I.
INTRODUÇÃO
Etimologicamente,
Antropologia significa ciência do homem; ciência que estuda o homem, suas obras
e seu comportamento desde seu aparecimento sobre a Terra.
Homem do heb. Adam, gênero humano; do gr.
anthropos,
aquele que olha para cima; do lat. homo, originário de humus, chão, terra – aquele
que veio da terra. Ser racional composto de: espírito, alma e corpo (1ª Ts 5.23).
Essa ciência
pode ser examinada de dois ângulos totalmente diferentes, a saber, o da
filosofia humana e o mandamento da Bíblia. Razão por que a antropologia
meramente humana distingue-se como ciência que estuda o homem do ponto de vista
físico-somático e do ponto de vista histórico, sua origem e seus princípios.
Evidentemente,
no estudo em foco, vamos destacar o homem segundo a Bíblia, por se tratar da
doutrina da salvação. Portanto, iremos estudar cada tema e assunto à luz de
cada texto e contexto.
E, neste vasto
mundo de ideias, tomamos como fonte principal a Bíblia, a imortal Palavra de
Deus.
II. A ORIGEM DO HOMEM
Gn 1.26-27: “Também disse Deus: Façamos o homem à nossa
imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar,
sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre
todos os répteis que rastejam pela terra. 27 Criou Deus, pois, o homem à sua
imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”.
Gn 2.7: “E formou o Senhor Deus o homem do
pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se
alma vivente”.
A Bíblia nos apresenta um duplo relato da origem do homem, o
primeiro relato está em Gênesis capítulo 1, versículos 26 e 27; e o segundo
está no capítulo 2, versículos 7, 21-23, do mesmo livro. A primeira narrativa
contém o relato da criação de todas as coisas na ordem em que ocorreu, enquanto
que a segunda agrupa as coisas em sua relação com o homem, sem nada implicar
com respeito à ordem cronológica do aparecimento do homem na obra criadora de
Deus, e indica claramente que, tudo que o precedeu, serviu para preparar uma
adequada habitação para o homem, como rei da criação. As Sagradas Escrituras
nos mostra como o homem foi criado, rodeado pelo mundo animal, vegetal e como
iniciou a sua história.
1.
Deus formou o homem do pó da terra.
Para formar o corpo do homem, Deus utilizou de matéria existente. Deus
tomou o pó da terra e com ele modelou o ser que chamou de “homem”.
A frase
hebraica que traduzimos como “pó da terra” é “apar min-hadamah”. APAR significa
“poeira” e MIN-HADAMAH significa “do solo”. APAR é o mesmo nome usado na frase
muito conhecida de Gênesis 3.19: “pois tu és pó e ao pó tornarás.
A
expressão hebraica significa claramente “terra solta que encontramos no chão”.
O homem foi feito do pó da terra, sendo, portanto, da terra (Salmos 10.18).
Seu corpo consiste dos elementos da terra, cujas exatas proporções são
conhecidas. Segundo as melhores autoridades, foram encontrados 34 elementos
químicos no corpo humano. Os principais são:
Oxigênio: 66,0 %.
Carbono: 17,5 %.
Hidrogênio: 10,2 %.
Nitrogênio: 2,4 %.
Cálcio: 1,6 %.
Fósforo: 0,9 %.
Potássio: 0,4 %.
Sódio: 0,3 %.
Cloro: 0,3 %.
Enxofre: 0,2 %.
Magnésio: 0,105 %.
Ferro: 0,005 %.
Há ainda outros elementos que, apesar de importantes, aparecem em
quantidades bastante reduzidas. É o caso do manganês, cobalto, iodo, flúor,
cobre, alumínio, níquel, bromo, zinco, silício e outros.
Todos estes elementos estão contidos na terra. É, portanto, estritamente
e literalmente verdade que o homem é formado do pó da terra.
2.
O
significado de Adão.
“Com o suor do seu rosto você comerá o seu pão,
até que volte à terra, visto que dela foi tirado; porque você é pó e ao pó
voltará” (Gn 3.19).
Segundo
a Bíblia no Livro de Genesis, Adão e Eva foram o primeiro casal criado
por Deus.
Adão
(do heb. אדם relacionado tanto a adamá,
solo vermelho ou do barro
vermelho, quanto a adom,
“vermelho”, e dam “sangue”) é
considerado dentro da tradição judaica-cristã o
primeiro ser humanos criado por Deus. Teria
sido criado a partir da terra à imagem e semelhança de Deus para domínio sobre a criação terrestre.
3.
O homem como um
ser físico.
O
físico é o aspecto pelo qual o homem é melhor conhecido.
O
homem é composto por: Cabeça; tronco e membros.
O
corpo humano possui 13 elementos, sendo 8 sólidos e 5 gasosos.
4.
A criação do
homem foi precedida por um solene conselho divino.
Antes de mencionar a criação do homem, Moisés nos leva a conhecer
o conselho de Deus, relacionado à criação do homem nas seguintes palavras:
“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26).
5.
A criação do
homem foi um ato imediato de Deus.
Algumas das expressões utilizadas na narrativa da criação do homem
indicam que ela acontece de uma forma imediata, ao contrário do que aconteceu
na criação dos demais seres e coisas criadas em geral. Observem as seguintes
expressões:
Criou Deus a
relva. “E disse Deus: Produza a terra relva,
ervas que deem semente, e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua
espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim foi...” (Gn 1.11).
Criou Deus a
demais coisas. “Disse também Deus: Povoem-se as águas de
enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos
céus” (Gn 1.20). “Disse também Deus:
Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos,
répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez” (Gn
1.24-ARA) Compare estas expressões com a simples declaração:
“Criou Deus,
pois, o homem” (Gn 1.27). Ele criou as
várias espécies e então as deixou para que se desenvolvessem e propagassem
segundo as leis do seu ser. Deus planejou a criação do homem, imediatamente o
criou.
6.
O home foi criado segundo um tipo divino.
Com respeito aos demais seres vivos, tais como os peixes, aves do
céus e dos seres marinhos inexistente na declaração da criação do homem. Isto
é, Deus planejou a criação do homem e imediatamente a efetuou.
7.
O homem foi
feito coroa da criação.
O homem é mostrado na Bíblia como alguém que está no ponto mais
elevado de todas as coisas criadas por Deus. Foi coroado como rei da criação e
recebeu o domínio sobre todas as criaturas. Como dominador, foi dever do homem
fazer com que toda a natureza e todos os seres criados, que foram colocados sob
o seu governo, servissem à sua vontade e ao seu propósito, para que ele e todos
os seus gloriosos domínios, magnificassem o Todo-poderoso criador e Senhor do
Universo (Gn 1.26-28; Sl 8.4-9).
8.
O s elementos da
natureza humana se distingue.
Em Gênesis 2.7,
vemos a distinção clara entre a origem da alma. O corpo foi formado do pó da
terra, material preexistente. Na criação da alma, no entanto, não foi usado
material preexistente, mas sim a formação de uma nova substancia. Isto quer
dizer que a alma do homem foi usada uma nova criação de Deus.
A Bíblia diz que
o Senhor soprou nas narinas do homem “...o folego de vida e o homem passou a
ser alma vivente”. (Gn 2.7).
III.
QUE É O HOMEM
O patriarca Jó
foi o primeiro dos homens mencionados na Bíblia a interrogar o homem.
“Que é o homem,
para que tanto o engrandeças, e ponhas sobre ele o teu pensamento, 18 e cada manhã o visites, e cada momento o proves”? (Jó
7.17-18).
Depois foi a vez
do salmista indagar: “Que é o homem, que dele te lembres?” (SI. 8.4), “Senhor,
que é o homem para que dele tomes conhecimento? E o filho do homem para que o
estimes?” (Sl. 144.3).
Se quisermos
conhecer o homem, temos de ir além do que ensina a filosofia e as demais
ciências humanas, temos de tomar posse das Escrituras, pois só elas respondem
satisfatoriamente toda e qualquer indagação quanto ao passado, presente e
futuro do homem.
Alguém definiu o homem nas seguintes palavras: “O homem é um
embrulho postal que a parteira despachou ao coveiro”. A Bíblia fala acerca do
homem como um ser cuja a existência física está limitada aos poucos anos que
Deus lhe deu na terra.
A. Os dias de um
jornaleiro (Jó 7.1).
B. Uma lançadeira (Jó 7.6).
C. Uma sombra
(Jó 8.9).
D. Um corredor
rápido (Jó 9.25).
E. A extensão de
alguns palmos (Sl 39.5).
F. A urdidura de
um tecelão (Is 38.12).
G. A neblina passageira (Tg 4.14).
Pr. Elias Ribas
Muito esse estudo sobre o homem,"aquele que olha para cima"
ResponderExcluirMuito bom
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