1. Definição
do termo.
A palavra “espírito” vem de uma raiz hebraica:
“ruach”, do qual se deriva o vocábulo grego “pneuma”; e no lat. spiritus. Nas
três línguas clássicas, o termo espírito comporta o mesmo significado: sopro,
hálito, vento, princípio de vida. O seu significado teológico, porém, vai muito
além. Espírito é a parte imaterial que o Supremo Deus insuflou no ser humano,
transmitindo-lhe a vida, o movimento e a semelhança com a divindade. O espírito
é o âmago e a fonte da vida humana. É a sede das qualidades espirituais do
indivíduo, ao passo que os traços de personalidade residem na alma. Maria
cantou para Deus e estabeleceu diferença entre espírito e alma (Lc 1.46-47).
Em geral os escritores
bíblicos, especialmente os do Antigo Testamento, não se preocupam em distinguir
o espírito da alma ou vice-versa. A distinção entre espírito e alma é
decorrente da revelação progressiva de Deus no Novo Testamento.
Quando nos referimos ao
“homem interior”, a Bíblia emprega vários termos: alma, espírito, coração, e
mente. Destes termos, os dois – alma e espírito, são dadas proeminente
especial.
Números 16.22 e 27.16, dizem
que Deus é o Criador do espírito humano, e que Deus o fez de forma individual.
Ele está na parte interior da natureza do homem, e é capaz de renovação e de
desenvolvimento. O Espírito é a sede da imagem de Deus no homem, imagem
perdida com a queda, mas que pode ser restabelecida por Jesus Cristo (Cl
3.10; 1ª Co 15.49; 2ª Co 3.18).
2. O espírito humano é obra do Criador.
O
Senhor Deus soprou o espírito de vida no corpo inanimado “e o homem foi feito
alma vivente”.
“E formou o Senhor
Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o
homem tornou-se alma vivente” (Gn
2.7).
Habitando no
ser humano, existe o espírito dado por Deus em forma individual (Nm 16.22 e 27.16).
O espírito
foi formado pelo Criador, na parte interna da natureza humana, capaz de
renovação e desenvolvimento. Este espírito é o centro e a fonte da vida humana.
A alma por sua vez possui e usa essa vida, e lhe dá expressão por meio do
corpo.
Segundo Myer
Parlmam “A alma é um espírito encarnado”.
Somos uma
alma que habita num corpo e possui um espírito (Gn 2.7 e Sl 51).
O espírito
fez o homem diferente de todas as demais coisas criadas, é dotado de vida
humana e inteligência, e isto distingue da vida dos irracionais, (Jó 32.8).
O espírito é
a lâmpada de Deus dentro de nós.
3. O espírito do homem e o Espírito Santo.
3.1. Deus
é Espírito. Jo 4.24: “Deus é
espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.
Entende-se
que, para que possamos ter contato com a matéria precisamos ser matéria, da
mesma forma, para que possamos ter contato com Deus que é Espírito, precisamos
ser um espírito também. Não ouvimos a voz de Deus com os nosso ouvidos
físicos e tão pouco o veremos com os olhos da carne. Mas, a Bíblia afirma que é
possível conhecer a Deus e este contato é possível apenas através de nosso
espírito
Assim como o espírito humano foi divinamente inspirado
no primeiro homem, assim também o Espírito Santo foi soprado aos primeiros
discípulos: “E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o
Espírito Santo” (Jo 20.22). Adão foi feito vivo pelo sopro de Deus e nós, como
“novas criaturas” em Cristo, somos feitos espiritualmente vivos pelo “sopro de
Deus”, o Espírito Santo (2ª Co 5.17, João 3.3, Romanos 6.4). Após a aceitação
de Jesus Cristo, o Espírito Santo de Deus se une com o nosso próprio espírito
de maneiras que não podemos compreender. O apóstolo João disse: “Nisto
conhecemos que permanecemos nele, e ele em nós: por ele nos ter dado do seu
Espírito” (1ª João 4.13). Esse Espírito Santo é o Espírito de Deus. E
ele não é o mesmo do espírito do homem. Deus dá o Espírito Santo a quem Ele
quer, “Portanto,
quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o
seu Espírito Santo” (1ª Ts 4.8). “E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e
disse-lhes: Recebei o Espírito Santo” (João 20.22).
“Ora, o homem natural não
aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode
entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”.
A Bíblia explica que se você não tiver esse Espírito
Santo, você não vai entender as coisas espirituais de Deus. O Espírito
Santo de Deus é que nos dá a capacidade de entender as coisas de Deus. Sem esse
Espírito é impossível tentar entender qualquer coisa espiritual.
Deus exige de
você uma condição para Ele lhe dar Seu espírito, “E nós somos testemunhas
acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que
lhe obedecem”, Atos 5.32.
“O Espírito
mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm. 8.16).
O espírito do homem regenerado é o lugar onde o
homem opera junto com Deus. Nosso espírito é regenerado e renovado e Aquele que
habita neste novo espírito é o Espírito Santo. Os dois dão testemunho juntos.
5. Os cinco
sentidos do espírito.
5.1. Fé. Significa confiança, crença. Logo a fé vem pelo ouvir, e o
ouvir vem pela Palavra de Cristo (Rm 10.17).
Então de acordo com a Bíblia
posso garantir que a fé está ligada ao ouvir, mas ela também está ligada ao
imaginar. Ao ouvir a Palavra ficamos mais fortes e confiantes e imaginamos o
que queremos atingir com a nossa fé. Em Hebreus 11.1 diz que a fé é o firme
fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem.
Podemos dizer também que a fé sem ação é uma fé morta, então não adianta nada
ter fé e não por ela em ação. Para agir usamos nosso corpo e nossa mente, ou
seja corpo e alma.
5.2. Esperança.
É quando desejamos muito que aconteça alguma coisa na nossa vida e por mais que
demore esperamos que aconteça. A esperança está ligada a nossa mente, ela nos
fortalece para que possamos seguir em frente, mesmo quando tudo da errado. A
esperança está ligada a fé, pois mesmo quando tem tudo para dar errado
continuamos confiantes e esperançosos.
5.3.
Devoção. É uma dedicação a Deus, as pessoas tem canalizado a devoção para o
lado errado. Então devoção é um encontro diário com Deus, é um momento intimo
entre você e o criador. Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava.
A devoção está ligada a fé e a esperança, devemos nos dedicar, crer e esperar
em Deus.
5.4. Reverência.
Sentimento de respeito, amor e humildade. Quando reverenciamos Deus de
joelhos demonstramos nossa gratidão, pois sem a presença dele somos vazios,
solitários e inúteis. De joelhos em reverencia demonstramos nossa fé, nossa
esperança e nossa devoção.
5.5.
Adoração. A adoração verdadeira é a honra prestada a Deus, a adoração exige
amor, honra e respeito. A adoração é espiritual, pois Deus é espirito. A
verdadeira adoração exalta a grandeza e a gloria de Deus. A adoração verdadeira
está descrita na oração que Jesus deixou, o pai nosso, basta seguir e será um
verdadeiro adorador. A Bíblia diz que Deus habita nos louvores, então cante e
exalte ao senhor. Atribuam ao Senhor a glória que o seu nome merece; adorem o
Senhor no esplendor do seu santuário.
6. Os animais tem espírito e alma?
Os animais
não tem espírito. Eles somente possuem alma (Ec 3.21, Jó 32.8). Os irracionais não podem conhecer Deus, (1ª Co 2.11; 14.11; Ef 1.17; 4.23, e não
tem relações pessoais com Ele.
Os animais têm uma nephesh (Gênesis 1.20),
mas os seres humanos têm uma neshamah. Neshamá é a consciência e
intelecto do homem que é uma parte da Divindade e, portanto
imortal, por isso quando lemos no relato das Escrituras Hebraicas que D’us
assoprou nas narinas do homem o Fôlego da vida, em hebraico lemos a palavra neshamá.
Deus fez o homem diferente dos animais por ter nos criado
“à imagem de Deus” (Gênesis 1.26-27). Portanto, o homem é capaz de pensar,
sentir, amar, projetar, criar e desfrutar de música, humor e arte. E é por
causa do espírito humano que temos um “livre-arbítrio” que nenhuma outra
criatura na terra tem.
7. O Espírito tem vida própria?
Efésios 2.5: “Estando nós ainda mortos
em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois
salvos)”.
Sem Jesus o
homem está morto espiritualmente é o que diz o apóstolo Paulo. Estávamos mortos
em nossos pecado, mas quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador, somos
vivificados nascemos de novo pela Sua graça.
Portanto, para
mantermos nosso espírito vivos precisamos alimentá-lo, pois ele necessita
basicamente de três “alimentos”, que são: LOUVOR, PALAVRA E ORAÇÃO. Ele deve
buscar renovação constante no Espírito de Deus.
8. O espírito do homem representa a
natureza suprema do homem, e a qualidade de seu caráter.
Há dois
pecados que o homem pode cometer no seu espírito. Orgulho e rebeldia.
Aquilo que
domina o espírito torna-se tributo de seu caráter. Por exemplo:
8.1. Orgulho. Arrogância de viver,
orgulho, jactância, insolência, presunção; o homem que pensa e fala muito de si
mesmo e seus bens e benefícios, suas riquezas, seus feitos, sendo estes quase
sempre falatórios e exageros seus; um petulante convencido e vaidoso.
- Pv 16.18: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito
precede a queda”. Isto reflete a queda do caráter, vejamos a
seguir, outros espíritos que podem levar-nos a queda de caráter.
8.2. Espírito rebelde. Rebelde é um adjetivo para qualifica alguém que não obedece
ninguém e nem escuta conselhos, que acredita que possui uma autoridade legítima.
1ª Samuel
15.22-23: “Porém Samuel disse: Tem
porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se
obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e
o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei”. Jeremias 5.23: “Mas este povo é de coração rebelde e pertinaz: rebelaram-se e foram-se”.
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei”. Jeremias 5.23: “Mas este povo é de coração rebelde e pertinaz: rebelaram-se e foram-se”.
Números
20.10: “E Moisés e Arão reuniram a
congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes,
porventura tiraremos água desta rocha para vós”?
Salmo 78.8: “E não fossem como seus pais, geração contumaz e
rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel a
Deus”.
Quando o
espírito luta, mas perde, o homem torna-se vítima de seus sentimentos e
apetites naturais (é carnal). Esse estado de vida é descrito como morte
espiritual, então faz-se necessário um novo nascimento (Ez 18.31; Sl 51.10).
Is 19.14. Espírito impaciente - Sl 106.33. Espírito de servidão - Pv 14.29 e Rm 12.15, e outros. Porém,
em Ez 18.31, nos fala sobre o
arrependimento que renova o espírito.
9. A fusão do espírito com a alma após a
morte.
“E o pó volte à terra, como o era, e o espírito
volte a Deus, que o deu” (Ec 12.7).
O homem interior “espírito e alma” se desintegram
do homem exterior “corpo físico” e seguem o seu destino: Céu ou Inferno,
dependendo do contexto (cf. Lc 16.31). Esse é o momento em que se descreve o
momento da morte. A morte é, então, a separação da alma e espírito do corpo, e
através dos quais (alma e espírito) são introduzidos no mundo invisível.
Mas o corpo foi formado do pó da terra (Gn 2.7). A
herança do pecado é a morte física: “No suor do rosto comerás o teu pão, até
que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”
(Gn 3.19).
Pr. Elias Ribas