TEOLOGIA EM FOCO

terça-feira, 8 de junho de 2021

AS CARACTERÍSTICAS DE LIDERANÇA DE MOISÉS

 


INTRODUÇÃO. O Eterno sempre usou o homem para anunciar a salvação, para conduzir o Seu povo ao Seu propósito e Ele escolhe os homens para este trabalho. Homens que tenham passado pela Sua escola e que sejam aptos e aprovados para conduzir o Seu povo.

I. TEM QUE INTERCEDER PELO POVO

Quando o povo de Israel estava no deserto murmurava, reclamava, se rebelavam contra Yahweh e seu líder, mas Moisés intercedia pelo povo.

Êx 32.30-33 “No dia seguinte, disse Moisés ao povo: Vós cometeste grande pecado; agora, porém, subirei ao Senhor e, porventura, farei propiciação pelo vosso pecado. Tornou Moisés ao Senhor e disse: ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou se não risca-me, peço-te, do livro que escreveste. Então, disse o Senhor a Moisés: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim”.

Moisés se dá de tal maneira com o povo que Jeová havia confiado aos seus cuidados pastoreais, se tornou semelhante a Cristo, (Hb 2.17; Jo 15.12-15). Moisés, pois era um bom pastor que não receava dar a vida pelas ovelhas.

II. TEM QUE SER SERVO

Êx 24.13 “Levantou-se Moisés com Josué, seu servidor, e, subindo Moisés ao monte de Deus”.

A palavra servo no grego é dolos” significa escravo.

Josué era seu ministro ou servo, e seria uma satisfação para ele tê-lo com ele como companheiro durante os seis dias em que ele ficou na montanha antes que Deus o chamasse. Josué deveria ser seu sucessor e, portanto, foi honrado diante do povo e, portanto, foi preparado sendo treinado em comunhão com Deus. Josué era um tipo de Cristo e (como o sábio bispo Peirson observa bem Moisés o leva com ele para o monte, porque sem Jesus, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento, não há como investigar os segredos do céu, nem se aproximando da presença de Deus.

III. PRECISA SER DILIGENTE E TER FIRMEZA

Êx 19.5-6 “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre os povos; porque toda a terra é minha. Vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel”.

Um bem caro adquirido com esforço e cuidadosamente guardado. A relação especial em que Israel se mantém, tirada do mundo pagão e consagrada a Deus, como Seus escravos, súditos e filhos, determina seus privilégios e é o fundamento de seus deveres. O mesmo princípio se aplica ainda mais fortemente à Igreja.

Então o povo reconheceu isso e se comprometeu solenemente a cumprir os mandamentos de Deus. Assim, embora a aliança se originasse na graça divina e não estivesse condicionada às obras humanas (ver Gálatas 3.17-18). Ainda era necessário que o povo mantivesse sua parte da aliança se quisesse desfrutar de suas bênçãos

IV. TER A PRESENÇA DE DEUS

Êx 13.21-22 “O Senhor ia diante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite”.

Êx 33.14-15 “Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. Então lhe disse Moisés: Se a tua presença não for comigo, não nos faça subir deste lugar”.

A presença de Deus junto a Seu povo se manifestava de maneira espetacular em forma de uma coluna de nuvens e de uma coluna de fogo (Êx 14-19,20,24; 40.38; Nm 9.21). Deus esteve com Seu povo durante toda a experiência do êxodo. Por estes e outros maravilhosos sinais, Ele se fez inesquecível! Deus é Espírito (Jo 4.24), e a onipresença é um dos Seus atributos. O Senhor fez com que Sua presença fosse vista e sentida dentre as pessoas que saíram do Egito. Se todos concentrassem suas atenções na divina presença, não teriam motivos para temer.

E o Senhor foi adiante deles em um pilar – Nos dois primeiros estágios, bastava que Deus ordenou a Moisés para onde marchasse; ele conhecia o país e a estrada; mas agora que chegaram ao limite do deserto, teriam ocasião de um guia, e um guia muito bom que tinham, infinitamente sábio, gentil e fiel, o Senhor subiu diante deles; A Shechiná, ou aparência da divina Majestade, que era uma preciosa manifestação da Palavra eterna, que na plenitude dos tempos deveria ser feita carne e habitar entre nós. Cristo estava com a igreja no deserto (1ª Coríntios 10.9).

V. PRECISA TER DISCERNIMENTO

Êx 32.16-19 “As tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas. Ouvindo Josué a voz do povo que gritava, disse a Moisés: Há alarido de guerra no arraial, respondeu-lhe Moisés: Não é alarido dos vencedores nem alarido dos vencidos, mas alarido dos que cantam é o que ouço. Logo que se aproximou do arraial, viu ele o bezerro e a danças; então, ascendendo-se a ira, arrojou das mãos as tábuas e quebrou-as ao pé do monte”.

As duas tábuas do Testemunho são as tábuas da aliança ou as tábuas dos Dez Mandamentos (Êx 31.18).

Josué acompanhou o profeta até, pelo menos, certa parte da jornada ao monte Sinai (Êx 24.13,14). Ao que tudo indica, enquanto Moisés estava sozinho com Deus, Josué permaneceu por perto. De onde estava, ele foi a primeira pessoa a ouvir a adoração ao bezerro de ouro, e transmitiu a alarmante informação a Moisés.

A resposta de Moisés às palavras de Josué se dá em um poema de três versos. Neste, o termo alarido, que aparece três vezes, também é traduzido como canto e som (NVI), e soa muito semelhante à palavra traduzida como canções. Moisés sabia que o som das canções só poderia significar problema. Visto que ele não deixará nenhuma instrução acerca da adoração a Deus, o povo se sentiu inclinado a adorar outros deuses. O interessante, entretanto, é que o termo canções estava associado, no pensamento de Moisés, à adoração.

Ao descer ouvem a voz do povo que gritava. Porem Josué disse a Moisés: Há alarido de guerra no arraial...”

Moisés respondeu: “Não é alarido dos vencedores nem alarido dos vencidos, mas alarido dos que cantam é o que ouço...”

“Logo que se aproximou do arraial, viu ele o bezerro e a danças; então, ascendendo-se a ira, arrojou das mãos as tábuas e quebrou-as ao pé do monte”.

Josué era ainda novo para discernir o que estava acontecendo, e entendeu que era alarido de guerra, mas Moisés já tinha grandes experiências com Deus, portanto discerniu que o alarido não era de vencedores e nem de vencidos, ou seja, algo estranho estava acontecendo no meio do arraial, e ao aproximar viu a loucura que o povo estava cometendo, em adorar um bezerro de ouro (deus do Egito). Assim podemos ver que Josué precisou caminhar 40 anos ao lado de Seu líder para aprender com seu mestre.

CONCLUSÃO. O verdadeiro líder intercede pelo povo, é servo assim como Jesus. Ele precisa ser diligente e ter firmeza no ensino (At 2.42). Tem que ter comunhão com Deus e discernimento para tratar os assuntos relativo à  coisas espirituais.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

segunda-feira, 7 de junho de 2021

A DESCULPA DE UM VOCACIONADO

 


Êxodo 3.10-18 “Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito. 11- Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? 12- E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. 13- Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14- E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. 15- E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.16- Vai, e ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, me apareceu, dizendo: Certamente vos tenho visitado e visto o que vos é feito no Egito. 17- Portanto eu disse: Far-vos-ei subir da aflição do Egito à terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, a uma terra que mana leite e mel. 18- E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus.”

Êxodo 4.1, 10-16 “Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. 11- Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. 12- E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? 13- Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. 12- Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar. 14- Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. 15- E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer. 16- E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.”

INTRODUÇÃO

Quando Deus se compadece dos aflitos, e promete sua intervenção, é o próprio homem que recebe uma comissão sobrenatural para ser o instrumento nas mãos de Deus.


I. Quem sou eu (3.11).

Moisés levantando a primeira desculpa de uma série de objeções. O ser humano sempre deve reconhecer sua impossibilidade de fazer a obra de Deus. Moises é escolhido para ser um instrumento nas mãos do Eterno, portanto ele deve agir na vontade e confiar no Seu poder.

1. Moisés se sentia inferior. Ele pensou que Deus havia escolhido errada.

2. Não sou ninguém importante.

2.1. Não possuo qualidades.

2.2. Não tenho muitos dons.

2.3. Ninguém me conhece.

2.4. Não sirvo para nada.

3. Você é alguém criado por Deus.

3.1. Deus planejou cada detalhe seu.

3.2. Deus não se enganou ao criá-lo.

3.3. Aos olhos e para os propósitos de Deus és perfeito.

4. Alguém amado por Deus.

4.1. Deus lhe ama tanto que deu seu Filho por ti.

4.2. Cada detalhe de sua vida conta com Seu cuidado.

4.3. Quando você diz que não é ninguém fere o coração do Pai que te considera especial.

5. Alguém escolhido por Deus.

5.1. Não é que não houvesse ninguém é que ele escolheu você.

5.2. Não é seu irmão, seu amigo, é você Davi tinha seis irmãos e era o menor deles, mas foi exatamente quem Deus escolheu.

5.3. Não é que não houvesse outros, até melhores, ele escolheu você.

6. A resposta de Deus. “Eu serei contigo” (v. 12).


II. Quem me enviou (v. 13)

“Então disse Moisés a Deus: eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: o Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: qual é o seu nome? que lhes direi? e disse Deus a Moisés: [אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה; ehyeh asher ehyeh] eu sou o que sou. disse mais: assim dirás aos filhos de Israel: eu sou me enviou a vós.” (Êxodo 3.13-14).

Em resposta, DEUS se revela à Moisés com o nome de: אֶֽהְיֶ֖ה אֲשֶׁ֣ר אֶֽהְיֶ֑ה (Eh’yeh asher eh’yeh), literalmente “EU serei o que serei”.

As edições mais atuais da Bíblia não trazem mais o Êxodo 3.14 “Ehyeh Asher Ehyeh”, com a tradução estática “Eu Sou o Que Sou”, mas passam a registrar esta frase como ela está no seu original hebraico, “Eu Serei o que Serei”, implicando que o nosso relacionamento e as nossas definições de quem é Deus, estão abertos para constante mudança.

Na verdade, não se trata de um nome próprio, mas se trata do verbo ‘ser’ ou ‘estar’ em hebraico, לִהְיוֹת (Lih’yot) nos três tempos verbais: Futuro, presente e passado, ao mesmo tempo, dá o nome transliterado YAHWEH que indica a natureza e imutável de Deus.

Disse Deus ainda a Moisés: assim dirás aos filhos de Israel: o Senhor, o Deus de vossos pais...” (v. 15).

“Quando os nomes do SENHOR ou DEUS se escreve em letra maiúscula, é uma transliteração da palavra hebraica YAHWEH que vem do verbo “ser” e mostra que Deus é Eterno e imutável.” [Comentário Dr. SHEDD].

1. Moisés sentiu falta de intimidade.

2. Não conhecia Deus o suficiente para descrevê-lo.

3. Quem me enviou.

3.1. Não foram seus pais.

3.2. Não foi sua igreja.

3.3. Não foi sua denominação.

3.4. Não foi uma agência missionária.

4. Foi Deus.

4.1. Não importa o que os outros digam ou pensem.

4.2. Não importa se os outros reconhecem ou não.

4.3. Se Deus envia devemos ir.

4.4. Precisamos fazer a vontade de Deus.

4.5. É a Ele quem prestaremos contas.

4.6. Deus é maior que seu pai, sua mãe, a obra missionária é maior que seu pastor, sua denominação.

5. A resposta de Deus. Sou o que que Sou. Eu Sou tudo o que você precisa.


III. Não crerão em mim (4.1).

Tão arraigado no coração humano é a incredulidade, que até no momento de receber uma visão de Deus, surgem as dúvidas.

1. Moisés preocupou-se com a reação que o povo teria para com ele.

2. A resposta de Deus. Mostre os Meus sinais que eles ouvirão.

3. A missão é anunciar o evangelho.

3.1. Convencer é tarefa do Espírito Santo.

3.2. Crer ou não crer é responsabilidade pessoal de quem ouve.

4. Sinais e prodígios acompanharão o missionário

Marcos 16.20 “E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém”.

4.1. Curas milagrosas.

4.2. Expulsão de demônios.

4.3. Poder para interferir sobre as forças da natureza.

4.4. Muitas maravilhas são operadas.


IV. Não sei falar - NÃO SOU UM BOM ORADOR (4.10).

Moises quis culpar a Deus por sua falta de dons, em vez de aceitar sua vocação e avançar com uma atitude vitoriosa. Cada cristão vocacionado deve confiar que Deus lhe dará tudo o que é necessário (Rm 8.32).

1. Moisés lamentou suas fragilidades.

2. A resposta de Deus: Que fez tua boca?

3. Quando Deus chama, ele capacita.

3.1. Dá palavras certas.

3.2. Concede unção.

3.3. Concede oportunidades.

4. O que fazer.

4.1. Ler a Bíblia, estudar, meditar – encha-se da Palavra.

4.2. Busque ao Senhor.

  • Ore
  • Jejue.
  • Consagre-se.

4.3. Faça, se possível, um curso teológico – vá para o seminário.

4.4. Abra sua boca e fale.


V. Não tenho idade

Toda a condição humana está dentro do alcance dos planos de Deus, não se tratando de circunstância inesperada, ou seja, sem previsão nem planejamento. Moisés tem de aprender que o EL SHADAY acompanha sua missão.

1. Moisés julgou-se incapaz.

2. Sou muito jovem.

2.1. O amanhã não nos pertence.

2.2. Nunca se é jovem demais para fazer a obra de Deus.

3. Sou muito velho.

3.1. Nunca é tarde demais para se fazer a obra de Deus – Moisés tinha 80 anos

3.2. Deus não está preocupado com sua idade – ele pode renová-lo.

3.3. Muitos aposentados podem ser muito úteis a serviço do reino.

4. Moisés deixou Deus irado. Ok Moisés vou deixar que Arão vá com você. Mesmo assim, VOCÊ irá conduzi-lo.

A recusa ao final lembra a reação de Jonas que também provocou a ira de Deus. Contudo, ao invés de punição, outro sinal da graça divina é dado. Aarão já está a caminho para encontrar Moisés para apoiá-lo e encorajá-lo. A descrição da ira divina não tem nada em comum com a ira irracional humana, mas destaca a graça divina (como é visível na sobrevivência miraculosa de Jonas na barriga do peixe.

Conclusão. Depois de todas as desculpas, Moisés finalmente fez o que Deus pediu. E o livramento aconteceu.

Deus não aceita desculpas. Você tem como opções obedecer ou desobedecer. Desculpas não convencem a Deus. Não importa o que os outros façam ou pensem, quais seus talentos ou dons ou mesmo sua idade. Deus lhe chama e quer usá-lo. Aceite o chamado. Diga sim incondicional e irrestritamente.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

quinta-feira, 3 de junho de 2021

A VERDADEIRA RELIGIÃO



INTRODUÇÃO.
Neste estudo iremos ver o significado de religião e quem é a nossa religião e sua função. Existem duas coisas que são bem diferentes: “religião” e “igreja”.

Religião é um conjunto de crenças e fé, num ser Criador, Eterno e sustentador de tudo quanto existe; é um conjunto de atitudes, práticas e regras associados a essas crenças. Prestar culto a Deus, ou a um poder superior de certo modo, doutrina, princípios.

A Igreja é a união de todos aqueles que foram chamados por Deus, os quais, pela ação do Espírito Santo, creem que Jesus Cristo é o Filho Unigênito de Deus enviado ao mundo para redimi-los de seus pecados. É por isso que a Igreja é definida como sendo o corpo de Cristo (Efésios 1.22,23). Porém o assunto que será evidenciado será religião.

I. O QUE SIGNIFICA A PALAVRA RELIGIÃO

A palavra religião vem do latim, religio, que significa “respeito pelo sagrado”. Já o termo “religare” e significa “ligar novamente”, “voltar a ligar” ou “religar” “unir” ou “atar”,

A palavra religare, significa ligar novamente no sentido de retornar às origens, ou seja, ao Criador.

II. PORQUE ESTUDAR RELIGIÃO?

1. Por causa do pecado do homem. Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. O pecado se originou com Satanás (Is 14.12-14), entrou no mundo através de Adão (Rm 5.12).

O apóstolo Paulo diz em sua carta que todos pecaram, ou seja, o pecado separou o homem de Deus e perdeu a comunhão e a glória que desfrutava no Jardim do Éden.

O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, escolheu seguir seu próprio caminho e seu relacionamento com Deus se desfez. Esse estado de independência de Deus, caracterizado por uma atitude de rebelião ou indiferença, é evidência do que a Bíblia chama de pecado. Portanto, o pecado desligou o homem de Deus.

2. O pecado de Adão suscitou morte. Rm 5.12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram”.

A transgressão de Adão é explicitada no relato da Queda (Gn 3), quando ele rejeitou seguir o caminho traçado por Deus para seguir seu próprio caminho, o resultado foi a condenação. Adão tinha uma recomendação: não comer da árvore do conhecimento do Bem e do Mal. O criador Lhes disse: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2,17).

A morte não é natural para a humanidade, mas é o resultado direto do pecado. “Porque o salário do pecado é a morte…” [separação espiritual de Deus] (Romanos 6.23).

3. O pecado desligou o homem do Criador. Isaías 59.2 “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.”

Em virtude do pecado de Adão, toda a humanidade está espiritualmente morta. Somente Deus pode dar-nos a nova vida e salvar-nos dessa terrível situação. Por Sua imensa misericórdia, o Senhor entregou Seu Filho por nos quando ainda éramos Seus inimigos. Ele nos amou muito antes de nós o amarmos (1ª Jo 4.9,10).

Mas suas iniquidades fizeram uma separação. A quantidade do que é dito é que eles não podem dizer que Deus mudou, como se ele tivesse desviado de sua disposição natural, mas que toda a culpa está em si mesmos; porque, por seus próprios pecados, eles, em certa medida, impedem sua bondade e se recusam a receber sua assistência.

III. O QUE DEUS FEZ PARA SALVAR A HUMANIDADE CAÍDA?

1. Enviou Seu filho para nos salvar. João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Deus não indicou uma igreja para salvar a humanidade, mas enviou o Seu próprio Filho para nos salvar.

Deus nos deu o que tinha de melhor, de mais precioso, para que fosse sacrificado naquela cruz e tivéssemos vida eterna.

O sacrifício foi feito de uma vez por todas. Mas somente aqueles que aceitam é que são salvos. É um cheque em branco e assinado. Basta preencher. Mesmo assim, muitos não o querem.

Jesus não veio para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Ele veio trazer salvação. Jo 3.17-18 “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18- Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.”

2. Para aquele que Nele crê. Aquele que crê que Jesus é o Messias e reconhece como Senhor e salvador de sua vida, não entra em juízo. Da mesma forma que os que creem em Cristo são justificados em virtude de sua fé, os que não creem são condenados por sua falta de fé. Deus predestinou que os que creem sejam salvos e que os descrentes sejam condenados, mas deixou a critério de cada pessoa escolher crer ou não. Nesse sentido, o destino de crentes e descrentes foi, em perspectiva, decidido quando o plano da salvação foi formulado; mas é dada ao indivíduo a possibilidade de escolha. Esta é a predestinação bíblica. Por isso Jesus lhes disse: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.16- Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Mc 16.15,16).

3. Deus é santo e o homem é pecador. Um grande abismo separa os dois. O homem está continuamente procurando alcançar a Deus e a vida abundante, através de seus próprios esforços: vida reta, boas obras, religião, filosofias, etc… Porém, a Bíblia diz: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam.” (Is 64.6).

4. O homem não pode salvar a si mesmo. Como já vimos que as nossas justiças para Deus são como trapo de imundícia. “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.” (Rm 3.10).

5. Deus se fez homem para cumprir o Seu plano de salvar a humanidade. É certo que, sendo Ele Deus, poderia salvar o homem sem precisar vir à terra, se encarnar. Mas sem derramamento de sangue não poderia haver remissão de pecados (Hb 9.22).

Deus também se tornou homem para mostrar que nos entende e tem um caminho melhor para nós. Ele viveu e sofreu como todos nós, mas não pecou. Jesus venceu o pecado e pode nos ajudar a vencer também (Hb 2.17-18).

 6. Jesus morreu em nosso lugar. Romanos 5.8 “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”1ª Coríntios 15.3 “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.”

7. Jesus ressuscitou dentre os mortos. 1ª Coríntios 15.3-6 “…Cristo morreu pelos nossos pecados… foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos..”.

1ª Co 15.4 “E foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as escrituras”.

IV. O QUE FEZ JESUS POR NÓS

1. Nos reconciliou com o Pai. 2ª Co 5.20De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.”

Deus tomou a iniciativa de ligar o abismo que nos separa dele ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço de nossos pecados.

Por um homem entrou o pecado.

Romanos 5.15-21 “Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. 16- E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. 17- Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.18- Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. 19- Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. 20- Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21- Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.”

O apóstolo Paulo faz uma analogia entre Adão o representante ou progenitor de toda raça humana e entre Jesus Cristo o representante de uma nova humanidade.

O homem estava separado de Deus e, uma vez reconhecendo seu pecado, precisava de algo que o ligasse novamente a Deus. Por era razão Deus providenciou a salvação para o homem através de Seu Filho amado.

2. Nos deu vida. Efésios 2.1 “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.”

Ef 2.4-7 “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus irá mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.”

2.1. Nos deu vida em Cristo Jesus. O versículo 5 tem sido traduzido assim: Estando nós também mortos em nossas ofensas, nos chamou para partilhar da vida de Cristo pela graça sois salvos.

Fomos vivificados. Sem Jesus estávamos mortos em nossos pecados, mas ao abrir o nosso coração para o evangelho (Ap 3.20), somos recebidos como filhos de Deus (Jo 1.12), por meio de Jesus Cristo.

“Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte” (1ª Co 3.14). “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24).

Do Seu poder vivificador, que se chama à vida os mortos e os assenta juntamente com Cristo nos lugares celestiais. (Vs. 5 e 6).

2.2. Jesus declarou o propósito de Sua vinda à terra com as seguintes palavras. João 10.10 “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Jesus providencia esta vida melhor, oferecendo a solução para os problemas que tornam a vida difícil: culpa, insatisfação e medo. Ele não promete riqueza ou luxo, mas nos conforta com uma mensagem de um Pai amoroso no Céu, que cuida de seus filhos e que proverá as coisas de que eles verdadeiramente necessitam.

3. Jesus é o único caminho. João 14.6 “Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.”

Na vida em que peregrinamos existem dois caminhos “caminho de vida e caminho de morte”, o caminho largo e o caminho estreito.

Jesus disse em Mateus 7.13,14, que haveriam dois caminhos a se seguir. Um seria a porta larga, do caminho espaçoso, confortável, mas que levaria à destruição. Porém, ele disse que haveria também uma porta apertada, com um caminho estreito, sinuoso, difícil de se caminhar, mas que conduziria à vida. Ele foi enfático: “Esforçai-vos em entrar pelo caminho estreito... poucos são os que o acham”.

Portanto, Jesus diz que Ele é o único caminho, única verdade, e vida, e somente através Dele é que podemos chegar ao Pai. Por isso Jesus diz: “...porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15.5).

Nunca houve e jamais haverá outro caminho que nos leve a Deus Pai. Jesus é a suprema ponte de ligação (religare) entre Ele o Pai. E nenhum outro há salvação (At 4.12).

4. Jesus é a nossa a paz. O profeta Isaías diz: “O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele” (Is 53.5).

João 14.27 “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.”

João 16.33 “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflição; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo.”

Cl 1.20 “E que, havendo por Ele feito a paz pelo seu sangue da sua cruz”.

Rm 5.1 “Sendo, pois, justificado pela fé, temos paz com Deus, por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Efésios 2.13-14 “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. 15 - Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio.”

5. Jesus é nossa redenção. Ef 1.7 “No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça”.

De acordo com o latim a palavra é “redemptio” que vem de “redimere”, onde “emere” significa “comprar, obter ou ganhar”. Então a junção das palavras forma: recomprar ou reobter, ou seja: comprar de volta, obter novamente.

Em grego a palavra é “lutron”, literalmente significa resgate, preço de soltura ou o preço de um resgate. Que significa reabilitação, libertação, salvação, reparo, resgate.

A redenção cristã significa que a libertação do homem foi feita por meio de Jesus Cristo.

O pecado é uma ameaça mais séria contra nosso bem-estar do que qualquer perigo físico, econômico ou social, que enfrentemos. Entretanto, todos nós somos culpados de pecado e incapazes, por nós mesmos, de remover sua mancha. O pecado é violação da lei de Deus e somente Deus pode perdoá-lo. Ele providenciou nosso perdão através de Jesus.

Redenção é o ato ou efeito de remir ou redimir (se livrar, libertar, conseguir, resgatar).

Redenção é o ato de soltar escravos através de um preço.

1ª Pd 2.24 “Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados”.

Depois de Seu sacrifício por nós, Jesus explicou como aqueles que estão perdidos no pecado podem ter a remissão dos pecados e serem salvos.

Lc 24.46-47 “Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém”. “Quem crer e for batizado ser salvo” (Mc 16.16).

6. Jesus é o único Salvador. “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt 1.21).

“E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada.” (2ª Pedro 3.15), Jesus Cristo é o único e suficiente salvador da humanidade, porque Deus assim o determinou e isto não muda com decretos e sumulas do homem seja ele quem for só existe um salvador. O pecador perdido precisa reconhecer-se pecador, implorar o perdão de Deus por meio de Jesus Cristo isto através da Fé não há outro meio, recurso ou instrumento que possa dar ao homem real certeza de salvação só Jesus Cristo o nosso único é suficiente salvador. At 4.12 “E em nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos”. 1ª Tm 1.15 Paulo diz: “...que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores dos quais eu sou o principal.” Lc 19.10 Jesus diz: Pois o Filho do homem veio buscar e salvar que se havia perdido.

7. Jesus é o único mediador. 1ª Tm 2.25 O apóstolo Paulo diz: “Porque há um só Deus, e um só mediador, entre Deus e os homens.”

Os homens não tinham como ter acesso a Deus, de modo que Deus providenciou um mediador e sumo sacerdote, Jesus Cristo-homem, o Ungido (escolhido) do Senhor escolhido entre milhares, encarregado de anunciar aos homens que Deus providenciou um resgate.

Em tudo o Verbo eterno encarnado tornou-se semelhante aos homens, pois só assim poderia ser misericordioso para com os pecadores e fiel sumo sacerdote para administrar aos homens o conhecimento de Deus.

“Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo” (Hb 2.17).

Nem uma religião tem um Salvador ressuscitado, que dá perdão dos pecados e vida eterna, somente Jesus Cristo. Por isso, meu amigo, dirija-se só a Jesus Cristo. Ele é o único que pode perdoar os seus pecados e lhe dar vida nova aqui e vida eterna no porvir.

8. Jesus é nosso advogado. 1ª Jo 2.1 João escreveu dizendo: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; se, porém, alguém pecar, temos um advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”

Embora Jesus Cristo, nosso Senhor, tenha concluído sua obra de redenção na cruz, Ele continua seu ministério no céu, pois Jesus é nosso advogado junto ao Pai.

Mas quando um filho de Deus, que realmente converteu-se a Cristo e tem seu coração sincero na caminhada cristã peca, então o Senhor Jesus é nosso advogado e intercede por nós a nosso Deus e Pai, a fim de que nos livre do mal, nos faça arrependermo-nos de nosso pecado e nos consertemos com Ele, em vez de nos afastarmos e sermos destruídos, apegando-se à prática do pecado.

9. Jesus é o pão da vida. Alimento Espiritual. Jo 6.45, 50, 51 “Eu sou o pão da vida. 50 Mas aqui está o pão que desce do céu, do qual se o homem comer não morre. 51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é minha carne, que eu darei pela vida do mundo.”

O que significa comer do pão da vida? Significa crer em Jesus e considerá-lo como fonte pessoal de vida. Crer vai muito além do simples acreditar. Biblicamente, crer tem como sinônimo se entregar em confiança e dependência (cf. Salmo 37.5). O que Jesus quis dizer à multidão que o ouvia é que eles deveriam tê-lo como Deus, como a única e verdadeira fonte de vida, entregando-se em confiança e dependência a Ele.

10. Jesus é a luz do mundo. Is 9.2 Ele já profetizava dizendo: O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na região da sombra da morte, resplandeceu a luz.

Éramos trevas. Efésios 5.8 “Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”.

Quando Jesus, a luz do mundo, o Verbo (a Palavra) de Deus, fez-se carne e habitou entre nós, Ele ofereceu a luz a todos, dizendo: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8.12). João, porém, declarou: “E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (Jo 1.5, Ed. Revista e Corrigida). Por que as trevas não a compreendem? Encontramos a resposta para essa importante questão em João 3.19-20: “O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras”.

Jo 8.12 “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” Jo 12.46 “Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.”

11. Jesus é a porta das ovelhas. Jo 10.7 “Eu sou a porta das ovelhas. V. 9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á”.

Jesus revela que Ele é a porta, sendo o único acesso, o único caminho através de quem a vida eterna é recebida (Jo 14.6), “ninguém vai ao Pai a não ser por Ele”. O acesso é por uma entrada única (Ef 2.18).

12. Jesus é o bom Pastor. Jo 10.11 “Eu sou o Bom Pastor: o Bom Pastor dá sua vida pelas ovelhas”.

Ninguém se compara a ele. Jesus é a manifestação e revelação do amor de Deus por nós. Não é à toa que ele recebeu este título, em seus dias, o bom pastor tinha pelo menos 4 funções:

·         Guiar as ovelhas;

·         Proteger as ovelhas;

·         Alimentar as ovelhas;

·         E salvar as ovelhas quando estivessem em perigo (buraco, perdida, etc.)

Jesus apresenta a si mesmo como bom pastor, e diz que está disposto a dar a Sua vida pelas ovelhas, algo que realmente acontece com a sua morte na cruz (João 10.11-15).

13. Jesus é pedra principal ou angular. Ef 2.20 “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a Pedra Angular”.

At 4.11 O apóstolo Pedro diz: “Este Jesus é a Pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou pedra angular”.

A pedra angular é o elemento essencial que dá existência àquilo que se chama de fundamento da construção.

No Cristianismo, a Pedra Angular é simbolicamente representada por Jesus Cristo, o filho de Deus. Em diversas passagens da Bíblia Sagrada há referências sobre a pedra angular.

No Livro dos Salmos, capítulo 118, versículo 22, há uma metáfora sobre os construtores (a nação judaica) rejeitarem o mais importante elemento na construção do templo espiritual (Jesus Cristo, o Messias), conforme se lê: “A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular”. A Pedra Angular escolhida por Deus para edificar a Igreja, conforme a planta divina, foi Jesus Cristo.

Portanto, uma pedra angular na construção de um edifício é a base sólida que ele necessita para conseguir chegar à altura programada, sem cair. Para um cristão, Jesus Cristo é essa base fundamental na qual se assenta toda a construção da Igreja, formada por todos aqueles que acreditam na Palavra de Deus.

13.1. Jesus a pedra reprovada pelos homens. 1ª Pe 2.4,6 “E chegando-vos para Ele pedra Viva, reprovada na Verdade pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa. 6 Pois na Escritura se diz: Vede, ponho em Sião uma Pedra Angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido”.

Jesus Cristo nosso Senhor e salvador, é a ‘pedra viva’ conforme citou o apóstolo Pedro e conforme escreveu o salmista Davi: “A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular” (Sl 118.22). Embora os homens tenham reprovado a Cristo, a pedra viva aprovada por Deus, para Deus Ele é a pedra eleita e preciosa.

13.2. Jesus mesmo diz nos Seu evangelho que Ele é a pedra principal. Mt 21.42 “Nunca leste nas Escrituras; A pedra que os edificadores rejeitaram, essa se tornou a Pedra Angular; o Senhor fez isto, e é maravilhoso aos nossos olhos”.

A pedra. A figura é tirada da construção de uma casa. A principal pedra para o tamanho e a beleza é a que geralmente é colocada como a pedra angular.

13.3. Que os construtores rejeitaram. Por falta de beleza ou tamanho, ela foi deixada de lado ou considerada imprópria como pedra angular. Isso representa o Senhor Jesus, proposto aos judeus como fundamento ou pedra angular sobre a qual construir a igreja, mas rejeitado por eles – os construtores – por causa de sua falta de beleza ou beleza; isto é, do que eles consideravam agradável ou desejável (Isaías 53.2-3).

Lucas 20.17 “Mas ele, olhando para eles, disse: Que é isto, pois, que está escrito? A pedra, que os edificadores reprovaram, essa foi feita cabeça da esquina.”

13.4. Na tipologia no Velho Testamento. 1ª Co 10.4 “E beberam todos da Pedra espiritual que os seguia e a Pedra era Cristo”.

A rocha da qual saiu água para matar a sede dos israelitas (Êx 17.6; Nm 20.7-11; Sl 78.15-16). Alguns mestres judeus diziam que essa rocha acompanhou o povo durante as viagens pelo deserto. Segundo Paulo, a rocha era espiritual, ou seja, foi através dela que Deus preservou a vida de seu povo. Nesse sentido, era a presença do próprio Cristo entre o povo de Deus daquele tempo.

13.5. Jesus o único fundamento da igreja. Is 28.16 “Portanto assim diz o Senhor Deus: Vede, assentai em Sião uma pedra, uma já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não será confundido.”

Colocar uma pedra angular em Sião significa que seu reino seria fundado em uma rocha e estaria seguro em meio a todas as tempestades que pudessem cair sobre ela.

O Targum (do Hebraico תרגום , no plural targumim) são as traduções, comentários em aramaico da Bíblia hebraica (Tanakh), processa isso: “Eu nomeio em Sião um rei, um rei forte, poderoso e terrível. Que a passagem diante de nós se refere ao Messias, não há dúvida. Ou seja, eu ponho uma base firme que nada pode mover. Eu a construo sobre uma rocha para que as tempestades e tempestades da calamidade não possam varrê-la: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha” (Mateus 7.24-25).

Romanos 9.33 “Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma ROCHA de escândalo.

O apóstolo Paulo diz Romanos 10.11 “Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.”

Jesus Cristo mesmo vai dizer que que ouve e pratica as Suas Palavras serão comparados aquele que construiu a casa sobre a Rocha e vindo o vento e a tempestade não puderam destruí-la. (Mateus 7.24-25).

E embora muitos tenha falhado e caído ao querem impor suas próprias ideias aos textos bíblico, o que não é permitido, ao examinarmos as Escrituras e mesmo como nossas limitações humanas vejo uma única mensagem cruzando de Genesis ao Apocalipse: Jesus Cristo, a Pedra Principal, Pedra Angular, Pedra de Tropeço e uma Rocha.

Daí a necessidade de conhecermos as Escrituras mais e mais.

13.6. Paulo também confirma que Jesus é o fundamento da Igreja. 1ª Co 3.11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

obs: Jesus é o fundamento da Igreja somente por Ele é que o mundo deve ser salvo At 4.10-12 “era conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós.”

13.7. A igreja é um corpo. Ef 4.4-6 “Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos”.

É bom para nós adorarmos e trabalharmos com outros indivíduos salvos, que são ligados conosco em Cristo por estes laços da união. Mas, se ingressamos em outro corpo (denominação), aceitamos outro senhor (autoridade religiosa) ou aderimos a outra fé (credo), estamos deixando a unidade pela qual Jesus orou, em João 17.20,21.

13.8. Jesus é a cabeça da Igreja. Efésios 5.23 “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.” 

14. Jesus é o Filho do Deus vivo. Mt 16.16 “Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”.

Jesus se revela como Cristo o Messias através da confissão de Pedro, essa confissão foi, como o próprio Cristo disse revelado pelo próprio Deus que, Pedro exaltou seu Filho, para que o mundo pudesse perceber que só existe uma forma de salvação, se achegando ao Filho de Deus e nos alicerçando na verdadeira Rocha que é o Filho de Deus Jesus Cristo nosso Senhor.

 

15. Jesus é nossa ressurreição e vida. Jo 11.25-26 Disse Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, nunca morrerá”.

Essa ressurreição, além disso, assume o caráter de grande revelação sobre como Deus é, quais serão os seus planos para o mundo e qual será o destino de todo ser humano; a sua mensagem central culmina na confirmação de que, apesar de todas as estruturas de morte que marcam a história do mundo, a vida finalmente triunfará sobre toda morte e toda negatividade, porque Deus é o Deus da vida. Disso Deus deu seu testemunho ao ressuscitar Seu Filho da morte. Dessa forma, a ressurreição permanece sendo, até o fim da história, a base e o ponto central de tudo aquilo em que, por nossa fé, acreditamos.

16. Somente Jesus Cristo pode dar-lhe a vida eterna. Jo 3.36 “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, aquele que não crê no Filho não terá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanecerá”.

Salvação significa que recebemos vida eterna se tivermos uma relação pessoal com Deus. A Bíblia diz em João 17.3: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.” O plano de Deus é salvar todas as pessoas, mas infelizmente nem todos aceitarão ser salvos.

Quando aceitamos o evangelho, recebemos a salvação e arrependemo-nos dos nossos pecados. A Bíblia diz em Atos 2.37-38: “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos? Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”

A Bíblia ensina que quando confessamos com a nossa boca que Jesus é nosso Senhor e cremos no coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos somos salvos (Rm 10.9-10).

Crer é receber Jesus como único meio de salvação, crer é obedecer A Sua Santa Palavra.

17. Somos salvos pela graça. Efésios 2.8-10 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9- Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10- Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”

A declaração “pela graça sois salvos” significa que a salvação é obra de Deus e não do homem. O pecador é incapaz de salvar-se a si mesmo, pois seu coração é inclinado ao mal e sua vontade é escrava do pecado. Em outras palavras, à parte da obra da redenção o estado do homem é de morte espiritual.

A Salvação é graça de Deus entregue a nós por meio do sacrifício de Seu único Filho: Jesus Cristo; e não há nada que possamos fazer que se compare ao Sangue de Cristo derramado no Calvário.

Porém, quando salvos, somos transformados pelo Espírito Santo de Deus, e essa transformação gera frutos que podem ser vistos nas obras do Cristão.

Tiago escreve no capítulo 2.17-18 “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 18- Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.”

É claríssimo que as obras não são uma condição para a salvação, elas não (compram) a salvação, contudo elas não são excluídas da vida do Cristão, elas precisam ser uma evidencia de quem experimentou uma genuína experiência de conversão, quem passou por uma genuína conversão sabe a importância de “estender a mão”, pois é isso que constantemente vemos nas escrituras o nosso Jesus fazendo pelo próximo.

A graça de Deus perdoa e salva o pecador da maior de todas as condenações. Essa graça é a expressão do amor de Deus para com homens culpados e indignos. O apóstolo ainda explica que essa graça salvadora nos alcança através da instrumentalidade da fé. Por isso ele diz “pela graça sois salvos, por meio da fé”. Essa fé, porém, não é qualquer tipo de fé, mas é a fé genuína, cujo objeto é unicamente Cristo. Somente a fé em Jesus Cristo é o canal da graça salvadora. Saiba o que é a fé.

18. Tiago nos mostra alguns componentes necessários a vida Cristã verdadeira. A verdadeira religião é ajudar os outros e manter-se fiel ao Senhor. A Bíblia diz em Tiago 1-22-27 “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. 23- Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; 24- Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. 25- Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.26- Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. 27- A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.”

Mas não é suficiente conhecer essas três leis…

Assim muito mais que teórico nosso evangelho será prático pois, será mais do que meras palavras incoerentes, evidenciará através das atitudes e obras uma genuína experiência de conversão pois mais do que apenas teórico será um evangelho prático, que testemunha de Jesus e conduz pessoas a também experimentarem essa conversão que transforma.

18.1. O que é a verdadeira religião? O texto lido acentua as características ou atitudes de quem vive a verdadeira religião, seguirmos a Cristo e seus mandamentos. Mas qual seria essa religiosidade que nos afasta de Deus? O texto de Tiago nos mostra a qual tipo de religião devemos nos afastar e qual devemos praticar.

Devemos nos afastar da religiosidade farisaica, baseada apenas em discursos e vãs discussões, mas que em obras são vazias. E devemos buscar ser praticantes da palavra de Deus, cumprindo seus mandamentos, seguindo os ensinamentos, exemplos e procedimentos de Jesus, assim como o texto nos diz vivendo de forma a glorificar a Deus evidenciando um evangelho prático e real.

“A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.”

Assim muito mais que teórico nosso evangelho será prático pois, será mais do que meras palavras incoerentes, evidenciará através das atitudes e obras uma genuína experiência de conversão pois mais do que apenas teórico será um evangelho prático, que testemunha de Jesus e conduz pessoas a também experimentarem essa conversão que transforma.

19. Você pode tornar-se um filho de Deus. Jo 1.12 “Mas, a todos quanto o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”.

1ª Jo 3.2 “Amados, agora somos filhos de Deus, ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos, que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque assim como é o veremos”.

20. Deus ama você. Jo 3.16 Jesus disse: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Deus nos ama porque Ele é amor. Quando Deus criou o universo viu que tudo era bom, mas ao criar o homem disse, que era muito bom. Ele se satisfez em nos criar e ter um relacionamento conosco.

O Seu amor vai além da nossa compreensão. Jesus nos ama baseado no que Ele é (1ª João 4.16). O amor é parte da sua essência. Eu não o mereço. Nunca vou merecê-lo. Mas é inevitável para Ele.

Rm 5.8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.

Cristo morreu por nós... Em nosso lugar; para nos salvar da morte. Ele tomou o nosso lugar; e morrendo na cruz, nos salvou de morrer eternamente no inferno.

CONCLUSÃO. O pecado havia desligado o homem com o Criado, mas pelo Seu infinito amor Ele enviou Seu Filho Unigênito ao mundo, para salvar o homem, religar com o Pai. Ele se apresenta aos homens, como solução de todos os problemas e o único mediador com o Pai. Basta nos entregarmos a nossa vida a Cristo e Ele  tudo fará por nós como diz em Sl 37.5 “entrega o teu caminho ao Senhor, confia n’Ele e Ele tudo fará”. Portanto, “Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (At 4.12). No evangelho segundo Mateus Jesus diz: “Porque o Filho do homem veio salvar o que estava perdido.” (Mt 18.11).

As pessoas perdidas necessitam mais do que perdão dos pecados. Elas precisam de recuperação daquela íntima união com Deus que perderam por seu pecado. Enviando Jesus ao mundo, “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” (2ª Co 5.19).

Jesus declarou que só se pode chegar a Deus através dele. Ele disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6).

Muitos dos que desejam seguir a Cristo são repelidos pela multidão de igrejas e de doutrinas conflitantes ensinadas por aqueles que professam ser cristãos. Não precisamos fazer parte desta confusão. Jesus não a aprovou.

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC