TEOLOGIA EM FOCO

quarta-feira, 14 de julho de 2021

O NOME DE DEUS

 


Salmos 68.4 “Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai montado sobre os céus, pois o seu nome é Senhor, e exultai diante dele.”

I. OS TERMOS USADOS PARA O TETRAGRAMA

O nome hebraico de DEUS no hebraico antigo aparece com as formas abreviadas de Yah (Êx 15.2) e Yahu ou Yeho. Estas duas últimas formas aparecem em inscrições hebraicas e assírias, e também nos papiros escritos em aramaico. Mas o nome abreviado original parece ter sido Yaw, que tem sido identificado com um dos nomes divinos pagãos encontrados nos documentos de Eras Shamra, provenientes do norte da Fenícia, do século XV A.C.

Uma nova ênfase e significado foram dados através de Moisés (Êx 3.15,16; 6.3,6; cp. Gn 12.8), além do que foi compreendido por Abraão quando ele construiu seu altar entre Betel e Ai (Gn 12.8). YAHWEH foi revelado como um nome intensamente pessoal. Foi indicado, ortograficamente, pelo tetragrama YHWH e as transliterações correntes fornecem vogais variadas. Assim, o nome YAHWEH estava inseparavelmente ligado à consciência de Israel e estava inevitavelmente envolvido no relacionamento único da Aliança de Israel com a Deidade. Fundamental para isso foi o fato de que YAHWEH havia tomado a iniciativa, e havia entrado visível e inconfundivelmente nos afazeres da nação de Israel.

Também é importante observar que o nome veio a ter tanta importância que os escribas evitavam pronunciá-lo. Pelo abuso de expressões usavam demasiadamente o uso de nomes alternativos. Isto testemunha não apenas da importância do nome como base para o sentimento de nacionalidade, mas também do respeito que as pessoas sentiam pela fonte sobrenatural de sua história.

“O discernimento do A.T. é que YAHWEH tomou a iniciativa de restaurar o vínculo do conhecimento que existia entre o Eterno e o homem caído, um vínculo que foi quebrado na queda. E foi através da sua revelação a Israel sob o nome de YAHWEH que a história da salvação se desdobrou e tomou-se visível. O desvendamento da natureza de Deus pela entrega deste nome a Israel foi de um significado supremo para todo o sistema bíblico.” [MERRILL C. TENNEY. Enciclopédia da Bíblia. Editora Cultura Cristã. Vol. 2. pag. 124-125].

II. YHWH É O TETRAGRAMA


YAHWEH
é o nome próprio de Deus Pai no antigo Testamento, escrito pelas quatro consoantes YHWH - o tetragrama termo derivado do grego τετραγράμματον, tetragrammaton, “conjunto de quatro letras”), que na Bíblia hebraica indica o nome próprio de Deus. A escrita hebraica foi usada durante todo o período do Antigo Testamento sem as vogais. Elas nada mais são do que sinais gráficos diacríticos, criados pelos rabinos entre os séculos 5 e 9 a.C., e que são colocados sobre, sob e no meio de cada consoante. Até hoje, esses sinais ajudam muito na leitura de qualquer texto hebraico; todavia, quem já conhece a língua não precisa mais deles. Porém mais tarde por medo de pronuncia-lo em vão passaram a dizer a palavra Hebraica Adonai (Senhor), por isso os Judeus não pronunciam o nome de Deus que é YAHWEH.

Êxodo 3.14 revela que “Elohim” é o que tem existência própria, ou seja, existe por si mesmo. É o imutável, o que causa todas as coisas, é auto existente, aquele que é, que era e o que há de vir, o Eterno. Até hoje, os judeus religiosos preferem chamar Deus de “O Eterno ou “Elohim”, como se encontra na edição de 1988 da Bíblia na Linguagem de Hoje e na edição da Sêfer da Bíblia Hebraica em lugar do tetragrama. Aqui, Deus explicou a Moisés o significado do nome YAHWEH.

Na poesia hebraica, usa-se com frequência a forma reduzida Yah. “Já é o seu nome; exultai diante dele” (Sl 68.4, TB). Isso pode explicar a presença da letra “a” no nome Yahweh. Parece provável que a pronúncia original tenha sido YaHWeH, tanto por causa da forma verbal correspondente, o imperfeito de hãwãh, arcaicamente escrito YAHWEH, como de representações mais recentes desse nome em grego pelas palavras “iaoue e “iabe” (HAR- RIS; ARCHER, JR.; WALTKE, 1998, p. 346).

A partir de 300 a.C. o nome Adonai passou gradualmente a ser mais usado que o tetragrama até que o nome YAHWEH tornou-se completamente impronunciável pelos judeus. Para evitar a vulgarização do nome e para que a forma não fosse tomada em vão, eles pronunciavam por reverência ’ãdhonãy cada vez que encontravam o tetragrama no texto sagrado, na leitura da sinagoga. Na Idade Média, os rabinos inseriram no tetragrama as vogais de adhonay (HARRIS; ARCHER, JR.; WALTKE, 1998, p. 347).

Mas os judeus ainda hoje pronunciam “Adonai” ou Elohim para lembrar na leitura bíblica na sinagoga que esse nome é inefável. Esse enxerto no tetragrama resultou no nome híbrido YEHOWAH, que a partir de 1520 os reformadores difundiram como “Jeová”. A forma híbrida “Jeová” não é bíblica, mas foi assim que o nome passou para a cultura ocidental; aos poucos, contudo, esse nome vem sendo substituído pela forma Iavé ou Javé.

Os nomes Adonai e Javé são tão sagrados para os judeus que eles evitam pronunciá-los na rua ou no cotidiano. O segundo nem mesmo nas sinagogas é pronunciado, e no dia a dia eles chamam Elohim de há-shêm, “o Nome” (Lv 24.11, TB; 2ª Sm 6.2).

Nos manuscritos da Septuaginta, encontramos kyrios, “dono, senhor, o Senhor” (BALZ & SCHNEIDER, 2001, vol. I, p. 2437), no lugar de ’ãdõnãy e yhvh. Alguns fragmentos gregos de origem judaica apresentam o tetragrama, mas outros usam kyrios. Isso não é novidade. Jerônimo (347-420) “conhece a prática de, em manuscritos gregos, inserir o nome de DEUS (YAHWEH) com caracteres hebraicos” (WÜRTHWEIN, 2013, p. 262). A Septuaginta, como tradução, foi submetida a revisões e recensões e, por isso, até hoje ninguém sabe qual foi exatamente o texto original ou o que foi alterado no transcorrer dos séculos. Uns afirmam que o nome kyrios é original: “Assim, no contexto de uma revisão arcaizante e hebraizante, o tetragrama parece ter sido inserido na tradução antiga no lugar de Kyrios” (op. cit., p. 262). Mas, para outros, é de origem cristã ou teria vindo dos judeus. O certo é que ambos foram usados desde a origem da tradução. [Esequias Soares. Os Dez Mandamentos. Valores Divinos para uma Sociedade em Constante Mudança. Editora CPAD. pag. 55-58.].

III. O SIGNIFICADO “EU SOU O QUE SOU


1. Escrita na Bíblia ACF.
Êxodos 3.14 “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

2. Escrita no original hebraico.

וַיֹּאמֶר

VAYOMER: E disse

אֱלֹהִים

ELOHYM: Deus

אֶל- מֹשֶׁה

EL-MOSHEH: a Moisés:

אֶהְיֶה

EHYEH: EU SOU

אֲשֶׁר

ASHER: O QUE

אֶהְיֶה

EHYEH: O QUE SOU

É uma tradução comum em inglês (ARA e outras) da resposta de Deus usada na Bíblia hebraica quando Moisés perguntou seu nome.

3. Entenda o nome de do Eterno e o verbo EU SOU.

Em êxodo 3.14 o tetragrama YHWH é relacionado ao verbo “EU SOU”

Primeiro vem o nome de Deus YHWH e depois o verbo: אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה (EU SOU O QUE SOU). Deus se comunica com o personagem por via de uma certeza interior ou pelos sinais que lhe são apresentados. Deus falou a Moisés e lhe disse: “Eu sou YHWH…” (Êx 6,2).

Eu Sou. O nome do Eterno é YHWH. O verbo, EU SOU, numa forma que produz, passado, presente e futuro ao mesmo tempo (EU ERA, EU SOU e EU SEREI. Quando os nomes do “ADONAI” ou “ELOHIM”, se escrevem em letras maiúscula, é uma tradução da palavra hebraica (YAHWEH).

Identificar o Deus que se revela a Moisés com o Deus que antes já havia se revelado a Abraão, a Isaac e a Jacó, os Patriarcas. Aqui está uma proposta de crise — a escolha de um caminho ou de uma fórmula de Fé, expressa por um paradigma anterior, o Deus dos Pais.

Desde o patriarca Abraão até ao período do reino dividido, era costume invocar a YAHWEH mediante o uso do seu nome (Gn 12.8; 13.4; 21.33; 1º Rs 18.24). Era necessário conhecer o nome para que se pudesse estabelecer um relacionamento de comunhão. Veja que Jacó perguntou ao anjo com quem lutava o Seu nome (Gn 32.29). Manoá, o pai de Sansão, fez a mesma pergunta com o propósito de estabelecer um relacionamento espiritual (Jz 13.11- 17). Com Moisés, não foi diferente: “Então, disse Moisés a Deus: Eis que quando vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse YHWH a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E YAHWEH disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o ELOHIM de vossos pais, o ELOHIM de Abraão, o ELOHIM de Isaque e o ELOHIM de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração (Êx 3.13-15).

YAHWEH estabeleceu um memorial ao seu nome, anunciado aqui, mas concretizado por ocasião da promulgação da Lei, quando foi oficializado o concerto do Sinai (Êx 20.24). Aqui está a base do tetragrama YHWH. No texto hebraico, encontramos a frase ’ehyeh asher 'ehyeh; “EU SOU O QUE SOU”. A substituição do “y” de ‘ehyeh pelo w do tetragrama vem de hãwãh, forma arcaica e sinônimo de HÃYÂH, “ser, estar, existir, tornar-se, acontecer”, cuja primeira pessoa do imperfeito é ‘EHWEH, e cuja terceira pessoa é YHWEH.

O nome de Deus é YAHWEH, como está registrado no Antigo Testamento: “Eu, eu sou YAHWEH, e fora de mim não há salvador” (Is 43.11). “YAHWEH é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração” (Êx 3.15).

O verbo EU SOU após o nome que ELOHIM deu a si mesmo quando encarrego Moisés de libertar os israelitas do Egito (Êx 3.14). YAHWEH é o único Ser independente, inteiramente auto subsistente no Universo. Tudo o que existe depende dele (Gn 1.1; cf. Cl 1.17; Hb 1.3,10). Ele não precisa de ninguém ou de nada, visto que Ele possui em si mesmo todos os relacionamentos possíveis do Eterno Criador. Tudo o que existe foi criado por Ele para sua própria glória. CRISTO declarou ser Ele mesmo o grande “EU SOU”. Em João 8 Ele afirma que diz a verdade, e apoia isto declarando que está dizendo o que ouviu (v. 26), viu (v. 38), e foi ensinado pelo Pai (v. 28), e pode corroborar com Ele em qualquer momento (v. 29). Ele conclui seu argumento usando a expressão “Eu Sou” (v. 58). Quando Ele disse: “Antes que Abraão existisse, Eu Sou”, os judeus perceberam que isto era uma reivindicação de Divindade, particularmente porque Ele estava retornando ao “Eu Sou” do v. 24. “Se não crerdes que eu sou [a palavra 'Ele' não consta no texto grego], morrereis nos vossos pecados”. Foi por isso que eles pegaram em pedras para o matar. Eles perceberam que Ele estava identificando-se com o “EU SOU O QUE SOU” de Êxodo 3.14. Encontrou expressões similares de “Eu Sou” em João 4.26; 9.9; 18.5; Mateus 14.27; Marcos 13.6; 14.62; Lucas 22.70; 24.39. No entanto, ao menos em Mateus 14.27, quando CRISTO veio até os discípulos andando sobre as águas agitadas pela tempestade, Ele se anunciou dizendo: “Sou eu” (Gr. ego eimi). [PFEIFFER. Charles F. Dicionário Bíblico Wycliffe. Editora CPAD. pag. 708-709].

IV. A AUTO EXISTÊNCIA DE YAHWEH

Atributos ou condições de Yahweh, implícitos nesse nome: auto existência; eternidade; imutabilidade; constância; fidelidade. No templo de Apoio, em Delfos, foi encontrada uma inscrição que dizia: eimi (no grego, “eu sou”). O trecho de João 8.58 alude ao presente texto, e isso refere-se à eternidade do Logos e à Sua união com DEUS Pai. “Eu sou... e além de mim não há DEUS” (Is 44.6). Temos aí uma declaração contrária ao politeísmo, o que provavelmente também está entendido no Eu Sou do presente texto. Seja como for, o Novo Nome de ELOHIM indicava uma nova revelação. O projeto de ELOHIM estava por trás dessa nova revelação. [CHAMPLIN, Russell Norman, Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 315].

DEUS prontamente lhe dá instruções completas a esse respeito. DEUS agora seria conhecido por dois nomes:

Um nome que denota o que Ele é em si mesmo (v. 14): Eu sou o que sou. Isto explica o seu nome Yahweh, e significa:

1. Que Yahweh é auto existente. Ele tem a sua existência em si mesmo, e não depende de ninguém. O maior e melhor homem do mundo deve dizer: “Pela graça de DEUS, sou o que sou”. Mas DEUS diz de uma forma absoluta - pois Ele é mais do que qualquer criatura, homem ou anjo, e só Ele pode dizer - “Eu sou o que sou”. Sendo auto existente, só Ele pode ser autossuficiente, e, portanto, todo-suficiente, a fonte inesgotável de vida e alegria.

2. Que Yahweh é eterno e imutável, e sempre o mesmo, ontem, hoje e eternamente; Ele pode ser aquilo que quiser ser. Ele é, Ele era, e Ele há de vir. (Ap 1.8).

3. Que não podemos, investigando, descobri-lo. Este é um nome que censura todas as indagações ousadas e curiosas a respeito de ELOHIM, e na verdade diz: Não pergunte o meu nome, visto que é segredo, Juízes 13.18; Provérbios 30.4. Perguntamos o que DEUS é? E suficiente para nós sabermos que Ele é o que é, o que Ele sempre foi, e sempre será. Quão pouco é o que temos ouvido dele! Jó 26.14. Que Ele é fiel e verdadeiro em todas as suas promessas, imutável em sua palavra assim como em sua natureza, e não um homem que mente. Que Israel saiba disso: EU SOU me enviou a vós. [HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Antigo Testamento Gênesis a Deuteronômio. Editora CPAD. pg. 235].

 Pr. e Dr. Elias Ribas


terça-feira, 13 de julho de 2021

A ORIGEM DOS HEBREUS

 


I. COMO SURGIU A NAÇÃO DOS HEBREUS

1. O pai dos hebreus. Por volta de 2.000 a.C., em Ur dos caldeus, uma das mais prósperas cidades da Mesopotâmia, hoje sul do Iraque, teve início a intrigante e significativa história dos hebreus. Abraão, cujo nome significa pai de uma grande nação, foi chamado por Deus. Nesse chamado Deus disse: “Ora, o Senhor disse a Abrão: sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome e tu serás uma benção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12.1-3).

Em Abraão se concentrará o plano glorioso da redenção da humanidade: “far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção”.

A história de Abraão, que faz parte da história da nação de Israel, foi significativa porque, dentro do plano elaborado por Deus para abençoar as outras nações, ela foi a principal ferramenta.

Pela disposição que Abraão teve em ouvir o Senhor e se envolver no projeto que lhe fora apresentado, Deus o teve na mais alta consideração, chamando-o de amigo (Tg 2.23). Essa amizade permitiu a Abraão falar com Deus, ser visitado por Ele, e ouvir, de primeira mão, planos especiais que o Senhor tinha consigo e com a sua descendência.

Do capítulo 12 ao 25 do livro de Gênesis, temos o relato dos principais fatos ligados à história do patriarca Abraão. Podemos ver como foi a sua chamada e suas primeiras peregrinações por Canaã (Gn 12); seu envolvimento solidário na defesa do território de Canaã e o seu encontro com o sacerdote e rei Melquisedeque (Gn 14); o recebimento dos anjos em sua casa e sua intercessão pelas cidades pecadoras, Sodoma e Gomorra (Gn 18); o cumprimento da promessa de recebimento de um filho, nascimento de Isaque (Gn 21) e sua resistência diante da prova de oferecer seu filho em sacrifício (Gn 22).

2. A origem do termo hebreu. A primeira vez nos livros de Moisés (Torá, para os judeus; Pentateuco, para os cristãos) em que o termo “hebreu” aparece é no livro de Gênesis 14:13, referindo-se, exatamente, ao pai deste povo, Abraão: Gênesis 14.13: “Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão.”

Embora a tradição judaica ofereça pelo menos duas correntes para explicar o nome, vamos considerar aquela que é mais aceita pela maioria dos teólogos. Ela se refere aos descendentes de Héber (עֵבֶר em hebraico). O livro de Gênesis, capítulo 10, a partir do versículo 21, fala dos descendentes de Noé e das nações que se formaram a partir deles. Noé teve três filhos: Sem, Cam e Jafé, além de outros mais que nasceram depois do dilúvio. Héber foi um dos trisnetos de Sem, filho de Noé.

O nome de Héber é importante porque, segundo a tradição judaica, foi graças a ele que a língua que eles falam foi preservada por Deus. Segundo a tradição judaica, Héber teria se recusado a participar da construção da Torre de Babel e, portanto, o idioma hebraico foi preservado e recebeu este nome em homenagem a Héber, e desta forma, deu também nome ao povo que falava Hebraico, o povo Hebreu.

Etimologicamente, a palavra “Hebreu” pode derivar do verbo “avar”, que em hebraico significa “ultrapassar”, “passar”, “ir além”. De “avar” vem “ivrì” (“passado além”). Muitos veem nessa raiz etimológica uma referência à viagem de Abraão, que, como nômade, deixou a Mesopotâmia para se estabelecer na região de Canaã.

3. A origem da língua hebraica. Enquanto o termo “hebreu”, refere-se a uma nacionalidade, ou seja, especificamente aos antigos israelitas, a língua hebraica clássica, uma das mais antigas do mundo, pode ser considerada como abrangendo também os idiomas falados por povos vizinhos, como os fenícios e os cananeus. De facto, o hebraico e o moabita são considerados por muitos, dialetos da mesma língua.

O hebraico assemelha-se fortemente ao aramaico e, embora menos, ao árabe e seus diversos dialetos, partilhando muitas características linguísticas com eles.

O hebraico bíblico (também chamado de hebraico clássico) é a forma antiga do hebraico, na qual a Bíblia hebraica e diversas inscrições israelitas foram escritas.

Nos dias de hoje, não é falado em sua forma “pura”, embora seja estudado com bastante frequência por judeus, teólogos cristãos, linguistas e arqueólogos israelenses como forma de adquirir uma maior compreensão da Bíblia hebraica e da filologia dos idiomas semitas. Atualmente o hebraico clássico costuma ser ensinado nas escolas públicas de Israel.

O hebraico bíblico e o hebraico moderno são diferentes em sua gramática, vocabulário e fonologia. Embora as regras gramaticais das duas variantes tenham muitas divergências, o hebraico bíblico costuma ser empregado na literatura hebraica atual, de maneira paralela ao uso de construções clássicas e bíblicas que costuma ser feito na literatura moderna de língua inglesa.

O hebraico antigo (linguística) língua extinta falada pelos judeus entre os séculos X a.C. e IV d.C., em que acredita-se ter sido usada para escrever a Torá no 3.300 a. C, por Moisés.

II. A DIFERENÇA ENTRE ISRAELITA, HEBREU E JUDEU

Como já vimos, o termo hebreu designa a língua que o povo semita fala.

1. Israel. O termo Israel (ישׁראל, em hebraico), é a versão em português do termo “filhos de Israel” (Bnei Yisrael), que aparece várias vezes na Bíblia (são 608 vezes em traduções como a Almeida). O nome “Israel”, que no hebraico significa “lutar com Deus”, foi atribuído a Jacó quando atravessava o vale de Jaboque:

Gênesis 35.10 “E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel.”

Jacó é filho mais novo de Isaque. Seu nome, em hebraico, é Yakoov e significa “Deus protege”. Ele integra a lista dos três patriarcas hebreus, que marcaram a história de Israel: Abraão, Isaque e Jacó. Sua história foi pontilhada de episódios dramáticos desde o seu nascimento. Deus ouviu as orações de Isaque, pois Rebeca era estéril (Gn 25.21). O texto diz que, no ventre, havia uma luta entre os bebês (Gn 25.22). Jacó nasceu agarrado ao calcanhar do seu irmão. Diante disso, o seu nome passou a ter o significado de “aquele que segura pelo calcanhar” ou “suplantador”.

“Era o terceiro no plano de DEUS para iniciar uma nação descendente de Abraão para daí nascer Jesus (Gl 3.16). O sucesso deste plano se deu mais 'apesar de' do que 'em razão da vida de Jacó. Antes de Jacó nascer, DEUS prometera que seu plano se desenvolveria através dele, e não de seu irmão gêmeo, Esaú. Embora os métodos de Jacó nem sempre fossem respeitáveis, suas habilidades, determinação e paciência tinham de ser reconhecidas. Ao acompanharmos sua vida desde o nascimento até à morte, vemos a mão de DEUS trabalhando.” [Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p. 46].

O nome de “Jacó” teve origem na maneira em que se deu o seu nascimento. (cap. 25.26). “Jacó, o suplantador”, pelo fato de nascer segurando o calcanhar de seu irmão. Teve em Rebeca, uma mãe parcial, isto é, que o favorecia. Então Rebeca concentrou seu amor, seus cuidados ao seu filho Jacó.

Assim a benção da primogenitura, que por direito pertencia a Esaú, foi passada para Jacó. Sua mãe tudo planejou e executou rapidamente.

Eis o perigo do favoritismo dos pais em relação aos filhos. A destruição da unidade da família. O texto revela na mãe parcial, àquela que ensina o predileto a mentir, mais do que isto, mentir ao próprio pai. Nota-se ainda o filho desrespeitoso para com o pai já velho e cego.

Por aquele ato a mesma mãe desperta no filho ofendido o ódio e o desejo de vingança. Quadro desolador esse, se bem que os acontecimentos posteriores em torno da família de Isaque, demonstram que no controle superior de Deus, até mesmo esse acontecimento foi convertido para o desenvolvimento do seu propósito.

1.2. Jacó no vale Jaboque. Jacó deixa sua família, os servos e os animais. “Jacó, porém, ficou só” (Gn 32.24) no vale Jaboque, que é um ribeiro que corre numa profunda fenda das montanhas de Gileade, em direção ao Jordão. Ali, sozinho, durante toda a noite ele lutou com um varão. “… Não te deixarei ir, se não me abençoares.” (Gn 32.26). Ele não queria perder aquela oportunidade, precisava de benção de Deus.

A. O desesperado Jacó clamou: “… Não te deixarei ir, se não me abençoares.” (v. 26) e o grito do desesperado pela benção transformou Jacó num novo homem, com um novo nome. (v. 28). Ele de fato tinha “prevalecido,” pois essa é a maneira de agir do Deus infinito em misericórdia: ele não pode ser derrotado pela nossa força, mas sempre é vencido pelo nosso clamor. E, assim o Jacó sem esperança saiu mancando, agora como Israel, pois “tinha visto a face de Deus.”

B. Deus muda seu nome. Jacó alcançou a sua benção: “… Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel…” (v. 28). Agora, não mais seria chamado como enganador ou suplantador, mas como “Campeão com Deus,” “Príncipe com Deus.” (2ª Co 5.17).

2. O termo “judeu”. A Bíblia hebraica, o termo israelitas é usado de forma intercambiável com o termo Doze Tribos de Israel. Embora relacionados, os termos hebreus, israelitas e judeus não são intercambiáveis em todas as instâncias.

O termo Judeu (יְהוּדִי em hebraico), está ligado ao nome Judá a um dos filhos de Jacó, mas não quer dizer que ele se refira apenas ao povo desta tribo. Judeus foi o nome dado as duas tribos, uma sendo de Judá e outra de Benjamin. Esse termo era, inicialmente, usado para designar os habitantes da Judeia, que era uma antiga região do Oriente Médio. Portanto, o termo “judeu” se refere ao povo de todas as 12 tribos. Vamos ver o porquê disso.

2.1. A divisão dos reinos. Com o descontentamento constante das tribos, sob o domínio de Salomão, o reino se divide em duas partes sob o governo do filho de Salomão, Roboão. Dez tribos se rebelam contra impostos cobrados por Salomão e reivindicam a Roboão negociá-las. Diante da negativa do jovem rei Roboão, dez tribos se rebelam formando um reino à parte. Assim, duas tribos ficam com Roboão, continuando Jerusalém como sede do reino de Judá (1º Reis 12) e o reino de Israel, tendo Samaria como sede e Jeroboão, como rei. Jeroboão era filho de Nebate, efrateu de Zereda, servo de Salomão (1º Reis 11.26; 12.19-20). Diversas crises políticas e religiosas acabam levando à decadência dos dois reinos: o reino de Israel é destruído pelos assírios, enquanto o reino de Judá é levado para o cativeiro babilônico que durou 70 anos.

No exílio, o povo israelita começa a tomar consciência do seu papel no “Plano de Deus”. Após alguns anos, retornam para sua terra e reconstroem o Templo, reorganizando suas Escrituras. Com estes fatos, encerra-se a história do período das Escrituras Hebraicas.

Com o retorno de algumas comunidades judaicas para a Judeia, uma renovação religiosa levou a diversos eventos que seriam fundamentais para o surgimento do Judaísmo como uma religião mundial. Entre estes eventos, podemos mencionar a unificação das doutrinas mosaicas, o estabelecimento de um cânon, a reconstrução do Templo de Jerusalém e a adoção da noção do “povo judeu” como povo escolhido, através do qual seria redimida toda a humanidade.

Nos tempos de Jesus os descendentes de Abraão eram chamados de judeus. Por sua origem e hábitos culturais Jesus era um judeu, a religião praticada pelos judeus posteriormente passou a ser chamada de judaísmo, por conta de Jesus ser visto por seus seguidores como o Cristo, seus discípulos foram denominados de cristãos. Embora Moisés seja conhecido como hebreu e Jesus tenha sido um judeu, eles são a continuidade de uma mesma aliança feita por Deus com Abraão, e ambos foram incumbidos da mesma missão conduzir as pessoas a Deus e a Terra prometida.

Com o passar do tempo as palavras “hebreu” e “judeu” passaram a ser tomadas como sinônimos, mas na verdade não o são. Em português (também em inglês, francês, alemão...) normalmente usamos o termo “hebreu” para indicar a língua e o povo da antiguidade, antes do exílio em Babilônia e a palavra correspondente a “judeu” para definir a cultura, a religião e o povo depois do exílio.

III. A ORIGEM DA LÍNGUA HEBRAICA

O Hebraico (escrito em caracteres hebraicos עברית, “ivrit”, ou também chamada de לשון הקודש Lĕshôn Ha-Qôdesh Língua Sagrada, devido ao fato de ser a língua em que foi escrita a Torá) é uma língua que pertence ao ramo das línguas semíticas, ao qual pertencem o árabe , o aramaico e o síriaco, sendo que os estudiosos creem que sejam todas originadas de um mesmo idioma-raiz conhecido como paleo-semítico, que teria existido cerca de quatro mil anos atrás. O hebraico seria uma ramificação desta raiz, desenvolvido entre o povo hebreu, e cuja história pode ser dividida em dois estágios principais:

1. Ivrit ou Hebraico Antigo, língua falada pelo antigo povo de Israel desde a época dos patriarcas, tendo uma forte influência canaanita-egípcia. Sua escrita era efetuada no antigo alfabeto hebraico, ainda utilizado atualmente pelos samaritanos. Esta língua perduraria até o Cativeiro em Babilônia.

2. Ashuri, ou hebraico moderno. Essa língua adotada pelos judeus após o retorno de Babilônia, derivada do aramaico, possuindo um alfabeto quadrado. Com a adoção da língua aramaica também o antigo hebraico passou a ser escrito com este alfabeto (o mesmo que se utiliza desde então, até nossos dias no hebraico moderno). A adoção da escrita hebraica com caracteres aramaicos é atribuída a Ezra, o escriba. Esta língua continuará sofrendo influências de outros idiomas através da história judaica, e serve de base para o que conhecemos como o Hebraico Moderno. De acordo com os religiosos judeus o Hebraico é a língua original do ser humano, a única que teria se mantida não-corrompida após a dispersão de línguas ocorridas durante os eventos relacionados à Torre de Babel, e que teria sido transmitida pelo patriarca Abraão aos seus descendentes.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

sábado, 10 de julho de 2021

OS 5 ENCONTROS COM DEUS QUE MARCARAM A VIDA DE JACÓ



Avida de Jacó foi marcada por cinco encontros com Deus. Cada um desses encontros transformou Jacó e foi importante para o aproximar mais de Deus. Assim como Deus mudou Jacó, Ele também muda a vida de cada crente ao longo do tempo.

Esses foram os cinco encontros de Jacó com Deus:

I. EM BETEL

A primeira vez que Deus falou com Jacó foi quando ele fugiu de casa, depois de ter enganado seu pai e roubado a bênção de seu irmão. Jacó adormeceu em Betel e viu anjos subindo e descendo uma escada que chegava aos céus. Deus lhe apareceu e prometeu cuidar dele e o trazer de volta à sua terra natal (Gn 28.13-15).

Jacó era traiçoeiro e estava fugindo das consequências de suas ações, mas Deus o abençoou. O amor de Deus é incondicional. Jacó não mudou logo seu comportamento mas ele prometeu adorar a Deus se Ele cuidasse dele nas suas viagens.

Veja aqui a história de Jacó.

II. A ORDEM PARA VOLTAR

Deus realmente cuidou de Jacó, lhe dando uma família e muitas riquezas. Vinte anos depois, Deus falou novamente com Jacó e o mandou voltar para casa. Labão, o sogro de Jacó, se sentia ameaçado com a riqueza de Jacó. Por isso, Jacó obedeceu a Deus (Gn 31.2-3).

Jacó fugiu de Labão, levando sua família e tudo que tinha. Labão ficou zangado com essa atitude covarde, mas Deus protegeu Jacó. Jacó reconheceu a proteção de Deus em sua vida (Gênesis 31:42).

III. A LUTA COM DEUS

Jacó ainda estava com medo de encontrar seu irmão. Ele enviou sua família à sua frente e passou uma noite sozinho. Nessa noite ele lutou com um homem que na verdade era um anjo de Deus. O homem deslocou sua coxa, mas Jacó não o largou e exigiu uma bênção! (Gn 32.26-28).

O homem mudou o nome de Jacó. A Bíblia conta que Jacó nasceu agarrado ao calcanhar (hebraico aqeb) de seu irmão gêmeo mais velho, Esaú. Daí, o nome “Jacó” vem do hebraico ya’aqob e significa “ele agarrava” ou “ele agarra”. Devido a esse episódio e uma variação do substantivo hebraico que significa calcanhar, o nome Jacó é geralmente traduzido por “apanhador de calcanhar” ou “suplantador”, que é derivado de “dominar” ou “segurar pelo calcanhar”. Para Israel (“ele luta com Deus”). De manhã, Jacó era um homem diferente. Ele ganhou coragem, foi na frente de sua família e consertou tudo com seu irmão, que ficou muito feliz de o ver.

Jacó recebeu o Toque Divino da Mudança e recebeu transformações importantes. Jacó passou a ser chamado de Israel que significa “o que luta com Deus”. O fraco Jacó torna-se o poderoso Israel, pois o seu nome também pode ser traduzido como “aquele que luta com Deus e prevalece”. Até aquele momento, ele era Jacó o agarrador de calcanhar, e podia ter até alguma espiritualidade, mas era apenas Jacó, mas Deus veio para torná-lo Israel, o que tem as promessas eternas de Deus.

IV. JACÓ SE DEDICA A DEUS

Algum tempo depois de voltar para casa, Deus falou outra vez com Jacó. Estava na hora de cumprir sua promessa (Gn 35.1). Jacó chamou sua família e mandou que todos se purificassem. Ele enterrou todos os ídolos que tinha e voltou para Betel, onde construiu um altar a Deus. A partir desse momento, Jacó se dedicou totalmente a Deus.

V. A BÊNÇÃO PARA IR PARA O EGITO

Quando Jacó já era muito idoso e descobriu que seu filho José estava no Egito, ele decidiu se mudar para lá. Mas, antes de ir, ele consultou a Deus. Jacó tinha passado de um homem traiçoeiro, que fazia tudo que queria, para um homem que procurava fazer a vontade de Deus.

Deus abençoou Jacó mais uma vez e lhe disse para ir para o Egito sem medo (Gn 46.2-4). Jacó foi e viveu o resto de seus dias em paz, com sua família. Como prometido, Deus abençoou os descendentes de Jacó, que se tornaram a nação de Israel.

O crescimento espiritual dura a vida toda. A transformação de Jacó foi um processo demorado e ele cometeu muitos erros pelo caminho. Mas, no fim, ele se tornou um homem dedicado a Deus. Abra seu coração e Deus também trabalhará na sua vida!

AS QUATRO ORDENS DE DEUS A JACÓ

Genesis 35.1 “DEPOIS disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão.”

INTRODUÇÃO. Talvez esse foi um dos momentos mais difíceis da vida de Jacó, e foi justo nesse momento que Deus encontrou a oportunidade para mudar a vida de Jacó para sempre.

É nos momentos mais difíceis da nossa vida que Deus sempre se revela para nos confortar e nos dar uma experiência com Ele.

Significado do nome de Jacó - Aquele que agarra.

Mas para que a benção de Deus se manifestasse na vida de Jacó ele teve que obedecer quatro ordens.

I. LEVANTA-TE: DEUS QUER UMA NOVA POSTURA

Jacó não estava prostrado fisicamente, mas sim espiritualmente, aquele momento era de dificuldade para ele, e Deus não queria ver Jacó prostrado diante das dificuldades e sim de pé.

Deus não quer que nos prostremos diante das dificuldades, Deus nos quer como um valente soldado na guerra pronto para pelejar contra as intempéries desta vida.

Levante-se, Esforça-te e tem bom animo, porque o Senhor é Contigo.

Não deixe as circunstâncias da vida baixar a sua cabeça.

II. VAI ATÉ BETEL: DEUS QUER NOS DAR UMA DIREÇÃO

1. Para que a bênção Deus se manifeste temos que estar atentos a direção que Deus está nos dando. Quando estamos na direção de Deus, por mais espinhoso que seja o caminho, podemos ter a certeza que a vitória é certa.

2. Betel significa “Casa de Deus”, ou seja, o lugar aonde Deus escolheu para nos encontrarmos com Ele.

Betel é o lugar da intimidade, da adoração, Betel é o lugar aonde podemos derramar a nossa alma diante de Deus.

Dois exemplos bíblicos.

Ana, mãe de Samuel. 1º Sm 1.7-20E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do SENHOR, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia. 8 Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? 9 Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR. 10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. 11 E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 12 E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca. 13 Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. 14 E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. 15 Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. 16 Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora. 17 Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. 18 E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste. 19 E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela. 20 E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.”

Asafe no Salmo 73 “Mas para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor DEUS, para anunciar todas as tuas obras.”

III. HABITA ALI: DEUS QUER PERSEVERANÇA

Não adiantaria nada Jacó chegar a Betel e no mesmo dia voltar embora, Deus queria que Jacó permanecesse naquele lugar.

Deus quer que permanecemos no lugar que ele preparou pra nós.

Temos que ser firmes e constantes muitas pessoas deixam de desfrutar das bênçãos e da graça de Deus por não permanecerem na Betel de Deus.

IV. EDIFICA UM ALTAR: DEUS QUER COMUNHÃO

O altar é lugar máximo da nossa intimidade com Deus, altar significa sacrifício, renúncia e adoração.

Todos nós temos que edificar altares, pois o altar é a marca da nossa comunhão com Deus.

CONCLUSÃO. Havia um propósito de Deus na vida de Jacó, mas para que esse propósito se realizasse Jacó teve que obedecer a essas quatro ordens que Deus lhe deu.

Façamos como Jacó para que a bênção de Deus seja manifesta nas nossas vidas.

sexta-feira, 9 de julho de 2021

A VIDA DE JACÓ


INTRODUÇÃO.
O nome Jacó significa suplantador, enganador, que vence enganando.

O nome de Jacó é mencionado 390 vezes em toda a Bíblia, sendo 366 no AT. E 24 no NT.

I. A HISTÓRIA DE JACÓ

Deus prometeu a Abraão que os seus filhos formariam uma grande nação e que lhes daria a terra prometida. Abraão morreu com 175 anos, sem ver ainda todas as promessas de Deus cumpridas, o primeiro filho de Abraão foi Ismael que era filho de Abraão com Hagar, a escrava egípcia de Sara. Por isso ele não era o filho prometido por Deus e vivia separado do irmão Isaque que nasceu de Sara. Isaque era o filho prometido por Deus a Abraão e a Sara. As promessas feitas a Abraão iriam ser cumpridas nos descendentes de Isaque.

A história de Isaque e Rebeca – relatada ´dos capítulos 24-27 de Gênesis.

Isaque tinha 40 anos quando se casou com Rebeca, a irmã de Labão. Passaram-se vinte anos sem que Rebeca pudesse engravidar. Isaque orou a Deus em favor de Rebeca. Deus ouviu as suas orações, e Rebeca ficou grávida de gêmeos.

O primeiro a nascer era muito peludo e deram-lhe o nome de Esaú. Ele tinha os privilégios atribuídos ao filho mais velho, tais como porção dobrada da herança paterna e o direito de exercer o sacerdócio sobre a família – que quer dizer: ser o líder espiritual da família depois da morte do pai. Porém Deus tinha prometido a Rebeca que os direitos seriam do mais novo. O segundo gêmeo nasceu agarrando o calcanhar de Esaú com uma das mãos, e deram-lhe o nome de Jacó. (que significa agarrado no calcanhar ou suplantador, ou enganador).

Esaú se tornou um homem do campo e excelente caçador, era mulherengo e desrespeitador das coisas de Deus. Jacó ao contrário morava em barraca, era sincero e maduro. Isaque amava mais Esaú, porque gostava de comer da carne dos animais que ele caçava. Rebeca, porém, amava Jacó.

II. JACÓ E SUAS DIFICULDADES

Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo muito cansado e exclamou: “Estou morrendo de fome. Por favor, deixe-me comer dessa comida”.

Jacó respondeu: “Só se você passar para mim os seus direitos de filho primogênito. Estou quase morrendo; que valor tem para mim esses direitos?” Esaú fez um juramento, cedendo a Jacó os seus direitos.

Jacó, então, deu-lhe pão e o ensopado. Esaú comeu, bebeu, levantou-se e foi embora. Foi assim que ele demonstrou que não dava valor aos privilégios de filho mais velho e herdeiro.

Quando tinha quarenta e cinco anos, Esaú casou-se com duas moças de Canaã, as quais amarguraram a vida de Isaque e Rebeca.

III. JACÓ COM AJUDA DE SUA MÃE, ENGANA ISAQUE PARA QUE ELE RECEBESSE A BENÇÃO DA PRIMOGENITURA – Gn 27

1. Jacó e Esaú - as diferenças. Desde o primeiro momento da conversa de Jacó e Esaú, vemos uma grande diferença em seus discursos, tanto no conteúdo quanto no estilo. As frases de Esaú são curtas e grosseiras. Quando ele diz, “Eu já tenho muito, meu irmão (אָחִי)”, mesmo sendo irmãos de verdade, em hebraico isso soa como um apelo muito comum e informal. Quanto à resposta de Jacó, é um discurso completamente diferente, refinado e educado.

O hebraico revela o verdadeiro caráter deles.

Um dos detalhes mais notáveis do discurso de Jacó é a partícula “na” (נָא), repetida duas vezes (Gn 33.10) e que se perde na tradução – um sinal de um discurso educado e formal. Deus é mencionado em todas as suas frases, enquanto Esaú não faz nenhuma menção a Deus. Além disso, suas atitudes são completamente diferentes. Enquanto Esaú diz “Eu já tenho muito” (יֶשׁ־לִי רָב), Jacó declara “eu já tenho tudo o que necessito” (יֶשׁ־לִי־כֹל). Esaú fala de riqueza, enquanto Jacó fala de suficiência.

Veja as Escrituras sob uma nova luz.

Essa comparação nos ajuda a entender melhor a história da “benção roubada”, vinte anos antes. É a essa diferença no estilo de falar que Isaque se referiu ao dizer: “A voz é de Jacó, mas os braços são de Esaú”. Essa diferença é quase perdida na tradução – a leitura da Bíblia em hebraico revelará uma nova camada às histórias já conhecidas.

Esaú já havia aberto mão do direito de filho mais velho na herança do seu pai (25.29-34); agora, em uma das narrativas mais vívidas de Gênesis, ele também abre mão da bênção testamentária do seu pai. A primeira perda havia sido em grande parte por sua própria culpa (v. 36), como ele mesmo expressa num trocadilho amargo e triste acerca do nome do seu irmão.

2. Isaque pede que Esaú lhe prepare uma refeição. Gn 27.1-4 “E aconteceu que, como Isaque envelheceu, e os seus olhos se escureceram, de maneira que não podia ver, chamou a Esaú, seu filho mais velho, e disse-lhe: Meu filho. E ele lhe disse: Eis-me aqui. 2- E ele disse: Eis que já agora estou velho, e não sei o dia da minha morte; 3- Agora, pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, e sai ao campo, e apanha para mim alguma caça. 4- E faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; para que minha alma te abençoe, antes que morra.”

Isaque já estava com cento e trinta e sete anos de idade e deve ter pensado que a morte já estava próxima, embora, na verdade viveu até os cento e oitenta anos (Gn 35.28).

3. Rebeca põe em prática um plano para favorecer Jacó. Gn 27.5-17 “E Rebeca escutou quando Isaque falava ao seu filho Esaú. E foi Esaú ao campo para apanhar a caça que havia de trazer. 6- Então falou Rebeca a Jacó seu filho, dizendo: Eis que tenho ouvido o teu pai que falava com Esaú teu irmão, dizendo: 7- Traze-me caça, e faze-me um guisado saboroso, para que eu coma, e te abençoe diante da face do Senhor, antes da minha morte. 8- Agora, pois, filho meu, ouve a minha voz naquilo que eu te mando: 9- Vai agora ao rebanho, e traze-me de lá dois bons cabritos, e eu farei deles um guisado saboroso para teu pai, como ele gosta; 10- E levá-lo-ás a teu pai, para que o coma; para que te abençoe antes da sua morte.”

Rebeca tinha tanta confiança na palavra da promessa (Gn 25.23), que nem temia a eventualidade maldição, nem admitia como ação repreensível, o emprego do engano com propósito de desviar para Jacó a benção de Isaque. Impulsionada por sua parcialidade para com Jacó, ela não descansara na providência divina.

Caso isso acontecesse, ela sabia que poderia ser amaldiçoado ao invés de abençoada (v. 12). Mas Rebeca assumiu a responsabilidade e disse que a maldição poderia cair sobre ela (v. 13).

4. Além disso, Jacó se mostrou preocupado em seu pai perceber sua trapaça. Gn 27.11- “Então disse Jacó a Rebeca, sua mãe: Eis que Esaú meu irmão é homem cabeludo, e eu homem liso; 12- Porventura me apalpará o meu pai, e serei aos seus olhos como enganador; assim trarei eu sobre mim maldição, e não bênção. 13- E disse-lhe sua mãe: Meu filho, sobre mim seja a tua maldição; somente obedece à minha voz, e vai, traze-mos.”

O plano de Rebeca deixou Jacó assustado, não pelo fato de executá-lo, mas pela possibilidade de ser pego, ou seja, ele tinha consciência de não era algo lícito.

Ele indagou sua mãe sobre isso, e ela assumiu toda a responsabilidade, inclusive as espirituais, pois disse: “Caia sobre mim a maldição meu filho” (v. 11).

Então bastava apenas que Jacó lhe servisse a refeição e fosse abençoado. Jacó argumentou com Rebeca que seu plano não daria certo. Isso porque ele e Esaú, apesar de gêmeos, eram muito diferentes. Embora Isaque já fosse cego, ele facilmente poderia perceber que Jacó não era Esaú ao apalpá-lo. Esaú era um homem muito cabeludo, e Jacó não.

5. Jacó fez tudo conforme Rebeca lhe pediu. Gn 27.14.15 “E foi, e tomou-os, e trouxe-os a sua mãe; e sua mãe fez um guisado saboroso, como seu pai gostava. 15- Depois tomou Rebeca os vestidos de gala de Esaú, seu filho mais velho, que tinha consigo em casa, e vestiu a Jacó, seu filho menor; 16- E com as peles dos cabritos cobriu as suas mãos e a lisura do seu pescoço; 17- E deu o guisado saboroso e o pão que tinha preparado, na mão de Jacó seu filho.”

Com isso, Jacó fez exatamente como ela o instruiu, e por fim, recebeu a benção da primogenitura em lugar de Esaú, seu irmão.

Rebeca escutou o pedido de Isaque e arquitetou um plano para que Jacó fosse abençoado em lugar de Esaú. Ela pediu que Jacó fosse ao rebanho da família e lhe trouxesse dois bons cabritos para que ela pudesse preparar uma comida saborosa do agrado de Isaque.

6. Jacó engana Isaque e recebe a bênção. Gn 27.18-29 “E foi ele a seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui; quem és tu, meu filho? 19- E Jacó disse a seu pai: Eu sou Esaú, teu primogênito; tenho feito como me disseste; levanta-te agora, assenta-te e come da minha caça, para que a tua alma me abençoe.20- Então disse Isaque a seu filho: Como é isto, que tão cedo a achaste, filho meu? E ele disse: Porque o Senhor teu Deus a mandou ao meu encontro. 21- E disse Isaque a Jacó: Chega-te agora, para que te apalpe, meu filho, se és meu filho Esaú mesmo, ou não. 22- Então se chegou Jacó a Isaque seu pai, que o apalpou, e disse: A voz é a voz de Jacó, porém as mãos são as mãos de Esaú. 23- E não o conheceu, porquanto as suas mãos estavam cabeludas, como as mãos de Esaú seu irmão; e abençoou-o. 24- E disse: És tu meu filho Esaú mesmo? E ele disse: Eu sou. 25- Então disse: Faze chegar isso perto de mim, para que coma da caça de meu filho; para que a minha alma te abençoe. E chegou-lhe, e comeu; trouxe-lhe também vinho, e bebeu. 26- E disse-lhe Isaque seu pai: Ora chega-te, e beija-me, filho meu. 27- E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou; 28- Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto. 29- Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem.”

Com tudo pronto, Jacó foi apresentar ao seu velho pai a comida que ele tanto gostava. Diante de Isque Jacó assumiu que era Esaú. Isaque achou estranho o fato de a refeição ter saído tão depressa; afinal, a refeição devia ser feita de carne de caça. Mas Jacó foi muito dissimulado e disse a Isaque que Deus havia lhe mandado a caça ao seu encontro (Gênesis 27:18-21).

Isaque teve de apalpar Jacó (v. 21,22), ouvi-lo (v. 22), questioná-lo (v. 24), beijá-lo e cheirá-lo (v. 26,27) para confirmar sua identidade e, finalmente, acreditar nas mentiras que o filho contava. Para cada uma das mentiras que Jacó falava, era preciso outra para encobrir a anterior e conferir veracidade ao discurso.

Isaque começou a sua bênção descrevendo o cheiro rústico das vestimentas de seu filho, sinal de que Jacó conseguira enganá-lo trajando as roupas de Esaú. Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti. Isaque predisse que os descendentes de Jacó obteriam supremacia sobre todos os povos. Jesus, como o Rei dos reis e descendente de Jacó, cumpriu essa predição (1 Tm 6.14-16). Sê senhor de teus irmãos. O termo em hebraico gebir, traduzido como senhor (também aparece no v. 37), está relacionado ao significado da palavra herói (Js 1.2; Is 9.6) e descreve aquele que é valente e corajoso. Quando mencionou de teus irmãos, Isaque tinha a intenção de que Jacó se curvasse diante de Esaú. Mas, por causa do engano, Isaque abençoou Jacó em vez de Esaú. Inconscientemente, o patriarca o fez usando as palavras pronunciadas pelo Senhor a Abrão (Gn 12.3), malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem. Como resultado dessa bênção, Jacó se tornou o herdeiro da aliança eterna entre os descendentes de Abraão e o Senhor.

O conteúdo da bênção dada a Jacó e sua descendência dizia respeito à fertilidade e domínio da terra; além de sua supremacia sobre povos e nações – incluindo os descendentes de seu irmão (27.27-29). Jacó terminou a benção dizendo: “Maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar” (27.29).

7. Esaú descobre a trapaça de Jacó. Gn 27.30-37 “E aconteceu que, acabando Isaque de abençoar a Jacó, apenas Jacó acabava de sair da presença de Isaque seu pai, veio Esaú, seu irmão, da sua caça; 31-

E fez também ele um guisado saboroso, e trouxe-o a seu pai; e disse a seu pai: Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, para que me abençoe a tua alma. 32- E disse-lhe Isaque seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito Esaú. 33- Então estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande, e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça, e ma trouxe? E comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o, e ele será bendito. 34- Esaú, ouvindo as palavras de seu pai, bradou com grande e mui amargo brado, e disse a seu pai: Abençoa-me também a mim, meu pai. 35- E ele disse: Veio teu irmão com sutileza, e tomou a tua bênção. 36- Então disse ele: Não é o seu nome justamente Jacó, tanto que já duas vezes me enganou? A minha primogenitura me tomou, e eis que agora me tomou a minha bênção. E perguntou: Não reservaste, pois, para mim nenhuma bênção? 37- Então respondeu Isaque a Esaú dizendo: Eis que o tenho posto por senhor sobre ti, e todos os seus irmãos lhe tenho dado por servos; e de trigo e de mosto o tenho fortalecido; que te farei, pois, agora, meu filho?”

Quando Esaú se apresentou diante de Isaque, o patriarca percebeu que tinha dado a benção ao filho mais novo. Esaú ficou revoltado e pediu que Isaque lhe abençoasse também. Mas Isaque lhe explicou que Jacó havia astuciosamente tomado para si a bênção, e que nada mais podia ser feito a respeito.

Indignado, Esaú declarou que com razão o nome de seu irmão mais novo era Jacó; fazendo uma referência à ideia de “enganador” ou “suplantador”. Esaú também alegou que Jacó já o havia enganado duas vezes. Ele disse: “Tirou-me o direito de primogenitura e agora usurpa a bênção que era minha” (v. 36).

O direito de primogenitura e a bênção não eram exatamente a mesma coisa. Porém, nesse contexto, eles estavam intimamente interligados. Tanto o direito de primogenitura quanto a bênção, estavam diretamente relacionados à herança; e na família de Abraão a herança dizia respeito às promessas da aliança de Deus. Por isso o escritor de Hebreus chamou Esaú de profano por ter negociado o seu direito de primogenitura numa atitude de pura incredulidade e desprezo pelas promessas de Deus (Hb 12.16,17).

8. Esaú insiste em ser abençoado. Gênesis 27.38-40 “E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou. 39- Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus.40- E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço.”

Logo após Isaque ter abençoado a Jacó, Esaú chegou trazendo sua caça. Sem saber de nada, Esaú preparou a comida para seu pai e lhe entregou, esperando que fosse abençoado.

Esaú implorou que seu pai também lhe desse uma bênção. Mas Isaque mais uma vez lhe explicou que a benção que tinha sido dada a Jacó não podia ser revertida.

Todavia, diante da insistência de Esaú, Isaque lhe disse: “Longe dos lugares férteis da terra será a tua habitação, e sem orvalho que cai do alto. Viverás da tua espada e servirás a teu irmão; quando, porém, te libertares, sacudirás o seu jugo da cerviz” (v. 40).

O contraste é muito claro entre as palavras pronunciadas sobre Jacó e sobre Esaú. Jacó recebeu uma bênção que prenunciava o privilégio de sua descendência que haveria de ocupar uma terra fértil e exuberante; e que dominaria sobre as nações e seria senhor de seu irmão. Já Esaú escutou que sua descendência viveria longe dos lugares férteis da terra e haveria de servir a seu irmão.

Historicamente tudo isso foi cumprido. Os israelitas tomaram a Terra Prometida, enquanto os edomitas, descendentes de Esaú, habitaram a região árida e de terras infrutíferas ao sul do Mar Morto. Isso também explica a frequente tensão entre Israel e Edom no Antigo Testamento.

Também é interessante notar as palavras finais de Isaque a Esaú: “quando, porém, te libertares, sacudirás o seu jugo da tua cerviz” (v. 40). Algumas vezes os edomitas conseguiram se livrar da dominação israelita (cf. 2º Rs 8.20-22). Mais tarde, com a ruína de Edom, grande parte dos edomitas remanescentes acabou sendo assimilada pelos judeus. A dinastia de Herodes, o Grande, descendia de Esaú.

Aqui é inevitável a comparação entre as bênçãos pronunciadas por Isaque a Jacó e a Esaú e a profecia que precedeu o nascimento dos gêmeos. O oráculo falava sobre como os dois irmãos dariam origem a duas nações; e sobre como o irmão mais velho haveria de servir o irmão mais novo (Gn 25.23).

Isso significa que Isaque sabia que Deus tinha escolhido Jacó; mas ainda assim ele pretendia dar a bênção da aliança a Esaú. Contudo, o Deus soberano que governa a história garantiu que seu propósito fosse cumprido, a despeito da falta de visão espiritual de Isaque.

IV. A FUGA DE JACÓ

1. Esaú planeja matar Jacó. Gn 27.41-46 “E Esaú odiou a Jacó por causa daquela bênção, com que seu pai o tinha abençoado; e Esaú disse no seu coração: Chegar-se-ão os dias de luto de meu pai; e matarei a Jacó meu irmão. 42- E foram denunciadas a Rebeca estas palavras de Esaú, seu filho mais velho; e ela mandou chamar a Jacó, seu filho menor, e disse-lhe: Eis que Esaú teu irmão se consola a teu respeito, propondo matar-te. 43- Agora, pois, meu filho, ouve a minha voz, e levanta-te; acolhe-te a Labão meu irmão, em Harã, 44- E mora com ele alguns dias, até que passe o furor de teu irmão; 45- Até que se desvie de ti a ira de teu irmão, e se esqueça do que lhe fizeste; então mandarei trazer-te de lá; por que seria eu desfilhada também de vós ambos num mesmo dia? 46- E disse Rebeca a Isaque: Enfadada estou da minha vida, por causa das filhas de Hete; se Jacó tomar mulher das filhas de Hete, como estas são, das filhas desta terra, para que me servirá a vida?”

Os sentimentos de Esaú agora eram transparentes. Ele passou a odiar seu irmão. Assim, pensou num plano para matar Jacó, fato que se assemelha à passagem do assassinato de um irmão pelo outro em Génesis 4.

2. Jacó foge para casa de seu tio em Harã. Harã no heb. Charan = “montanhês”. Harã é a cidade para a qual Abraão migrou quando deixou Ur dos caldeus e onde ele permaneceu até o falecimento do seu pai antes de partir para a terra prometida; localizada na Mesopotâmia, em Padã-Arã, ao pé do monte Masius, entre o Khabour e o Eufrates.

Aparentemente, Esaú revelou sua decisão perversa a alguém. De novo, Rebeca interferiu em favor de seu filho preferido, Jacó, ordenando a este que fosse para a casa de Labão, tio dele, em Harã (cap. 24). A intenção da matriarca era enviar seu filho por um curto período de tempo. Contudo, alguns dias se converteram em 20 anos (Gn 31.38,41). Por que seria eu desfilhada também de vós ambos num mesmo dia? A preocupação de Rebeca era ficar sem ambos os filhos se Esaú matasse Jacó: este morreria, e aquele, como Caim, seria exilado de seu povo. Infelizmente, ela morreu antes do retorno de Jacó (Gn 31.18; 35.27-29).

3. As Consequências do Erro. Por sua escolha errada de viver o plano de Deus, Jacó colheu os seguintes frutos em sua vida:

  • Teve que fugir de casa e nunca mais viu sua mãe;
  • Seu irmão queria mata-lo;
  • Foi enganado, várias vezes por Labão, seu tio;
  • Esaú fundou uma nação que veio a ser inimiga de Israel, Edom;
  • Viveu exilado por décadas, sem direito e liberdade plena;

Assim que Esaú soube que havia sido enganado procura Jacó para matá-lo. Mas Jacó sendo astuto foge para a casa de Labão irmão de Rebeca em Padã-Arã (Gn 27.42; 28.2), onde se casa com Raquele e Lia.

V. A COLUNA DE BETEL


Quando Jacó partiu de Beseba e seguiu para Harã e quando passava a noite em Para-Arã (Gn 28.10-11), que no hb. Paddan - uma planície ou planalto em Arã, uma região da Síria, no norte da Mesopotâmia entre o rio Tigre e Eufrates – Jacó teve um sonho.

Jacó teve uma visão onde viu uma escada posta na terra cujo tipo ligava ao céu e os anjos subiam e desciam nela (Gn 28.10-17).

A escada tipifica Jesus aquele que nos ligou com o pai. Os anjos que subiam e desciam são ministros em favor dos que vão herdar a salvação.

A pós o sonho Jacó tomou a pedra que havia usado como travesseiro e a erigiu em coluna, e sobre a ponta derramou azeite.

O lugar que se chamava luz denominou de BETEL que no heb. Beyth-’El = “casa de Deus”.

Jacó fez um voto dizendo: “E a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus” (Gn 28.22).

VI. NA CASA DE LABÃO JACÓ SE SE ESTABELECE - Gn 29.1-14.

Para escapar da ira da ira de seu irmão Esaú, Jacó foge para a casa de seu tio Labão em Padã-Arã. Ali ele conheceu Raquel, por quem logo se apaixonou. Desejando se casar com a moça, Jacó firmou um acordo com Labão no qual ele seria empregado por sete anos no cuidado de seus rebanhos. Em troca, ele receberia o direito de casar-se com Raquel (Gn 29.18).

Mas Labão tratou de enganar Jacó, dando-lhe como esposa sua filha mais velha, Lia, em lugar de Raquel. Quando Jacó percebeu que havia sido enganado por Labão, pediu-lhe explicações. Labão então alegou que a filha mais nova não deveria se casar antes da filha mais velha. Então um novo acordo de trabalho foi feito. Jacó concordou em trabalhar mais sete anos para que pudesse se casar com Raquel. Esse novo casamento ocorreu depois de uma semana (Gn 29.21-30).

Na casa de Labão Jacó prosperou financeiramente até que um dia resolveu voltar para casa der seus pais.

Tempos depois Jacó desejou sair da casa de Labão e retornar para sua terra, mas Labão não queria que ele fosse embora. Ele acreditava que havia prosperado por causa da presença de Jacó em suas terras (Gn 30.25-27). Então Labão propôs acertar um salário com Jacó de entre o seu rebanho.

Labão procurou um acordo que pensou ser lucrativo para si, no qual ficou acertado que certos animais pertenceriam a Jacó. Porém, Jacó prosperou muito e seu rebanho cresceu além do rebanho de seu sogro, mesmo com Labão alterando diversas vezes algumas condições do acordo.

VII. JACÓ FOGIU DE LABÃO - 31.1-55.

Por fim, ao perceber que Labão se sentia prejudicado, Jacó reuniu sua família, seus servos e seus rebanhos e voltou para sua terra depois de vinte anos de serviço em Harã (Gn 31.41). Até mesmo as filhas de Labão acreditaram ter sido usadas injustamente pelo pai como moedas de troca para conseguir mais bens (Gn 31.15).

Alentado por Deus para voltar à terra de seus pais, Jacó reuniu todas suas possessões e partiu no momento oportuno, quando Labão estava ausente num negócio de gado. Três dias mais tarde Labão soube da partida de Jacó e mandou em sua busca. Após sete dias lhe deu alcance nas colinas de Gileade. Labão estava profundamente perturbado pela desaparição dos deuses-lar.

Quando Labão soube que Jacó havia partido, prontamente se empenhou em persegui-lo pelo caminho. Mas durante sua empreitada Deus o advertiu que não fizesse nenhum mal a Jacó (Gênesis 31:22-24).

Quando Labão alcançou Jacó, ele o acusou de ter forçado suas filhas a acompanhá-lo, além de ter furtado seus ídolos. Mas nada disso era verdade. Lia e Raquel não partiram com Jacó de forma forçada. Além disso, Jacó não havia furtado os ídolos da casa de seu sogro. A responsável por isto foi Raquel, e seu marido nem mesmo sabia o que ela havia feito. O terafim, que Raquel tinha escondido com êxito enquanto Labão buscava nas possessões de Jacó, pôde ter sido mais legal que de significação religiosa para Labão. De acordo com a lei Nuzu, um genro que tiver em seu poder os deuses-lar poderia reclamar a herança da família ante um tribunal. Dessa forma Raquel tentava obter certa vantagem para seu marido, ao roubá-lhe os ídolos. Porém Labão anulou qualquer benefício dessa índole por um convênio com Jacó antes de separar-se.

Mas finalmente Labão e Jacó fizeram uma aliança. Eles concordaram em prezar pelo respeito mútuo, e Labão consentiu na partida definitiva de Jacó de forma pacífica.

A história de Labão revela que ele era um homem de duplicidade. Ele era astuto e tendencioso à cobiça. Ele também reconheceu o poder do Deus de Abraão, Isaque e Jacó, mas parece que jamais abandonou sua idolatria e deixou de ser politeísta.

VIII. JACÓ ENCONTRA OS ANJOS

Gênesis 32.1,2 “Jacó também seguiu o seu caminho, e encontraram-no os anjos de Deus. 2- E Jacó disse, quando os viu: Este é o exército de Deus. E chamou aquele lugar Maanaim.”

Após o encontro tenso com Labão na montanha de Gileade, Jacó seguiu viagem rumo é terra de seus pais (Gênesis 31). Ele havia passado as últimas décadas servindo seu astuto sogro e se escondendo da ira de seu irmão por causa dos eventos narrados em Gênesis 27.

Em certo ponto do caminho, o texto bíblico diz que anjos de Deus saíram ao encontro de Jacó (Gn 32.1). A palavra anjos, tanto no hebraico como no grego, significa mensageiros, neste caso proveniente de Deus: eram provavelmente criaturas sobrenaturais, pois Jacó se impressionou tanto que achou que aquele era o acampamento de Deus, e chamou o lugar Maanaim (dois acampamentos – Gn 32.2). Aqui vale lembrar que essa era a segunda vez que Jacó estava tendo alguma experiência com os anjos do Senhor. Em Betel ele já havia contemplado os anjos de Deus subindo e descendo por uma escada que ligava o céu e a terra (Gênesis 28).

Então tanto na saída quanto no retorno à Terra Prometida Jacó viu os anjos do Senhor. Obviamente era uma clara demonstração da presença protetora de Deus para com ele. Deus é fiel à sua promessa e esteve com Jacó apesar de suas falhas e imperfeições. O texto bíblico ainda diz que Jacó chamou àquele lugar onde os anjos do Senhor lhe saíram ao encontro de Maanaim, que significa “acampamento duplo”, pois ali ele tinha visto o “acampamento de Deus”.

IX. JACO NO VALE DE JABOQUE - 32.1-32.

Continuando rumo a Canaã, Jacó antecipou o terrível encontro com Esaú. O temor o venceu, ainda que toda crise do passado tivesse acabado com vantagem para ele. A ponto de não voltar, Jacó encarou-se com uma crucial experiência (32.1-32). Dividindo todas suas possessões nem rio, Jacó, em preparação para o encontro com Esaú, se voltou a Deus em oração.

Jacó carregava um fardo muito pesado, por ter enganado o seu pai. Dia e noite estava sempre na sua consciência, o que tornava a sua jornada muito triste!

1. Então Jacó toma coragem e segue viagem com sua família. Eles tinham que atravessar o rio Jaboque. No heb. Yabboq, que significa “desembocador”. Um ribeiro que cruza a cadeia de montanhas de Gileade, e deságua no lado leste do Jordão, aproximadamente a meio caminho entre o mar da Galileia e o mar Morto.

2. Jacó, porém ficou só (Gn 32.24-26). O texto diz, que naquela mesma noite Jacó tomou sua família e atravessou o vau de Jaboque. Mas embora suas esposas, filhos e servas tenham passado pelo ribeiro, Jacó ficou para trás sozinho. Ali ele ficou lutando com um homem misterioso até ao romper do dia (Gn 32.22-24).

Não se sabe ao certo porque Jacó teria preferido ficar solitário naquela terrível noite. Ante o perigo que ele via aproximar-se - seu temido encontro com Esaú, ele ordenou que sua família atravessasse o ribeiro de Jaboque e ele permaneceu na retaguarda para manter defesa na eventualidade de perigo. Naquela noite não dormiu, certamente devido a delicada situação. Ali sozinho, Jacó, sem saber, nos transmitiu uma grande lição: que nossas batalhas espirituais são decididas junto Deus.

3. A luta inesperada (Gn 32.24). De repente, dentre a escuridão, surge uma misteriosa personagem e inicia uma luta com Jacó. A luta continua até a alva do dia. Certamente Jacó conclui que aquele desconhecido fosse um dos homens de Esaú, e lutou decididamente para derrotar aquele homem desconhecido.

Diz a passagem em foco que um homem lutava com ele, mostrando que a dianteira na luta estava com aquele estranho personagem. Deus estava procurando levar Jacó ao fim da sua capacidade natural e humana, pois até então ele vinha dependendo da força carnal para conseguir seus intentos.

4. Jacó indefeso (Gn 32.25). Foi preciso uma intervenção sobrenatural e divina para que o “eu” de Jacó fosse vencido. O anjo tocou na sua coxa e o fez manquejar.

A sequência do texto explica que aquele encontro no vau de Jaboque não era nada normal. Tratava-se de uma teofania, ou seja, o homem que lutava com Jacó era, na verdade, uma manifestação visível do próprio Deus.

Jacó sem dúvida reconhece que é Deus. “Jacó O chama Deus”; sem dúvida é outra aparição da segunda pessoa da Trindade, que mais tarde veio ao mundo: Jesus Cristo.

Isto o levou a concluir que aquele ser estranho que se lhe opunha fosse divino. Logo que ele ficou convicto disso, desistiu da luta e apegou-se àquele ser.

Mas no Vale do Jaboque, ele agarrou com todas as suas forças a oportunidade que teve, dizendo: “Não te deixarei ir, se não me abençoares” (Gn 32.26).

Jacó reconhece que este ser é Deus e ao mesmo tempo tem poder sobrenatural para abençoa-lo. E que precisa da benção ali naquele momento.

Jacó por sua vez perguntou ao Homem qual era o Seu nome, mas a resposta foi a pergunta Porque perguntas pelo meu nome? Um diálogo semelhante ocorreu entre Manoá e o Anjo do SENHOR (a mesma pessoa que o Homem), quando este acrescentou ... que é maravilhoso? (Juizes 13.18). Trata-se da mesma pessoa, e maravilhoso é a tradução de uma palavra hebraica cuja raiz significa ser grandioso, inefável (1ª Co 1.10, Ef 1.21, Fl 2.9,10). O Homem o abençoou, provando outra vez que se tratava do SENHOR.

Jacó reconheceu humildemente que era imerecidor de todas as bênçãos que Deus lhe havia outorgado. Mas de face para o perigo, suplicou por sua liberação. Durante a solidão da noite, lutou a braço partido com um homem.

X. A TRANSFORMAÇÃO DE JACÓ – Gn 32.26-30.

Isso quer dizer que Deus apareceu a Jacó em forma humana e ajustou a sua força à força dele durante o embate. Num certo momento a Bíblia diz que o homem tocou na articulação da coxa de Jacó e deslocou sua junta (Gn 32.25). Isso fez com que Jacó perdesse suas forças naturais. Mas Jacó agarrou-se a ele e rogou por sua bênção.

Como resultado, Jacó foi abençoado e teve seu nome trocado de Jacó para Israel. O significado do novo nome do patriarca não apenas revelava a verdadeira natureza daquele encontro no vau de Jaboque, mas também demonstrava que ele havia sido transformado espiritualmente e amadurecido na fé. Isso fica claro em Gênesis 32.28: “Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste”

Então Jacó recebeu a bênção que seu coração tanto anelava. Seu pecado como enganador, fora perdoado.

O remorso tinha amargurado a sua existência, mas agora tudo era coisa do passado. Doce era a paz que ele estava sentindo. Agora sim, estava pronto para se encontrar com seu irmão Esaú.

Aquele que ouviu o clamor de Jacó ouvirá também a nossa petição e perdoará todas as nossas transgressões!

A graça de Deus é mesmo maravilhosa! Não precisamos mais carregar o fardo do pecado!

Nesta estranha experiência, na qual teve um encontro divino, seu nome foi mudado pelo de “Israel” (que significa príncipe de Deus) em lugar de continuar chamando-se Jacó. Depois disso, Jacó não foi o impostor; em seu lugar esteve sujeito à decepção e aos sofrimentos por seus próprios filhos.

Jacó chamou aquele lugar Peniel (rosto de Deus), pois ele reconheceu que havia visto Deus face a face e sua vida foi salva (Gn 32.30).

Ao amanhecer, Jacó atravessou a vau, mancando: um sinal para lembrá-lo deste evento e ajudá-lo a não se orgulhar de si próprio. Seus descendentes também se recordavam disto evitando comer o nervo do quadril dos animais.

A sequência do texto bíblico mostra que Jacó realmente entendeu o que aconteceu ali naquela noite. Por isso ele chamou aquele lugar de Peniel, pois disse: “Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva” (Gn 32.30). Claro que tudo isso também foi um grande encorajamento para Jacó. Ele teve sua vida preservada num encontro face a face com Deus, então não fazia sentido temer se encontrar face a face com Esaú.

XI. JACÓ REENCONTRA ESAÚ (GN 32.3-8)

1. Jacó ora a Deus e inicia os preparativos para encontrar Esaú (Gn 32.9-21). Mas tão logo o temor de Jacó deu lugar à confiança em Deus. Ele orou ao Senhor e relembrou as promessas pactuais. Além disso, ele reconheceu sua indignidade diante das misericórdias e fidelidade de Deus. Em sua oração, Jacó ainda confessou estar com medo de Esaú, mas declarou confiar a cima de tudo nas promessas do Senhor (Gn 32.9-12).

No começo de sua história registrada na Bíblia, Jacó não é apresentado como um homem de oração; ao contrário, ele surge no relato bíblico como um homem enganador e dissimulado. Mas durante o tempo em que Jacó esteve em Padã-Harã, Deus trabalhou em seu caráter. Frequentemente Deus aperfeiçoa a fé de seus filhos e molda o caráter deles através de sofrimentos e provações.

Depois de ter contemplado os anjos de Deus, Jacó enviou mensageiros a seu irmão, Esaú, que estava na terra de Seir, no território de Edom (Gn 32.3). Ele pediu que seus mensageiros dissessem o seguinte a Esaú: “Teu servo Jacó manda dizer isto: Como peregrino morei com Labão, em cuja companhia fiquei até agora. Tenho bois, jumentos, rebanhos, servos e servas; mando comunicá-lo a meu senhor, para lograr mercê à sua presença” (Gn 32.4,5).

É notável a forma humilde com que Jacó se dirigiu a seu irmão. Anteriormente Jacó havia comprado o direito de primogenitura de Esaú e enganado Isaque para ser abençoado em seu lugar. Mas agora em sua mensagem ele tinha adotado uma posição servil em relação a seu irmão que havia sido seu rival durante muito tempo. Isso mostra como seu caráter havia mudado.

Quando os mensageiros de Jacó retornaram, eles lhe disseram que Esaú iria a seu encontro acompanhado por quatrocentos homens (Gn 32.6). Essa informação fez com que Jacó ficasse temeroso.

Depois, Jacó separou presentes para enviar através de seus servos a Esaú antes de ele encontrá-lo pessoalmente. A palavra hebraica empregada pelo escritor bíblico indica que esses presentes eram um tipo de tributo pago a alguém superior. O presente era realmente bem generoso, pois consistia em quinhentos e cinquenta animais (Gn 32.13-19).

A atitude de Jacó também revela que ele havia entendido que tinha pecado contra Esaú. Por isso ele dizia consigo mesmo: “Eu o aplacarei com o presente que me antecede, depois o verei; porventura me aceitará a presença” (Gn 32.20). A palavra “aplacarei” traduz uma expressão hebraica que significa o acobertamento da culpa.

Ao ver seu irmão se aproximar, Jacó enfileirou sua família de modo a proteger seus preferidos deixando-os mais distantes, e ele mesmo foi à frente de todos se curvando sete vezes diante de Esaú. Surpreendentemente, sem demonstrar qualquer ressentimento, Esaú foi até Jacó, o abraçou e beijou e ambos choraram.

Porque Esaú não matou Jacó? Esaú não matou, porque ele não encontrou seu irmão Jacó, todavia encontrou um novo homem chamado Israel, um homem transformado por Deus no vale de Jaboque. O velho Jacó morreu e surgiu Israel. Da mesma forma o nosso velho Jacó precisa morrer no vale de Jaboque e renascer um novo homem em Cristo Jesus é o que o apóstolo Paulo afirma: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2ª Co 5.17). J”á estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 2.20).

Esaú demonstrou amor por Israel. Esaú também demonstrou grande interesse em conhecer a família de Jacó e não pareceu estar interessado nos bens do seu irmão que lhe foram enviados pelo caminho. Diante disso, Jacó teve que insistir para que Esaú aceitasse o presente. Finalmente, Esaú convidou Jacó para acompanhá-lo à sua terra e se prontificou a auxiliá-lo na viagem. Jacó agradeceu a acolhida e partiu dali para Sucote e depois para Siquém, onde se estabeleceu.

XII. AS ORDENS DE DEUS A JACÓ

Gn 35.1-7 “Disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel e habita ali; faze ali um altar ao Deus que te apareceu quando fugias da presença de Esaú, teu irmão. 2- Então, disse Jacó à sua família e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio, purificai-vos e mudai as vossas vestes; 3- levantemo-nos e subamos a Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei. 4- Então, deram a Jacó todos os deuses estrangeiros que tinham em mãos e as argolas que lhes pendiam das orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém. 5- E, tendo eles partido, o terror de Deus invadiu as cidades que lhes eram circunvizinhas, e não perseguiram aos filhos de Jacó. 6- Assim, chegou Jacó a Luz, chamada Betel, que está na terra de Canaã, ele e todo o povo que com ele estava. 7- E edificou ali um altar e ao lugar chamou El-Betel; porque ali Deus se lhe revelou quando fugia da presença de seu irmão.”

Deus ordena. Está no Imperativo. Essa classe de verbo indica uma ordem ou um comando. Jacó havia esquecido do voto que tinha feito com Deus onde ele tivera sua primeira visão espiritual. Porém, Deus tudo está vendo e sabe de todas as coisas.

Depois dos acontecimentos terríveis do capítulo 34, Deus ordenou que Jacó e sua família seguissem para Betel a fim de levá-la a uma vida de obediência a Palavra de Deus. Jacó reconhece o agravamento da deterioração espiritual da sua família, ordenou a todos os seus familiares e domésticos: “Lançai fora os deuses estranhos que há no vosso meio” (v. 2).

Os primeiros versículos do capítulo 35 nos mostram um Jacó mais ousado, retomando sua posição de autoridade familiar.

Estas expressões nos mostram mudança de vida, de propósito, busca ao Senhor e compromisso com ele. Como resposta, Deus fez com que os inimigos de Jacó ficassem apavorados diante dele e não o perseguissem. Quando buscamos ao Senhor e nos purificamos, ele nos livra dos nossos inimigos (35.5).

1. Levanta. No hb. קום qum levantar, erguer, permanecer de pé, ficar de pé, pôr-se de pé.

1.1. Levanta para anunciar as boas novas: “Tu, ó Sião, que anuncias boas-novas, sobe a um monte alto! Tu, que anuncias boas-novas a Jerusalém, ergue a tua voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aí está o vosso Deus!” (Is 40.9).

1.2. Levantar para que a glória resplandeça na tua vida. “Dispõe-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR nasce sobre ti” (Is 60.1).

1.3. Levantar entre os mortos. “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará” (Ef 5.14).

2. Habita. Mora na minha presença. “Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre” (Sl 23.6).

“Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo” (Sl 27.4).

XIII. DEUS FALA A JACO


1. Lança fora os deuses estranhos.
Quando recebeu instruções de Deus para trasladar-se a Betel, Jacó se preparou para sua volta àquele lugar sagrado suprimindo a idolatria de seu lar.

Sua primeira atitude foi lançar fora os ídolos. Observe que aqueles falsos deuses haviam sido trazidos da casa de Labão e, até então, Jacó os tinha tolerado. O mal que toleramos em nossas casas pode nos levar à destruição. Jacó, porém, tomou uma atitude antes que fosse tarde demais.

2. Purifica. No hb. taher que significa: ser limpo, ser puro, estar moralmente limpo, Santificado.

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração” (Tg 4.8).

Em segundo lugar, Jacó exige purificação de sua família. Podemos comparar esta etapa com o perdão do pecado mediante a confissão a Deus ou à pessoa ofendida. Esta purificação é interior.

Deus requer limpeza espiritual para entrar em Betel.

3. Mudai vossas vestes. No hb. chalaph, do verbo (Qal) significa: passar adiante ou morrer, mudar, continuar a partir de vir de modo novo, brotar novamente. E do verbo (Hifil) trocar, substituir, alterar, mudar para melhor, renovar, mostrar novidade.

Nosso testemunho exterior deve refletir a purificação interior.

Não adianta apenas trocar as vestes, pois isto seria apenas uma mudança de fachada. Esta mudança de vestes não implica numa questão de figurino. As vestes representam nosso modo de vida, nossas ações (o que acaba incluindo o nosso jeito de vestir).

2ª Co 5.17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

Rm 12.1-2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

4. Faz ali um altar. Deus exige de nó um altar – um altar de oração de adoração e louvor em Sua presença.

Construir um altar. Não basta destruir os ídolos, se no lugar deles nada for construído. Construir o altar significa praticar atos de busca ao Senhor, tais como a oração e o jejum.

XIV. DEUS ABENÇOA JACÓ

Jacó foi a Betel e construiu um altar a Deus. Deus o abençoou e confirmou a mudança do seu nome para Israel.

Deus lhe disse: “Eu sou o Deus Todo-Poderoso; sê fecundo e multiplica-te; uma nação e multidão de nações sairão de ti, e reis procederão de ti. A terra que dei a Abraão e a Isaque dar-te-ei a ti e, depois de ti, à tua descendência” (Gn 35.11-12).

Jacó pegou uma pedra e a colocou como pilar no lugar onde Deus tinha falado com ele. Ele a separou para Deus, derramando vinho e azeite em cima. E pôs naquele lugar o nome de Betel.

1. A pedra simboliza Cristo.

2. O vinho simboliza a alegria da salvação.

3. O azeite simboliza o Espírito Santo de Deus.

Raquel morreu dando à luz seu segundo filho, que foi chamado Benjamim.

Jacó teve doze filhos: seis com Leia, dois com Raquel e quatro com as escravas Bila e Zilpa.

Jacó permaneceu morando na terra de Canaã, onde o seu pai tinha vivido.

Em Betel erigiu um altar. Ali, Deus renovou a aliança com a seguridade de que não só uma nação, senão um grupo de nações e reis surgiriam de Israel (35.9-15).

XV. O FINAL DA VIDA DE JACÓ

Jacó passou a residir mais uma vez na Palestina. Já seu irmão Esaú foi a Seir, e lá formou uma nação (Gn 33.16). Os anos seguintes não foram fáceis para Jacó. Seus filhos Simeão e Levi tiveram sério conflitos com os filhos de Hamor por conta do problema com Diná (Gênesis 34). Também, a ama de Raquel, Débora, que era importante para a família, morreu. Depois, sua tão amada esposa Raquel morreu no parto de seu filho Benjamin. Seu outro filho Rúben, deitou-se com Bila, sua concubina. Por fim, José, seu filho predileto, foi afastado dele.

Quando já estava bem idoso, por conta da fome que assolava a região em que vivia, Jacó precisou se exilar no Egito. Lá ele teve a grande alegria de reencontrar seu filho José. No Egito ele foi muito bem recebido.

Antes de morrer, já com a idade de 147 anos (Gn 47.28), Jacó abençoou os filhos de José: Efraim e Manassés (Gn 48.8-20). O patriarca também abençoou seus próprios filhos, formando as doze tribos de Israel (Gn 49.1-33). Jacó faleceu e foi enterrado em Macpela, perto de Hebrom, no tumulo da família juntamente com Abraão, Sara, Isaque, Rebeca e Lia.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC