TEOLOGIA EM FOCO

terça-feira, 7 de abril de 2020

A SUBLIMIDADE DAS BENÇÃOS ESPIRITUAIS EM CRISTO




LEITURA BÍBLICA
Efésios 1.3,4, 9-14 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, 4 - Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, 5 - e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, 6 - para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no amado. 7 - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua garça, 8 - que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência, 9 - descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, 10 - de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; 11 - nele, digo, em que também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho de sua vontade, 12 - com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; 13 - em quem também vós estais, depois que ouviste a palavra da verdade o evangelho da vossa salvação; e, tendo também nele crido, foste selados com o Espírito Santo da promessa; 14 - o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.”

INTRODUÇÃO
Nesta lição vamos abordar a grandeza, a excelência e a perfeição do projeto divino para conceder bênçãos espirituais aos seus escolhidos. Desde a eternidade, aprouve a Deus executar um plano de restauração e reconciliação com a humanidade caída. Por isso que, na Carta, o apóstolo Paulo se mostra profundamente agradecido pela revelação do mistério que estivera oculto desde todos os tempos. Ele nos convida a louvar e a glorificar a Deus pela sua bondade e misericórdia para com todos os pecadores.

I. A NOVA POSIÇÃO EM CRISTO

No passado estávamos perdidos e condenados à morte eterna, mas por sua infinita graça, Deus nos outorgou em Cristo o privilégio da salvação.

1. A Doxologia. “[Do gr. doxa, glória + logia, palavra] Manifestação de louvor e enaltecimento a Deus através de expressões de exaltamentos (Deus seja louvado! Aleluia!) e hinos. A doxologia não pode vir desassociada da verdadeira adoração. Ela exige adoração” (Dicionário de Teologia, CPAD, p.152).

Após expor os versículos de abertura da Epístola (1.1,2), o apóstolo Paulo apresenta uma sequência de texto que se caracteriza pela verdadeira adoração e bondade ativa de Deus (1.3-14). Ele começa pela frase “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (v. 3), onde “bendito” significa “digno de louvor”. O apóstolo dá sequência até o versículo 14 por meio de um maravilhoso tributo ao Eterno e suas muitas bênçãos concedidas aos homens. Nesse trecho bíblico trata-se de um hino teológico de gratidão, caracterizado pela repetição do seguinte refrão: “Para louvor e glória da sua graça" (v. 6) ou “para louvor da sua glória” (vv. 12,14). Aquele ao qual devemos adorar está identificado na expressão “Deus e Pai de Jesus Cristo”, uma clara referência à Santíssima Trindade com ênfase na natureza divina de Jesus, seu Filho.

2. As bênçãos espirituais. Obviamente que as bênçãos espirituais não são materiais, mas provenientes dos “lugares celestiais”, isto é, do reino espiritual. Essas bênçãos são mencionadas na longa passagem de Efésios (1.3-14), tais como:
2.1. Deus nos elegeu para sermos santos (1.4);
2.1. Predestinou-nos para sermos filhos (1.5);
2.3. Nos fez agradáveis para si (1.6);
2.4. Remiu-nos por meio do sangue de Cristo (1.7);
2.5. Acolheu-nos por sua vontade redentora (1.8-12);
2.6. Revelou-nos a Palavra da verdade (1.13a);
2.7. Selou-nos com o Espírito Santo da promessa (1.13b);
2.8. Ainda garantiu a validade da promessa (1.14).

Tais bênçãos provêm de Deus, que planejou a redenção; do Filho, que a realizou; e do Espirito Santo, que a garante. Essas bênçãos nos conduzem a exclamar como Paulo: “Bendito Seja Deus!”

Paulo ressalta, no introito da carta aos efésios, que a salvação nos traz bênçãos espirituais. A salvação garante-nos todas as bênçãos espirituais em Cristo. No entanto vemos hoje dentro de muitas igrejas, o mercantilismo está sendo disseminado em larga escalas o qual foi condenado por Jesus (Mt 21.13). Porém, certos líderes numa corrida desenfreada pelas bênçãos materiais, aproveitam os incautos na fé e fazer da casa de Deus. O mercantilismo religioso dentro de algumas igrejas chamadas evangélicas sobrepõem-se às indulgências da idade média. A forma pela qual se utilizam da Palavra de Deus para conseguirem benefícios financeiros é vergonhosa. São pessoas sem temor a Deus que transformam a igreja numa empresa de negócios, colocando-a numa dinastia. Esses escândalos se multiplicam no mundo inteiro, principalmente no Brasil. Eles acumulam fortunas e formam verdadeiros impérios econômicos pela exploração da fé. Esses fundadores se apegam ao dinheiro e ao poder, pregam falsas doutrinas, falsas promessas (culta da benção, da vitória, da fé, da casa própria, do carro novo etc), e enganam os seguidores com um falso evangelho. Eles se infiltram no meio das igrejas para satisfazerem suas vaidades, e usurpam escandalosamente as doutrinas de Deus. São pessoas desprovidas de entendimento espiritual, analfabetas das escrituras. Oferecem migalhas aos famintos de seus sonhos, visões e revelações.

Eles estão atrás de vaidade e riqueza, em vez de buscarem a glória de Deus e a salvação dos perdidos.
Lamentavelmente, a igreja está sendo mais conhecida na mídia pelos seus escândalos do que pela sua conversão espiritual.

3. A nova condição. A expressão “em Cristo” significa que somos abençoados com toda bênção espiritual, a partir de Sua pessoa e obra realizada no calvário (Jo 1.3; Hb 5.9; 9.12); relaciona-se ainda com a nossa experiência de conversão a Ele (2 Co 5.17). Essa nova vida é conferida somente para quem está “em Cristo”, isto é, o oposto da antiga vida “em Adão” escravizada pelo pecado (Rm 5.11-15). Desse modo, não andamos mais em trevas, mas como filhos da luz (Rm 5.8). Portanto, nossa nova posição é caracterizada pela salvação “em Cristo” e, por isso, desfrutamos de todos os benefícios advindos dessa redenção.

II. AS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS DE DEUS, O PAI

- Dando continuidade ao estudo da carta de Paulo aos efésios, estudaremos a passagem de Ef 1.3-14, em que temos um verdadeiro hino que o apóstolo compõe para a Santíssima Trindade, em gratidão pelas bênçãos espirituais decorrentes da salvação na pessoa de Jesus Cristo.

1. - A objetivo do louvor. Ao iniciar sua carta com um hino, que é uma composição literária em que se louva alguém ou algo, o apóstolo mostra claramente que o resultado da salvação é nos dar condições de adorar e louvar ao Senhor, que, afinal de contas, é o que iremos fazer quando alcançarmos a glorificação, o último ato do processo da salvação, como nos dá conta o texto de Ap 5.8-14.

- O hino se inicia com uma palavra de enaltecimento de Deus, o Pai, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, a nos revelar, uma vez mais, como deixamos claro no término da primeira lição, que a crença na Triunidade Divina é essencial para a salvação. Se a graça e a paz vêm do Pai e do Filho, também aqui há um louvor dirigido ao Pai, que é bendito porque nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo (Ef 1.3).

- A obra salvífica de Jesus fez-nos voltar a ter amizade com Deus, pôs-nos, novamente, em comunhão com o Criador, e, por isso mesmo, agora somos alvos das bênçãos divinas. O pecado trouxe maldição (Gn 3.14-19), maldição que não pôde ser eliminada pela lei (Gl 3.10), mas, agora, em virtude da obra consumada por Cristo Jesus, somos agora abençoados. Aleluia!

- Estamos em comunhão com o Senhor e, por isso mesmo, somos atingidos pelas bênçãos, pois quem está com o Abençoador tem pleno acesso às bênçãos. Eis uma realidade que, infelizmente, muitos não têm ainda entendido.

- Muitos hoje estão atrás das bênçãos, querendo apenas os benefícios do Evangelho, esquecendo-se de que as bênçãos vêm do Abençoador e que, portanto, não há sentido algum em querer bênçãos e não ter acesso ao Abençoador.

- Paulo deixa claro que Deus, o Pai nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, ou seja, a bênção exige que tenhamos uma posição certa, que é estar em Cristo, por meio do qual nós conseguimos a unidade com o Pai (Jo 17.20,21).

2. Quando estamos em comunhão com o Abençoador, o acesso às bênçãos é pleno. Somos abençoados com todas as bênçãos. Assim, embora seja claro que Deus abençoa a todos os homens, por força daquilo que se denomina de “graça comum”, já que Deus faz que o sol se levante sobre maus e bons e dá a chuva tanto para justos como para injustos (Mt.5:44). Entretanto, quem está em Cristo, tem comunhão com Ele e, portanto, acesso a todas as bênçãos espirituais.

- Bem se vê, pois, que o caminho traçado pelo apóstolo é bem diferente do que muitos andam fazendo em nossos dias, enganando e sendo enganados por homens maus (2ª Tm 3.13), achando que estão em boa situação quando são alvo da graça e misericórdia divinas, recebendo algumas bênçãos e, quase sempre, bênçãos materiais, agindo como aqueles nove leprosos que, embora tenham sido curados, não obtiveram a salvação (Lc 17.11-19).

- E, por falar em qualidade das bênçãos, o apóstolo também faz questão de nos informar que o Pai nos abençoa com todas as bênçãos espirituais, ou seja, a prioridade da bênção divina diz respeito à vida espiritual das pessoas, ao que diz respeito ao nosso relacionamento com o Senhor e à vida eterna, não as coisas passageiras e corriqueiras desta vida, desta nossa peregrinação terrena (1ª Pe 1.17).

3. A salvação garante-nos todas as bênçãos espirituais. É verdade que a salvação nos traz, também, bênçãos materiais, mas elas são secundárias e, o que é muito importante, não há qualquer passagem bíblica que indique que elas estão garantidas em virtude da salvação. A garantia dá-se única e exclusivamente com relação às bênçãos espirituais e, mesmo assim, se houver, por parte dos salvos, desejo, insistência e persistência no pedido por elas (Mt.7:7-11; Lc.11:9-13), bem como fé para obtê-las (Tg.1:6).

- Estas bênçãos espirituais, como diz o pastor Elienai Cabral, “…são as bênçãos da salvação que Deus preparou para a humanidade antes de todos os séculos…” (Lições Bíblicas – jovens e adultos – 4º trim. 1999. Efésios: a igreja nos lugares celestiais – aluno – p. 8).

4. A primeira destas bênçãos é a eleição. O apóstolo Paulo diz que Deus, o Pai nos elegeu em Cristo antes da fundação do mundo (Ef 1.3). Esta já é uma demonstração de que a salvação tem origem divina e que, portanto, é eterna, pois não está sujeita ao tempo, tempo que é uma característica deste universo físico, da criação e, como a salvação é anterior ao próprio universo, temos que é ela eterna, como, aliás, explicitamente dizem as Escrituras (Is 45.17; Hb 5.9).

- Na “eternidade passada”, o Senhor, sabendo que o homem iria pecar, resolveu, dentro de Sua soberania, de Sua condição de Ser supremo, salvar o homem, elaborando um plano para que isto se fizesse, salvação que se daria por intermédio de Jesus Cristo, a Pessoa do Filho, o Verbo por meio do qual tudo seria criado (Jo 1.1-3).

- Como ensina o pastor Elienai Cabral, consultor teológico da Casa Publicadora das Assembleias de Deus: “…A palavra ‘elegeu’ indica que Deus, por Sua presciência, elegeu ou escolheu um povo especial para pôr em prática o Seu propósito no mundo. (…). Sua escolha ou eleição não tem nada a ver com discriminação. Não significa que Deus não queira que todos se salvem. O propósito da salvação é universal mas Deus sabia que nem todos se salvariam, uma vez que o ser humano é dotado de livre escolha quanto ao seu destino…” (op.cit., p. 8).

- Usando de Sua soberania, Deus, antes mesmo de criar o mundo, resolveu que salvaria o homem que haveria de criar à Sua imagem e semelhança. Assim, escolheu Ele quem iria salvar (o ser humano) e como iria salvar, ou seja, por meio de Jesus Cristo, o Verbo Divino, que Se faria humano e assumiria o lugar do homem, pagando a justiça de Deus e, assim, demonstrando a todos, em especial ao homem, que Deus é amor.

- É este o real significado da eleição e não, como ensinam equivocadamente os calvinistas, de que a eleição é a escolha por Deus de indivíduos que serão salvos, enquanto outros já estarão previamente destinados à condenação.

- Este pensamento trazido pelos calvinistas não tem respaldo bíblico. A prévia escolha de Deus para salvar uns e não outros contraria o fato de que Deus não faz acepção de pessoas, algo que é repetido em diversas passagens bíblicas: Dt 10.17; 2º Cr 19.7; Jó 34.19; Is 47.3; At 10.34; Rm 2.11; Ef 6.9; Cl 3.25; 1ª Pe 1.17.

- Como se isto fosse pouco, a Bíblia Sagrada considera que a acepção de pessoas é pecado (Ml 2.9; Tg 2.1,9), de modo que quem considera que a eleição é a prévia escolha de indivíduos para a salvação ou para a perdição está imputado a Deus um pecado, o que é um rotundo absurdo!

- Também há de se verificar que, se a eleição fosse a prévia escolha de alguns para salvação e outros para perdição se teria a constatação de que Deus não quis salvar todos os homens, mas é exatamente o oposto que ensina a Palavra de Deus. É claríssimo que Deus ama a todos os homens (Jo 3.16) e que quer que todos eles se salvem (Ez 18.23; 33.11; 1ª Tm 2:4).

- Deus escolheu todos os homens para serem salvos, mas, como lhes deu o livre-arbítrio, cabe a cada ser humano escolher entre se salvar ou não (Dt 30.19; Js 24.15; Mt 16.24; Mc 8.34; Tg 4.4; Ap 22.17), de modo que nem todos se salvam (Rm 10.16), sendo verdadeiro que são poucos os que salvam (Lc 13.23,24), mas não porque Deus assim tenha querido, mas por opção do próprio ser humano.

- Deus escolheu salvar o homem, mas isto não significa, como equivocadamente ensinam os chamados “universalistas”, que todos serão salvos. Acabamos de ver a Bíblia dizendo que haverá os que se perderão, e que, inclusive, serão a maioria. Isto porque, a eleição é condicional, ou seja, é necessário que a pessoa creia em Cristo para alcançar a salvação querida por Deus, pois Deus não escolheu apenas salvar o homem, mas que a salvação dependeria da fé em Jesus. Como afirma o teólogo Henry Clarence Thiessen (1883-1947): “Por eleição, entendemos aquele ato soberano de Deus em graça, pelo qual Ele escolheu em Jesus Cristo para salvação todos aqueles que de antemão sabia que O aceitariam…” (Palestras introdutórias à Teologia Sistemática, p.261 apud TITILLO, Thiago. Eleição condicional, p.18).

- Como ensina o saudoso pastor Antonio Gilberto: “…Eleição divina é, pois, a nossa escolha para a salvação, feita por Deus. Nós, pecadores por natureza, não sabemos escolher, mas o Senhor nos escolhe (Jo 15.16). (…). E claro que a eleição, em si, não implica salvação (1ª Ts 2.13; 1ª Pe 1.2). (…). A escolha divina ocorre da maneira como é descrita em 1ª Tessalonicenses 1.4-10. Ela se dá pelo recebimento do evangelho, pela fé, e permanência em Cristo, mediante a santificação daqueles que se convertem dos ídolos ao Deus vivo e verdadeiro, a fim de servi-lo “e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura’ (v. 10). Deus não elege uns para a salvação, e outros, para a perdição. O homem é capaz de fazer a livre-escolha. E a graça de Deus não é irresistível, como muitos ensinam, valendo-se do falacioso chavão ‘Uma vez salvo, salvo para sempre’. (Teologia sistemática pentecostal, pp. 366-7).

- A Declaração de Fé das Assembleias de Deus afirma que “…Deus elegeu a Igreja desde a eternidade, antes da fundação do mundo [Ef 1.4], segundo a Sua presciência [1ª Pe 1.2; 2ª Ts 2.13]. O Senhor estabeleceu um plano de salvação para toda a humanidade: ‘em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos’ (Tt 1.2); pois essa é a Sua vontade [1ª Tm 2.3,4]. Assim como Deus não elegeu uma nação já existente, mas preferiu criar uma nova a partir do patriarca Abraão[Gn 12.2], o Senhor Jesus Cristo, da mesma forma, criou um novo povo formado por judeus e gentios: ‘o qual de ambos os povos fez um’ (Ef 2.14)…” (cap.XI.3, p.121).

- Esta eleição, ademais, tem um propósito, qual seja, a de sermos santos e irrepreensíveis diante d’Ele em amor. Deus quer nos salvar porque quer que sejamos santos, ou seja, vivamos separados do pecado e em comunhão com Ele, tendo uma vida irrepreensível, ou seja, que não seja censurada nem reprovada nem pelo Senhor nem pelos homens, exercendo o amor a Deus e o amor ao próximo.

- Veja, pois, que o objetivo da eleição é a santidade e o amor, não se podendo, pois, desprender eleição de santidade ou eleição da prática do amor. Se alguém não vive em santidade ou não pratica o amor não pode se considerar um salvo, porque o propósito da escolha é que se alcance santidade e amor. Bem aí se vê que não faz sentido algum dizer que alguém pode pecar à vontade pois, se “é eleito”, no final alcançará a salvação. Ora, como poderia Deus escolher salvar para que alguém seja santo e irrepreensível diante d’Ele em amor e permitir que alguém seja um devasso durante toda a sua peregrinação terrena e, mesmo assim, tenha a vida eterna? Seria, então, Deus contraditório? Evidentemente que não!

- A segunda bênção da salvação dada pelo Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo é a predestinação. O apóstolo diz que Deus, o Pai nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo para Si mesmo, segundo o beneplácito de Sua vontade, para louvor e glória da Sua graça, pela qual nos fez agradáveis a Si no Amado (Ef 1.5,6).

- Temos aqui mais um motivo de controvérsia entre os estudiosos das Escrituras. Predestinação “…é o nosso predestino. (…). A salvação não é um decreto divino, pois isso seria um fatalismo cego e impróprio atribuído a Deus. (…) um exame atento e livre de preconceito da Palavra de Deus mostra que, através da obra redentora de Jesus, Deus destinou de antemão (predestinou) todos os homens à salvação: “quem quiser, tome de graça da água da vida” (Ap 22.17; Is 45.22; 55.1; Mt 11.28,29; 2ª Co 6.2; 1ª Tm 2.4). De acordo com João 12.32, todos podem ser atraídos a Cristo. Mas nem todos querem seguir a Cristo. (…). O Senhor predestinou à salvação todo aquele que aceitar a Jesus. A própria aceitação já é um dom de Deus, para que ninguém se glorie julgando que assim contribuiu para a sua salvação.…” (op.cit., pp. 368-71).

- A predestinação, portanto, é condicional à nossa escolha e esta escolha é possível ao homem, não porque tenha ele vontade livre, pois está morto em seus delitos e pecados (Ef 2.1), mas porque Deus dá a Sua graça para nos permitir fazer esta escolha, a chamada “graça preventiva” ou, ainda, “graça suficiente”.

A graça suficiente é como um carro que saiu da concessionária com combustível suficiente apenas para chegar ao posto de gasolina, mas não até o destino final, portanto, apenas para iniciar o caminho de conversão, mas não para chegar à santidade. A graça suficiente age no homem para realizar a conversão do filho pródigo narrada no Evangelho de São Lucas, capítulo 15. Ele pensa: “pequei contra Deus e contra o meu pai, vou voltar para casa.” A partir dessa tomada de consciência, da graça suficiente que toca o coração humano, ele deve pedir, suplicar, implorar pela graça eficaz, aquela que é capaz de agir em seu coração, capacitando-o a vencer o pecado no dia a dia.…” (AZEVEDO JÚNIOR, Paulo Ricardo de. O que é o pelagianismo? Disponível em: https://padrepauloricardo.org/episodios/o-que-e-o-pelagianismo Acesso em 30 jan. 2020).

- A predestinação, assim como a eleição, tem um propósito, qual seja, fazer-nos filhos de Deus por adoção, tornando-nos, assim, irmãos de Jesus Cristo. Isto implica que, para chegarmos aos céus, que é o destino daqueles que creem em Jesus, temos de nos conformar à imagem de Cristo (Rm 8.29,30), pois passamos a ser Seus irmãos e, como tal, participantes de Sua natureza, semelhantes a Ele. A predestinação, pois, também exige a santificação. Lembre-se, este navio está nos levando aos céus e, a cada dia, mais próximos do destino temos de estar…

- Assim, não há como se entender que alguém que seja predestinado à salvação possa ter uma vida toda de pecado e, no último instante da vida, obtenha a salvação por causa de um “decreto divino”, decreto este que permita que alguém jamais se pareça com Cristo durante a sua peregrinação terrena, possa morar nas mansões celestiais...

- Esta predestinação também tem como propósito o louvor e a glória da graça de Deus, pois é a Sua graça que nos faz agradáveis a Si em Cristo, ou seja, fica aqui evidente que esta eleição e predestinação é um favor imerecido que o Pai dá aos seres humanos, não tem relação alguma com méritos ou obras humanas. É a graça de Deus que nos faz agradáveis a Ele e em Cristo, no Amado.

- Sobre a eleição e predestinação, haveremos de nos deter um pouco mais na próxima lição, já que muito se tem discutido a respeito, notadamente em virtude de uma verdadeira “invasão calvinista” que se tem verificado em meio a nossas igrejas locais ultimamente.

III. AS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS DE DEUS, O FILHO

- Como afirma o pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes: “…O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, fala da procedência trinitariana das bênçãos que a igreja recebe. Curtis Vaughan diz que, no texto grego, os versículos 3-14 constituem um sublime período, cujos elementos são entrelaçados e habilmente reunidos. A fim de auxiliar o leitor a não perder a conexão do pensamento, a versão King James põe um ponto final depois dos versículos 6, 12 e 14. De acordo com essa pontuação, lê-se em três estrofes o inspirado hino de Paulo. A primeira (v. 3-6) relaciona-se com o passado, tendo o misericordioso plano do Pai como centro. A segunda (v. 7-12) relaciona-se com o presente e gira em torno da obra redentora de Cristo. A terceira (13-14) aponta para a futura consumação da redenção e exalta o ministério do Espírito Santo…” (Efésios: Igreja, a noiva gloriosa de Cristo, pp. 16-7).

- Assim, ao falar da salvação, o apóstolo faz questão de atribuir a cada uma das Pessoas Divinas algumas das bênçãos espirituais, mostrando, mais uma vez, que a Triunidade Divina é uma realidade expressa nas Escrituras e que a salvação, obra da Santíssima Trindade, exige o reconhecimento deste mistério divino.

- Tendo atribuído ao Pai as bênçãos da eleição e da predestinação, Paulo diz que a primeira bênção trazida pelo Filho, o Amado, é a redenção pelo Seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da Sua graça (Ef 1.7).

- A redenção é a compra da nossa salvação, o pagamento do preço dos nossos pecados por meio do derramamento do sangue de Jesus Cristo na cruz do Calvário. A figura da redenção é a figura do pagamento de um preço para aquisição de um escravo, a fim de que possa libertá-lo.

OBS: Como ensina o pastor Antonio Gilberto (1927-2018): “…Nos dias bíblicos, redenção é a libertação de um escravo, mediante um resgate - gr. lytron (este termo aparece em Mateus 20.28) —, além de retirar esse escravo do mercado de escravos, para não mais ficar exposto à venda. Redenção sempre requer o preço a ser pago para garantir a liberdade do escravo.…” (Teologia sistemática pentecostal, p. 354).

- Diante do pecado, os homens estavam perdidos, pois nem todos os bens existentes no universo físico podem pagar o preço de uma só pessoa (Sl 49.6-8). Mas, o Senhor Jesus, ao morrer por nós, pagou este preço, tanto que exclamou na cruz: “Está consumado” (Jo.19:30), cujo significado outro não é que “Está quitado”, “Está pago”.

- Ao morrer por nós na cruz, Jesus nos comprou. Paulo diz que fomos comprados por bom preço (1ª Co.6.20; 7.23), preço altíssimo, que foi o preço do sangue de Cristo (1ª Pe 1.18-20). Por isso, o salvo é propriedade de Jesus (1ª Co 130)., não podendo, pois, fazer o quer, mas apenas o que manda o seu Senhor. Não pode se fazer servo dos homens, muito menos de suas próprias vontades. Como afirma a Declaração de Fé das Assembleias de Deus, “…o propósito da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo ao mundo foi a redenção de todos os pecadores [1ª Tm 1.15]…” (IV.4, p. 52), “…Sem a Sua morte, não haveria redenção: ‘E, sendo Ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que Lhe obedecem’ (Hb 5.9)…” (V, p. 59).

- É importante observar que, em Cristo, obtemos a remissão das ofensas, isto é, o perdão dos pecados, não por méritos que tenhamos, mas pela Sua graça. Assim sendo, a obra redentora de Jesus é suficiente para o perdão dos nossos pecados. Seu sacrifício é perfeito (Hb.10:10-14), de modo que não há porque crermos que algo precise ser feito, fora de Cristo, para termos a salvação, como, por exemplo, indulgências para que seja retirada a “pena temporal” dos pecados, ou seja necessária a remoção de “maldições hereditárias”. A remissão das ofensas é uma bênçãos espiritual que alcança aquele que está em Cristo, que se torna nova criatura (2ª Co 5.17).

- A redenção permite que passemos a desfrutar da graça de Deus, de forma abundante, em toda a sabedoria e prudência. A graça de Deus não é mesquinha, não é dada de conta-gotas, mas, sim, é abundantemente concedida a todos que passam a estar espiritualmente nos lugares celestiais em Cristo.

- O apóstolo, mesmo, em outro texto, afirma que, onde abundou o pecado, a graça superabundou (Rm 5.20). Temos, portanto, com a graça de Deus a vida abundante prometida pelo Senhor Jesus aos Seus discípulos (Jo 10.10). Esta superabundância da graça é acompanhada pela fé e pelo amor que há em Jesus Cristo (1ª Tm 1.14).

- Bem se vê, portanto, que a vida abundante decorrente da graça que, por sua vez, proporcionou a nossa redenção, muito pouco tem a ver com aspectos materiais e, menos ainda, econômico-financeiros, como tem sido propalado, em nossos dias, pelos pregadores das famigeradas teologias da prosperidade e da confissão positiva.

- É realidade que, como afirma a Declaração de Fé das Assembleias de Deus, “…A Bíblia mostra que a obra redentora de Cristo incluiu também o corpo: ”Gememos em nós mesmos, esperando a adoração, a saber, a redenção do nosso corpo’ (Rm 8.23)…” (XXI, p. 179), mas isto não significa em absoluto que haja preponderância deste aspecto no conceito de “vida abundante” que é, de forma muito feliz, descrita pelo poeta sacro traduzido/adaptado por Paulo Leivas Macalão, no hino 374 da Harpa Cristã como sendo “vida de pureza e santidade para amarmos a Deus em verdade pela graça que Ele nos deu”, “vida de amor que o Pai nos tem dado em Jesus, o Seu Filho amado, cuja vida por nós derramou”, “vida de Jesus, a veraz fortaleza, que nos dá do perdão a certeza e nos enche de consolação”.

- A graça que nos é dada abundantemente faz-nos agir com sabedoria e prudência. Jesus foi feito sabedoria para nós por Deus (1ª Co 1.30) e não é por outro motivo que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Sl 111.10; Pv 9.10). Tendo atendido ao convite do Senhor e iniciado o caminho da salvação, somos envolvidos pela sabedoria e pela prudência, que outra coisa não é senão a ciência do Santo (Pv 9.10). Não é por outro motivo, aliás, que, no livro de Provérbios, o sábio não é nada mais, nada menos que o próprio servo de Deus, o salvo.

- A redenção permite-nos conhecer e saber das coisas espirituais e, assim, descobrimos que a vontade de Deus é tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, ou seja, restaurar a unidade que havia entre as dimensões espiritual e física antes que houvesse a entrada do pecado na humanidade.

- A segunda bênção espiritual relacionada ao Filho é a herança. Em Cristo, somos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito d’Aquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da Sua vontade, com o fim de sermos para louvor da Sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo, em quem também nós estamos, depois que ouvimos a palavra da verdade, o evangelho da nossa salvação (Ef 1.11,12).

- Nós agora somos “herança”. Esta unidade que Cristo proporcionará, reunindo em Si todas as coisas, já é sentida pelo salvo, pois ele, a um só tempo, é feito herança de Deus e, também, é herdeiro de Deus e coerdeiro de Cristo (Rm 8.17). Assim, como nos diz Pedro, cada salvo tem uma herança incorruptível, incontaminável e que não se pode murchar, guardada nos céus para nós (1ª Pe 1.4), o que fez, por exemplo, o comentarista bíblico Matthew Henry (1662-1714), afirmar, ao comentar Ef 1.11: “…O céu é visto como uma herança, como um presente do Pai para os Seus filhos…” (Comentário bíblico completo – Novo Testamento: Atos a Apocalipse. Trad. de Luiz Aron, Valdemar Kroker e Haroldo Janzen, pp.579-80).

- No entanto, Paulo aqui ressalta que nós mesmo somos feitos herança e é bem por isso que o próprio Cristo nos apresentará ao Pai, dizendo sermos nós os filhos que Lhe foram dados (Hb.2:13), o que nos permite concluir que teremos acesso, pelo triunfo de Cristo, à Sua posição nos céus (Ap 3.21), pois seremos semelhantes a Ele e como Ele é o veremos (1ª Jo 3.1,2).

- Jesus, embora tenha nos comprado e Se tornado Nosso Senhor, levar-nos-á a uma condição de Seu consorte, de Seu cônjuge, pois a Igreja será a Sua mulher we, por isso, será ela revestida de glória para estar para sempre com o Senhor, num grande mistério (Ef 5.25-27,32).

- Ser herança é o predestino daquele que crê em Jesus Cristo. Novamente, aqui, o apóstolo fala em predestinação, predestinação esta que é antecedida pelo fato de termos ouvido o Evangelho da salvação, a Palavra da verdade (Ef 1.13).

- Notamos, pois, que não há como se alcançar a salvação sem que se creia no Evangelho. Foi o que disse o Senhor Jesus ao iniciar a Sua pregação durante o Seu ministério terreno: Arrependei-vos e crede no Evangelho (Mc 1.15).

- Se é verdade que tudo se faz pela graça de Deus, não é menos verdadeiro que esta salvação somente chegará aos homens se houver a pregação do Evangelho: “…E como crerão n’Aquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10.14).

- Somos fomos feitos herança porque ouvimos e cremos no Evangelho. Não se pode admitir, portanto, que um salvo genuíno seja alguém que não dê importância à evangelização. A vontade de Deus é que todos se salvem e a salvação depende da pregação do Evangelho. Como alguém pode se dizer participante da natureza divina se não se preocupa com a evangelização? Se não participa da evangelização?

- Muitos estão a se enganar por aí dizendo que a “evangelização” é um “dom”. Não há coisa alguma nas Escrituras que afirme algo como isto. Pelo contrário, quando o Senhor Jesus determinou que fôssemos Suas testemunhas desde Jerusalém até os confins da Terra, fê-lo quando estava reunida toda a Igreja (At 1.8; 1ª Co 15.6).

- Tanto assim é que, após a dispersão dos discípulos com a perseguição que se seguiu à morte de Estêvão, os discípulos em geral, e não os apóstolos, é que propagaram a mensagem do Evangelho na Judeia, Galileia e Samaria, e, posteriormente, em outros lugares (At 8.4; 11.19-21).

- Muitos, na atualidade, estão muito preocupados em envolver as igrejas locais em movimentos sociais, políticos e culturais, a fim de que, com a perspectiva de melhoria das condições de vida, se tenha um ambiente favorável à evangelização. Entretanto, cumpre-nos observar que tal comportamento é completamente equivocado. O que devemos fazer é levar o Evangelho da salvação, a Palavra da verdade ao conhecimento daqueles que esperam a salvação.

- Muitos querem ter multidões em seus templos, em seus ministérios, em suas organizações, e, para isso, buscam, a todo instante, criar motivos para que haja a aglomeração de pessoas mas não é este o propósito de Cristo para nossas vidas. Ele quer nos fazer herança e somente seremos herança se ouvirmos o Evangelho da salvação, a Palavra da verdade.

- Os missionários pioneiros das Assembleias de Deus no Brasil tinham plenamente esta consciência, tanto que a primeira mensagem que pregavam era a de que “Jesus salva”. Por isso, deram nascimento àquela que, mais de 100 anos depois, ainda é a maior denominação evangélica de nosso país.

- No entanto, é nítido vermos que esse impulso evangelístico está hoje perdendo o seu vigor de forma preocupante. É tempo de acordarmos, porque estamos na última hora e é dos trabalhadores deste período final que o Senhor aguarda maior comprometimento.

- O apóstolo também mostra que a Palavra da verdade é o Evangelho da salvação. Este evangelho tem sido também deixado de lado em muitas igrejas locais, para vergonha nossa. Hoje, estão muitos a pregar outros evangelhos, que não são o Evangelho, como bem explica o apóstolo Paulo em Gl 1.6,7.
- Em vez do Evangelho da salvação, estão a pregar, como bem ensina o pastor Ciro Sanches Zibordi em sua obra “Evangelhos que Paulo jamais pregaria”, o “evangelho empirista”, evangelho focado em sinais; o “evangelho antropocêntrico”, aquele focado no ser humano; o “evangelho da prosperidade”, o evangelho focado nos bens materiais; o “evangelho ecumênico”, o evangelho focado em buscar a simpatia do mundo e que adota uma “linguagem politicamente correta”; o “evangelho teologicoêntrico”, focado nos pensamentos teológicos em detrimento das Escrituras; o “evangelho filosófico”, o evangelho racionalista, materialista e naturalista; o “evangelho farisaico”, focado em dogmas humanos e o “evangelho do entretenimento”, focado em diversões e momentos de catarse emocional.

- Somos feitos herança quando é pregado o Evangelho da salvação, a Palavra da verdade. Todos os demais evangelhos, pregados por gente que o apóstolo Paulo diz serem anátemas, ou seja, pessoas amaldiçoadas, jamais poderão trazer bênçãos espirituais a quem os ouve e neles creem. Pensemos nisto!

IV. AS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS DE DEUS, O ESPÍRITO SANTO

- O Pai deu-nos a eleição e a predestinação; o Filho, a redenção e a herança. Quais as bênçãos espirituais proporcionadas pelo Espírito Santo?

- A primeira bênção espiritual mencionada por Paulo e atribuída à Pessoa do Espírito Santo é o selo. Diz o apóstolo que, por termos crido em Jesus, somos selados com o Espírito Santo da promessa (Ef 1.13).

- Notemos, de pronto, que o selo do Espírito Santo da promessa é consequência direta de nossa fé em Jesus, ou seja, está relacionada com a salvação e nada tem que ver com o batismo com o Espírito Santo, com o revestimento de poder.

- Quando somos salvos, recebemos o Espírito Santo. João deixa-nos claro isto ao dizer que, quando Jesus afirmou, no último daquela Festa dos Tabernáculos, que quem tivesse sede viesse a Ele e bebesse, porque quem cresse n’Ele rios de água viva correriam de seu ventre, disse a respeito do Espírito Santo que haviam de receber os que n’Ele cressem, o que só podia ocorrer quando Ele fosse glorificado (Jo 7.37-39), o que, efetivamente, ocorreu na tarde do domingo da ressurreição, quando o Senhor Jesus soprou sobre os discípulos e disse que eles estavam a receber o Santo Espírito (Jo 20.19-22).

- Portanto, quem crê em Jesus Cristo, quem é salvo recebe, “ipso facto”, o Espírito Santo, passa a ser estar em nós, habitar conosco (Jo 14.17). Nós nos tornamos “templo do Espírito Santo” (1ª Co 6.19) e, em virtude disso, não somos mais de nós mesmos, mas passamos a pertencer ao Senhor.

- Este selo, aliás, nada mais é que a “marca da propriedade” de Deus em nós. Quem tem o Espírito Santo, por ter crido em Cristo, passa a ser propriedade do Senhor e, por isso mesmo, não mais vive, mas é Cristo que vive nele (Gl 2.20), tanto é assim que passa a produzir um outro fruto, não mais as obras da carne (Gl 5.19-21), que eram realizadas antes da salvação, resultado da natureza pecaminosa e maligna que existia, mas, agora, produz o fruto do Espírito (Gl 5.22), pois nasceu de novo (Jo 3.3,5), é uma nova criatura (2ª Co 5.17).

- A habitação do Espírito Santo é o grande diferencial entre o que é salvo e o que não no é. Jesus disse que quem é do mundo não pode receber o Espírito Santo (Jo 14.17). Para que o Espírito Santo venha ao ser humano, necessário se faz que os pecados sejam retirados e isto somente ocorre na vida daquele que Jesus é Senhor e Salvador. Por isso, é bem possível que, no meio da igreja local, do grupo social, haja pessoas que se introduziram no meio dos salvos, mas não têm o Espírito (Jd 17-19) ou pessoas que, já tendo recebido o Espírito Santo, por apostatarem da fé, deixam de ser habitação do Espírito, que deles se retira (2ª Pe 2.1-3). Este será o grande diferencial no dia do arrebatamento da Igreja: subirão com o Senhor somente aqueles que têm o Espírito Santo, que, por serem habitação do Consolador, serão como que atraídos por um ímã por este mesmo Espírito, enquanto que os que não têm o Espírito, ficarão aqui para as agruras da Grande Tribulação.

- Alguns confundem que o selo seja o revestimento de poder, o batismo com o Espírito Santo, porque o apóstolo Paulo fala do “Espírito Santo da promessa” e, por causa disso, vinculam esta passagem bíblica com Lc 24.49, quando o Senhor Jesus fala da descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes como “a promessa do Pai”.

- No entanto, não podemos nos esquecer de que Jesus prometeu que os n’Ele cressem teriam o Espírito Santo, como dissemos, naquele último dia da Festa dos Tabernáculos, como também, nas Suas últimas instruções, prometeu enviar o Espírito Santo aos discípulos para ser o “outro Consolador” (Jo 14.16), promessa que foi cumprida na tarde do domingo da ressurreição.

- É de se ver que “selo” é, como vimos, “marca de propriedade” e tal marca se dá no instante da redenção, não num momento posterior e, mais, o Senhor Jesus disse que, não muito depois de Sua ascensão, haveria o “revestimento de poder”, ou seja, somente se pode “revestir” o que já tem vestido e o homem é espiritualmente vestido quando é salvo (Is 61.10).

- Assim afirma a Declaração de Fé das Assembleias de Deus: “…Quando o Consolador desceu sobre os discípulos no dia de Pentecostes, eles já tinham o Espírito Santo, Jesus disse-lhes: ‘Recebei o Espírito Santo’ (Jo 20.22). Na experiência da salvação, o Espírito Santo passa a habitar no novo crente [1ª Co 3.16; Gl.4:6]. Todos os crentes em Jesus já têm o Espírito Santo [Gl 3.2,3], pois Ele mesmo é quem conduz o pecador a Cristo [Jo.16:7,8].…” (XIX.1, p.166).

- A segunda bênção é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus para louvor da Sua glória (Ef 1.14). “…A palavra ‘penhor’ significa garantia, segurança, prova de aquisição e posse de algo. No tempo de Paulo, a palavra ‘penhor’ era empregada para uso legal e comercial quando alguém comprava alguma coisa e desejava garantir a sua compra. As pessoas adiantavam uma quantia inicial como penhor (2ª Co 1.22; 5.5). Jesus nos deu o Espírito Santo como penhor pelo resgate de nossas almas (1ª Pe 2.9). Na verdade, somos do Senhor e o que garante essa possessão é a presença do Espírito Santo em nossa vida…” (CABRAL, Elienai. op.cit., pp. 10-1).

- O penhor é um bem móvel que é dado em garantia de um negócio jurídico, um contrato ou qualquer outra espécie de ato jurídico. Um exemplo muito corriqueiro que temos é o penhor de joias pela Caixa Econômica Federal, em que pessoas assumem empréstimos naquela instituição (originariamente criada para dar crédito aos mais carentes), dando em garanti as joias que têm, que ficam em poder do credor até que a dívida seja paga ou, em caso de inadimplência, o bem é vendido para quitação da obrigação não cumprida.

- O penhor, portanto, é um objeto que fica em poder do credor até que haja o pagamento da dívida. Aqui, o apóstolo está a nos dizer que o Espírito Santo fica conosco até que tenha o “pagamento”, ou seja, até que se terminem os dias em que temos de passar por esta Terra. Ele é a garantia de que o Senhor Jesus há de cumprir a Sua promessa de nos glorificar e nos levar para que estejamos para sempre com Ele (Jo 14.1-3).

- A presença do Espírito Santo é a confirmação desta garantia que nos dá o Senhor Jesus. Por isso, quando estamos com Ele e Ele está em nós, Ele nos ensina todas as coisas, faz-nos lembrar dos ditos de Jesus (Jo 14.25), guia-nos em toda a verdade, diz tudo que tem ouvido, anuncia-nos o que há de vir (Jo 16.13), glorifica a Cristo, anuncia o que recebe de Cristo (Jo.16:14), enche-nos d’Ele (At 2.4), reparte particularmente os dons espirituais a cada um como quer (1ª Co 12.11).

- Na lei de Moisés, era proibido ao credor que ficasse com o penhor de objetos essenciais à subsistência do devedor, como também de suas vestes (Dt 24.12,13,17), ou seja, somente se devolvia o penhor de quem era pobre e necessitado. Ora, quando o apóstolo nos lembra que o Espírito Santo é o nosso penhor, faz-Se nosso penhor, está a dizer que “devolvê-l’O” é considerá-l’O um pobre, um necessitado, é desconsiderar toda a majestade divina, todas as riquezas da graça de Deus (Ef.1:7), o que é altamente reprovável. Tomemos, pois, cuidado com o que fazemos com este penhor. Pensemos nisto!

- Tal procedimento, aliás, faz-nos lembrar do conceito de “graça barata”, criado pelo grande teólogo alemão Dietrich Bonhoeffer (1906-1945), que morreu por ordem de Adolf Hitler por causa de sua fé em Cristo, que assim afirma: “…A graça barata é a graça que nós dispensamos a nós próprios. A graça barata é a pregação do perdão sem arrependimento, é o batismo sem a disciplina de uma congregação, é a Ceia do Senhor sem confissão dos pecados, é a absolvição sem confissão pessoal. A graça barata é a graça sem discipulado, a graça sem a cruz, a graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado.…” (A graça. Disponível em: http://vivoporti.com/bonhoeffer-a-graca-4239 Acesso em 30 jan. 2020). Quem assim está agindo, está a “devolver o penhor”, a desprezar esta rica bênção espiritual e, deste modo, a selar a sua condenação eterna.

- Este selo e penhor têm por objetivo nos levar à “redenção da possessão de Deus”, ao “louvor da Sua glória”, que nada mais é que a glorificação, o mesmo objetivo que está presente nas bênçãos espirituais do Pai (eleição e predestinação – Ef 1.6) e do Filho (redenção e herança – Ef 1.12), a nos revelar como estamos diante de um só Deus, embora em três Pessoas distintas, numa perfeita comunhão e unidade. Quando o Senhor Jesus vem ao nosso coração, o Seu Espírito concede-nos o selo e penhor, já que recebemos de Cristo a certeza do céu, como bem afirmou o poeta sacro traduzido/adaptado por Paulo Leivas Macalão na terceira estrofe do hino 111 da Harpa Cristã.

- Todas estas bênçãos espirituais são-nos dadas quando alcançamos a salvação e, então, passamos a habitar os “lugares celestiais em Cristo”, expressão que, como bem afirma o pastor presbiteriano Hernandes Dias Lopes, “…não se refere a uma localização física, mas a uma esfera de realidade espiritual à qual o crente foi elevado em Cristo, o que quer dizer se tratar não do céu futuro, mas do céu que existe no cristão e em tomo dele no presente. Os crentes, na realidade, pertencem a dois mundos (Fp 3.20). Da perspectiva temporal, pertencem à terra, mas espiritualmente vivem em comunhão com Cristo e, por conseguinte, pertencem à esfera celestial…” (op.cit., p. 16).

- Eis a privilegiada posição que desfruta aquele que foi salvo por Jesus Cristo, aquele que pertence à Igreja. Eis a posição da Igreja e, em virtude desta posição, que Paulo continuará sua epístola, dizendo o que pede a Deus em favor deste povo, como veremos na lição 4, pois, na próxima lição, deter-nos-emos mais aprofundadamente na questão da eleição e predestinação.

quinta-feira, 2 de abril de 2020

IGREJA ELEITA - REDIMIDA PELO SANGUE DE CRISTO E SELADA COM O ESPÍRITO SANTO DA PROMESSA


Lição 1: Carta aos Efésios — Saudação aos Destinatários

Efésios 1.1-7 “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus: 2 A vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.

Atos 19.1-7 “E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, 2 disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. 3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João. 4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. 5 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam. 7 Estes eram, ao todo, uns doze varões.”

INTRODUÇÃO
A Epístola aos Efésios é denominada de “a coroa dos escritos de Paulo” e ainda de “a rainha das epístolas”. Nela, o propósito eterno de Deus para a Igreja está revelado por meio de Cristo Jesus. Nesta lição, estudaremos os aspectos introdutórios e as principais abordagens doutrinárias da Epístola. Durante esse estudo, o conteúdo da Epístola deve nos levar à adoração a Deus e ao aperfeiçoamento de nossa vida cristã.

I. AUTORIA E DATA

1. Autoria. Conforme o costume da época, o autor inicia a carta declarando sua identidade: “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo” (1.1a). O livro de Atos menciona que ele se chamava Saulo (nome hebraico), mas que também era conhecido como Paulo (At 13.9). Em hebraico “Saulo” significa “solicitado”, provavelmente uma homenagem a “Saul”, o primeiro Rei de Israel que pertencia à mesma tribo do apóstolo (At 13.21; Fp 3.5). Já Paulo significa “pequeno”, era o seu nome romano (At 22.25).

2. A assinatura apostólica. Nas treze cartas de sua autoria o Apóstolo se identifica como Paulo, nunca como Saulo. Provavelmente por considerar o nome mais apropriado para evangelizar o mundo gentílico (Rm 11.13). Outro detalhe relevante é a reivindicação de sua autoridade apostólica com a ressalva “pela vontade de Deus” (Ef 1.1), isto é, não escolhido por homens (Gl 1.1).

3. Uma epístola da prisão. A Epístola foi escrita no período em que Paulo se encontrava preso em Roma. Ele se identifica como “o prisioneiro de Jesus Cristo” (3.1), “o preso do Senhor” (4.1) e o “embaixador em cadeias” (6.20). Isso indica que era uma carta enviada do cárcere. Por essa razão, ela integra o rol das Epístolas da Prisão redigidas aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses e a Filemom.

4. Data. De acordo com Atos, após realizar três viagens missionárias e implantar igrejas na região do Mediterrâneo, Paulo esteve em prisão domiciliar por cerca de dois anos (At 28.30), entre 60 e 62 d.C. aproximadamente. A partir dessa premissa, a data provável da redação da Epístola aos Efésios ocorreu por volta de 61 e 62 d.C., tendo Tíquico como o seu portador (6.21).

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

A primeira lição deste trimestre tem por objetivo apresentar a Epístola aos Efésios de forma panorâmica. Por isso, ao expô-la, apresente os grandes pontos da epístola conforme eles estão organizados no material didático: Autoria e data; a questão de quem são os efésios, o contexto sociocultural da cidade e a inserção da igreja nela; e, finalmente, o porquê de o apóstolo escrever a carta para os crentes efésios. Para ajudá-lo na exposição desta lição, esteja acompanhado de um bom Comentário Bíblico ou uma boa Introdução ao Estudo do Novo Testamento. A Bíblia de Estudo Pentecostal, editada pela CPAD, também é uma boa ferramenta para a exposição dos assuntos que serão tratados aqui. Por último, sugerimos que você apresente aos alunos o esboço da Epístola, conforme quadro abaixo:

II. DESTINATÁRIOS

1. A cidade de Éfeso. Fundada por volta de 1050 a.C., tornou-se num centro político, comercial e religioso da Ásia Menor, atual país da Turquia. Era uma cidade litorânea, cujo porto desaguava no mar Egeu. Sua rua principal era pavimentada em mármore com colunas trabalhadas em ambos os lados. Era considerada uma metrópole com cerca de 500 mil habitantes. Tinha o maior anfiteatro do mundo, com capacidade para 25 mil espectadores. Próximo dali ficava o estádio com a pista de corridas e a arena onde ocorriam as lutas entre animais selvagens, como também entre homens e animais.

2. A religiosidade em Éfeso. A cidade abrigava o templo de Ártemis (Diana — a deusa da fertilidade), construído em mármore. A economia da cidade dependia dos milhares de turistas que a visitavam. Sua maior fonte de renda era o comércio de nichos de prata vendidos no templo, razão pela qual seus moradores ficaram alarmados com a pregação de Paulo contra a idolatria (At 19.27-29).

3. A igreja de Éfeso. Paulo evangelizou a cidade e seus arredores durante três anos (At 20.31). Quando chegou a Éfeso, o Apóstolo encontrou doze discípulos, os quais batizou nas águas e conduziu a receber o batismo no Espírito Santo (At 19.5-7). Em seguida evangelizou os judeus na sinagoga por um espaço de três meses (At 19.8). E como alguns judeus resistiram ao Evangelho, voltou-se para os gentios pregando num salão alugado na escola de Tirano (At 19.9). Em Éfeso, Deus usou Paulo poderosamente e a igreja crescia, pois até os lenços e aventais do apóstolo foram usados para curar os enfermos e expulsar demônios (At 19.12). Grandes líderes da igreja também passaram por Éfeso: Apolo ministrou ali e foi instruído por Priscila e Áquila (At 18.24-28); Timóteo também foi designado para pastorear na cidade (1ª Tm 1.3); e segundo Irineu (130-202 d.C.), bispo grego do primeiro século, o apóstolo João também liderou a igreja.

4. A saudação epistolar. A saudação é a mais breve dentre todos os escritos de Paulo. Ele se dirige “aos santos e fiéis em Cristo Jesus” (1.1), isto é, aqueles que foram separados e consagrados para ser a propriedade exclusiva de Deus (1ª Pe 2.9). Paulo os cumprimenta com as palavras “graça e paz” (1.2), uma expressão que lembra o favor gratuito e imerecido de Deus. Quanto aos destinatários, a maioria dos intérpretes considera que a Epístola era uma carta circular destinada aos cristãos de maioria gentílica das muitas igrejas da Ásia, provenientes de Éfeso, a metrópole mais importante daquela região.

SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO

“A CIDADE DE ÉFESO

Situada em uma baía interior (hoje em dia coberta de lodo), a cidade se ligava, através de um canal estreito do Rio Cyster, ao mar Egeu, a uma distância aproximada de 3 milhas (4,8 quilômetros). A cidade ostentava impressionantes monumentos cívicos, incluindo-se entre eles o proeminente templo de Artemis (Diana), uma das sete maravilhas do mundo antigo. As moedas da cidade orgulhosamente exibiam o ‘slogan’ Neokoros , isto é, ‘guardiã do templo’. Paulo pregou a grandes multidões nessa cidade. Os artesãos se queixavam de que ele havia influenciado um grande número de pessoas em Éfeso e em praticamente toda a província da Ásia (At 19.26). Em um dos eventos mais dramáticos registrados no Novo Testamento, o apóstolo conseguiu desvencilhar-se de uma grande multidão no teatro. Essa estrutura, localizada na ladeira do monte Pion, no final do ‘Caminho da Arcádia’, podia acomodar 25.000 pessoas sentadas” (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Volume 2. RJ: CPAD, 2017, p.387).

III. PROPÓSITO E MENSAGEM

1. O propósito. Aparentemente a Epístola não aborda nenhum problema específico como em outras de Paulo. Porém, nos capítulos iniciais da Carta percebemos algumas ênfases que sinalizam a solução de certas questões. Por exemplo, havia novos convertidos que vinham do mundo helênico e praticavam religiões de mistérios e magia, mas que agora se reuniam com os santos de Éfeso. Não por acaso, o apóstolo Paulo mostra àqueles crentes que Cristo está no controle do universo inteiro (1.20-22).

Também é possível perceber outro tipo de ênfase do apóstolo. O passado daqueles cristãos era marcado pela imoralidade e bebedeiras, mas uma vez salvos pela graça, eles deveriam adotar um novo estilo de vida em Cristo (2.1-10).

Destaca-se ainda uma preocupação com a unidade e a paz entre judeus e gentios cristãos, enfatizadas pelo plano universal da redenção para ambos (2.11-18).

Sob essas premissas, então, podemos considerar que uma das intenções do autor aos Efésios era a de atender às múltiplas necessidades da igreja numa perspectiva pastoral. Por isso a Carta é apontada por estudiosos como o tratado teológico sobre a Igreja, o Corpo de Cristo.

2. A mensagem. A mensagem de Efésios gira em torno de duas temáticas: Jesus Cristo, a cabeça (1.22; 4.15; 5.23); a Igreja, o corpo (1.23; 4.12; 5.30). Assim, podemos classificar os desdobramentos desses assuntos nos seguintes eixos temáticos: (1) A consumação do plano eterno de Deus na pessoa Jesus Cristo (1.3-5); (2) a atuação do Espírito Santo como o penhor da experiência de salvação (1.13,14); (3) a reconciliação dos povos por intermédio da cruz de Cristo (2.16); (4) a revelação do mistério da vontade de Deus por obra do Espírito Santo (3.5); (5) um novo estilo de vida baseado na unidade, na comunhão com o Espírito, na frutificação, na adoração e na intercessão no Espírito (4.3,30; 5.9,18,19; 6.18); os novos relacionamentos conjugais e a luta contra o Diabo (5.21 — 6.20). Portanto, a Epístola contém uma combinação de doutrina, fé e prática da vida cristã, ou seja, de tudo o quanto Deus fez e do que se espera que a Igreja faça.

SUBSÍDIO TEOLÓGICO

Não deixe de mencionar a questão do Espírito Santo na Carta aos Efésios, por isso, leve em conta o seguinte fragmento textual:

“O Ministério do Espírito Santo em Efésios

Embora os temas mais importantes em Efésios sejam Cristo, a igreja e o plano eterno de Deus para redenção, é o Espírito Santo e o seu papel em relação ao crente e à Igreja, como presença poderosa de Deus, que faz de nós o povo de Deus e corpo de Cristo na terra. Em relação à proeminência do Espírito Santo em Efésios, Gordon Fee comenta (732): ‘Existem raros aspectos da vida cristã em que o Espírito Santo não assume o papel principal, e são raros os aspectos sobre o papel do Espírito que não tenham sido mencionados nessa carta’.

Em 1.13, o Espírito Santo é chamado (lit.) de ‘o Espírito Santo da promessa’, cuja importante promessa divina é um sinal de que os últimos dias já chegaram (Jl 2.28-32; At 2.16-21). Jesus promete batizar seus discípulos com o (ou no) Espírito Santo (At 1.5), assim como João Batista havia pregado (Mc 1.8; Jo 1.33) e nesse contexto refere-se ao Espírito como aquEle que o Pai havia prometido (Lc 24.49; At 1.4). […] Além disso, em Efésios, o Espírito Santo é descrito como a marca ou o selo da propriedade de Deus (1.13), a primeira parte da herança do crente através de Cristo (1.14), ‘o Espírito de sabedoria e revelação’ (1.17), aquEle que capacita o crente a ter intimidade com o Pai (2.18), aquEle pelo qual Deus habita na Igreja (2.22), o revelador do mistério de Cristo (3.4,5) e a pessoa que fortalece os crentes em seu íntimo (3.16)” (ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Volume 2. RJ: CPAD, 2017, p.389).

CONCLUSÃO
Epístola revela um elaborado resumo da salvação e suas implicações para a vida cristã. Seu conteúdo recorda o favor imerecido que recebemos gratuitamente da parte de Deus. Suas exortações nos impelem a viver em santidade e, alicerçados em Cristo — a cabeça da Igreja (1.22), a batalhar contra as forças das trevas.

LIÇÕES BÍBLICAS CPAD
ADULTOS 1º Trimestre de 2020
Data: 05 de Abril de 2020
Comentarista: Douglas Baptista

O GLORIOSO PROPÓSITO DA SALVAÇÃO EFÉSIOS



Leitura Bíblica (Ef 1.1-3; Cl 1.24-27).


Ef 1.1-3 “Paulo apostolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Jesus Cristo; 2 - a vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo. 3 - Bendito o Deus e Pai de nosso senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.”

Cl 1.24 “Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo que é a Igreja; 25 - da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus; 26 - o mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos. 27 - Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós esperança da gloria.”

INTRODUÇÃO
Após estudarmos a Epístola de Paulo aos Gálatas, pela bondade de nosso Deus; agora passamos a estudar também de Paulo a Epístola aos Efésios que se destaca pela universalidade do seu conteúdo, não só à Igreja em Éfeso, mas a todas as igrejas, sob a liderança pastoral de Paulo, bem como a toda a Igreja de Deus em todo o mundo e em todos os tempos. O caráter universal dessa epístola é percebido pelo plano da salvação proposto por Deus desde a fundação do mundo e alcança a toda criatura humana, independente de raça, cor ou raça’ judeu nem gentio, mas coloca todos debaixo da graça imensurável de Deus em Cristo Jesus.

Antes de nos aprofundarmos no rico comentário que temos a seguir, gostaria de expor o ponto de vista deste que vos fala.

Esta epístola ensina-nos a manter uma relação sem reservas com Cristo Jesus e a permanecer na simplicidade do Espírito Santo sem contristá-lo ou extingui-lo.

Paulo começa com uma exclamação de louvor e adoração ao Senhor.

Já no “primeiro capítulo e o v. 3, coloca-nos à fonte de todas as bênçãos.

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”;

Não há bênção fora de Deus, pois ficaremos expostos aos perigos do caminho.

I. O FUNDAMENTO HISTÓRICO

Nos caps. 19 e 20 de atos dos apóstolos está narrado o episódio que levou Paulo a passar 3 anos na cidade de Éfeso, cidade a qual dispensou um bom tempo de seu ministério.

Diz o relator bíblico que “a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia” (At 19.19 e 20).
A operação divina por meio de Paulo em Éfeso alvoroçou os adeptos do culto a Diana que tinha seu templo na cidade, (At 19.23 - 41).

1. O aspecto circunstancial.
Quando Paulo escreveu a epístola aos Efésios, estava preso em Roma, onde enviou àquela igreja através de Tiquico, por que também, enviou as cartas a Filemon e a igreja de Colossos, provavelmente entre 61 e 63 d. C. É considerada uma das “cartas da prisão” porque as escreveu enquanto estava preso em Roma.

2. O aspecto geográfico.
Éfeso, ficava situada na costa ocidental da antiga Ásia Menor, hoje parte da Turquia e que ficava distante de Atenas, na Grécia, apenas 240 quilômetros.

Naquela época Éfeso era uma importante metrópole pertencente ao império Romano e que chegou a ter uma população de aproximadamente 300 mil habitantes.

Éfeso era próspera cidade, com porto de mar, o qual favorecia a peregrinação obrigatória dos adeptos dos deuses pagãos daquela região, tais como Diana (cultuada entre os gregos, como Artemis).

A indústria e o comercio de Éfeso atraiam gentes de todas as regiões adjacentes.

II. IDENTIDADE E DESTINATÁRIO

Os dois primeiros versículos da epístola constituem a saudações do apostolo Paulo.
Naquela época havia uma forma peculiar de se iniciar uma carta contendo no começo o nome do autor e em seguida o destinatário.

1. A identificação de Paulo (v. 1).
Ele começa como era o costume da época usando o pronome Paulo e, a seguir, além de sua identificação pessoal, apresenta os títulos que identificavam o seu ministério apostólico.

“Apóstolo de Jesus Cristo”, “Apostolo” foi o termo que Jesus aplicou aos doze primeiros obreiros que Ele chamou dentre os discípulos.

Paulo não tinha falsa modéstia.
Nem tinha em seu coração qualquer atitude de vaidade e presunção, aplicando a si mesmo um título sem merecê-lo.

Paulo esclarece que seu apostolado não veio de homens, mas “pela vontade de Deus”.

Ele exalta a vontade de Deus porque ela expressa a soberania divina na edificação e destino da Igreja de Cristo.

Se o título de apóstolo dependesse apenas de vontade de homens Paulo não teria a aprovação do Espírito Santo no seu ministério.

2. Os destinatários (v. 1). Paulo saúda os cristãos de Éfeso chamando-os de “santos” e “fiéis”.
São dois termos aplicados aos cristãos através do Novo Testamento.

A Igreja é constituída de “santos e fiéis”.

Ao tratar os cristãos de Éfeso como santos, o apostolo reforçava a posição desses cristãos em relação á idolatria daquela cidade. Eram santos porque eram separados da vida mundana de Éfeso.

Eram chamados fiéis porque não se deixaram levar pela força demoníaca que dominava os habitantes da cidade e os escravizava ao paganismo.

Um santo, no Novo Testamento, não é uma pessoa sem pecado, mas um pecador salvo.

E mediante a fé no Senhor Jesus Cristo que um pecador se torna um santo.

Vejamos o que está escrito em Rm 1.7 “A todos os amados de Deus; que estais em Roma chamados para serdes santos”... como está acima, no Novo Testamento, a palavra santo sempre se refere a uma pessoa santificada, uma pessoa separada para propriedade e serviço invioláveis de Deus, (compare as palavras gregas relacionadas, “hagios e hagiazõ, traduzido para “santo” e “santificado” respectivamente).

Este aspecto da santificação cristã é posicional, com base no sangue expiador de Cristo, (Hb 13.12; 10. 10 – 14).

Voltando para Éfeso, ainda no v. 1; Este é o lugar do cristão como membro do corpo de Cristo, vitalmente unido com Ele pelo batismo com o Espírito Santo, (1ª Co 12.12-13).

3. A saudação peculiar da igreja primitiva; “graça e Paz” (v. 2).
Paulo usava estas palavras em suas saudações em todas as epístolas enviadas às igrejas.

Na tradição judaica usava apenas a palavra “paz” (shalom, no hebraico), mas Paulo por inspiração divina adicionou a palavra “graça” a já conhecida “paz” e deu a saudação cristã um sentido muito especial; “graça e paz”.

Os crentes em Cristo têm agora a “paz” da parte de Deus Pai, mas obtiveram a “graça” por Jesus Cristo.

III. BÊNÇÃOS E PRIVILÉGIOS EM CRISTO

O verso 3, abre o cortejo de “todas as bênçãos espirituais em Cristo”.

Paulo começa com uma exclamação de louvor e adoração ao Senhor, demonstrando que a vida cristã só tem sentido se tivermos sempre uma atitude de reconhecimento e ação de graça ao doador de todas as bênçãos;

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”.

1. A fonte das bênçãos (v. 3). A palavra “Bendito” torna exclusiva e singular a fonte de todas as bênçãos que é Deus Pai.

Só Ele é digno de ser bendito, porque somente Ele é o perfeito doador de bênçãos; A fonte é original, não é imaginária, nem falsa. Ela é identificada como “o Deus e Pai de nasso Senhor Jesus Cristo”. Pr três vezes nesse mesmo capítulo, A Palavra de Deus nos ensina que a finalidade de todas as coisas realizadas por Deus é o louvor da sua glória (Ef 1.6, 12, 14).

2. O caráter das bênçãos (v. 3). “O qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais”.

As bênçãos de que trata a Bíblia aqui, tem uma total abrangência mediante a palavra “todas” porque essa palavra refere-se, não a coisas naturais e materiais, mas essencialmente, espirituais. As bênçãos espirituais em Cristo estão acima de todo e qualquer bem físico ou material.

As riquezas de que fala Paulo, são espirituais, porque, na realidade, Paulo não tinha nada materialmente.

Sua fé e confiança estavam depositadas na contemplação das riquezas espirituais.

Lamentavelmente, esse texto tem sido interpretado erradamente como se referisse às riquezas materiais, como sendo bênçãos espirituais.

Cuidado com a falsa teologia da prosperidade.

3. O campo de fruição das bênçãos (v. 3).
A expressão “nos lugares celestiais” indica a sublimidade da vida cristã, o nível mais elevado no qual fomos colocados.

Essas “bênçãos espirituais” são alcançadas evidentemente pelos que pela fé em Cristo vivem no plano espiritual, (Gl 2.20; Cl 3.3), pois o termo “lugares celestiais” não tem um sentido geográfico, físico, ou espacial, mas trata-se de estado e realidade espirituais que são alcançados somente pelos que, por amor e dedicação a Cristo, renunciando a uma vida carnal e vivem uma vida biblicamente espiritual (Rm 6.1b; em outras versões da Bíblia usa-se o termo “regiões” que não muda o sentido do termo “lugares”.

Ser abençoado “nos lugares celestiais” significa ter alcançado um estado de vida espiritual e galgado uma posição espiritualmente acima do plano meramente físico ou material.

Em Cristo o crente é levantado desse mundo tenebroso e colocado numa posição de superioridade.

Significa que está por cima, nunca por baixo, o que deve ser uma coisa normal da nova criatura, (2ª Co 5.17).

Vejamos o que diz o “DR. C. I. Scofield”:
Literalmente, “nas regiões celestiais”. A mesma palavra grega foi usada em Jo 3. 12, onde acrescentou-se “coisas”nos dois lugares a palavra significa aquilo que é celestial em contraste àquilo que é eterno. Em efésios, “regiões” é especialmente enganoso.
“As regiões celestiais” podem ser definida como a esfera da experiência espiritual cristã identificada com Cristo na natureza, “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas para que por elas fiqueis participante da natureza divina, havendo escapado da corrupção que pela concupiscência que há no mundo”, ( II Pe 1. 4;

Vida; Que diz; “quando cristo que é nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com Ele em glória” (Cl 3. 4).

“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida” (1ª Jo 5.12).

Relacionamentos. “Disse-lhe Jesus: não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mais vai para meus irmãos e disse-lhes, que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”, (Jo 20. 17).

Serviço. “Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu tenho mandado, e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos, Amem. (Mt 28.20; Jo 17.18).

Sofrimento. “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo não somente crer nele como também padecer por ele” (Fl 1.29; 3.10; Cl 1.24).

Herança. “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”, “E se somos filhos, somos logo herdeiros, também herdeiro de Deus e coerdeiros de Cristo; ...” (Rm 8.16 e 17).

E futura glória no reino (Rm 8.18 -21; 1ª Pe 2.9; Ap 1.6; 5.10).

O cristão é um homem celestial e um estrangeiro e peregrino na terra.

“Pelo que, irmãos santos, participante da vocação celestial considerai a Cristo, apostolo, e sumo Sacerdote da nossa confissão” (Hb 3.1).

“Amados, peço-vos como a peregrinos e forasteiros que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma” (1ª Pe 2.11).

CONCLUSÃO
Vimos através desse estudo, o plano de Deus quanto a constituição do seu novo povo, a Igreja.

Dentro do propósito divino, ela, seria formada de modo diferente a Israel, o povo da antiga aliança.

Louvemos ao Senhor pelo seu maravilhoso plano para continuar esse novo povo o qual, embora no mundo, lhe pertence unicamente!