. Enquanto a noiva de Cristo vem de um grande banquete no céu (Ap 19.8), aqui na terra os vencidos servem de alimentos para as aves de rapina. Portanto, a guerra do Armagedom será a maior mortandade jamais conhecida na história (Ap 19.21; Jr 25-29-33), que o anjo convida todas as aves para devorar os corpos dos mortos. Todos os adoradores da Besta, agora serão consumidos. 

8. Jesus vem para socorrer Israel. O primeiro objetivo de Satanás é destruir Israel, para destruir todos os planos de Deus em referência a terra, pois desses planos dependem todos os concertos divinos para o governo do mundo e para a redenção da humanidade (Sl 83.4,13; Dn 2.35). Deus usará Israel para atrair as nações enquanto o Dragão usará as nações para destruí-las.

“Eis que porei Jerusalém como um copo de tremor para todos os povos em redor e também para Judá, quando do cerco contra Jerusalém.” (Zc 12.2).

Zacarias prevê o dia futuro em que Israel será liberto de seus inimigos, quando as nações gentias ímpias serão então destruídas. O profeta está sugerindo que o estabelecimento final do Reino de Deus deverá ser precedido de uma oposição concentrada, mas sem sucesso, contra o povo de Deus.

Jerusalém é representada como um copo de vinho, ou uma bebida forte, que causa tremor. O cerco na guerra significava rodear a cidade para impedir que seus habitantes fugissem e, ao mesmo tempo, recebessem suprimento de água e comida, forçando-os a render-se.

E acontecerá, naquele dia, que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que carregarem com ela certamente serão despedaçados, e ajuntar-se-ão contra ela todas as nações da terra. (Zacarias 12.2,3).

Jerusalém aqui é comparada a uma pedra de grande peso para todas as nações da terra. O objetivo do Anticristo é destruir os Judeus, mas aqueles que tentaram levantá-la ou removê-la, serão tributados em pedaço.

Zacarias, antevendo a angústia de Israel durante a Grande Tribulação, mostra de que forma o Senhor intervirá em favor de seu povo:

“Eis que vem o Dia do Senhor, em que os teus despojos se partirão no meio de ti. Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, as mulheres, forçadas; e a metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será expulso da cidade. E o Senhor sairá e pelejará contra as nações, como pelejou no dia da batalha. E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele, para o sul” (Zc 14.1-4).

Quando Israel estiver sitiado pelo exército da besta, aparecerá o Senhor para socorrer os israelitas. O mesmo monte, em que ocorreu a ascensão de Jesus e cujos anjos afirmaram que Ele voltaria do mesmo jeito que subira (At 1.11,12), Seu retorno também será semelhante. Assim como YAWEH livrou Israel do exército egípcios no Mar Vermelho (Êx 14.14; 15.3), abrindo caminho para eles escaparem, assim também o Senhor irá dividir em dois “o Monte das Oliveiras” (Zc 14.4) abrindo um caminho para e o remanescente de Israel escaparem. O povo de Deus haveria de fugir pelo vale entre os montes que se estenderia até Azal (v. 5), como fugiram do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá e aí, sim, o Senhor viria com todos os seus santos (1ª Ts 3.13). 

8. A derrota dos inimigos pelo Rei dos reis. E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército. E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.” (Vs. 19-21). 

João vê detalhadamente o fim de todos os impérios mundiais. A besta, juntamente com os dez reis sob seu domínio, que congrega o maior exército jamais visto em todo mundo, após a convocação astuta e bem preparada por Satanás, pelo trabalho dos três espíritos imundos (16.13-14) cuja a finalidade é destruir o remanescente de Israel. Porém, eles não previam uma intervenção divina. O Cavaleiro Branco e Seu exército visivelmente no céu. Uma batalha do bem contra o mal. Agora Cristo no céu e o Anticristo na terra. Jesus não necessita de armas bélicas, mas Ele mesmo derrotará os exércitos do Anticristo com a “Palavra que sai de Sua boca”. O Senhor os vencerá com o assopro de sua boca (2ª Ts 2.8; Is 11.4).

E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre. Isso mostra que todo o poder terreno chegou ao fim. A vitória de Cristo é completa. 

A derrota de Satanás. Apocalipse 20.1-3 “E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. 2- Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. 3- E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.” 

A vitória na batalha de Armagedom (19.11-21) não será completa apenas com a destruição dos exércitos das nações e ao lançar o Anticristo e o Falso Profeta vivos no lago de fogo e enxofre. É necessário também prender a Satanás, pois ele que estimulou a rebelião que atingiu tanto os céus como a terra.

A derrota final de Satanás está diretamente relacionada à ação da Mulher vestida de sol e se insere no contexto de um contínuo e gigantesco combate entre as forças do bem e do mal que se trava no domínio espiritual, envolvendo os anjos e os demônios e a humanidade inteira, desde períodos imemoriais (Ap 12, 7-9); é uma luta tremenda e incessante entre os espíritos fiéis ao Criador e os sequazes de Satanás, desencadeada pelo orgulho e soberba de Lúcifer em ser maior do que Deus. Expulsos do paraíso e precipitados no inferno, os demônios atuam sobre a humanidade, buscando prostrá-la sob o jugo do ódio, da violência, das guerras, do egoísmo, do prazer, da soberba e da apostasia.

No verso 2, João vê outro anjo descer do céu e tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. O abismo é a casa de prisão dos espíritos maus (Jd 6; Ap 9.1-2), e os encerrados ali estão expulsos da esfera humana. É o que vai acontecer com Satanás. Ele por mil anos vai ficar fora da esfera humana, não podendo ter nenhuma influência sobre a mesma. Não confundir abismo com lago de fogo.

Os mil anos de Satanás no abismo, não produzirão nenhuma mudança em seu caráter maligno, uma vez que seja liberto provara ser o mesmo antigo diabo. Mas enquanto estiver presa a terra se sentira aliviada, e o reino de Cristo trará paz e prosperidade a todos.

Pr. Elias Ribas Dr. em teologia

Assembleia de Deus

Blumenau - SC


sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

A BATALHA DO ARMAGEDOM


“Derramou o sexto a sua taça sobre o grande rio Eufrates, cujas águas secaram, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do lado do nascimento do sol. Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso. (Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha). Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom” (Ap 16.12-16). 

1. O significado da palavra Armagedom. A palavra Armagedom no hebraico é formada por duas palavras: [הר מגידו] har məgiddô; que significa “Monte Megido”; em grego Ἁρμαγεδών – Harmagedōn. O monte de Megido é um local situado aproximadamente a 30 km ao sul de Nazaré. A raiz da palavra “Megido” significa “derrubar”, “cortar”, “matar”. Outra interpretação da palavra Armagedom é: “abater o alto”, “matança”. De forma profética, Apocalipse revela que, em um “lugar que em os reis de toda a terra habitada serão ajuntados para a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso. (V. 14). O Armagedom será a batalha final de Deus contra todos os impérios mundiais iníquo, será o palco para as tropas do Anticristo reunidas contra a nação de Israel no final dos tempos e haverá um terrível derramamento de sangue. 

2. Quando acontecerá a batalha de armagedom? Quando faltarem poucos dias para a volta de Cristo em glória a esta terra, o Anticristo irá congregar todas as nações para a batalha do Armagedom, guerra essa que terá por finalidade destruir por completo o povo judeu (Ap 16.13-14). Dentro da maior angustia e desmaiando de terror, Israel será arrastado ao martírio no vale de Jezreel.

Quando essa guerra estiver para começar, no finalzinho da Grande Tribulação, estará terminando e o tempo do Anticristo na terra.

O derramamento da sexta taça da cólera tem uma profunda consequência geopolítica e profética, pois no Apocalipse 16.12 diz: “Derramou o sexto a sua taça sobre o grande rio Eufrates, cujas águas secaram, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do lado do nascimento do sol” (Ap 16.12). Esse grande rio situa-se na fronteira norte de Israel. O Eufrates é o maior e mais importante rio da Ásia ocidental. Ele nasce nas montanhas da Armênia e desemboca no Golfo Pérsico. Ele forma a fronteira natural e protetora entre Israel e os povos a leste.

O significado do Eufrates como fronteira natural e espiritual desaparecerá, portanto em breve, quando a sexta taça da cólera de Deus for derramada sobre o mundo. O grande rio irá secar ficando sem esta barreira, e então Israel estará no maior perigo.

Todos os reis da terra serão ajuntados contra Israel: “E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.” (Ap 16.16). “Multidões, multidões no vale da decisão” (Jl 3.14).

Por causa dessa história, o vale do Armagedom se tornou um símbolo do conflito final entre Deus e as forças do mal. 

3. Como estará Israel neste dia? “Os exércitos do Anticristo se reunirão para destruir Israel, no vale do Armagedom: “E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom” (Ap 16.16). O objetivo é exterminar Israel. A batalha durará só um dia. Será uma batalha em que Israel não terá condições de vencer pelas armas humanas. Um terço dos judeus morrerá (Zc 13.8), mulheres serão violentadas (Zc 14.2) e a situação de Israel será muito crítica (Ap 14.20). Jesus então descerá para socorrer Israel (Ler Zc 14.3-5); Ele destruirá as nações “que vierem contra Jerusalém” (Zc 12.8,9). Só então Israel reconhecerá que Jesus é o Messias (Ez 37). [Elinaldo Renovato. O final de todas as coisas. Lições Bíblicas 1º Trimestre de 2016. CPAD].

Israel estará cercado pelos grandes exércitos mundiais no comando Anticristo, para se cumprir o que está escrito no livro de Zacarias: “Está chegando o dia em que o SENHOR Deus julgará as nações. Então a cidade de Jerusalém será conquistada, e os inimigos repartirão entre si tudo o que encontrarem nela. O SENHOR ajuntará todas as nações para atacarem Jerusalém. A cidade será conquistada, tudo o que estiver nas casas será levado embora, as mulheres serão violentadas, e metade dos moradores será levada para o cativeiro. Os outros poderão ficar em Jerusalém” (Zc 14.1-2).

O profeta Zacarias descreve os eventos relacionados à segunda vinda de Jesus, e o final da batalha de Armagedom (Ap 16.16). No entanto, antes da batalha do Megido, Jerusalém seria cercada e os despojos tomados pelos seus inimigos. (Zc 14.2). O restante do povo que sobreviver ao ataque com certeza será a terceira parte que passará pelo fogo espiritual (Zc 13.8,9). 

4. O lagar foi pisado fora da cidade. “E o lagar foi pisado fora da cidade, e correu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, numa extensão de mil e seiscentos estádios” (Ap 14.20). Jerusalém é a cidade em referência. Fora da cidade significa a Palestina em seu todo. “Seiscentos estádios” correspondem aproximadamente a trezentos quilômetros. Isso, por sua vez, mostra que a luta final dos povos em Armagedom atingirá mais que todo o território atual de Israel.

Em Lucas 21.20 e 24 o Senhor diz: “Quando, porém, virdes Jerusalém sitiada de exércitos, sabei que está próxima a sua devastação. Cairão ao fio da espada e serão levados cativos para todas as nações; e, até que os tempos dos gentios se completem, Jerusalém será pisada por eles”. Isso se cumpriu em 70 d.C. Mas Mateus 24 menciona algo que não aparece no Evangelho de Lucas, pois se cumprirá apenas nos tempos do fim: “o abominável da desolação” (v. 15).

No Evangelho de Lucas, que trata primeiro da destruição do templo em 70 d.C., está escrito: “... haverá grande aflição na terra” (Lc 21.23) (não está escrito: “grande tribulação”). Mas em Mateus 24, que em primeira linha fala dos tempos do fim, lemos sobre uma “Grande Tribulação” “como desde o princípio do mundo até agora não tem havido e nem haverá jamais” (v. 21). A expressão “Grande Tribulação” diferencia nitidamente a angústia de 70 d.C. da “Grande Tribulação” no final dos tempos. 

5. O lagar está cheio. Os exércitos de milhões de soldados que virão do mundo todo para então se ajuntar, e atacar Jerusalém: “Levantem-se as nações e sigam para o vale de Josafá” (Jl 3.12). O profeta Joel, em sua visão profética desse mesmo acontecimento diz: “O lagar está cheio” (Jl 3.13). Formar-se-á um grande rio de sangue, cuja torrente atingirá 1.600 estágios que equivale 296 km de comprimento por 1,20 metros (altura de um freio de cavalo). E toda aquela área João vê como um mar de sangue coagulado.

O que encontramos agora individualmente em pessoas em poder e maldade, aparecerá aglomerado em Armagedom: todos os poderes humanos e demoníacos estarão ali reunidos, ou seja, o Dragão, a besta, os reis da terra, os espíritos imundos. Eles marcharão para Armagedom com os mais terríveis armamentos e os inventos mais desenvolvidos do espírito humano. Neste lugar todas as nações estarão reunidas para a batalha final.

É nesta hora que Deus então acabará definitivamente Seu tempo de silêncio. Cumprir-se-á então a palavra de Isaías: “Por muito tempo me calei, estive em silêncio e me contive; mas agora darei gritos como a parturiente, e ao mesmo tempo ofegarei, e estarei esbaforido. Os montes e outeiros devastarei e toda a sua erva farei secar; tornarei os rios em terra firme e secarei os lagos” (Is 42.14-15).

Quando vemos o desenvolvimento em nossos dias, ficamos apavorados com relação à ameaça a Israel e Jerusalém. Mas a situação vai ficar ainda muito pior. Israel será cercado de exércitos. As nações cercarão Israel, mas quando aflição for maior e a tribulação de Israel tiver atingido seu clímax, o Senhor sairá, como pelejou no dia da batalha, conforme o que está escrito em Zacarias 14.4-5.

Nessa hora de angústia e desespero para o povo judeu, onde estarão em plena luta, serão surpreendidos pela presença majestosa do Senhor que virá dos céus para livrá-los. Jesus descerá dos céus com santos e Seus anjos descerão sobre o Monte das Oliveiras o qual irá se fender até o vale de Josafá onde ficará com maior extensão para a o julgamento das nações.

“Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul. Fugireis pelo vale dos meus montes, porque o vale dos montes chegará até Azal; sim, fugireis como fugiu do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o senhor, meu Deus, e todos os santos, com ele” (Zc 14.4-5).

Jerusalém é designada por “cidade santa” (Ap 11.2); para ela o Senhor tem um ajuste de contas especial (Is 28.17-21; Os 12.2; Mq 6.2); o Senhor reunirá Israel em Jerusalém e a purificará de todos os seus pecados, “como se funde a prata no meio do forno” (Is 1.21-28; Ez 22.19-22).

Quando a batalha do Armagedom, que é uma realização visível do salmo 2.1-3, estiver sendo realizada com todo o furor, acabou o tempo do silêncio de Deus.

Deus vê todas as nações da Sua perspectiva divina, e confronta-as com Seu poder divino. Ele vê os exércitos do mundo inteiro, e ri deles.

O orgulho humano terá atingido seu clímax, e então terá chegado o momento de Deus para desmascarar a Satanás e seus espíritos da mentira, descera do céus para julgar as nações e estabelecer Seu reino milenar: “O SENHOR será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o SENHOR, e um só será o seu nome” (Zc 14.9). Então se calará o riso do homem e começará o tempo de Deus rir.

A cegueira de Israel durará até o momento em que se alcançar a plenitude dentre os gentios, até o momento em que o último dentre as nações tiver os olhos abertos. 

6. A Pedra Angular. A batalha do Armagedom se dará no fim dos tempos, quando judeus estarão sendo sitiados pelos poderes gentílicos sob o reino do Anticristo (Ap 13.1-18). Esta última grande batalha dos “tempos dos gentios” e do presente século, tem seu cumprimento na profecia da “pedra cortada sem auxílio de mãos” (Dn 2.35-45), que esmiuçará a grande estátua e que inaugurará “o dia do Senhor”, quando Deus de modo visível manifestará seu glorioso poder na destruição de Seus inimigos.

A pedra que Deus transformou em pedra angular, mas que foi rejeitada pelos homens, como está escrito no Salmo 118.22, esmiuçará então a obstinada imagem das nações, que já Nabucodosor viu em sonho em Daniel 2.

Jesus vai aparecer no final da Grande Tribulação em meios aos acontecimentos dos tempos finais, quando os poderes do engano estiverem reunidos em Armagedom.

O Senhor Jesus Cristo estabelecerá Seu reino em Israel e de lá exercerá Seu abençoado domínio de paz sobre o mundo. O motivo porque até ao dia de hoje Israel é incapaz de ver isso, é somente por causa das nações, pois romanos 11.25-27 diz: “Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não sejais presumidos em vós mesmos): que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios. E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades. Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados”.

Esse capítulo de Romanos Paulo trata exclusivamente do futuro de Israel, e conforme o versículo acima transcrito, deixa claro que o remanescente desse povo será salvo, e isso após terminar o tempo dos “gentios”.

A palavra “plenitude” significa até a grande multidão de gentios seja convertida. Ele não diz, no entanto, que os judeus não possam ser convertidos até que todos os gentios se tornem cristãos; pois ele supõe expressamente que a conversão dos judeus se dará plenamente na batalha do Armagedom, quando o verdadeiro Messias aparecer em glória para salvá-los.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

AS BODAS DO CORDEIRO - APOCALIPSE 19

 


Depois do Arrebatamento da Igreja será estabelecido o Tribunal de Cristo, onde as obras dos crentes serão provadas pelo fogo (2ª Co 5.10; 1ª Co 3.12-15). Após teremos as Bodas do Cordeiro, já no céu, entre Cristo e Sua Igreja. A Noiva do Cordeiro (a Igreja) é composta dos cristãos verdadeiros e dos crentes de todas as épocas.

As bodas do Cordeiro é um evento mais importante para a Igreja de Cristo, será uma festa que se realizará no céu. É a união do Noivo Jesus com Sua noiva Igreja glorificada. Essa festa só acontecerá no final da Grande Tribulação, antes da vinda de Jesus em glória. 

I.        A IGREJA GLORIFICADA NO CÉU 

1. Como acontece esse casamento. Para entendermos a festa sobre as Bodas do Cordeiro, é necessário conhecer a tradição judaica da época sobre o casamento. No Antigo Testamento o casamento bíblico o era dividido em três partes:

1ª A primeira parte os pais da noiva e os pais do noivo assinavam um contrato e os pais do noivo, dava um dote em dinheiro aos pais da noiva.

2ª A segunda parte do casamento só acontecia depois de completar um ano. O noivo convidava seus amigos e com tochas nas mãos se dirigiam até a casa da noiva. E a noiva sabendo que seu noivo se aproximava, também chamava suas amigas e se dirigiam ao encontro do noivo. Esse costume hebreu é a base da parábola das dez virgens contada por Jesus (Mt 25.1-13).

3ª A terceira parte, era realizado o casamento e a festa era chamada “a festa das bodas” e segundo o costume essa festa podia durar até sete dias, assim como o casamento em Cana (Jo 2.1-2).

A visão que João teve das Bodas do Cordeiro retratava o casamento de Jesus com sua Igreja no céu. Também podemos dividir em três fases.

1ª Parte do casamento da Igreja com Jesus se deu quando confessamos aceitamos a Ele (Jesus) como único e suficiente Salvador da nossa vida e isso acontece com grande alegria. Nesse casamento o Pai do Noivo também pagou o dote oferecendo o Seu Filho para derramar o Seu sangue na Cruz do Calvário em favor da noiva Igreja.

2ª A segunda parte do casamento só acontecerá quando o Noivo vier arrebatar Sua noiva-igreja para levar para a casa do Pai (Jo 7.1-3).

3. A última parte acontecerá no céu é a União do Noivo (Cristo) com Sua noiva (Igreja). Após a festa a Igreja-noiva viverá eternamente com seu Noivo (Jesus). Somente os salvos pela fé em Cristo vão ter a honra e o privilégio de se assentarem à mesa do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

No Novo Testamento há uma relação simbólica entre a Igreja e Jesus. A Igreja é representada como Noiva e Cristo Jesus como Noivo (Jo 3.29; 2ª Co 11.2; Ef 5.25-33; Ap 21.1). 

2. O louvor no céu. “Depois destas coisas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus” (v. 1). 

Três vezes No livro de Apocalipse encontramos a grande multidão, sempre no céu e sempre adorando ao Senhor (7.9-10; 19.1; 19.6).

Depois destas coisas, ou seja, depois das catástrofes e do julgamento da prostituta, João vê os salvos no céu com voz de grande júbilo, dizendo Aleluia! Se Apocalipse 18 é o capítulo dos “ais”, Apocalipse 19 é o capítulo dos “aleluias”.

A palavra aleluia vem de duas palavras hebraicas: hala, que significa “louvor”, e Yah, é uma abreviação do Tetragrama Sagrado do nome Yavé que é o nome próprio do único Deus verdadeiro, portanto a palavra aleluia significa “louve a Yavé”. Isto mostra que o Deus do Antigo é o mesmo Deus do Novo Testamento: O Deus que foi adorado no passado é o Deus adorado no Novo Testamento. Aqui, os salvos no céu louvam ao Senhor, porque Deus julgou o mundo e vingou aqueles que o mundo fez sofrer, e porque Jesus Cristo está voltando a terra para reinar, por isso a Igreja canta aleluia no céu. 

3. Verdadeiros e justo são os Seus juízos. “Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.” (V. 2). 

Depois de anunciar a queda da Babilônia política e religiosa nos capítulos 17 e 18, é chegada à hora de exultar, pois a prostituta saiu de sena e deu lugar à virgem noiva do Cordeiro.

Portanto, trata-se da celebração da justiça de Deus. Pois julgou a grande meretriz que corrompia a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos:

No julgamento, Deus se mostrou justo e respondeu à petição das almas debaixo do altar, no quinto selo, que esperavam a vingança contra seus perseguidores (6.9-11).

Por ocasião da Segunda Vinda, os verdadeiros e justos juízos de Deus serão vistos claramente por todo o Universo.

O júbilo no céu menciona o completo cumprimento da oração dos mártires. “Pois julgou a grande meretriz…”, e das mãos dela vingou o sangue dos Seus servos”.

4. Os anciãos representam a igreja. “E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.4- E os vinte e quatro anciãos e os quatro animais prostraram-se e adoraram a Deus, assentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia! 5- E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, tanto pequenos como grandes. 6- E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o Senhor, Deus Todo-Poderoso, reina”. (Vs. 3-6). 

Semelhante a multidão que louva ao Senhor nos capítulos 4 e 5, mas aqui a adoração é semelhante, os 24 anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que se acha sentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia! Em seguida saiu uma voz do trono, exclamando: Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus servos, os que o temeis, os pequenos e os grandes” (v. 4-5). E o louvor começa como voz como de uma grande multidão, como voz de muitas águas e forte como de grandes trovões que dizia: “Aleluia! Porém, lá no céu, a noiva irá pronunciar com júbilo em frente de Seu Noivo. Amem!

A Igreja hoje não estranha está expressão de louvor, pois os seus lábios não se cansam de dizer Aleluias! Porém, lá no céu, a noiva irá pronunciar com júbilo em frente de Seu noivo. Amem!  

II. O MOMENTO MAIS SUBLIME NOS CÉUS 

“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.” (Vs. 7-8). 

1. O momento de jubilo. O motivo dessa alegria é: “...porque que são chegadas as bodas do Cordeiro...”, a festa de casamento.

A figura do casamento para representar a relação de Deus com o seu povo é usada no Velho Testamento para falar sobre o povo judeu. Deus tomou Israel (ou Judá) como sua esposa, mas ela foi infiel, cometendo adultério espiritual (Ezequiel 16; Oséias 2 e 3). No Novo Testamento, Cristo se entregou por sua noiva, e quer que ela seja “gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Efésios 5:25-27). 

2. A hora do encontro. E após a morte até o corruptível será revestido de incorruptibilidade (1ª Co15.52-54). Os teólogos concordam que a Igreja noiva já arrebatada está no céu num corpo incorruptível, antes da vinda de Cristo em glória (Ap 19.11-21).

Essa festa se dará no céu: “Depois destas coisas, ouvi no céu...”.  A noiva já no céu, está vestida com “a justiça dos santos”, que são seus atos de retidão (v. 8). Para os atos de retidão dos santos estarem completos, eles precisam estar no céu e libertos de toda a impureza.

A Igreja, a Noiva, será apresentada para o seu Noivo: “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” (2ª Co 11.2).

Noiva é representada pelos vinte quatro anciãos. A Igreja noiva, são aqueles que aceitaram e creram na Palavra de Deus, e ficaram firme na fé aguardando a volta de Jesus (o Noivo), através disso, como membro individual, ela é acrescentada a Igreja de Jesus, que é a Igreja – Noiva de Jesus (1ª Co 12.13). 

3. Os ornamentos da Noiva. Há um contraste entre a noiva e a meretriz, a falsa noiva, no capítulo 17. Ela estava vestida de linho finíssimo, mas sua posição como rainha durou pouco tempo. A noiva do Cordeiro “Cuja esposa a si mesma já se ataviou...”, isto é, a noiva se preparou, se vestiu para o casamento, como uma noiva se prepara para o Seu Noivo. Não pelas suas justiças, mas pelas justiças de Cristo. Este “se ataviou” é a obra ativa da Igreja em se santificar, em viver a prática das boas que são frutos da verdadeira fé, obras de gratidão e que somente promovem a glória de Deus e bem do próximo. É o que nos ensina o mestre Jesus: “Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (Jo 15.8). Quando o crente produz fruto o nome do Pai e do Filho é glorifica no céu e na terra.

Linho fino é a roupa adequada para um servo na presença de um rei (Gn 41.2). Deus vestiu Sua esposa em linho fino (Ez 16.10,13). Em outros trechos do Apocalipse, linho finíssimo mostra a pureza dos servos de Deus. É vestido pelos anjos que saem do santuário com os sete flagelos (15.6; cf. Ez 10.2-7).

A Igreja está bem vestida e gloriosa, não por sua própria justiça, mas porque Deus deu a ela as vestes, os atos de justiça. Se a glória final da Igreja fosse uma parceria entre Deus e o homem, então, João não teria ouvido: “demos-lhe a glória de uma vez por todas. Não é a Igreja que merece ser glorificada, nem Pedro, João ou Maria, eles fazem parte da noiva, mas somente o Deus da Igreja deve ser glorificado na terra e no céu. Porque a Esposa se atavia com vestimentas que foram dadas a ela.

O Senhor Deus nos convida a cear aqui na Terra na expectativa da Ceia do Casamento do Cordeiro que acontecerá no Céu. “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.” (Ap 3.20).

A Ceia do Senhor (o partir do pão e tomar do cálice, que é uma ordenança do Senhor até que Ele venha (1ª Co 11.23-26)), que hoje participamos neste culto, é o começo da grande ceia da do casamento do Cordeiro.

Um dos atos desta maravilhosa festa é a celebração da ceia do Senhor, dando cumprimento às palavras de Cristo. “E, chegada à hora, pôs-se à mesa, e, com Ele, os doze apóstolos. E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta Páscoa, antes que padeça, porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no Reino de Deus. Porque vos digo que já não beberei do fruto da vida, até que venha o Reino de Deus” (Lc 22.14, 15, 16, 18).

II.     OS CONVIDADOS PARA FESTA 

Quem são esses convidados das bodas? “E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. (V. 9).

O casamento é de Cristo e a Igreja, mas os convidados são muitos. De acordo com Dn 12.1-3 e Is 26.19-21, o Israel salvo da Grande Tribulação são os convidados especiais. Devemos ter cuidado na interpretação desse evento para não confundirmos nem misturarmos os fatos que envolvem as bodas no céu e as bodas na terra. A cena das bodas no céu difere das bodas na Terra. No céu, as bodas são da Igreja e o Cordeiro (Ap 19.7-9). Na Terra, as bodas envolvem Israel e o Cordeiro (Mt 22.1-14; Lc 14.16-24; Mt 25.1-13). A cena das bodas no céu difere das bodas na Terra, Israel estará esperando que o esposo venha convidá-los a conhecer a esposa (a Igreja), que estará reinando com Ele no período milenar. 

No capítulo 22 de Mateus, o Senhor Jesus Cristo comparou o Reino de Deus a uma festa de casamento, onde o Rei enviou seus servos para convidar para a festa das bodas, porém, eles não quiseram vir.

Antes das bodas o Rei veio fazer um convite, mas os judeus o rejeitaram o convite, porém Jesus disse aos seus servos: sai pelas ruas e becos da cidade e convida os pobres, aleijados, cegos.

Esta parábola é uma alegoria da história de Israel. O rei representa Deus; o filho, Jesus; os servos, os discípulos de Jesus; e a bodas simbolizava a grande festa messiânica da qual os judeus aguardavam participar com o Messias no início de Seu reinado.

Os pobres aleijados e cegos representam os gentios qual era seu estado. Aqueles que aceitaram este maravilhoso convide, foram inseridos no corpo de Cristo e fazem parte da Igreja noiva.

Antes das bodas Jesus veio para convidar aqueles que desejam fazer parte desta festa. Depois de Sua morte e ressurreição, o Noivo voltou à casa de Seu Pai para preparar um lugar para Sua noiva (Jo 14.2, 3). Jesus veio para firmar um contrato de casamento com Sua noiva, mas em breve Ele virá para busca-la e aqueles que permaneceram fieis até o fim, subiram em Sua vida. O Cordeiro o Noivo, e a Igreja noiva serão o centro das atenções no céu.

Para realizar um casamento são necessários um noivo, uma noiva e os convidados. Os convidados não devem ser confundidos, portanto com a Igreja arrebatada e que se encontra com linho finíssimo.

Mas quem são os convidados? No meu entender os convidados são os cento e quarenta e quatro mil selados, da nação de Israel que serão tomados da terra, durante a Grande Tribulação. (Ap 14.1-5). Eles não farão parte da Igreja.

“Um grande número dos santos nos céus serão chamados à ceia para testemunhar as bodas do Cordeiro com a Sua Noiva (Ap. 19.6-9). Os que compõem a Noiva de Cristo são os Cristãos que perseveraram durante seu tempo na terra: (Ap 3.4). Essa ceia será no céu logo antes da segunda fase da vinda de Cristo. Portanto, precisam estar lá.

Enquanto o Senhor está na ceia das bodas com sua Igreja (Mt 26.29), em festa de glória e gozo eterno, nestas hora estará Satanás, através do Anticristo, se reunindo no grande vale do Armagedom, para fazerem guerra contra os filhos de Israel.

Quando Cristo vier para estabelecer o milênio na terra, virá com os exércitos no céu que são vestidos de linho fino, branco e puro (Ap. 19.14). Estes virão com Ele por que estão com Ele, e estão com Ele, pois foram arrebatados da terra antes deste tempo”. (T. Ross, pgs. 70-72).

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

sábado, 17 de dezembro de 2022

A QUEDA DA BABILÔNIA - APOCALIPSE 18

 


“E, depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, e abrigo de todo espírito imundo, e refúgio de toda ave imunda e aborrecível!” (Vs. 1 e 2). 

No capítulo 11, quando o anjo tocou a sétima trombeta ouviu-se no céu um cântico de vitória declarando que: “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.” (Ap 11.15). Antes da descrição da grande meretriz vem a declaração da queda dela (14.8). No capítulo 17 já vimos que o aspecto religioso do império anticristão, a “mãe das meretrizes”, que será destruída pelos dez reis da terra e pelo Anticristo (Ap 17.16). Aqui no capítulo 18, a grande cidade, Babilônica, ou seja, o império anticristão, em sua grandeza política e econômica, é julgado por Deus pela maldade que causou aos santos e apóstolo do Senhor. “Por isto em um só dia sobrevirão os seus flagelos, morte pranto e fome, e será consumida no fogo, porque poderoso é o Senhor Deus que a julgou” (Ap 18.9). 

1. João vê outro anjo. “E, depois destas coisas, vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.” (V. 1). 

Após João contemplar as características da Babilônia espiritual no capítulo 17, agora ele vê outro anjo, que sai do trono de Deus, enquanto que a besta surge do abismo (v. 8). O anjo desce do céu e tem grande autoridade para confirmar a sentença contra a Babilônia. Quando o anjo desce, João vê que o seu brilho iluminou a terra com a Sua glória: Deus é a verdadeira luz, e a sua glória ilumina (21.23; 1ª Jo 1.5). Pelo evangelho revelado, a glória de Deus traz iluminação (2ª Co 4.4-6; Ef 1.17-18). Aqui, então, aguardamos uma declaração de Deus que trará boas notícias aos servos fiéis. 

2. A queda da Grande cidade. “Então, exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável” (v. 2). 

O anjo exclama com grande voz a queda da grande Babilônia. O primeiro “caiu” refere-se ao mistério da prostituição do capítulo 17, ao falso culto pagão e o segundo “caiu”, à “grande Babilônia”, onde este sistema é executado na prática.

A igreja, a Noiva do Cordeiro (Ap 19.6,7), imaculada (2ª Co 11.2), igreja de Cristo (Ef 5.32), é a habitação de Deus (Ap 21.3), enquanto a Babilônia, a grande Meretriz torna-se habitação de demônios e aves imundas, símbolo dos demônios (Mt 13:31-32).

Nos capítulos 17 e 18 do Apocalipse, Babilônia aparece em duplo sentido em cada secção: a primeira é vista do sentido político e religioso; enquanto que a segunda é contemplada do ponto de vista literal e comercial. No capítulo 17, Babilônia era a grande meretriz, a religião apóstata. Agora, no capítulo 18 é descrito a queda da Babilônia, a cidade da luxúria, a morada dos demônios.

Do modo como foi destruída a Antiga Babilônia (a cabeça de ouro da estátua (Dn 2)), por causa das suas abominações, assim também é anunciada a queda da Babilônia mística, o grande poder político mundial anticristão ligado à religião mundial unificada, a falsa igreja, liderado pela primeira besta. (Ap 13.11.10).

A Babilônia é o sistema do mundo que se opõe contra Deus em todas as épocas. É um símbolo da rebelião humana contra Deus. 

3. O vinho da ira. “Pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Também os mercadores da terra se enriqueceram à custa da sua luxúria” (v. 3). 

O profeta Daniel nos informa que na noite da invasão Medo-Persa sobre a cidade de Babilônia, “o rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil.” (Dn 5.1). Na babilônia comercial e política, descrita neste capítulo, as mesmas coisas do passado serão praticadas, no que diz respeito a vida dissoluta: prostituição, comércio desonesto feitiçaria e idolatria.

A Grande Babilônia que significa grande confusão ou pandemônio, é uma figura de iniquidade religiosa, ou seja, uma comunhão de credos, doutrina de homens, filosofias, dentro da própria cristandade, liderada, ecumenicamente pelo falso profeta (Ap 17.9 comp. 1ª Pe 5.13).

Todo os teólogos concordam que está cidade é Roma. Suas falsas doutrinas constituem o vinho da sua prostituição com o qual embriaga as nações da terra. As falsas doutrinas são comparadas ao vinho porque entorpecem a mente e, assim, afetam a capacidade de discernir e de raciocinar de uma pessoa. Tal como o vinho, as falsas doutrinas retiram da pessoa sua capacidade de discernir o erro. Mas o vinho da Babilônia é chamado de “vinho da ira”. O vocábulo grego “thumos” significa ira, ódio, raiva. É uma raiva criada pelas falsas doutrinas. Assim, quando os reis da terra bebem deste vinho, são instigados pela cólera a irem contra os que não concordam com as heresias. Por isso a Babilônia é vista como uma mulher que deu de beber e embriagou a todas as nações com o vinho de sua fornicação, o equivale dizer: arrastou á idolatria (Jr 51.7).

Este sistema religioso e econômico da Babilônia contaminou toda a terra. Esta meretriz embriagou as nações, levando as pessoas a adorarem o dinheiro e se prostrarem diante de outros deuses. Os homens tornaram-se mais amantes dos prazeres do que de Deus (2ª Tm 3.4). Exemplo: o amor ao dinheiro é o maior senhor de escravos do mundo, isto é, ao deus mamom, que é uma “idolatria que mata” (Sl 115.4-8). O pecado da idolatria está associada a curvar-se diante de imagens, assim como amar o dinheiro (1ª Tm 6.10). 

4. Retirai-vos dela. “Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos” (v. 4). 

Antes que as poderosas palavras de juízo se cumpram sobre esta Babilônia, outra voz brada do céu – a voz de Deus: “Retirai-vos dela, povo meu...”. Assim como Ló foi chamado para fora de Sodoma, antes que ela fosse destruída por fogo e enxofre (Gn 19.14-29), da mesma forma o povo de Deus que está em Babilônia é dirigido por uma voz que vem do Céu dizendo-lhe para sair dela, antes que ela caia.

O profeta Isaías 52.11, quando descreve sobre o fim do cativeiro dos judeus, onde Deus promete trazer o Seu povo remido de volta para Sião, mas exige que venha sem a impureza e a idolatria praticada por seus opressores.

Paulo emprega a mesma linguagem em um apelo à santidade (2ª Coríntios 6.14 - 7:1). Para ser o povo de Deus e manter e gozar a comunhão com o Senhor, é necessário ser santificado. Esta santidade é oposta à imundícia e à luxuria da meretriz.

Quando a velha Babilônia do rio Eufrates estava perto de ser destruída pelos juízos de Deus, o Senhor enviou a Seu povo (Israel), que nela ainda estava, um solene aviso através do profeta Jeremias dizendo: “Fugi do meio da Babilônia...” (Jr 51.6).

O Senhor Deus dá uma oportunidade para aquelas pessoas bem-intencionadas e demonstram sua sinceridade obedecendo à ordem de Deus de sair de Babilônia (a falsa igreja) antes de sua destruição, pois aqueles que se recusarem a separar-se de Babilônia e de seus pecados serão destruídos com ela.

Sair da Babilônia significa abandonar suas práticas pecaminosas, não ser enganado por suas tentações e seduções para que não se torne cumplice de seus pecados.

Deus tem, e sempre teve, um povo em Babilônia. Quantas criaturas sinceras e boas, cujos sentimentos estão voltados para Deus, estão aprisionadas pelas amaras das tradições e enganos que lhes oferece a “Babilônia” dos nossos dias? Portanto, cabe a nós hoje, trazer um conselho de advertência para aqueles crentes sinceros que estão em babilônia: “Fugi do meio da Babilônia”. 

5. O castigo que a Babilônia receberá. “Dai-lhe em retribuição como ela retribuiu, pagai-lhe em dobro segundo suas obras, e no cálice em que ela misturou bebida, misturai dobrado para ela” (v. 6).

A cidade usada para corromper as nações e levar ao mundo todo o tipo de falsa religiosidade receberá o castigo de Deus.

Esses reis são os políticos que se comprometeram com as obras do maligno, a idolatria pagã, o materialismo, a luxuria, receberão um castigo dobrado com ela.

Terrível é o dano produzido pela falsa igreja simbolizado por Babilônia ou Roma. Incalculável, mais terrível, ainda, é o castigo eterno, com tormento e pranto, reservados para os que servem este sistema religioso. 

6. Assentada como rainha. “Quanto a si mesma se glorificou e viveu em luxúria, dai-lhe em igual medida tormento, pranto, por diz consigo mesma: Estou sentada como rainha. Viúva não sou. Pranto, nunca hei de ver! Por isso, em só dia, sobrevirão os seus flagelos: morte, pranto e fome; e será consumida no fogo, porque poderoso é o Senhor Deus, que a julgou” (Ap 18.6-8). 

No capítulo 17.3, ela está assentada sobre a besta, enquanto que aqui ela está sentada como rainha. Agora ela está sendo julgada pela sentença divina: “pagai-lhe em dobro”.

Ela se orgulha de não ser viúva e jamais será abandonada, mas de ser rainha soberana por estar exercendo domínio sobre sete montes (Ap 18.7), no entanto, o domínio da grande cidade foi proporcionado pelo dragão que deu o seu poder à besta (Ap 13.4). Seu desejo sempre foi reinar sobre todos povos. Orgulhosa, ela pensa que está assentada não somente em um lugar elevado, mas também seguro. Tem grande capacidade de comando sobre muita gente.

Essa rainha sempre ostentou sua riqueza, seus banquetes, suas festas, seu orgulho, seu culto de si mesmo que é abominável para Deus, não deu a glória devida ao Criador, agora está sendo destruída.

O Senhor não podia ignorar a maldade de Roma. Ela se exaltou em rebeldia contra Deus e contra a sua vontade. O castigo se tornou inevitável. Arrogância da Babilônia a deixa totalmente despreparada e vulnerável quando vem o juízo de Deus. 

“Por isso, em só dia, sobrevirão os seus flagelos...”. A palavra traduzida “flagelos” é a mesma que descreve, em outros livros do Novo Testamento, os açoites de castigo (At 16.23,33; 2ª Co 6.5; 11.23). Aqui e outras vezes no Apocalipse, identifica os “açoites” de castigo que vêm de Deus.

Roma sempre se achou poderosa, mas se enganou. Agora ela recebe o castigo que lhe é devida. Em só dia será consumida no fogo, porque poderoso é o Senhor Deus, que a julgou”. 

7. O lamento dos poderosos. “Ora, chorarão e se lamentarão sobre ela os reis da terra, que com ela se prostituíram e viveram em luxúria, quando virem a fumaceira do seu incêndio, e, conservando-se de longe, pelo medo do seu tormento, dizem: Ai! Ai! Tu, grande cidade, Babilônia, tu, poderosa cidade! Pois, em uma só hora, chegou o teu juízo. E, sobre ela, choram e pranteiam os mercadores da terra, porque já ninguém compra a sua mercadoria, mercadoria de ouro, de prata, de pedras preciosas, de pérolas, de linho finíssimo, de púrpura, de seda, de escarlata; e toda espécie de madeira odorífera, todo gênero de objeto de marfim, toda qualidade de móvel de madeira preciosíssima, de bronze, de ferro e de mármore. e cinamomo, e cardamomo, e perfume, e mirra, e incenso, e vinho, e azeite, e flor de farinha, e trigo, e cavalgaduras, e ovelhas; e mercadorias de cavalos, e de carros, e de corpos e de almas de homens. E o fruto do desejo da tua alma foi-se de ti, e todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti, e não mais as acharás. Os mercadores destas coisas, que com elas se enriqueceram, estarão de longe, pelo temor do seu tormento, chorando, e lamentando, e dizendo: Ai! Ai daquela grande cidade, que estava vestida de linho fino, de púrpura, de escarlata, adornada com ouro e pedras preciosas e pérolas! Porque numa hora foram assoladas tantas riquezas. E todo piloto, e todo o que navega em naus, e todo marinheiro, e todos os que negociam no mar se puseram de longe.” (vs. 9-18).

A queda da meretriz causou duas reações. lamentação e exultação. Encontramos três grupos que lamentam por Roma. Os reis, os mercadores e os pilotos. Todos se expressam com a frase: “Ai! Ai da grande cidade” (10,16,19).

Os mesmos reis que viviam do comercio gerado pela luxúria da meretriz, agora lamentam a queda da Babilônia. A destruição da meretriz teria um impacto econômico muito negativo para os países comerciantes.

O lamento mostra a aliança corrupta de forças políticas e econômicas com a religião do falso profeta. Os poderosos que se comprometem com a obra do maligno (a idolatria, o materialismo, a luxuria) serão arruinados juntamente com Babilônia. Lamentam por contemplar suas enormes perdas. Os reis da terra governados pela luxúria, ganância e soberba vão ficar amedrontados com esse sistema entrar em colapso e vão chorar e lamentar em alta voz.

Aqueles que seguem o caminho da prostitua, ou seja, na ostentação e nos prazeres dela, serão abatidos pela ira de Deus. Por isto, ela receberá um juízo, como nunca antes existiu nesta extensão. Duas afirmações mostram a rapidez deste juízo: “... em um só dia” (v. 8) e “... em uma só hora ficou devastada tamanha riqueza” (17). Sua tranquilidade hoje, será transformada em pânico naquele dia por isto eles dizem ai! Ai!

Do mesmo domo como eram realizados grandes negócios e com excelentes lucros com as mercadorias na Babilônia dos caldeus, assim também são realizadas grandes fortunas com as mercadorias da Babilônia mística. Essa meretriz enriqueceu extremamente com seus produtos pagãos. Consumia todo tipo de mercadoria de luxo, até escravos. A opulência de Roma levou a cidade ao exagero de um consumismo desenfreado, e as nações exportadoras lucraram com isto. O profeta Ezequiel faz uma lista semelhante, quando Tiro era o imperador da grande cidade e enriquecia-se com o materialismo (Ez 26, 27 e 28). Estes versículos reforçam a interpretação da meretriz como símbolo de Roma e sua vida comercial e materialista. O material nobre são transformados em imagens de escultura, cordões, rosário, medalhões, e relíquias para o comercio da meretriz.

Entre as coisas que deixam de negociar encontram-se “até almas de homens”. Isto lembra o seu comércio com os cadáveres dos mortos nas chamadas “encomendas dos corpos”, missas de sétimo dia e indulgências para enriquecer a muitos e cadeira no céu. O que dizer do purgatório inventado para enriquecer este negócio profano e que permite a troca das almas por dinheiro de onde enche os celeiros da meretriz.

No reinado do Anticristo, a grande cidade, simbolicamente chamada Babilônia, também será o centro comercial e econômico do mundo. Porém, quando a besta tiver o total apoio dos reis da terra, romperá com a Babilônia religiosa, e irá destruir a sede desse sistema religioso mundial. (Vs. 17,19). 

8. Haverá grande alegria no céu quando Deus julgar a Babilônia. “Exultai sobre ela, ó céus, e vós, santos, apóstolos e profetas, porque Deus contra ela julgou a vossa causa” (v. 20). 

Enquanto que na terra haverá lamentação, choro e pranto pela destruição da prostituta, os moradores do céu, e em especial os apóstolos e profetas, agora tem todos os motivos para grande júbilo, pois o grande opressor da igreja e o corruptor do mundo agora estava destruído. A injustiça do mundo anticristão, que por muito tempo ficou sem castigo, foi agora levado a clara luz de Deus e revelado diante de todo mundo. Por isto o céu magnifica e tributa louvores ao Criador. 

10. Babilônia (Roma) será exterminada. “Então, um anjo forte levantou uma pedra como grande pedra de moinho e arrojou-a para dentro do mar, dizendo: Assim, com ímpeto, será arrojada Babilônia, a grande cidade, e nunca jamais será achada” (v. 21).

O anjo forte aparece três vezes no livro Apocalipse. 1. Quando o anjo forte procurou alguém para abrir o livro selado (5.2). Foi um anjo forte que desceu do céu e jurou que o mistério de Deus seria cumprido (10.1-7). Agora, um anjo forte joga a grande pedra no mar, declarando a finalidade do castigo previsto.

A Palavra pedra de moinho no grego [λίθος μυλικός], feito de pedra de moinho. Jesus usou a figura de lançar alguém no mar com uma grande pedra de moinho pendurada no pescoço para descrever a morte (Mt 18.6; Mc 9.42). Afundar uma enorme pedra no mar, no Velho Testamento, era símbolo de eterna destruição. Este é o cumprimento daquilo que o profeta Jeremias escreveu (Jr 51.60-64). Este ato simbólico do anjo declara a morte, a derrota total, da meretriz.

O anjo forte, lançou com violência a grande pedra no fundo mar, para mostrar que Babilônia (Roma), haverá de cair violentamente, em súbita destruição. 

9. O silêncio da morte toma conta da cidade. “E voz de harpistas, de músicos, de tocadores de flautas e de clarins jamais em ti se ouvirá, nem artífice algum de qualquer arte jamais em ti se achará, e nunca jamais em ti se ouvirá o ruído de pedra de moinho. Também jamais em ti brilhará luz de candeia; nem voz de noivo ou de noiva jamais em ti se ouvirá, pois os teus mercadores foram os grandes da terra, porque todas as nações foram seduzidas pela tua feitiçaria” (v. 22- 23). 

O silêncio declara que o império das bestas e de seu deus (dragão), foram destruídos. Embora Satanás, no final do milênio será solto de sua prisão por um pouco de tempo, para provar a humanidade. Sobre este assunto trataremos quando abordar sobre o milênio.

Da mesma maneira que entendemos as profecias sobre a Babilônia histórica, aceitamos estas profecias sobre a destruição da Babilônia simbólica. O ponto não é a forma do castigo, mas sua certeza. Ela afirmou, na sua arrogância, que nunca veria pranto (18.7). Deus declara que ela nunca será vista, e nunca verá a vida! A Babilônia foi jogada no mar e se afundou. Jamais levantará a sua mão contra os servos do Senhor. Compare a profecia sobre a Babilônia antiga em Jeremias 51.63-64.

A babilônia simbólica será devastada tornar-se-á uma cidade morta. Nenhum som se ouvirá mais, e nenhuma luz, e nem voz de noivo ou de noiva jamais em ti se ouvirá: O casamento sempre é um sinal de esperança, de planos para o futuro (Mt 24.38). Mas a Babilônia não tem futuro; não terá nela as vozes de noivos. A Babilônia religiosa a mãe das prostitutas ficará completamente deserta.

Os motivos do castigo dela são resumidos em dois pontos:

1. Pois os teus mercadores foram os grandes da terra: A Babilônia foi exaltada e exercia poder e influência sobre os outros.

2. Porque todas as nações foram seduzidas pela tua feitiçaria: A meretriz seduziu as nações, que participaram com ela na sua prostituição. Babilônia atraiu, enganou e embriagou as multidões com sua feitiçaria e sua prostituição. Aqui ela terá o seu fim.

Com todos os acontecimentos mundiais evidenciados e revelados na Palavra de Deus, os homens não aceitam a verdade como verdadeira. A humanidade ímpia prefere seguir e aceitar os enganos da meretriz do crer nas verdades das Escrituras Sagradas. Embora Deus já tenha revelado as doutrinas das últimas coisas na Sua Palavra, o homem continua ignorante. Por quê? Porque é uma escolha do homem de crer no engano no óbvio do que crer na verdade. 

10. A justiça de Deus não falha. “E nela se achou sangue de profetas, de santos e de todos os que foram mortos sobre a terra” (v. 24).

Desde o início do cristianismo a perseguição tem acompanhado a história da igreja. Roma sempre foi o palco da morte de milhares cristãos.

Pela lei do Império Romano, o cristianismo foi posto como fora da legalidade, perseguida e considerada como o mais perigoso inimigo do poder de Roma.

A intolerância religiosa por parte dos Imperadores Romanos, era simplesmente por recusarem o culto ao Imperador e a adoração às divindades pagãs de Roma. Os apóstolos foram acusados de praticar deslealdade, perseguidos e mortos. Nos primeiros séculos era comum martirizar e muitas vezes lançarem nas arenas para serem devorados por feras, à vista de todos.

Após a igreja ser reconhecida como religião, a política entrou na igreja e ela se tornou dominadora dos povos. Nos séculos XII ao XVIII foi criado pelos papas da igreja romana a Inquisição, um movimento político-religioso. A Inquisição possui suas origens no Direito Romano no qual a Igreja utilizou para compor o Tribunal do Santo Ofício.

Grandes homens de Deus deram suas vidas para defender o evangelho. O livro de John Foxe “Mártires do século XVI”, ele relata a morte do reformador João Huss condenado por heresia em 1415 pelo Concílio de Constança; de acordo com a história, pouco antes da sentença ser realizada ele voltou-se para seus executores e afirmou: “Hoje vocês queimam um ganso, mas daqui a cem anos um cisne surgirá que vocês serão incapazes de cozer ou assar”.

Por que Huss se identificou como “um ganso”? E por que os comentaristas posteriores nada menos que o próprio Lutero, acreditavam que a lendária profecia de Huss se referia ao monge alemão cujo protesto contra as indulgências iniciou a Reforma um século depois.

Voltamos para o tema, e, quando o grande anjo diz: E nela se acho o sangue dos profetas, e de todos os santos que foram mortos sobre a terra”, ele se refere a Roma política bem como a Roma religiosa. Notamos o grande motivo do castigo de Roma? Perseguia os santos e se embriagava com o sangue deles (17.6).

A Babilônia espiritual e política sempre perseguiu os seguidores Cristo levando milhares de servos de Deus a morte cruel. Por essa razão Deus castiga a Babilônia como ato de justiça, trazendo a merecida vingança pela perseguição do povo do Senhor. A súplica do quinto selo está sendo respondida!

O Senhor Jesus destruirá este sistema e estabelecerá o seu reino segundo os valores divinos e a Grande Babilônia nunca mais se levantará.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC