TEOLOGIA EM FOCO: A DESTRUIÇÃO DO ANTICRISTO NO FINAL DOS TEMPOS

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

A DESTRUIÇÃO DO ANTICRISTO NO FINAL DOS TEMPOS



“E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira.” (2ª Ts 2.8-9).

Depois que Satanás e o Anticristo realizarem sua obra de engano e maldade (2ª Ts 2.9-10), o Anticristo será destruído pela Palavra de Deus (2ª Ts 2.7-8), na vinda de Jesus em glória, no fim da Grande Tribulação.

No Apocalipse, assim está narrado o seu fim: “E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, e ajuntai-vos à ceia do grande Deus; Para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam; e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes. E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.” (Ap 19.17-20).

1. O anjo anuncia que os exércitos da terra perderão a batalha. Na verdade, não haverá muita batalha, pois Cristo destruirá instantaneamente seus inimigos (2ª Ts 1). Nessa seção, observe a repetição da palavra “carne”, o que significa que o homem é apenas carne, e nunca será bem-sucedido em sua luta contra Deus. A “carne” causa problemas desde a queda de Adão. A carne não muda, o Senhor a condenou, e ela nunca poderá agradar a Ele. Que insensatez da carne lutar contra o Senhor! Até mesmo reis, comandantes e homens poderosos (v. 18) não são páreos para o Rei dos reis.

2. Quais são os exércitos unidos contra Cristo? São os exércitos dos dez reinos, ou dez blocos da confederação de nações (Ap 13.1 e 17.3; Dn 2.42-44; Dn 7.7-8,19,20,23,24). Eles reúnem-se na planície de Esdraelom, na Palestina, região que Napoleão chamou de o maior campo de batalha natural do mundo. O nome “Armagedom” significa “monte de Megido”.

Essa descrição da besta e de seus vastos exércitos também é vista em Apocalipse 17.14 e é quase igual àqueles reunidos para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-poderoso (Ap 16.14), no Armagedom (v. 16).

“Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.” (Ap 16.14).

Os Eleitos e fieis estão tão ligados com Jesus O Cordeiro de Deus, que o ataque a eles durante o tempo da angústia de Jacó é contado como um ataque contra o próprio Cristo. É Ele quem enfrenta o inimigo e o derrota por nós (cf. Ap 19.11-21.)


3. Cristo destrói os exércitos com a Palavra, a espada que sai de sua boca (Hb 4.12).
Os homens não se curvaram diante da Palavra e não receberam o evangelho e serão mortos por essa mesma Palavra. Os seguidores da besta são homens marcados; a marca da besta sela-os para julgamento certo. Cristo captura a besta e o falso profeta e joga-os vivos no inferno, além de derrotar os exércitos da besta. Ele também segura Satanás e lança-o no abismo insondável (20.1-3).

Embora seja revelado como alguém extremamente poderoso (Ap 13.7), o homem do pecado será destruído por Cristo e lançado no lago de fogo quando o Senhor vier em glória.

3.1. “Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.” (Ap 19.20). Quem será lançado no lago de fogo? Não será o Imperador Antíoco que profanou o santuário em Jerusalém levantando sobre o altar dos holocaustos a abominação da desolação no ano se 168-167 a.C, pois estes já morreram. Note que o apóstolo João diz que a besta (Ap 13.1-10) e o falso profeta (v. l1-17) serão lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre, o destino eterno de todos os infiéis (Ap 20.10,14,15). Aparentemente, eles serão os primeiros a sofrerem o tormento do lago de enxofre. Os demais aliados com besta serão mortos com a espada que sai da boca do Cristo vitorioso: “E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro...” (Ap 19.15).

O poder, e sinais, e prodígios de mentira do iníquo serão ofuscados pela glória e esplendor de Cristo em Sua segunda vinda. É significativo observar que Satanás, a fim de promover sua mentira no final dos tempos e se passar como um deus, usará o mesmo tipo de poder, sinais e prodígios que o Espírito de Cristo usou no início dos tempos para autenticar a verdade sobre si mesmo como Deus (2ª Co 12.12; Hb 2.4). Porém, o seu fim já está decretado antes da fundação do mundo.

É interessante observar que quase todas as passagens que mencionam as atividades do Anticristo também incluam uma advertência quanto à sua destruição final (2ª Ts 2.8-), pois este acontecimento ocupa um lugar de destaque no plano de Deus. As Escrituras afirmam que após sete anos de governo mundial, o governo do Anticristo será eliminado por um juízo direto de Deus (Dn 7.22,26; 8.25; 9.27; 11.45; Ap 19.19,20). Este juízo acontecerá quando ele estiver ocupado em uma campanha militar na Palestina (Ap 19.19), e ele será lançado no lago de fogo (Ap 19.20; Ez 28.10). Este juízo acontecerá na vinda de Cristo em Glória (2ª Ts 2.8; Dn 7.22) e constituirá uma manifestação da Sua autoridade messiânica (Ap 11.15). E, o reino sobre o qual o Anticristo governou, passará para a autoridade do Messias e tornar-se-á o reino dos santos (Dn 2.34,35, 44,45; 7.27).

4. O Senhor Jesus Cristo mostrará a todos que o Seu poder é irresistível. Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores. O Senhor Jesus, não nos deixa ser seduzidos pelo engano nem pelas mentiras do adversário. Ele deixou Sua Palavra para orientar-nos o caminho certo. Ele é um Pai bondoso e maravilhoso que outro não existe igual. Ele revelou todas as coisas aos seus filhos através de Sua Palavra, para que soubéssemos os acontecimentos das últimas coisas. Porém, Lúcifer não deixou nem uma orientação com respeito aos últimos dias para os seus adeptos, todavia, ele não tem nada para dar no porvir, mas, apenas nesta vida. O que ele pode trazer para seus seguidores nesta vida? Apenas a mentira e engano, pois ele veio para matar roubar e destruir, mas Jesus veio para que tenham vida e vida com abundância (Jo 10.10).

5. A justiça de Deus. O Senhor Jesus é justiça, ou seja, uma pessoa justa faz o que é certo, de forma imparcial. Deus é justo porque sempre faz o que é certo. Deus nunca faz o mal. Deus sabe o que é certo e errado porque Ele sabe tudo e conhece toda a verdade. Sendo Todo-Poderoso, Deus poderia escolher fazer o que é errado mas, Ele decide fazer o bem, porque Ele é justo (Salmos 33.4-5).

Deus odeia a injustiça mas Ele nos dá liberdade para decidir o que queremos fazer. Nós não somos Seus “fantoches”. Deus nos ama e quer nosso amor. Amar é uma decisão; quem não tem poder para decidir não pode realmente amar.

Quem ama a Deus ama também a justiça, porque toda a justiça vem de Deus. A injustiça vem da falta de Deus na vida. Quem se afasta de Deus se afasta também da justiça.

6. Mas toda a injustiça tem consequências. O pecado é injustiça e traz morte e separação eterna de Deus. Isso é justo e certo; o bem merece recompensa e o mal merece castigo (Mt 5.6). Deus não força ninguém a escolher o bem ou o mal mas Ele não deixa quem comete injustiça sair impune. Mais tarde ou mais cedo, a injustiça tem sempre castigo.

7. A vinda do Senhor em glória, será o dia em que Deus vai separa o joio do trigo. A Parábola do Joio e do Trigo no evangelho de Mateus 13.24-30; 36-43, Jesus fala sobre a existência do mal no meio do bem e a definitiva separação entre eles.

Por mais que o joio cresça no meio do trigo, esta aparente união não será definitiva. Na parábola Jesus diz que o joio cresce na mesma lavoura do trigo, sobre a mesma terra. Ele recebe os mesmos nutrientes, o mesmo adubo e é regado pela mesma água. Mas um carrega em si a vida, enquanto outro carrega em si a morte. Por ocasião do juízo, os filhos de Deus e os filhos do diabo serão permanentemente separados.

Na vinda Jesus em Ap 19, Ele vem para extirpar todo o mal. Tudo aquilo que afronta e transgrede a Lei de Deus será removido. Ele vem para implantar Seu reino de justiça sobre a Terra. A verdadeira Igreja estará finalmente reunida em todo esplendor com Aquele que a plantou e que lhe foi sua Pedra Angular. Então os redimidos viverão por toda a eternidade no universo transformado, não mais sujeito aos efeitos do pecado. Mas é importante que jamais nos esqueçamos: esta separação ocorrerá somente no dia da ceifa, não antes disto. Portanto, “o que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida. Portanto, se nesta época de incredulidade e maldade alguém tiver vergonha de mim e dos meus ensinamentos, então o Filho do Homem, quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos, também terá vergonha dessa pessoa.” (Mc 8.36-38 - NTLH).

Mas quem será o trigo? Em primeiro lugar a salvação é por fé e não vista. Jesus diz aos Seus discípulos: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.” (Mc 16.16). “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.” (Hb11. –NTLH). Em segundo lugar é necessário confessar a Jesus como nosso Senhor: Na carta aos romanos o apóstolo Paulo escreve dizendo: “Se você disser com a sua boca: “Jesus é Senhor” e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. 10- Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos. 11- Porque as Escrituras Sagradas dizem: “Quem crer nele não ficará desiludido.” (Rm 10.9-11 NTLH).

“...com a tua boca declarares que Jesus é Senhor...” isto é, provavelmente, “Se confessares a Jesus ser o Senhor”, que é a manifestação apropriada ou evidência de fé (Mt 10.32; 1ª Jo 4.15). A prova de sermos eleitos no dia da colheita geral é a nossa fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador de nossa vida, pois “sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a Ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.” (Hb11.6 – NTLH).

Pr. Elias Ribas

Assembleia de Deus

Blumenau - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário